A Toyota anunciou, para o mercado europeu, o novo Aygo X Hybrid, marcando a introdução da tecnologia híbrida completa no segmento de subcompactos urbanos.
O modelo estreia no final de 2025 e tem como destaque as emissões de CO₂ de 86 g/km, segundo dados projetados do ciclo WLTP — o menor índice entre os veículos não plug-in atualmente.
Produzido na fábrica da Toyota na República Tcheca, o Aygo X Hybrid utiliza a plataforma GA-B da arquitetura TNGA, compartilhada com Yaris e Yaris Cross.
O novo trem de força híbrido substitui o motor a combustão 1.0 do modelo anterior e combina maior eficiência com melhor desempenho: são 116 cv de potência e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos.
Para acomodar os novos componentes sem alterar o espaço interno ou o porta-malas (231 litros), a Toyota adotou uma configuração inédita para a bateria, com as células posicionadas longitudinalmente sob os bancos traseiros. A bateria auxiliar foi deslocada para baixo do compartimento de bagagens.
Novo visual e mais tecnologia
A linha 2026 traz mudanças na parte frontal, com nova grade, faróis redesenhados e capô revisto, que reforçam o perfil de SUV compacto do modelo. As rodas podem ser de 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão.
O acabamento interno foi renovado, com painel de instrumentos digital de 7” e freio de estacionamento eletrônico como item de série. Versões superiores contam com carregador por indução, chave digital e sistema de purificação de ar nanoeX™.
O novo Aygo X também introduz a variante GR SPORT, com visual esportivo, ajustes dedicados de suspensão e direção, e itens exclusivos como rodas específicas e detalhes visuais inspirados na linha GR da Toyota.
Segurança e conectividade
O modelo conta com o pacote Toyota Safety Sense, incluindo Sistema de Pré-Colisão, Assistente de Permanência em Faixa, Leitura de Sinais de Trânsito, Sistema de Parada de Emergência e Assistente de Direção Proativo. Pela primeira vez no Aygo, os sistemas poderão receber atualizações remotas (over-the-air).
O multimídia com Google Built-in permite acesso a serviços como Prime Video e navegador Chrome, além de recursos de entretenimento durante recargas.
O carro também oferece carregamento bidirecional, que permite transferir energia para outros veículos elétricos ou sistemas residenciais.
Redução da pegada de carbono
A Toyota estima uma redução de 18% na pegada de carbono ao longo do ciclo de vida do novo Aygo X Hybrid, em comparação com seu antecessor.
A redução se deve ao trem de força mais eficiente, à adoção de materiais reciclados nos bancos e ao uso de cor no molde para algumas peças, eliminando processos de pintura.
Entre os materiais novos está o SakuraTouch®, revestimento interior feito com PVC de origem vegetal, resíduos de cortiça e PET reciclado, com redução de 95% nas emissões de CO₂ em comparação com o couro natural.
O Aygo X Hybrid será oferecido com novas cores inspiradas em especiarias (Canela, Jasmim, Estragão e Lavanda) e opção de pintura bicolor. Uma versão com teto de tecido Canvas também estará disponível em algumas configurações.
Com a chegada do Aygo X Hybrid, a Toyota amplia o acesso à eletrificação, mantendo o foco em mobilidade urbana e sustentabilidade para o público europeu.
toyota na europa é carro de liso kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirsó carrinho assim como esse e o yaris pra salvar a mesma no velho continente .
Toyota muito conservadora na tecnologia, e muito jaspion no estilo. Não dá certo.
ExcluirMais um invejoso da maior do planeta
ExcluirImagina se ela nn fosse "de liso", tendo o lucro por carro maior que da Jacswagen inteira, da JacAudi e afins...
E o Kiko?
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