No relatório "A Ilusão Norueguesa" de Leigh Goehring e Adam Rozencwajg, da gestora norte-americana Goehring & Rozencwajg, especializada em investimentos em recursos naturais, os veículos elétricos (EVs) são submetidos a uma análise crítica, desafiando as percepções comuns sobre sua eficiência e impacto ambiental em comparação aos veículos a combustão interna (ICEs).
Carros elétricos fracassaram e são insustentáveis, diz estudo americano
Os autores argumentam que, contrariamente à crença popular, os carros elétricos são menos eficientes do ponto de vista energético, custam mais para serem produzidos devido à demanda energética intensiva para a mineração de metais essenciais para as baterias e, surpreendentemente, podem aumentar as emissões de carbono, considerando que a maior parte da produção de baterias ocorre na China, um país ainda fortemente dependente do carvão.

Especificamente na Noruega, citada como um caso de estudo devido aos seus substanciais subsídios governamentais para carros elétricos, os resultados não foram os esperados. A demanda por combustíveis fósseis diminuiu apenas 4% de 2010 a 2022, apesar de 20% da frota norueguesa ser elétrica.

O estudo aponta ainda que o governo norueguês gasta quase US$4 bilhões por ano em subsídios para carros elétricos - mesmo valor aplicado na manutenção de rodovias e infraestrutura pública do País. Além disso, um novo carro a combustão Noruega tem um imposto de US$ 27.000 em impostos, enquanto um carro elétrico equivalente não paga nada. O relatório conclui que tal política é insustentável do ponto de vista financeiro.

Os autores também criticam as comparações de eficiência energética frequentemente feitas entre carros elétricos e carros a combustão, argumentando que tais análises falham ao não considerar a energia necessária para a produção de baterias e ao simplificar demais as diferenças entre energia térmica e elétrica. Eles destacam que a conversão de energia térmica (alta entropia) para elétrica (baixa entropia) é inerentemente ineficiente, um fato frequentemente omitido nas discussões sobre a eficiência dos carros elétricos.
Carros elétricos fracassaram e são insustentáveis, diz estudo americano
A conclusão dos autores é de que as tentativas de substituir completamente os carros a combustão por carros elétricos, motivadas por políticas governamentais, provavelmente falharão no longo prazo devido a essas ineficiências e desafios econômicos e ambientais.
Golf GTI 2024 - carro a combustão interna
Eles defendem que a história mostra que tecnologias menos eficientes raramente substituem aquelas mais eficientes e preveem que os consumidores continuarão a preferir os veículos mais eficientes (carros a combustão), desafiando assim a visão otimista de um futuro dominado por veículos elétricos.



Fonte: Goehring & Rozencwajg

39 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Nem tanto à cruz e nem tanto à espada!
    Haverá sempre espaço para ambos, evoluídos e mais ecológicos, mas teremos espaços para as duas situações...

    ResponderExcluir
  2. Por isso que digo que esse hype em cima de BYD, Dolphin e não sei o que...o povo pagando 115k em Dolphin mini sendo que pelo mesmo preço leva um Polo Highline, que pode usar um combustível sustentável e barato como o etanol. Carro elétrico é modinha passageira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas Carlos... e o o seu hype em cima do ID.4?

      Excluir
    2. Tenho combustível de graça, o Sol nas placas fotovoltaicas, porque vou literalmente queimar meu dinheiro com álcool ou gasolina?

      Excluir
    3. Tenho combustível de graça, o Sol nas placas fotovoltaicas, porque vou literalmente queimar meu dinheiro com álcool ou gasolina?

      De graça? E o investimento para instalar o sistema? mais de R$ 20 mil entre placas solares e o ponto de carregamento. Paga 20 anos de abastecimento de etanol.

      Excluir
    4. Mas o pior de tudo é você ter que pagar mais imposto para um bonito comprar um carro elétrico, achando que vai salvar o mundo.

      Excluir
  3. conversa estrnha..e como fica a tesla? vw? onde as mesmas apostam alto no mercado de Ev

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que falei: haverá espaço para os dois, sem interferir um no outro...
      A Tesla tem seu nicho, muitíssimo bem conquistado, assim como a Lucid Motors

      Excluir
  4. Lobby da montadoras a todo vapor. Tem espaço para eletricos e para a combustão. EUA estão perdendo o protagonismo mundial para a China.

    ResponderExcluir
  5. Tenho 52 anos e nunca abasteci um carro com gasolina. Sempre optei por etanol... Agora querem enfiar goela abaixo um carro que não pode pegar rodovia, que não tem valor de revenda, que no custo efetivo total acaba sendo mais caro que outro à explosão. A Toyota está correta, elétrico só funciona em campo de golfe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém está enfiando nada na guela, compra quem quer. Tenho 54 anos, um Dolphin para o dia a dia e um a combustão baratinho pra viajar. Impressionante que as pessoas podem ter um '"posto de gasolina" de graça no telhado, mas ficam jogando dinheiro fora.

      Excluir
    2. Posto de gasolina de graça? E o cusro do Dolpnhin, manutencao e etc, sdguro e etc. Soma tudo isso deve dar uns 200k. Coloca isso no cdi da 2k ppr mes. Ou fundo.imobiliario. quanyo bc gasta por mes de gasolina? Se for 1k, vao demorar 200 mezes ou quase 20 anos.oara retornar o invesrimento. ROUBda!!!!

      Excluir
    3. Que bom que perguntou Carlos! Seguro: 3 mil, o mesmo de um a combustão de preço equivalente. Manutenção: revisões grátis até 100 mil km. Coloca o dinheiro no CDI e dirige o que, um Pix móvel?

      Excluir
    4. Ue? Vc nao tem outro carro para viagens!m?? Nao vale a pena. É ilusao isso. Ainda mais com etanol baratíssimo.do jeito quw esta!!

      Excluir
    5. Isso sem falar a falta de pecas!!! Reclamacoes milhares sobre falta de peças da BYD!

      Excluir
    6. Sempre tive dois carros, agora um é elétrico. A BYD está vendendo muito e as concessionárias não dão conta, fui ontem pegar um Dolphin Mini pra minha filha e tava lotado lá... Estão dobrando as concessionárias esse ano, são as dores do crescimento, com tempo melhora.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma teoria simples para o fim dos elétricos, pq é a quarta tentativa da humanidade nesse sentido.
    Quem compraria um elétrico usado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita gente comprando nesse hype de isenção de iPVA e que não gasta gasolina. O que não é fato. O problema não fazem a conta direito. No preço de um Dolphin 180k, pega um Polo Highline por 110k e sobra 70k, que vc coloca gasolina por 20 anos. Não faz sentido algum carro elétrico.

      Excluir
    2. Tecnicamente é a segunda tentativa. Os primeiros carros eram elétricos, os a combustão vieram depois. O problema eram baterias pesadas e de baixa durabilidade, fora que a energia elétrica era escassa. As baterias LFP como as do Dolphin duram mais de um milhão de km. Energia tem em toda casa. Não penso em vender meu Dolphin por pelo menos 8 anos, que é a duração da garantia. Já fiz as contas, e no meu caso posso jogar o carro fora depois desse tempo que a economia em combustível e manutenção já pagaram o carro ainda sobra.

      Excluir
    3. Só que se for carregar em casa tb vai pagar a energia, a não ser que tenha a solar, e mesmo assim a energia solar envolve um investimento pesado. Para instalar a Wall Box em casa gasta uns R$ 15 mil.

      Se for carregar na rua em carregadores pagos, vai gastar R$ 3,5 / Kwh. O etanol está mais barato que isso.

      Excluir
    4. Procurem o vídeo do Gilson Teixeira, um Uber de Brasília com o título "quanto já economizei com meu dolphin". Foram 30 mil reais em 6 meses. O carro se paga em 3 anos. Cada pessoa é diferente, para uns o carro combustão é a melhor opção, para outros o elétrico vale muito. Ótimo que podemos escolher.

      Excluir
    5. https://www.youtube.com/watch?v=37mTqzc1OSw

      Esse?

      Excluir
    6. Primeiro erro. Ele considera gasolina. Só que etanol tá muito mais interessante, e custa a metade. Então o gasto com etanol seria de R$ 12.855.
      Depois, ele coloca a autonomia como 400, sendo que a BYD mesmo fala em 290. logo, então o gasto com energia sai R$ 8900.
      Mas no carro a combustão não tem custo de instalação da Wall Box, mas no FDolphin tem, custo de uns R$ 15k.
      Faça a conta direito e veja que não vale a pena.

      Excluir
    7. Daqui 2 ou 3 anos a VW lança os ID.1(talvez Up mk2) e o ID.2,aí quero ver vc falar de elétrico,tem eletropostos que não são muito caros.

      Excluir
    8. Carlos, não tem erro. Ele mora em Brasília e lá o etanol é muito caro. O carro dele na cidade faz 400 km no Uber, tem vários vídeos mostrando isso. O meu faço uns 370 km na cidade e uns 270 na estarda.

      Excluir
  8. Vamos lá Carlos. Um kit de 2kWp de sistema solar custa uns 8 mil reais, em 12 vezes de 700 reais. Esse kit gera 300 kWh por mês, o suficiente para 6 recargas do Dolphin. Dá para rodar tranquilo 1.800 km no mês. Gastaria os mesmos 700 reais de álcool em carro a combustão na cidade. Em um ano as placas se pagam e você tem mais 24 anos de posto de gasolina gratis em casa. Ah, a BYD dá o Wallbox de graça em todos os carros, inclusive no Dolphin Mini.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 8 mil reais, em 12 vezes de 700 reais. 12 x 700 = R$ 8.400.

      Esse kit gera 300 kWh por mês, o suficiente para 6 recargas do Dolphin

      Só que só gera energia durante o dia. Não gera energia durante a noite, que é quando o Dolphin deveria ser recarregado. A não ser que vc fique com o carro em casa o dia inteiro, ou trabalhe em Home Office, não funciona. Pq a maior parte das pessoas sai com o carro de manhã e volta de noiite.

      Excluir
    2. Ah, a BYD dá o Wallbox de graça em todos os carros, inclusive no Dolphin Mini.

      A WallBox é "de graça" para vc tem que fazer a instalação, que custa uns R$ 15 mil.

      Excluir
    3. O sistema é ongrid. vc manda para a concessionária de energia de dia e usa a noite. Procura se informar sobre isso. Não sei de onde vc tirou 15k de instalação do Wallbox. Eu mesmo puxei a fiação do quadro e instalei. O eletricista tinha cobrado 800 reais.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Parece-me lobby do setor de Auto Pecas (Motor), petrolíferas e montadoras atrasadas que serão os setores mais prejudicados pela inovaçao do carro elétrico. Acho que os Chineses investiram muito e antecipadamente. Em um ou dois anos terão elétricos populares muito competitivos. Estão na frente. Tesla corre atras agora com o seu popular. Oficinas de manutenção automotiva também serão prejudicadas terão que se reinventar, e, neste início, ficarão sem nada para fazer devido à garantia de fábrica ou seja, até surgir o mercado de usado elétrico ficarão sem nada para fazer com relação ao carro elétrico. MAIS: Formula 1 já é Hibrida hoje, e o spec de 2026 tornará a parte elétrica mais relevante ainda; Formula E já é totalmente eletrica, FIA Endurance com carros Híbridos é a categoria principal, Tesla, BYD produzem carros na grande maioria totalmente elétricos; a China em geral também. Tem até Ferrari elétrica. Estariam todos errados ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é lobby pq os dados são de uma gestora de investimentos nos EUA. Skin in the game. Eles colocam dinheiro deles e dos clientes nessa aposta que os elétricos serão #fail.

      Excluir
    2. O que está bem claro, é que o hype todo em carro elétrico só está acontecendo pq governos estão colocando bilhões. A Noruega gasta mais com incentivo em carro elétrico que com a manutençaõ de todas as estradas e ruas do país inteiro.
      E mesmo com todo esses incentivos, todas as pessoas compram o elétrico e mantém um a combustão em casa. Isso é sustentável? Claro que não.

      Excluir
    3. Fora o fato que mostraram claramente que a emissão de carbono na fabricação de baterias é maior que toda a emissão dos carros a combustão na via útil. Os governos incentivam mas não é sustenta´vel.

      Excluir
    4. Fórmula 1 e Fórmula E só fazem o que os governos querem.

      Excluir
  11. Não foi por falta de aviso que isso iria fracassar né?!
    Países de primeiro mundo não estão adotando o EV.
    Só mesmo o Brasil com a BomBYD, já já começa as dores de cabeça.
    Ahhh se paga com 3 anos... hauhauhau
    3 anos num carro de 150k ? só se o camarada rodar 300mil km ! com energia grátis hehehe
    I L U S Ã O

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem