Em resumo, a autonomia real medida no teste foi de 560 km - 80 km a mais que a indicada pelo INMETRO. Detalhes do teste: Percurso - Brasília (Água Mineral) - Shopping Flamboyant (Goiânia) - Brasília, com distância total de aproximadamente 440 km. O SUV elétrico usado no teste é o Chevrolet Blazer EV RS - que conta com uma das maiores baterias do mercado brasileiro (capacidade de 102 kWh), com um preço sugerido de R$ 503.190 em maio de 2025. O teste foi iniciado em Brasília (DF), saindo do Parque Nacional da Àgua Mineral, na Asa Norte, e foi até Goiânia, com parada no Shopping Flamboyant (sem recarga). As velocidades mantidas durante a viagem foram as regulamentares, ou seja, 110 km/h na maior parte do percurso, com alguns trechos a 80 km/h. A partida ocorreu com 97% de bateria, indicando 550 km de autonomia, e o Blazer EV RS chegou em Goiânia com 61% de bateria restante (exatamente o percentual que o sistema de gerenciamento previu ao sair de Brasília), indicando 343 km de autonomia. Ao iniciar o retorno de Goiânia para a volta a Brasília, colocamos no sistema de navegação o destino Shopping Iguatemi, no Lago Norte, em Brasília (DF). Com isso, o excelente e preciso sistema de navegação integrado ao sistemma de gerenciamento de energia do Blazer EV RS indicou que chegaríamos a Brasília com carga de 16%. A surpresa positiva foi que chegamos ao final do teste, retorno a Brasília (DF), com 22% de carga (acima do indicado na saída em Goiânia), indicando mais de 120 km de autonomia. Assim, a autonomia total do Blazer EV, em rodovia, é de aproximadamente 560 km (440 km da viagem BSB-GYM + 120 km de automomia residual). O consumo médio do Blazer EV RS variou ao longo do percurso, com uma média de 5,3 km/kWh em estrada. O grande destaque é o sistema de navegação integrado ao gerenciamento de energia do Blazer EV que se mostra preciso e dá muita segurança ao motorista, porque basta colocar o destino que o sistema calcula qual a autonomia que o carro chegará ao final do percurso. O sistema mostrou extrema precisão ao longo do teste, com os valores indicados sendo confirmados pelo nosso teste na prática. Isso é excelente, porque o motorista não precisa calcular se conseguirá ou não chegar ao destino, já que o próprio carro já indica se será possível ou não chegar, ao calcular o consumo de energia elétrica ao longo do percurso e indicar o valor final de bateria (e autonomia). Em termos técnicos, o Chevrolet Blazer EV RS mede 4,80 m de comprimento, 3 m de entre-eixos e detém um design muito bem resolvido e esportivo, reforçado por rodas de 21 polegadas. O motor elétrico é posicionado na traseira e conta com 347 cavalos e 440 Nm de torque, permitindo acelerar de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.
Observações Importantes
O consumo de energia foi influenciado por fatores como velocidade (110 km/h em trechos da BR) e uso do ar-condicionado (ligado durante todo o percurso). O sistema de regeneração de energia do veículo contribuiu para otimizar a autonomia, especialmente em declives. O sistema de navegação do Blazer EV, integrado ao gerenciamento de energia, forneceu informações precisas sobre a autonomia restante ao longo do percurso.
Comparativo com Concorrentes
O Blazer EV RS se destaca no mercado de carros elétricos por sua autonomia e preço competitivo. Seus concorrentes, como o Audi Q8 e-tron e o BMW iX xDrive50 Sport, possuem preços mais elevados e, em alguns casos, menor autonomia. Audi Q8 e-tron: Preço R$ 700 mil e autonomia de 347 km (INMETRO) BMW iX xDrive50 Sport: Preço R$ 924 mil e autonomia de 528 km (INMETRO) Aspectos positivos do Chevrolet Blazer EV RS
- Autonomia Excepcional: Permite viagens de longa distância sem recargas frequentes; viagens de média distância (até 500 km) sem necessidade de recarregar;
- Desempenho: Motor potente, aceleração rápida (5,8 segundos de 0 a 100 km/h) e dirigibilidade segura;
- Tecnologia: Recursos avançados de assistência ao condutor, sistema de navegação preciso e design moderno;
- Custo-Benefício: Preço competitivo em relação a outros carros elétricos com autonomia similar. Economia: Isenção de IPVA em Brasília até 2027 e custos de "abastecimento" reduzidos, especialmente com carregadores gratuitos ou energia solar.
O Chevrolet Blazer EV RS demonstrou ter uma autonomia impressionante em estrada, superando as expectativas iniciais, e também a autonomia indicada pelo INMETRO. O SUV tem um design muito agradável e que chega muito a atenção nas ruas, além de oferecer tecnologia atualizada. O teste comprovou a capacidade do Blazer para realizar viagens de média distância (entre 450 km e 500 km) sem a necessidade de recarga, tornando-o uma excelente opção para quem busca um carro elétrico com autonomia para viagens.
Ficha Técnica - Chevrolet Blazer EV RS 2025
Audi Q8 e-tron não é concorrente.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgptnkNogF1POscwA3miaWNHuRdqJ-wcsjFhe25m60RjbZ8-FAR4-OdTLNOV3SgOw6FkdckLUptnujW-v8VrjFt-mSOu_hDJpdsH68Sbde8_Av2K-6I0vZoDB8YOmoJh9z2KxyYXb3YP6F4HcDyafQM-JZt2uOtVSAmeJCQcZvb492FhoGfKLo1jTYstEU/s1500/launch%20-%20Audi%20Q8%20e-tron%20%280%29.jpg
Blazer não é supra-premium como o Audi.
Essa gambi ja saiu de linha a muito tempo.
ExcluirAudi é infra-premium.
ExcluirEsse q8 é gambi.
Mas a BMW pode sim ficar em pânico com esse carro.
ResponderExcluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh644O2K_vbSVUhZVKpOI8BKqU_5EumLK_oCBr45TNQCEwZNq73D_IJpEctHh2zcm-upQOmteLquLvQLgGRg4M_6THlguYc-BDEzDpmA8hHUSfZkM2jlc0hvOMDxpfjV6nPFCX-OsWo1JL4/s2048/bmw_ix_xdrive50-Brasil+%25283%2529.jpg
Se fosse para escolher uma marca sub-premium, o Blazer é melhor que o BMW.
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Mas status e prestígio do Q8 e-tron incomparável.;
BMW É hiper-premium. Ou seja, nn é atingida pelo o que vêm de baixo igual a JacAudi.
ExcluirPara de fumar estrume de cavalo imbecil
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