A Volkswagen do Brasil recebeu o Prêmio REI 2016, promovido pela revista Automotive Business, na categoria “Powertrain”, com o motor 1.0 TSI. A categoria “Powertrain” abrange motores, sistemas e componentes de powertrain para veículos leves e pesados, desenvolvidos por montadoras ou seus fornecedores. O motor 1.0 TSI da Volkswagen foi eleito por oferecer a alta tecnologia TSI para o segmento de carros compactos, que alia performance, baixo consumo de combustível e prazer ao dirigir.


Produzido em São Carlos (SP), o motor 1.0 TSI foi o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e flexível feito no Brasil. A sigla TSI significa turbocompressor associado com injeção direta de combustível, que permite oferecer potência máxima de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de 16,8 kgf.m, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm.


Tratam-se de valores próximos dos entregues por motores maiores. Combinado ao baixo peso do Up! (951 kg), o motor TSI colabora para que o modelo tenha eficiência energética sem precedentes, tendo se consagrado, quando lançado, como o mais econômico entre todos os equipados com motor flexível avaliados no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, obtendo a classificação “A”, com a marca de 1,44 MJ/km.


O próprio Up! TSI foi finalista categoria “Veículo Leve”, com o modelo up! TSI, mas quem venceu foi o Jeep Renegade, SUV compacto que vem frequentando a lista dos dez automóveis mais vendidos no País e catapultou a Jeep para a nona posição no ranking de marcas com mais emplacamentos.


O Jeep Renegade não deriva de nenhum carro de passeio, e resulta em um estilo bem particular, o que contribuiu para que chame atenção nas ruas. O modelo continua sendo o único de sua categoria com opção de motor diesel (2.0 Multijet turbo de 170 cv) e tração 4x4 com reduzida, entre outros equipamentos típicos para o uso off-road.

Fonte: Automotive Business

12 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. vw up tsi excelente carro que tem sabe.tenho um speed up uma maravilha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, tenho um speed tb, muito bom.

      Excluir
    2. White up Tsi.. Muito Bom..Muito satisfeito...

      Pena o serviço VW não condizer com o UP!, Golf e Jetta.

      Excluir
    3. Tenho um cross up e é um excelente carro. Mas o problema é sempre o mesmo: o serviço VW.

      Excluir
    4. Cross up tsi. Excelente carro. Mas concordo que o serviço da VW não corresponde.

      Excluir
  2. Estranho é que o motor do Renega de foi o vencendor mas o destaque é dado ao Up.
    Humm, não sei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado. O motor 1.0 TSI foi o vencedor na categoria powertrain.
      O Jeep Renegade foi vencedor na categoria carro compacto.
      E na categoria carro compacto, o Up! tsi, foi finalista.

      Excluir
  3. É pq esse motor flex do renegade e uma M... tive um por 4 meses

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de saber mais detalhes, se for possível, para não entrar num roubada.

      Excluir
    2. Eu avisei quando foi lançado, fujam dessa bomba, quando a FIAT coloca EVO no motor pode esquecer, é armengue no bom baianes. Renegade só turbo diesel, um excelente automóvel e muito seguro quando vem equipado em seis airbags, a única falha ou ponto falho é que não tem porta-malas.

      Excluir
  4. Não acho o Renegade merecedor de qualquer prêmio deste tipo que generaliza o carro, acho ele bonito, tem um belo interior, acabamento elogiável, bom espaço interno e etc mas seus pontos fracos são muito fracos.
    É muito pesado pelo seu porte e hoje até o Up! de R$33.000 se utiliza de tecnologias modernas para driblar o problema de peso tendo segurança e rigidez bem superiores a sua categoria com peso inferior e muito peso não ajuda em nada um carro.
    Falam na capacidade offroad dele mas ele é muito baixo (idêntico ao HR-V, SUV 100% urbano), pode ter tração para subir uma rampa de grama molhada mas qualquer offroad de verdade não será a praia dele.
    Motor 1.8 nem precisa falar muito, motor fraquissimo para empurrar o pesado conjunto e pouco aerodinâmico e consequentemente alto consumo e a versão diesel tem desempenho bem a quem do esperado e seu câmbio de 9 marchas é tão lento e indeciso que seu eu fosse da ZF teria vergonha dele, câmbios ZF sempre são muito bem conceituados, visto a BMW que é uma das melhores coisas do carro.

    ResponderExcluir
  5. Nāo dá.Queriam dar o prêmio para o Renegade para isso colocaram ele como compacto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem