O nosso Volkswagen Up! TSi vai se aproximando dos 5.000 Km, tendo feito algumas viagens em estradas na região Centro Oeste, sem que tenha apresentado nenhum problema. Está, inclusive, melhor que quando chegou.

Volkswagen Up! TSi

A única ocorrência que tivemos com o carro foi o vidro traseiro direito que foi quebrado. Acabamos esquecendo uma câmera fotográfica dentro do carro estacionado, e, quando voltamos, o carro tinha sido arrombado pelo vidro, mas sem dano algum à lataria.

Volkswagen Up! TSi

No mesmo dia levamos o carro à concessionária para substituição do vidro. O custo do vidro foi de R$ 120 reais e gastamos mais R$ 116 reais de mão de obra de substituição e gravação do chassi - custo total de R$ 236 reais. O vidro estava em estoque e o trabalho de instalação durou cerca de 2 horas. O carro ficou perfeito.

Estrada

Em alguns trechos de estrada pudemos solicitar bastante o up! TSi e ele responde de forma muito rápida. Andamos em estradas de mão dupla, e a agilidade nas ultrapassagens transmite muita segurança.

Volkswagen Up! TSi

O motor é muito silencioso, com um ruído típico de motor de 4 cilindros, tamanha é a suavidade de funcionamento. Além disso, o carro transmite muita segurança em qualquer pista, pois é bastante estável e neutro - mostrando que o City Car veste a roupagem de estradeiro quando precisa - graças ao motor.

Conclusão

Volkswagen Up! TSi

Chegando aos 5.000 Km o Up! TSi está melhor do que quando 0Km. A embreagem está mais macia, inexistem ruídos internos e o motor parece ainda mais suave e disposto - com ganho perceptível de desempenho, e médias de consumo em processo de melhora.

31 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. O Up é assim mesmo, se seguir o Manual e fazer as revisoes de fabrica, quanto mais roda melhor fica; o meu White aspirado com 20 mil km rodados está melhor que nunca. Nota Dez pra Engenharia e Montagem da VW.

    Quem não tem bala prum Golfão 7, vá de Up TSI que terá sensações parecidas com muito menos grana. Pequeno grande carro este TSI.

    ResponderExcluir
  2. Este motor é uma revolução. Só não consigo entender a estratégia da VW em lançar o novo 1.6. Não precisava, para os mentes fechadas o antigo já satisfazia muito bem.

    ResponderExcluir
  3. Up! é isso mesmo. Motor TSI do up! é realmente fenomenal, e está até no Golf alemão.
    Funcionamento perfeito.
    Agora, parece que tem uns ai enganando muitos outros idiotas. Mexem no motor, alteram programação, desativam sistemas de segurança (M-ABS e limitadores de giro) , saem a fazer racha, passam dos 7.000 RPM, e agora fazem videozinho dizendo que carro da mamae do filhinho deu problema?
    Vai enganar alguns idiotas de internet, esses mesmos que não tem dinheiro para comprar o carro. Mas não enganam o software de controle frota e de conformidade, pois as mudanças que foram feitas no motor ficam registradas, mesmo que o mané desfez tudo.
    Perdeu Playboy.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não curto teu lado VW boy, mas concordo contigo. O que tem de vídeo com o up! sendo esmirilhado, não é brincadeira. Os caras já saem descendo a lenha assim que saem da concessionária! Não tenho 100% de confiança quando um novo powertrain é recém lançado, pois prefiro esperar a análise dos proprietários, mas espero que sejam casos isolados.

      Excluir
    2. Finalmente concordo com o que vc escreveu Carlos.

      Excluir
  4. o meu proximo VW tem que ter o motor TSI não inporta se vai ser 1.0 ou um 1.4. sendo um tsi basta.

    ResponderExcluir
  5. A VW não pode divulgar a real potência do UP TSI pois o UP não pode ser mais potente do que os motores 1.6 16v da linha Gol e Fox, quando o TSI for implantado na linha Gol e Fox a VW vai divulgar os motores TSI com maior potência na casa dos 120 cv para se igualar aos 1.6 16v em potência, porem sera o mesmo motor do UP sem qualquer alteração. Os motores de 16v provavelmente não vão durar muito na linha de produção, até o Golf ira trocar o 16v pelo TSI, é só uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A VW nem deveria ter colocado esse motor 1.6 16V no mercado. Já deveria ter partido direto para o TSi. Era só questão de tempo para cair no gosto do consumidor brasileiro.

      Excluir
    2. Talvez seja a capacidade de produção e/ou distribuição. A fábrica de motores, em São Carlos (ótima cidade), onde o motor TSi é montado, pode estar no seu limite de produção. Além disso, talvez, desativar a montagem numa fábrica e ampliar em outra tem muitas implicações. No Brasil, os investimentos são lentos, especialmente com esse (des)governo no poder.

      Excluir
  6. Os carros em geral ficam melhores depois de alguma quilometragem. Deve ser pelo processo natural de amaciamento("auto ajuste") das peças, de suspensão, transmissão, motor, etc.

    O meu(motor aspirado) tá indo pros 20 mil km rodados e mais prazeroso de dirigir do que quando era 0km. Mas estou tendo um problema com a embreagem dele. Após esquentar(depois de uns 20 minutos rodandos, especialmente em dias quentes), a embreagem fica áspera e rangendo e dá pra notar que o rangido vem do cofre do motor. Tudo indica que seja o atuador hidráulico indo pro saco(é um ruido de mola seca, sem lubrificação). Vou encostar amanhã na concessionária pra reclamar disso e depois posto aqui.

    Alguém aqui já teve esse mesmo problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo essa é uma caraterística dessa caixa de marcha do cambio MQ-200 todos os carros com essa transmissão depois de um cerca km da esse problema, mas com 20k e cedo demais, vai na CSS e reclama, mas realmente vem do atuador hidráulico mesmo. No meu GOL G5 começo depois dos 100k.

      Excluir
    2. Vou levar na concessionária que eu faço as revisões.

      Já ouvi falar muito disso em carros da Honda com câmbio manual, não sabia que era comum nos Volks tb.

      O que resolveu no seu caso, a troca do atuador do câmbio?

      O engraçado é que quando o carro tá frio, nem sinal desse rangido. Depois que esquenta, fica uma nhaca....hehehe. Deve ser alguma peça metálica que expande com o calor e fica raspando.

      Excluir
    3. Cara ta rodando ate hoje, nunca deu problema. So o ruido de vez em quando, kkk

      Excluir
    4. Tenho um Fox e um Up, e ambos fazem isso desde os 20 mil. O Fox já tá com 90 e eu ignorei o ruído, e o Up começou agora, com 18 mil km. Mas o Fox começou nessa época também.

      Excluir
    5. Eita, aí lascou.....kkkkk

      Vou dar um jeito nesse trem nem que eu tenha q desmontar sozinho. Graxa de molibdênio na haste do atuador e nos pontos de fixação do garfo de embreagem. O ruim do Up é que não tem espaço nem pra um palito de fósforo naquele motor.

      Vou pegar esse findi pra tentar resolver essa parada....hehehe

      Excluir
    6. O mecânico me explicou, que se trata do atuador trabalhando "forçado", pra compensar a dureza do garfo da embreagem. O pivô inferior de fixação do garfo fica com a superfície rugosa com o passar do tempo, perde a camada lisa e com o calor expande. O rangido vem da mola do atuador, mas não significa que a peça está com problema, apenas trabalhando forçada pra empurrar o braço articulador.

      Engraxar o pivô é uma solução paliativa, não resolve a questão mas atenua bastante. O fato é que eu não vou desmontar o câmbio, semi-eixo e quadro de suspensão por causa disso. Mas vou tentar remover o atuador e, através do orifício onde ele é fixado, aplicar a graxa de molibdênio com uma seringa(e um prolongamento na ponta dela, pra chegar até a parte inferior do garfo). Só que é necessário remover a bateria e a trambulação do câmbio pra chegar até o atuador.

      Logicamente, a concessionária se recusou a fazer qualquer coisa, já esperava por isso.

      Vou fazer isso e depois posto o resultado. Pelo que disseram, muita gente deve ter esse problema, que não estraga nada na embreagem nem interfere no funcionamento, mas é um negócio chato.

      Excluir
  7. E o consumo? Pegaram a estrada, estou curioso, inclusive já sugeri de fazer uns 100 km a 120 por hora, e voltar a uns 110../e ver o consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andando a 100/110, com pouco trânsito, poucas subidas, dá p fazer 20 na gasolina, o que me incomoda é que se pisar um pouco mais, 120/130, cai para 15! Igual ao que faço com o new fiesta 1,6. Achei desproporcional o aumento!

      Excluir
    2. Esse final de semana, viajei a 80/85 km/h, quase sem trânsito, só eu, percurso de 170 km, fez 24,5 km/L. Outro dia vi Bob Sharp dizendo q fez 21,5 andando a 120.....cara,acho praticamente impossível, a não ser que ele estivesse descendo um serra!

      Excluir
    3. A 110/120 fazer 16...é muito pouco, pelo alarde todo que foi feito.

      Excluir
  8. Pode ser coincidência, mas há alguns dias vi um Up TSI com placa de Brasília em Rio Verde-Go.
    Lendo que o carro estava no centro-oeste, imagino que seria este do blog.
    abs.

    ResponderExcluir
  9. Cross UP! TSI, meu próximo carro de uso cotidiano.

    ResponderExcluir
  10. Esse carro é muito top e revolucionário. Leva a fundo o tal downsizing, eficiência energética, uso do espaço internoXdimensões externas, dirigibilidade, funcionalidade, qualidade de montagem, segurança... enfim, todo o projeto (seja MPI seja TSI) é uma obra-prima da engenharia.

    O que mais reclamam desse carro é o preço. Carro no Brasil é caro demais, isso é uma coisa... esses impostos que nos roubam descaradamente é uma vergonha... qualquer carro é caro demais. Mas comparando com outros, realmente acho o up! barato. O que vc tem melhor pelo preço de um up!? Nada chega perto.

    Parabéns VW!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, alguem sabe me dizer se o up tsi esta em falta, comprei meu, cross up, no dia 2/09 com a promessa que iam me entregar apos 20 dias e no dia 28/9 falaram que nao tem previsao. Hoje 6/10 perguntei e ainda nada. Alguem sabe ou teve o mesmo problema? e qual seria a previsao de normalizar a producao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que estão com problemas de falta de peças... Tem muita gente esperando...

      Excluir
  12. Mas com todas montadoras em ritmo reduzido, deveria estar sobrando peças.

    ResponderExcluir
  13. UP é o melhor pé de boi que tem no mercado. Uma boa escolha que está a frente de seus concorrentes.

    ResponderExcluir
  14. As únicas reclamações que tenho sobre meu UP! são: vidro elétrico do passageiro enrosca e quando passo em desníveis a carroceria faz um barulho de metal torcendo. Apesar de relatados os problemas na segunda revisão eles não foram resolvidos.
    Espero que resolvam na terceira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A porta do motorista, o freio de mão e a tampa do porta malas têm grilos

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem