A Triumph anuncia a conclusão da Fase 2 do Projeto TE-1, revelando o motor e bateria elétricos e os primeiros esboços do estilo do protótipo da moto que será criada no final da próxima fase e servirá de base para a futura estratégia de motos elétricas da marca no mundo.
Triumph anuncia novidades no seu projeto de motos elétricas
Em maio de 2019, a Triumph anunciou, mundialmente, sua participação no Projeto TE-1, que é uma colaboração entre a fabricante inglesa e a Williams  (empresa que pertence ao Grupo Williams, referência na Fórmula 1), entre outros. 
Triumph anuncia novidades no seu projeto de motos elétricas
Liderado pela Triumph, o projeto tem como focos desenvolver motocicletas elétricas que atendam às necessidades dos clientes que buscam meios de transporte com menos impacto ambiental, de maneira alinhada com o foco do Reino Unido na redução de emissões.
Triumph anuncia novidades no seu projeto de motos elétricas
A Triumph anuncia, hoje, a conclusão da Fase 2 do Projeto TE-1, revelando o motor e bateria elétricos e os primeiros esboços do estilo do protótipo da motocicleta que será criada no final da próxima fase. Os resultados de desempenho dos teste iniciais excedem em muito os parâmetros de referência atuais e as metas da indústria. Desenvolvimentos em desempenho, eficiência e autonomia estão possibilitando que o Projeto TE-1 cumpra integralmente os objetivos da parceria a fim de aumentar a credibilidade da indústria britânica, fornecendo contribuições significativas para a futura estratégia de motocicletas elétricas da Triumph.
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As principais realizações do projeto, até o momento, incluem resultados de testes que mostram uma inovação significativa em massa, tecnologia de bateria e desempenho do motor superiores à meta definida pelo Automotive Council do Reino Unido para 2025. O projeto deverá fornecer inovação genuína para um novo padrão de desempenho de motocicletas elétricas plenamente utilizáveis.

RESULTADOS DA FASE 2

Com base nas especificações acordadas, a Williams Advanced Engineering (WAE) identificou a tecnologia de célula e a arquitetura de bateria apropriadas para atingir os objetivos de desempenho. Usando isso como estrutura, a empresa otimizou o layout do módulo de bateria para equilibrar a massa e o posicionamento dentro do chassi do protótipo, levando em consideração o centro de gravidade, o espaço e a relação com o motor e a abordagem de carga.
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Além do layout do módulo, também foi desenvolvida uma unidade de controle do veículo nova e exclusiva, que é integrada ao conjunto da bateria para minimizar o peso e o acondicionamento. 
Triumph anuncia novidades no seu projeto de motos elétricas
“A densidade de energia desta nova bateria será um avanço significativo em relação à tecnologia existente, fornecendo ao piloto mais potência por mais tempo. A WAE também projetou e desenvolveu uma unidade de controle eletrônico, combinando o sistema de gerenciamento de bateria com as funções de controle da moto em um único conjunto. Isso é inédito neste mercado, beneficiando o acondicionamento e a integração, e melhorando a autonomia”, conclui Ardash.

De acordo com a Divisão e-Drive da Integral Powertrain, “nossa experiência em projetos e fabricação de motores e inversores de última geração nos ajudou a impulsionar essa tecnologia para o próximo nível. Na Fase 1, trabalhamos para integrar o motor e o inversor normalmente separados em um conjunto único e compacto. A integração reduz a massa e o volume do motor, reduzindo caixas adicionais no veículo, recursos de montagem, tubulação de resfriamento e conexões pesadas de alta tensão”.

O inovador conceito de integração também é inteiramente escalonável, sendo possível aumentar o número de estágios de potência para motores de maior diâmetro e maior torque, por exemplo. Em combinação com sua tecnologia de motor de última geração, a empresa já observa resultados empolgantes, com o motor atingindo uma potência duas vezes maior que a meta estabelecida pelo Automotive Council do Reino Unido para 2025.

A empresa também implantou uma tecnologia avançada de interruptor de carboneto de silício no inversor, o que reduz as perdas no inversor e resulta em eficiência do motor, entrega de potência e autonomia maiores. Agora no final da Fase 2, a empresa está orgulhosa de ter construído um novo protótipo do motor plenamente operacional, que foi testado quanto ao funcionamento e está cumprindo todos os aspectos de desempenho.

“Um dos fatores mais influentes no desempenho e manuseio de uma motocicleta é a massa. Portanto, na Integral Powertrain, nos concentramos muito em fazer uma mudança radical no projeto do motor e do inversor, removendo cabos pesados de alta tensão, por exemplo. Isso proporciona um produto significativamente mais compacto e leve do que qualquer outro atualmente disponível no mercado. O motor produz 130 kW ou quase 180 cv de potência, mas pesa apenas 10 kg, muito mais leve do que a tecnologia existente e claramente uma pequena fração da massa dos tradicionais motores de combustão interna”, afirmou Andrew Cross, Chief Technical Officer da Integral Powertrain.

“A tecnologia do interruptor de carboneto de silício em nosso novo inversor integrado escalonável ajudará a estabelecer novos padrões em termos de eficiência de motocicletas elétricas. A aplicação desta tecnologia proporciona um peso geral mais leve, com desempenho e autonomia significativamente maiores. Paralelamente, temos um foco muito forte no projeto para a atividade de fabricação e montagem, de modo que todo esse alto desempenho do motor e do inversor possa ser oferecido de maneira econômica. Em última análise, este realmente será um motor líder da indústria e ajudará a moldar o futuro da mobilidade elétrica. Estamos orgulhosos de fazer parte deste projeto de referência para a indústria britânica”, concluiu Cross.

A Warwick Manufacturing Group (WMG), trabalhou em estreita colaboração com todos os parceiros do Projeto TE-1 durante as Fases 1 e 2 para desenvolver modelos representativos a fim de simular os sistemas da moto, incluindo bateria, motor e controle. Inicialmente, isso permitiu que fossem validadas as especificações em relação à seleção de componentes pretendida, avaliando critérios de desempenho, como alcance e velocidade máxima com os modelos iniciais. Isso possibilitou que a Triumph desenvolvesse o software em um estágio inicial, antes que o hardware fosse construído, com programas de testes completos para assegurar que os testes reais sejam os mais aprimorados possíveis. Mais recentemente, a WMG também forneceu orientações à Triumph em relação à legislação futura, à infraestrutura de carregamento e às estratégias de reciclagem que precisarão ser implementadas em futuras plataformas de motocicletas elétricas.

“Nossa criação de modelos iniciais de simulação computacional no início da Fase 1 foi fundamental para assegurar que a escolha do componente fosse apropriada para cumprir as metas de desempenho definidas pelos parceiros para o Protótipo TE-1. Demos continuidade a esse trabalho na Fase 2 do projeto, refinando os modelos em um nível muito mais complexo a fim de possibilitar que nós e os parceiros imitemos outros componentes da moto, como freios, aceleração, iluminação e outros sistemas e simulemos a pilotagem do mundo real para fornecer oportunidades de desenvolvimento antes que os componentes fossem inteiramente projetados. Além disso, criamos uma plataforma física conectada a todas as unidades de controle com o objetivo de implementar um programa de testes de validação de projeto para assegurar que a função de cada parte estivesse dentro da faixa permitida” , informou Truong Quang Dinh, Professor Assistente de Gestão de Energia e Sistemas de Controle da WMG.

TRIUMPH LIDERA PROJETOS PARA DESENVOLVER MOTOS ELÉTRICAS NO FUTURO

Ao longo da Fase 2, a Triumph desenvolveu um software de controle de veículo inédito e avançado que incorpora todos os sistemas elétricos para assegurar uma resposta intuitiva do acelerador, frenagem regenerativa, controle de tração e todas as dimensões que um cliente esperaria de uma motocicleta Triumph de alto desempenho. Além disso, integrou a este software estratégias de segurança funcional líderes, além de dar suporte à WMG em testes de equipamentos e também desenvolver inteiramente o novo visor de instrumentos protótipo. Paralelamente a este trabalho com o sistema elétrico e de controle, a Triumph projetou um chassi protótipo inédito, incluindo o quadro principal e o quadro traseiro, que foram otimizados junto com os conjuntos de bateria e motor, que serão posteriormente desenvolvidos na Fase 3 para o Protótipo TE-1. Durante o desenvolvimento do chassi, a empresa levou em consideração o design da transmissão e o estilo final do Protótipo TE-1, cujos desenhos estão sendo revelados pela primeira vez hoje.

“O ponto de partida para nós no projeto TE-1 foi coletar um feed back importante dos clientes sobre o que os pilotos realmente desejam de suas motocicletas e entender como uma motocicleta elétrica pode fornecer a experiência que eles desejam. Isso inclui considerar o tipo de pilotagem, autonomia, comando e natureza da entrega de potência e torque, juntamente com a ergonomia e os controles da moto. Levando todo esse feed back em consideração, começamos o projeto do chassi, focando em reunir tudo no Protótipo TE-1 de uma forma que forneça uma experiência de pilotagem empolgante e nova, mas que no fim das contas seja familiar. Começamos a definir a interação do motor e da bateria por meio do uso do refinamento do software para fornecer uma entrega de potência e resposta do acelerador arrebatadores, que proporcionam grande controle e são intuitivos para o piloto. De modo geral, com o estilo, queríamos criar algo que fosse novo e empolgante, mas uma evolução natural da marca Triumph. Algo desejável por si só, com o distinto DNA da Triumph, e definitivamente não algo que seja diferente apenas para ser diferente. Unindo tudo isso com os parceiros, estamos entusiasmados em ver o progresso de um veículo de demonstração tão empolgante, que incorpora a tecnologia de ponta necessária para direcionar a estratégia para o roteiro futuro das motocicletas elétricas da Triumph. A equipe está orgulhosa por liderar um projeto tão inovador, forte e dinâmico com um grupo fantástico de parceiros que devem estabelecer a engenharia e o design britânicos na vanguarda dos futuros projetos de duas rodas”, explicou Steve Sargent, Chief Product da Triumph.

A Triumph Motorcycles está trabalhando junto com as organizações parceiras para acelerar a especialização conjunta em acondicionamento e segurança de baterias, dimensionamento e acondicionamento ideais do motor elétrico, integração de sistemas de frenagem, incluindo frenagem regenerativa e sistemas avançados de segurança. A inovação e os recursos desenvolvidos nessas áreas contribuirão para a futura estratégia de motocicletas elétricas da Triumph.

4 Comentários

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  1. Genti...se essa moto der choqui, vai dar choqui no rabo??? Que medo!!!

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    1. Fala sério, você adoraria levar um choque no rabinho, eu sei que vc gosta...
      KKKKKKKKKKKK

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