Os primeiros testes da versão ultra-esportiva do Focus, o Focus RS, começam a ser divulgados na imprensa europeia. O modelo é equipado com um motor quatro cilindros EcoBoost 2.3 Turbo com 350 cavalos, associado com uma transmissão manual de seis marchas, e tração integral. O preço é de 40.000 Euros, na versão básica, e ele tem como meta concorrer com o VW Golf R - que tem basicamente o mesmo preço. #SQN.

VW Golf R x Ford Focus RS - 2017

O Golf R, versão mais rápida do hatch alemão, adota motor quatro cilindros 2.0 TSI de 300 cavalos, associado com transmissão automática de dupla embreagem DSG-6, ou manual de seis marchas, também com tração integral.

Focus RS 2017 x Golf R

Ou seja, o Focus RS tem um motor maior (2.3 Turbo, contra um 2.0 TSI do Golf) e com 50 cavalos a mais (350 cv no Focus, contra 300 cv do Golf R), o que significa que ele anda mais que o Golf R, certo? Errado. No teste da revista alemã Auto Motor und Sport o Focus RS 2.3 EcoBoost tomou um couro bem dado do VW Golf R DSG-6.

Focus RS 2017 x Golf R

O a 100 km/h: Focus RS 2.3 EcoBoost: 5,2 segundos / Golf R 2.0 TSI DSG: 5 segundos

O Focus RS 2.3 EcoBoost acelerou de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos - sendo 0,2 segundos mais lento que o Golf R DSG, que cumpriu a mesma prova em 5 segundos.

Focus RS 2017 x Golf R

0 a 200 km/h: Focus RS 2.3 EcoBoost: 22,2 segundos / VW Golf R 2.0 TSI DSG: 19.6 segundos

Mas a coisa fica ruim mesmo para o Focus depois dos 100 km/h. O Golf R chegou aos 200 km/h em 19,6 segundos.

Focus RS 2017 x Golf R

Esse tempo do Golf R é nada menos que 2,6 mais rápido que o Focus RS 2.3 EcoBoost, que chega aos 200 Km/h em 22,2 segundos.

Conclusão

Focus RS 2017 x Golf R

O Focus RS é o melhor e mais rápido Focus já produzido pela Ford, e o primeiro com tração integral. Ele é vistoso, bonito e rápido.

Focus RS 2017 x Golf R

Mas ainda está longe do Golf, que, com 50 cv a menos, e uma transmissão DSG a mais, oferece, pelo mesmo preço, performance bem superior.

Fonte: Auto Motor und Sport

51 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Não chega a ser uma diferença tão significativa assim.
    Talvez a vantagem fique no cambio mais esperto do Golf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2,6 segundos no 0 a 200 km/h não é "significativa"? O que seria então?

      A verdade, é que o Golf com um motor menor, no mercado há 3 anos, anda muito mais que o Focus de 2017.

      Quando eu falo que a engenharia da VW está pelo menos 15 anos à frente da da Ford, não é retórica. È fato. E esse teste da Auto Motor und Sport mostra isso na prática.

      O Golf R SOME na frente do Focus RS. SOME. O Focus não ve nem a cor.

      Excluir
    2. Não faz diferença, os caras não ficam pegando corrida nas ruas, isso é coisa de doente mental...

      Excluir
    3. Não o Golf R que tem 50cv a mais?

      Excluir
    4. O Golf R tem 50cv a menos e o excelente câmbio DSG-6, na arrancada 0 a 200 km/h deixa o Focus RS comendo poeira... (2,6 segundos de diferença) números que comprovam qual é o melhor hot hatch da atualidade amigo.

      Excluir
    5. Tem errada aí.... A partir dos 100 km/h o câmbio não faz tanta diferença.... o que deve contar a favor do Golf a partir dos 100 deve ser menor peso, melhor aerodinâmica e talvez potência maior ue a declarada.... creio que o câmbio facamuita diferença até os 120.... depois é potência, aerodinâmica e peso....

      Excluir
    6. Os carros a 200km/h estao percorrendo 55 metros por segundo, entao 2,5 segundos a diferenca pros 2 deve ser uns 100 metros pelo menos

      Excluir
    7. Thyago, alguém come poeira aí. Chato isso.

      Excluir
    8. Torricelli e o segundo grau do colégio mandaram lembranças thyago.
      Na verdade a diferença é de aproximadamente 72 metros.

      Excluir
    9. Diferença grande, ainda mais levando-se em consideração que o Golf tem 50 cv à menos...

      Excluir
  2. Se o teste fosse com um Camaro SS e ele chegasse a 200/h mais rápido vcs iam falar que ele só é bom em linha reta. Mas como o teste foi com o Golf R então linha reta vale. Vc acha que alguém compra algum desses 2 carros pra ver quanto tempo ele leva pra chegar a 200 ou pra jogar os carros nas curvas e sentir o verdadeiro poder deles?

    A matéria em questão nem está comparando ambos carros, apenas cita essa informação no meio de uma avaliação completa do Focus RS.

    Como um meio de informação vocês poderiam ser um pouco menos tendenciosos, já virou piada isso aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Existem várias maneiras de escolher o melhor carro, e não apenas pela aceleração. Outro detalhe está na potência divulgada. Pode ser que esses 2 carros tenham mesma potência. A fábrica divulga o que quiser. Pode falar que o Golf tem 400 vc, 250, isso eles escolhem.

      Excluir
    2. Falou tudo Tiago. Eu tenho um Golf GTI 2014 e levei ele pra passar no dina, e vieram 264cv. A vw diz que o 1.4 tem 140cv, mentira, já passaram tb no dina e veio mais de 170cv, assim como passaram o focus e veio menos de 170cv. Adoro meu carro, mas diferente do Carlos e outros baba ovos da vw, sou imparcial. Quem me garante (duvido) que o Golf R tem só 300cv e que o Focus RS tem 350cv???
      O fato é que o GTI não tem concorrentes no mercado.
      E depois de passá-lo no dina, gosto dele mais ainda!!! Moro no Rio e faço 10,5/11,0 na cidade, e 14,5/15,0 (110 km/h) na estrada.
      P.S.: Bem difícil se segurar nessa velocidade kkkkkk.

      Excluir
  3. A Ford ficou enrolando para lançar esse carro quase 2 anos.
    E um mimimi enorme, primeiro divulgou foto. do Focus. Depois filminho.
    Depois ficou fazendo c# doce para liberar o dado de potência. falou que era 345 cv. As focuzettes deliraram e ficaram molhadinhas.
    Aí depois a Ford disse que seria 350 cv. As focuszettes tiveram orgasmos múltiplos.
    Aí teve filminho com um mané andando no Focus em uma cidade fantasma na China.
    Depois filminho na montanha, e no fim veio que o carro teria um modo "drift". Uau!

    E aí, no primeiro teste, o Focus RS toma uma naba do tamanho de um bonde do Golf R?

    No Way. Ford! Piada. Desse jeito vai ficar difícil arrumar fan-boy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse mané dos filminhos é o Ken Block piloto de rally garoto propaganda da Ford (especialista em drifting, com carro preparado claro https://www.youtube.com/watch?v=Qy-mhyUAaqE ). Agora Hamud vai me desculpar 2,6s de diferença no 0 a 200 km/h é muita humilhação (e com 50cv a mais!!). Bom se quiser colocar os V8 Camaro SS ou Corvette Z06 da GM contra Audi R8 V10 ou Porsche 911 Turbo S V6 do Grupo VW o choro é livre...

      Excluir
  4. Legal esse super trunfo ai.
    Tem que ver qual é o mais prazeroso, números não são tudo.

    ResponderExcluir
  5. Tem errada aí.... A partir dos 100 km/h o câmbio não faz tanta diferença.... o que deve contar a favor do Golf a partir dos 100 deve ser menor peso, melhor aerodinâmica e talvez potência maior ue a declarada.... creio que o câmbio facamuita diferença até os 120.... depois é potência, aerodinâmica e peso....

    ResponderExcluir
  6. Golfão sempre foi, o pai dos hatch medio e sempre vai ser chupa facuzettes

    ResponderExcluir
  7. Cultura dos números. O que importa nesses carros é o quão divertidos são. Todo mundo sabe que ambos são rápidos. Sobre o Ken Block, o cara tem a doutrina. Ele manja. Foi piloto da Subaru. Eu curto os vídeos dele. Mostra como se diverte com um carro, e não atrás de um teclado discutindo quanto faz de 0-100.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Ken block é foda, trouxa são os cara q compram, focus, achando q é a mesma coisa, VW, manda e faz tempo !

      Excluir
  8. Vejam os resultados da Car And Drive:
    http://www.caranddriver.com/comparisons/2016-ford-focus-rs-vs-2015-subaru-wrx-sti-2016-volkswagen-golf-r-final-scoring-performance-data-and-complete-specs-page-5

    0–60 MPH 4.6 sec contra 5.1 sec (golf manual)

    0–110 MPH 14.4 sec contra 15.3 sec do golf

    Velocidade máxima 165 MPH do focus contra 153 do Golf

    Aceleração lateral (capacidade de fazer curvas) 0.98 g do focus contra 0.95 g do golf.

    A conclusão da revista/site é de que o ford é melhor. Mas isso é apenas mais um teste dentre vários. E esse negócio de que um humilha o outro é besteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse teste da Car and Driver colocou o "time B" do Golf R, que é o MT.
      Ninguém quer Golf R MT, primeiro porque transmissão MT é coisa obsoleta, e só existe em carros obsoletos, como o Focus RS.
      Segundo porque o Golf R DSG é muito mais rápido que o MT, e isso está provado no teste da Auto Motor und Sport.
      Golf R DSG >>>> Focus RS, a despeito do Golf ter 50 cv a menos, 300 cc a menos.

      Excluir
    2. Golf R DSG surrou o focus rs também no Drag Race do Top Gear...aí o comentarista disse que é porque o cambio DSG é rapidíssimo.
      Que bom então! Assim como a Porsche tem o rapidíssimo PDK, o Golf tem o DSG. Méritos da Volkswagen.
      Não adianta chororô...Golf como sempre metendo benga no Focus com mais poneis...
      Golf 1.4 TSI de 140cv espanca o focus 2.0 de 178 poneis... Golf GTI de 230cv DSG espanca o Focus ST de 250 poneis...
      E agora o Golf R de 300cv meteu benga no focus rs de 350 poneis.

      É ford, uma verdadeira sina de vocês levar benga do The Very Best!

      Excluir
    3. Vcs quem, vitor? Comentário típico de um comédia.
      Falei que é mais um entre tantos testes, e se observar os números verá que os tempos obtidos pela Car and Drive do focus são melhores que o golf r dsg obtidos pela Auto Motor und Sport. Os dois carros com um usuário normal terão resultados praticamente idênticos. O fato é que um teste pode dar o resultado para um, outro teste dá o resultado para outro e assim por diante. Então, o choro e a benga é por sua conta, pois não tenho preferência neste ponto em comento.

      Excluir
    4. Transmissao MT obsoleta???? Os caras da porsche tao morrendo de rir do seu comentario, pois acabaram de lancar o 911 R, aspirado, 485 hp, e com manual Transmission, porque, segundo a Porsche (que pertence a VW), precisavam de um carro que resgatasse o prazer de guiar.

      Excluir
  9. O know how do grupo VW AG é muito forte com carro esportivo, Bugatti, Lamborguini, Bentley (tem versões bem fortes), audi S e RS, VW GTI e R, até Ducati que é referência em moto de alta performance e com certeza dentro dos limites por serem empresas diferentes sempre existe alguma camaradagem interna para economizar recursos.

    Difícil um americano (Ford) superar um alemão (Vw) na mesma categoria e potência, tá no sangue.rs como é o caso deste. 50cv a mais não é pouco e nos números frios ainda fica para trás porém mesmo assim o golf é reconhecido por ser um carro comportado, dentro de um autodromo e com alguma habilidade certamente o Ford deve ser mais agradável e precisa suar muito para superar o golf, porém na rua o Golf certamente é mais sociável.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara...vc é baba ovo né kkkk todo ser inteligente sabe que os motores r888 declara uma coisa e na verdade tem.muito mais...300cvs que com certeza tem muito mais e o papo do cambio mt ser obsoleto foi de cair o cú da bunda kkkkkkk.

      Excluir
  10. Matéria Supertrunfo fraca fraca. Qual dá mais prazer de dirigir. O carro com câmbio automático, em que o "piloto" só tem q pisar no acelerador, no freio e virar o volante?, ou o com câmbio manual, em que o piloto tem que cambiar no momento e com movimento correto e rápido de braço e perna, ter sensibilidade no manejo da embreagem, nas reduções, fazendo o punta-tacco corretamente. Comparar esportivo com câmbio automático, com esportivo com câmbio manual? Façam-me o favor! É o mesmo que comparar comida de hospital com a de um fino restaurante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não adianta ficar de mimimi. O Focus tomou uma surra, e foi grande. 2,6 segundos mais lento para chegar aos 200 km/h, isso dá mais de 100 metros, ou seja, o Golf sumiu na frente do Focus. Humilhou, sem dó, nem piedade.
      E agora o povo vem como mimimi que câmbio manual é "mais prazeroso". Que mané mais prazeroso o que. Primeiro que o DSG-6 permite trocas manuais, por shift-paddles, então se quiser "cambiar", pode "cambiar" também, mas não precisa, pois o DSG é melhor e mais rápido que qualquer ser humano.

      Na boa, falar que câmbio MT é melhor que AT, é a mesma coisa que falar que máquina de escrever é melhor que computador, e que TV de tubo de raios catódicos sem controle remoto é melhor que uma LCD moderna. Ou que um telefone fixo é melhor que um smartphone de ultima geração. Só pode ser piada.
      Arrumem algo melhor para justificar o Focus. O problema é que não há. O Focus foi humilhado. Simples assim.

      Excluir
    2. Realmente a F1 deve ser um saco guiar....
      PROXIMA!

      Excluir
    3. Você também fugiu da escola Carlos?
      Torricelli também te manda lembranças.

      Excluir
  11. Acho que são carros para pessoas diferentes, tem muita gente que ama câmbio manual então vai adorar o focus e muita gente que não suporta um carro manual, apesar de achar o focus lindo compraria o golf pelo câmbio e pela revenda, mas tenho certeza que acharia o focus mais emocionante em um dia de track day mas odiaria ele em um dia de trânsito.

    ResponderExcluir
  12. Vai trabalhar Carlota! Opa, esqueci. Vc já está trabalhando né?!

    ResponderExcluir
  13. Engraçado esse chororô dos fanboys da ford. Golf R meteu uma benga no focus rs (que tem 50 poneis a mais e é 3 anos mais novo) e pronto. E daí que o DSG é mais rápido? Que a ford tenha competência e arrume um cambio bom também, ora bolas.

    Golf é superior ao focus em todas as versões.
    Aceitem que dói menos.

    ResponderExcluir
  14. Dessa vez vou ter que concordar com o Carlos, Golf é mais rápido pela qualidade da montadora alemã que disponibilizou uma transmissão excelente.
    A A45 Amg, Bmw M2 e Audi Rs3 também tem seus cambios DCT, tá na hora do Focus receber um.
    Já dirigi um Golf GTI com esse Dsg e achei fantástico.

    ResponderExcluir
  15. Eu ficaria com o Golf R também por outro motivo, além da performance. O alemão disponibiliza mais espaço interno e bem mais recursos de conforto e segurança não disponíveis no Ford, como telo solar panorâmico, piloto automático adaptativo, freio de mão eletrônico com Auto-Hold, Lane Assist, detector de fadiga, sistema de som Dynaudio com 400W de potencia, ar-condicionado com saídas para os bancos traseiros, acabamento refinado (comentaristas criticaram o acabamento do focus), entre outras coisas.
    O Golf R além de andar muito é prático, seguro e completo para o dia-a-dia. Poderia vender no Brasil a versão Top Dsg por 200 mil reais que teria seu público.

    ResponderExcluir
  16. Que mania besta que o povo tem de odiar de graça, se gosta de 1 modelo odeia o outro concorrente direto dele... pra que isso? os 2 carros são maravilhosos.
    Se eu pudesse compraria os 2.

    ResponderExcluir
  17. Acho que são carros para pessoas diferentes, tem muita gente que ama câmbio manual então vai adorar o focus e muita gente que não suporta um carro manual, apesar de achar o focus lindo compraria o golf pelo câmbio e pela revenda, mas tenho certeza que acharia o focus mais emocionante em um dia de track day mas odiaria ele em um dia de trânsito.

    ResponderExcluir
  18. Falam do design dos VW como "todos os carros com a mesma cara", mas o Golf R é muito mais bonito q esse Focus Xunado.

    ResponderExcluir
  19. Sou fã da VW, mas linha reta é uma coisa, pista é outra.

    ResponderExcluir
  20. A Car and Driver fez o comparativo certo, ambos com câmbio MT, e nessa o Focus deixou Golf comendo poeira. E olhem design interno e externo, focus leva muita vantagem.

    ResponderExcluir
  21. como todos aqui moram na europa e da pra andar nos 250 tranquilamente, ter motor potente faz muita diferença né?

    ResponderExcluir
  22. Golf equipado com cambio DSG não importa a versão, sempre será mais rápido que qualquer carro equivalente.

    ResponderExcluir
  23. Faltou o powershift no focus RS pra ele passar mais vergonha, ops, melhor ir de manual mesmo o vexame é menor..

    ResponderExcluir
  24. Engraçado que o teste da AutoBild onde o Golf R toma um toco do tamanho do acre do Focus RS o blog não cita, anda em reta até carro americano de 30 anos atrás anda, quero ver anda em circuito, onde o Focus se mostrou muito superior a esse Golf, agora vem O Focus RS500 pra engolir RS3, A45 AMG, M135

    ResponderExcluir
  25. "tomou um couro bem dado" Isso que é imparcialidade. Mesmo sabendo que o Golf é mais rapido, eu ainda compraria o focus, por gosto. Acho mais bonito tem muito mais a ver com um esportivo cambio manual. fodac se ele é mais rapido ou não. ficaria muito mais feliz com um focus do que com um golf. que comece o mimimimimimimimi

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem