Em 2022, a Lamborghini está comemorando o V12, o lendário motor de 12 cilindros que alimenta seus modelos mais icônicos há quase 60 anos. O Diablo é um deles: primeiro supercarro esportivo Lamborghini oferecido em uma versão com tração nas quatro rodas.
Lamborghini Diablo V12
Quando estreou, o Diablo foi identificado como um hipercarro de produção em série. Apresentado oficialmente em 21 de janeiro de 1990 durante o Lamborghini Day no Sporting em Monte Carlo, o motor de 12 cilindros inicialmente entregava uma cilindrada de 5,7 litros e depois 6,0 litros, produzindo uma potência máxima de quase 600 HP nas versões de rua e 655 HP no modelo GT1 Stradale para a pista, do qual apenas duas unidades foram feitas.
Lamborghini Diablo V12
O motor de combustão V12 “puro” em sua forma final sairá de produção antes do final de 2022, quando o último Aventador Ultimae for fabricado. A partir do próximo ano, o herdeiro do Aventador será equipado com uma nova versão híbrida plug-in do motor V12.
Lamborghini Diablo V12
O Lamborghini Diablo teve sua vida comercial até 2001.
Lamborghini Diablo V12
A pedra angular técnica do Diablo continua sendo o motor V12 de 60°, de 5,7 litros. Nesta configuração, a posição longitudinal traseira gerou uma potência máxima de 492 HP a 6800 rpm e um valor de torque de 580 Nm a 5200 rpm. Posteriormente a cilindrada foi aumentada para 6,0 litros e graças à melhor calibração da injeção de combustível, atingiu 525 cv e 605 Nm de torque.

Diablo série II - início da era Audi

O ponto de virada para a Lamborghini veio em 1998, quando a Audi comprou a empresa.
Lamborghini Diablo V12
A montadora finalmente teve recursos suficientes para desenvolver um plano industrial mais refinado e ganhou acesso a componentes e tecnologia antes jamais sonhada.
Lamborghini Diablo V12
Os novos proprietários também viram o Diablo como um produto que vale a pena manter e ser desenvolvido. Isso levou ao nascimento da segunda série do Diablo, projetada no novo Centro Stile interno.
Lamborghini Diablo V12
Ainda mais rápido e potente do que nunca graças ao maior motor V12 de 6 litros, também ostentava acabamentos mais luxuosos e maior confiabilidade durante a condução diária, resultado de um rigoroso controle de qualidade durante o projeto, testes e produção.

1993: O ano do Diablo VT, o primeiro Lamborghini com tração nas quatro rodas

Originalmente a mecânica do Diablo, embora refinada, ainda era tradicional, consistindo em motor longitudinal traseiro com quatro árvores de cames acionadas por corrente, injeção eletrônica de combustível, tração traseira e transmissão mecânica.
Lamborghini Diablo V12
A direção hidráulica chegou apenas em 1993 e a eletrônica estava lá apenas para controlar o motor.
Lamborghini Diablo V12
O Diablo VT, o primeiro superesportivo com tração nas quatro rodas da Lamborghini, foi apresentado em 1993, tornando-se a referência em termos de aderência à estrada e segurança de condução em qualquer condição.
Lamborghini Diablo V12
“VT” significa “Tração Viscosa”, porque a transferência de torque do eixo traseiro para a dianteira é feita por meio de um acoplamento viscoso. Com este sistema, o VT é normalmente um veículo de tração traseira com até 20% de transferência para as rodas dianteiras somente se as rodas traseiras deslizarem por meio de um acoplamento viscoso e um eixo de transmissão conectado ao diferencial dianteiro.
Lamborghini Diablo V12
O VT também introduziu outra inovação para a Lamborghini: suspensão controlada eletronicamente, com cinco programas de operação predefinidos para escolher.

1995: O Diablo Roadster faz sua estréia, o primeiro Lamborghini aberto de 12 cilindros

Com o V12 Diablo também produzido na versão open top, o Diablo deu início a outra nova tradição.
Lamborghini Diablo V12
Na verdade, algumas tentativas tímidas foram feitas em anos anteriores, mas essas permaneceram versões pontuais.
Em dezembro de 1995, o Diablo Roadster fez sua estréia, ostentando um topo Targa de fibra de carbono alojado sobre a tampa do motor quando abaixado.
Lamborghini Diablo V12
Corrida
Lamborghini Diablo V12
A Lamborghini voltou a correr com o Diablo, graças ao Super Sport Trophy – mais tarde o Super Trofeo – campeonato de corrida, onde fez sua estreia em uma corrida paralela durante as 24 Horas de Le Mans em 1996. Trinta e quatro 550 HP Diablo SV- Rs foram feitos para pilotos cavalheiros que competem em corridas de uma hora.
Lamborghini Diablo V12
Diablo destaque em filmes
Lamborghini Diablo V12
O Diablo foi destaque em vários filmes. Uma das cenas mais memoráveis ​​foi do filme americano “Dumb & Dumber” estrelado por Jim Carrey, Jeff Daniels e o Diablo vermelho em que chegam ao hotel.
Lamborghini Diablo V12
Também apareceu no filme de 2001 “Exit Wounds”, dirigido por Andrzej Bartkowiak, com “DMX” Earl Simmons e Anthony Anderson. Aqui, um Diablo VT Roadster 1999 rouba a cena na cena do showroom de carros, comprado em dinheiro após um motor emocionante “acelerar”.
Lamborghini Diablo V12
Finalmente, no videogame “Need for Speed ​​III: Hot Pursuit”, o carro em destaque é um Diablo SV.

4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Sabe de quê? Sabe de quê?

    VW GROUP = Volkswagen, Audi, Porsche, Lamborghini, Bugatti, Bentley, Seat, Skoda,…..

    Traduzindo pra Charlotte: Lamborghini pertence à VW

    VW GROUP WINS 🇩🇪🏆🇩🇪🏆🇩🇪🏆

    ResponderExcluir
  2. Um certo rapazitcho aqui do blog, defensor do grupo VW vive falando que o V8 do Mustang é jurássico, ineficiente e poluidor...

    O que dizer do V12 da Lamborghini??? Hum, não! "Péra"...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é o fim do V12 aspirado, e agora será híbrido. E a Ford e a GM e a RAM com suas unidades da década de 50? Vão continuar assim...piada. Não pensam no meio ambiente. Lambo sim!

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem