A Ford do Brasil apresenta a linha 2018 do SUV compacto EcoSport, que chega com um facelift na dianteira, novo motor 2.0 mais potente, novo câmbio automático derivado do Fusion e interior completamente renovado. O preço, ainda não divulgado, deve ficar entre R$ 95 mil e R$ 100 mil reais nesta versão.
O Ford EcoSport Titanium é a configuração topo de linha, e assim como as demais versões, traz uma dianteira semelhante à do Edge, mas sem alterações dimensionais.
Ele continua com 4,26 metros de comprimento, entre-eixos de 2,51 metros e largura de 1,76 metros. O porta-malas é de 356 litros, e o peso em ordem de marcha fica em 1.359 Kg.
A traseira também não mudou, permanecendo o estepe pendurado na tampa do porta-malas - recurso já abandonado por todos os concorrentes, como o Honda HR-V, Jeep Renegade e Nissan Kicks.
Esse estepe e as demais rodas desta versão são 17 polegadas nesta configuração topo de linha, com novo design.
Mecânica - Motor
A mecânica é outro aspecto que representa um grande avanço no EcoSport 2018, já que agora está sendo usado o mesmo motor quatro cilindros 2.0 Flex do Focus, com 176 cavalos com etanol @ 6.500 RPM - 29 cavalos a mais que o anterior.
Com gasolina, o motor oferta 170 cavalos e 20,5 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o motor anterior gerava 140 cv com gasolina e 147 cv com etanol.
O torque agora é de 22,5 Kgfm - aumento de 2,8 Kgfm em relação ao motor anterior. A melhor notícia, porém, é a transmissão, que troca a automatizada Powershift por uma caixa automática convencional de conversor de torque, de seis marchas, derivada da transmissão usada no Ford Fusion.
As versões de acesso e intermediárias, como a FreeStyle, receberão o novo motor de três cilindros 1.5 da família Dragon, com 137 cavalos.
Desempenho
Segundo a Ford, com etanol, o Novo EcoSport 2018 Automático acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos - configurando-se no segundo SUV compacto automático mais rápido do mercado. Entre os Automáticos, perde apenas para o Chevrolet Tracker 1.4 Turbo automático (o Peugeot 2008 THP também é mais rápido, mas só vem com transmissão manual).
Essa nova transmissão automática conta com seletores de trocas de marchas manuais no volante.
A Ford alterou também a suspensão do Novo EcoSport 2018, com o objetivo de melhorar o conforto de marcha e a capacidade de absorção de impactos. Na dianteira, o curso foi elevado em 1,7 cm e conta também com buchas recalibradas.
Essas alterações resultaram em uma melhoria de 15% na absorção de impactos, de 6% no controle de rolagem e em uma diminuição de 40% na aspereza do volante.
A carroceria como um todo teve um ganho de 5% na rigidez torcional e o eixo traseiro ficou 15% mais rígido.
Para melhorar a aerodinâmica e consequentemente a eficiência, a grade dianteira é ativa, com capacidade de abrir ou fechar as aletas aletas, reduzindo a resistência ao deslocamento em velocidade e o consumo.
Consumo
Por falar em consumo, os dados de consumo do INMETRO ainda não estão publicados oficialmente, mas já se sabe que o EcoSport 2.0 Titanium não receberá o selo "A" de eficiência, como os obtidos pelo Honda HR-V e Hyundai Creta.
Interior
Além da mecânica, outra mudança fundamental no EcoSport Titanium 2018 é o interior, totalmente novo em design e materiais de acabamento.
Há uma nova central elétrica, novos bancos mais anatômicos e o volante agora é o mesmo do Focus, que conta com os paddle shifts para trocas de marchas manuais.
Assim como no modelo americano, o EcoSport ganha uma nova central multimídia posicionada no centro do painel, com tela de 8 polegadas e capacidade de espelhamento de tela de smartphone por meio do Apple Carplay e Android Auto.
Essa central traz também sistema de navegação por satélite (GPS) integrado.
Equipamentos de série
Em relação aos itens de série, o EcoSport Titanium 2018 conta com sete airbags (que serão de série em todas as versões, e não apenas nesta Titanium), monitor de pressão dos pneus, teto solar elétrico, bancos e volante revestidos em couro, ar-condicionado digital de uma zona, volante com ajuste de altura e profundidade, porta-malas com abertura elétrica e porta-luvas climatizado.
Há ainda direção elétrica, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva para acionamento automático do limpador de para-brisa, faróis com acendimento automático, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro.
Outra novidade é o alerta de ponto cego com indicador de tráfego cruzado. Completa a lista de itens de série controlador de velocidade, controle de tração e de estabilidade, sistema anti-capotamento, Isofix, assistente de partida em rampa, sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista) e partida por botão. O freio de mão é de acionamento manual.
Espaço
O porta-malas de 356 litros tem uma novidade que é um sistema que ajusta a altura em três níveis, possibilitando uma superfície plana com os bancos rebatidos. Na posição intermediária, fica uma espécie de prateleira que permite acomodar objetos menores abaixo.
Quando se coloca a tampa na posição mais elevada, obtém-se o assoalho plano com os bancos rebatidos, e, abaixo, um compartimento adicional de 52 litros.
O porta-malas do EcoSport de 352 litros fica atrás dos 431 litros do HR-V e dos 432 litros do Kicks.
Mercado
O Novo Ford EcoSport 2018 começa a ser vendido no Brasil em regime de pré-venda em julho de 2017, sendo que as primeiras unidades chegam às concessionárias e às mãos dos consumidores em agosto.
Conclusão
O Novo Ford EcoSport 2018 ganhou um interior mais sofisticado e luxuoso, além de um conjunto mecânico mais potente (motor) e confiável (transmissão automática), permitindo que o SUV compacto da Ford possa competir em melhor condições contra seus concorrentes, especialmente Honda HR-V e Hyundai Creta.
Novo Ford EcoSport 2018 Titanium: fotos e detalhes oficiais
Fabio Mendes
Advogado, pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP); Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)