A Ford do Brasil apresenta a linha 2018 do SUV compacto EcoSport, que chega com um facelift na dianteira, novo motor 2.0 mais potente, novo câmbio automático derivado do Fusion e interior completamente renovado. O preço, ainda não divulgado, deve ficar entre R$ 95 mil e R$ 100 mil reais nesta versão.

Novo Ford EcoSport 2018 - Branco

O Ford EcoSport Titanium é a configuração topo de linha, e assim como as demais versões, traz uma dianteira semelhante à do Edge, mas sem alterações dimensionais.

Novo Ford EcoSport 2018 - Branco

Ele continua com 4,26 metros de comprimento, entre-eixos de 2,51 metros e largura de 1,76 metros. O porta-malas é de 356 litros, e o peso em ordem de marcha fica em 1.359 Kg.

Novo Ford EcoSport 2018

A traseira também não mudou, permanecendo o estepe pendurado na tampa do porta-malas - recurso já abandonado por todos os concorrentes, como o Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks.

Novo Ford EcoSport 2018

Esse estepe e as demais rodas desta versão são 17 polegadas nesta configuração topo de linha, com novo design.



Mecânica - Motor

A mecânica é outro aspecto que representa um grande avanço no EcoSport 2018, já que agora está sendo usado o mesmo motor quatro cilindros 2.0 Flex do Focus, com 176 cavalos com etanol @ 6.500 RPM - 29 cavalos a mais que o anterior.

Novo Ford EcoSport 2018 - Vermelho

Com gasolina, o motor oferta 170 cavalos e 20,5 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o motor anterior gerava 140 cv com gasolina e 147 cv com etanol.

Novo Ford EcoSport 2018 - Vermelho

O torque agora é de 22,5 Kgfm - aumento de 2,8 Kgfm em relação ao motor anterior. A melhor notícia, porém, é a transmissão, que troca a automatizada Powershift por uma caixa automática convencional de conversor de torque, de seis marchas, derivada da transmissão usada no Ford Fusion.

Novo Ford EcoSport 2018 - câmbio automático de seis marchas

As versões de acesso e intermediárias, como a FreeStyle, receberão o novo motor de três cilindros 1.5 da família Dragon, com 137 cavalos.

Desempenho

Segundo a Ford, com etanol, o Novo EcoSport 2018 Automático acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos - configurando-se no segundo SUV compacto automático mais rápido do mercado. Entre os Automáticos, perde apenas para o Chevrolet Tracker 1.4 Turbo automático (o Peugeot 2008 THP também é mais rápido, mas só vem com transmissão manual).

Novo Ford EcoSport 2018 - interior

Essa nova transmissão automática conta com seletores de trocas de marchas manuais no volante.

Novo Ford EcoSport 2018

A Ford alterou também a suspensão do Novo EcoSport 2018, com o objetivo de melhorar o conforto de marcha e a capacidade de absorção de impactos. Na dianteira, o curso foi elevado em 1,7 cm e conta também com buchas recalibradas.

Novo Ford EcoSport 2018

Essas alterações resultaram em uma melhoria de 15% na absorção de impactos, de 6% no controle de rolagem e em uma diminuição de 40% na aspereza do volante.


A carroceria como um todo teve um ganho de 5% na rigidez torcional e o eixo traseiro ficou 15% mais rígido.

Novo Ford EcoSport 2018

Para melhorar a aerodinâmica e consequentemente a eficiência, a grade dianteira é ativa, com capacidade de abrir ou fechar as aletas aletas, reduzindo a resistência ao deslocamento em velocidade e o consumo.

Consumo

Novo Ford EcoSport 2018

Por falar em consumo, os dados de consumo do INMETRO ainda não estão publicados oficialmente, mas já se sabe que o EcoSport 2.0 Titanium não receberá o selo "A" de eficiência, como os obtidos pelo Honda HR-V e Hyundai Creta.

Interior

Novo Ford EcoSport 2018 - painel

Além da mecânica, outra mudança fundamental no EcoSport Titanium 2018 é o interior, totalmente novo em design e materiais de acabamento.

Novo Ford EcoSport 2018 - painel

Há uma nova central elétrica, novos bancos mais anatômicos e o volante agora é o mesmo do Focus, que conta com os paddle shifts para trocas de marchas manuais.

Novo Ford EcoSport 2018 - interior

Assim como no modelo americano, o EcoSport ganha uma nova central multimídia posicionada no centro do painel, com tela de 8 polegadas e capacidade de espelhamento de tela de smartphone por meio do Apple Carplay e Android Auto.

Novo Ford EcoSport 2018 - central multimídia

Essa central traz também sistema de navegação por satélite (GPS) integrado.

Novo Ford EcoSport 2018 - espaço interno

Equipamentos de série

Em relação aos itens de série, o EcoSport Titanium 2018 conta com sete airbags (que serão de série em todas as versões, e não apenas nesta Titanium), monitor de pressão dos pneus, teto solar elétrico, bancos e volante revestidos em couro, ar-condicionado digital de uma zona, volante com ajuste de altura e profundidade, porta-malas com abertura elétrica e porta-luvas climatizado.

novo Ford EcoSport 2018 - teto solar

Há ainda direção elétrica, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro.

Novo Ford EcoSport 2018

Outra novidade é o alerta de ponto cego com indicador de tráfego cruzado. Completa a lista de itens de série controlador de velocidade, controle de tração e de estabilidade, sistema anti-capotamento, Isofix, assistente de partida em rampa, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista) e partida por botão. O freio de mão é de acionamento manual.

Espaço

Novo Ford EcoSport 2018

O porta-malas de 356 litros tem uma novidade que é um sistema que ajusta a altura em três níveis, possibilitando uma superfície plana com os bancos rebatidos. Na posição intermediária, fica uma espécie de prateleira que permite acomodar objetos menores abaixo.

Novo Ford EcoSport 2018

Quando se coloca a tampa na posição mais elevada, obtém-se o assoalho plano com os bancos rebatidos, e, abaixo, um compartimento adicional de 52 litros.

Novo Ford EcoSport 2018

O porta-malas do EcoSport de 352 litros fica atrás dos 431 litros do HR-V e dos 432 litros do Kicks.

Mercado

Novo Ford EcoSport 2018

O Novo Ford EcoSport 2018 começa a ser vendido no Brasil em regime de pré-venda em julho de 2017, sendo que as primeiras unidades chegam às concessionárias e às mãos dos consumidores em agosto.

Conclusão


O Novo Ford EcoSport 2018 ganhou um interior mais sofisticado e luxuoso, além de um conjunto mecânico mais potente (motor) e confiável (transmissão automática), permitindo que o SUV compacto da Ford possa competir em melhor condições contra seus concorrentes, especialmente Honda HR-V e Hyundai Creta.
Postagem Anterior Próxima Postagem