A Fiat relembra os 15 anos do lançamento do Novo Uno, apresentado ao mercado brasileiro em maio de 2010 como sucessor direto da primeira geração do modelo, que estreou no país em 1984.
Desenvolvido no Polo Automotivo de Betim (MG), o Novo Uno marcou uma nova fase entre os compactos nacionais ao adotar projeto voltado ao consumidor brasileiro e trazer estreias técnicas, como a introdução dos motores Fire Evo e do sistema Start-Stop.
O design do Novo Uno foi baseado no conceito “Round Square” — uma releitura das linhas retas do Uno original com cantos arredondados — e foi criado integralmente pelo Design Center da Fiat na América do Sul.
O modelo foi lançado inicialmente em quatro versões (Vivace 1.0, Uno Way 1.0, Attractive 1.4 e Way 1.4), com ampla oferta de personalização e 14 opções de cores. Entre elas, a tonalidade Amarelo Citrus ficou marcada pela campanha publicitária “Uno Duni Te”.
O Novo Uno também estreou os motores Fire 1.0 Evo e 1.4 Evo, ambos flex. O 1.0 entregava até 75 cv com etanol, enquanto o 1.4 gerava até 88 cv. A economia de combustível foi um dos focos do projeto. Em 2014, o modelo foi o primeiro veículo popular nacional a oferecer sistema Start-Stop, com o lançamento da versão Evolution.
Em 2016, o Uno passou por reestilização e adotou os motores Firefly de 3 e 4 cilindros, além de passar a contar com controles eletrônicos de tração (TC), estabilidade (ESC) e assistente de partida em rampa. As mudanças marcaram um novo ciclo de atualizações até o encerramento da produção em 2021, com a edição especial Uno Ciao — série limitada de 250 unidades.
Desde seu lançamento, o Novo Uno acumulou mais de 4,3 milhões de unidades produzidas no Brasil. Entre os marcos da linha Uno, estão também o pioneirismo no uso de motor 1.0 no país (em 1990), o lançamento do esportivo Uno 1.5 R (1987), do Uno Turbo (1994) e do Mille ELX com ar-condicionado de fábrica no segmento de entrada (1994).
O Novo Uno foi premiado como “Carro do Ano 2011” pela revista Autoesporte, além de ter vencido categorias em premiações da Abiauto, Top Car TV e Car Magazine.
Encerrando sua trajetória em 2021, o Uno soma quase quatro décadas de história no país, com destaque para sua contribuição na popularização do automóvel entre os brasileiros.
Pegaram a plataforma , deram uma piorada, e se transformou no Mobi.
ResponderExcluirE O KIKO?
ExcluirBelo carrinho que fez história no Brasil . Agora o que impressuona é que o painel. Tem aparência melhor que a do Polo atual. Até os plásticos da FIAt são mais agradáveis do.qientoda a linha VW
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