A Toyota anuncia seu programa de Condução Autônoma, denominado Automated Driving, com o qual pretende reduzir o número de 1,3 milhões de vidas perdidas por ano em acidentes de trânsito, e permitir que todos, inclusive os idosos, e as pessoas com deficiência física - incapazes de dirigir hoje, poderão se mover com segurança em qualquer lugar que desejem.

Carros Toyota terão condução autônoma em 2020

Para atingir tais objetivos, a tecnologia "Automated Driving" da Toyota contempla inteligência artificial (AI), com o qual o carro vai melhorando seu aprendizado e preferências de motoristas e passageiros ao longo do tempo. O sistema às vezes seguirá essas preferências, outras vezes avisará o motorista de riscos.


Esses conceitos se aplicam na prática por meio da distinção de dois tipos de autonomia de veículo: 'Chauffeur' e 'Guardian'. O conceito Chauffeur é Automated Driving quando o motoristas não quer, ou não pode dirigir. No modo Guardian, um humano está dirigindo com o apoio da assistência de direção avançada. A escolha é do motorista, e mesmo quando o carro for totalmente automatizado, os motoristas ainda poderão desfrutar da diversão e liberdade de condução.

Carros Toyota terão condução autônoma em 2020

As tecnologias de condução autônoma começam a ser introduzidas nos carros da Toyota a partir de 2020, quando será apresentado o "Highway Teammate" (Copiloto de Rodovia), que permitirá aos carros da marca entrar ou sair de estradas, ultrapassar e trocar de pistas de forma autônoma, mas sempre de forma colaborativa com o motorista. A partir de 2020 começa a ser colocado o sistema "Urban Teammate", de condução autônoma em cidade, que requer tecnologia de AI mais avançada.

Carros Toyota terão condução autônoma em 2020

A tecnologia de condução autônoma da Toyota está sendo criada para que o veículo esteja completamente seguro por conta própria, sem a necessidade de interação com infra-estrutura ou outros veículos. Isso garante que o veículo possa navegar com segurança apesar da falta de serviço de comunicação causado por um desastre natural, por exemplo.

Carros Toyota terão condução autônoma em 2020

O "Automated Driving" é capaz de lidar com situações extremas de clima e tráfego, o sistema requer uma combinação de muitos sensores diferentes que são complementares entre si.

Autonomia nível 5

A Toyota diz que o nível máximo de Condução Autônoma, conhecido como Nível 5, é um desafio. Segundo a empresa, os atuais sistemas de AI não possuem nível suficiente de raciocínio humano para implementar esse nível de automação. Outra questão é a aceitação social, há que não são todas as pessoas que aceitarão delegar completamente a tarefa de condução de seus carros para um software.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. atrasadinha heim? Audi já tem hoje. E a Toyota começa em 2020.

    É o que seu sempre digo, enquanto a Toyota está indo ao banheiro fazer número 2, a Audi já está limpando a bunda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a mais avançada nesse aspecto é a TESLA: anos luz a frente da concorrência. Mesmo assim ocorreram alguns acidentes fatais, por isso eu ainda não tenho coragem de comprar um carro desses. Aliás, no Brasil isso nunca vai chegar, pois as nossas vias são mal sinalizadas, e geralmente com as faixas bem apagadas.

      Excluir
    2. Qual modelo da Audi vendido atualmente tem condução autônoma nivel 5?

      Excluir
  2. Chato vai ser andar com essa estação meteorológica no teto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem