A Mercedes-Benz intensifica a fase final de desenvolvimento do Mercedes-Benz GLB com uma série de testes climáticos severos no Centro de Tecnologia da marca (MTC), em Sindelfingen, na Alemanha.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - testes climáticos
O SUV compacto, que terá capacidade para cinco ou sete ocupantes, está sendo avaliado em condições de frio extremo, neve intensa e altas cargas térmicas antes da apresentação oficial marcada para 8 de dezembro de 2025.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - traseira - testes climáticos
Os ensaios incluem simulações de até –40 °C, nevascas artificiais e ventos de alta velocidade. A marca utiliza dois túneis de vento climáticos capazes de reproduzir praticamente qualquer cenário meteorológico encontrado em uso real.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - lateral - testes climáticos
Canhões de neve programáveis ajustam o tipo e a temperatura dos flocos, que podem atingir o veículo a até 200 km/h, enquanto pistas rolantes internas permitem a avaliação dos sistemas 4MATIC em diferentes velocidades — chegando a 265 km/h.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - traseira - testes climáticos
Além das baixas temperaturas, o GLB também é submetido a condições de calor elevado. A câmara térmica reproduz de –10 °C a 60 °C, enquanto um conjunto de 32 lâmpadas simula radiação solar extrema, semelhante à encontrada em regiões desérticas. Uma superfície ajustável entre 50 °C e 70 °C, complementa os testes que replicam as condições de um verão intenso.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - frente - testes climáticos
Os engenheiros utilizam o ambiente controlado para validar componentes expostos ao clima, como limpadores de para-brisa, dutos de ventilação e sistemas de aquecimento. Em avaliações entre –15 °C e –20 °C, o GLB demonstrou capacidade de descongelar o para-brisa em cerca de 15 minutos apenas com a função de desembaçamento, sem intervenção manual do condutor.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 -  interior - testes climáticos
O aquecimento interno também passou por melhorias. Segundo a marca, o novo GLB aquece o habitáculo duas vezes mais rápido que seu antecessor em trajetos curtos sob frio intenso, consumindo aproximadamente metade da energia. A evolução está relacionada ao uso de uma bomba de calor de múltiplas fontes, derivada do programa tecnológico VISION EQXX, que aproveita calor residual do motor elétrico, da bateria e do ambiente externo para reduzir o gasto energético e ampliar a autonomia.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - painel - testes climáticos
No interior, o SUV adota um conceito mais minimalista e tecnológico, com destaque para a tela opcional MBUX Superscreen que ocupa toda a largura do painel. Saídas de ar redesenhadas, console central flutuante e comandos atualizados para sistemas como DISTRONIC fazem parte da nova arquitetura interna.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - interior - testes climáticos
A cabine também ficou mais versátil. As versões de cinco e sete lugares oferecem ganho de espaço nas duas primeiras fileiras, com melhorias no apoio das pernas e na ergonomia dos bancos. A segunda fileira pode ter ajuste longitudinal, enquanto o acesso à terceira foi ampliado graças à evolução do sistema Easy-Entry. Quando não utilizada, a fileira final pode ser recolhida ao piso do porta-malas.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - bancos traseiros
Outro ponto de destaque é o teto panorâmico redesenhado. O vidro laminado conta com isolamento térmico, camada reflexiva de infravermelho e tecnologia LowE para controle de temperatura nas diferentes estações. Opcionalmente, o teto pode alternar entre transparente e opaco em milissegundos e ainda receber iluminação integrada que simula um céu estrelado.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - teto solar
Com o avanço dos testes e a validação dos sistemas para frio e calor extremos, o novo GLB se aproxima da fase final de homologação. A expectativa é que o modelo apresente melhorias significativas de eficiência, conforto climático e flexibilidade interna na nova geração que será revelada no fim de 2025.
Novo Mercedes-Benz GLB 2026 - interior - painel
Vídeo relacionado - Novo Mercedes-Benz GLC 2026 EQ Elétrico



5 Comentários

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  1. MERCEDES É A MAIOR MARCA DO PLANETA TERRA!
    OS CARROS DA PORSCHE SEQUER CHEGAM AOS PÉS DELA.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Quem vai querer Q5 e Q6 infra-premium tendo este Mercedes, Premium de verdade, no mercado?

    pode internar

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  4. Respostas
    1. Carlos aqui em Aju.... essa é a pergunta que donos de BYD fazem quando lançam um novo infra-premium da Audi

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