O Grupo Volkswagen anunciou seus resultados financeiros de 2016, ano no qual gerou lucro recorde mesmo, mesmo após ter feito provisão para cobrir perdas com o dieselgate. O conglomerado alemão prometeu que será um "um modelo na proteção ambiental, segurança e integridade", de acordo com o CEO, Matthias Muller.


O executivo delineou os planos do Grupo Volkswagen para se reinventar como uma empresa de mobilidade de grande alcance na sequência do escândalo dieselgate, e revelou que o grupo vendeu 10,3 milhões de carros em 2016, tornando-se o maior fabricante de automóveis do mundo. Ele fez €7,1 bilhões de euros em lucro após provisões incluindo €6,4 bilhões para cobrir os custos de dieselgate.

As vendas do Grupo Volkswagen cresceram notavelmente na China, onde os efeitos da crise do diesel foram insignificantes, avançando 12,2%. A receita de 2017 foi de € 217,3 bilhões de Euros, o que também excedeu as previsões em € 4 bilhões.

"O último ano foi desafiador, mas notadamente bem sucedido", disse o CEO do Grupo VW Matthias Muller. "Em 2016, estabelecemos o caminho para a maior transformação da história da empresa - e, ao mesmo tempo, o melhor desempenho em nosso negócio operacional do que muitos pensavam ser possível. Volkswagen está de volta aos trilhos".

Muller prometeu que o sucesso seria um catalisador para novas mudanças, acrescentando: "Ainda seremos uma das montadoras mais bem-sucedidas em 2025. Mas também seremos um importante provedor internacional de mobilidade sustentável e estabeleceremos o padrão para novos serviços de mobilidade. "


Novas iniciativas do Grupo VW incluem um objetivo declarado de assumir a liderança no campo de tecnologia de baterias em 2025, quando o Grupo VW se comprometeu a ter baterias de estado sólido em produção. Estes são vistos como o próximo passo tecnológico após as baterias de íon de lítio atualmente usadas pela maioria dos fabricantes. O conglomerado comprometeu-se a ter 30 veículos elétricos de bateria à venda em 2025.

Ele também sinalizou que a Audi foi encarregada de liderar os projetos de condução autônoma do Grupo, acrescentando que o Grupo VW agora tem 37 centros ao redor do mundo trabalhando em conceitos de condução autônoma e serviços digitais.

"A Volkswagen está se tornando mais rápida, mais focada e mais voltada para o cliente", disse Muller. "Isso nos permitirá aproveitar os pontos fortes do nosso grupo multi-marca de forma muito mais eficaz do que no passado e desenvolver novas e fascinantes soluções de mobilidade".

Muller também destacou as recentes joint ventures na China com FAW e JAC, o último dos quais levará ao co-desenvolvimento de uma linha de carros elétricos de baixo custo, Tata na Índia e com Navistar no segmento de veículos comerciais americanos como exemplos do compromisso da empresa para forjar parcerias para impulsionar o sucesso de vendas. Ele também confirmou que terá uma nova marca de carros de baixo custo à venda em mercados emergentes em 2018.

Resultados por marcas

A marca núcleo Volkswagen apresentou queda de receita de vendas de 0,6% para € 105,7 bilhões, com um lucro de € 1.9 bilhões. O retorno operacional foi de 1,8%, abaixo de 2%.


A receita de vendas da Audi , Lamborghini e Ducati foi de 59,3 bilhões de euros, um aumento de 0,9 bilhões, com um lucro de 4,8 bilhões de euros. O retorno operacional foi de 8,2%, ante 8,8% em decorrência dos custos associados ao dieselgate.


A Skoda aumentou as vendas em 9,8%, para 13,7 bilhões de euros, com margem de lucro de 30,9% para 1,2 bilhões de euros, com retorno operacional de 8,7%.


A receita de vendas da Seat cresceu 3,8%, levando a empresa a um lucro de € 153M em 2016, após perdas em 2015. O retorno operacional sobre as vendas foi de 1,7%.

A receita de vendas da Bentley aumentou 4,9%, devolvendo um lucro de € 112 milhões. O retorno operacional caiu de 5,7% para 5,5% em parte como resultado do investimento em ferramentas da Bentayga .

A receita de vendas da Porsche subiu 3,6%, com os lucros operacionais subindo 13,9%, para € 3,9 bilhões. O retorno operacional sobre as vendas aumentou de 15,8% para 17,4%.

27 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. VW sempre na vanguarda. É a marca mais avançada em tecnologias automotivas. É líder em sistemas de tração dianteira, tem o melhor sistema 4x4 do mundo (4Motion e Quattro), melhores motores gasolina (TSI) e diesel (TDI). A picape mais avançada (Amarok), o carro mais icônico e reconhecido do mundo (Golf), o melhor sub-compacto (up!) e agora será líder em carros elétricos.
    Congratulations VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora temos galinhas cocoricando aqui....legal a fauna.
      Daqui a pouco esta área de comentários será declarada área de proteção ambiental...temos relinchos, cocoricos...

      Excluir
    2. carlos4patas parece criança fã de gameboy haha, coitado... é o mesmo que argumentar com meu filinho de 4 anos.

      Excluir
    3. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      VW é a marca mais avançada em tecnologia???

      Carlos e Henri Cristo se superam todos os dias.
      O encontro destes 2 iria dizimar a raça humana do planeta porque todos teriam um ataque de risos ...

      Excluir
    4. "parece criança fã de gameboy"
      Isso me lembra aquelas crianças que ficam discutindo qual video game é melhor, se Xbox ou Playstation, e brigam por causa disso.

      Excluir
    5. Pior q a melhor sempre foi a Nintendo!!!

      Excluir
    6. Foi. Hoje os Playstation são os melhores, à frente de Nintendo e Xbox (lado criança falando agora kkkk)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Tá cocoricando bem....

      Excluir
    2. Deixa de ser analfabeto. Não é "cocoricando" é "cacarejando".

      Excluir
  3. Realmente, VW tem que investir em outros conjuntos mecânicos diferentes de motores à combustão porque já provou não ter competência para tal.
    Dieselgate foi apenas o pico do iceberg ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa gueixa está irritadíssima desde que a Volkswagen superou a Toyota como maior marca do mundo.....

      Excluir
  4. Eu acho engraçado a postura de certas pessoas que desrespeita gratuitamente aos outros, indiretamente chamando as pessoas de burros/cavalos/jegues ou qualquer outro animal que relinche, afinal e um post automotivo ou para agressões gratuitas, acho que cada um tem o direito de dar sua opinião, se não for concordante com a minha, mesmo assim tenho que respeita-la, afinal não sou o dono da verdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, agora explique isso ao carlos4carros...

      Excluir
    2. Amigo , apenas ignore certos comentários que na verdade prestam um grande desserviço a marca Volks. O baixo nível de tais colocações irritam as pessoas que veem feridas seu livre arbítrio, seu poder de decisão e sua liberdade de escolha. Bons argumentos convencem, imposições e depreciações geram revolta.

      Excluir
  5. Enquanto isso a operação no Brasil..... Vai naufragado

    ResponderExcluir
  6. No Brasil, vem ai mais um facelity do golzinho

    ResponderExcluir
  7. Acabaram de tirar do SIte o Golf COnfortiline 1.4 turbo. Os carros estão muito caros. E não vejo tecnologias nesses caros, Fora os controles de estabilidade e tração que exigem um bom projeto elétrico e mecânico o resto é eletrônica básica que deveria aumentar em apenas 1000 ou 2000 reais. Em relação a versão básica.

    ResponderExcluir
  8. Então , se tem competência que faça bem feito, a liderança tem que ser obtida com mérito não com gambiarras.

    ResponderExcluir
  9. Há quem goste de carros, no pleno sentido da palavra, e há quem gostem de VW... apenas isso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem