O Jeep Renegade 2.0 Turbo Diesel foi testado pela revista Quatro Rodas em sua edição de abril, o que permite uma comparação de seus resultados com os demais SUV´s compactos, e também avaliar se vale a pena o investimento adicional nesse tipo de motor.

Jeep Renegade Diesel

Segundo a revista, o Jeep Renegade 2.0 Turbo Diesel Automático acelerou de 0 a 100 Km/h em 11 segundos - mesmo tempo obtido pelo Honda HR-V CVT a gasolina. A retomada de 80 a 120 Km/h foi completada em 7,7 segundos - o que o torna mais lento que o Honda HR-V 1.8 Flex CVT, que termina essa manobra em 7.4 segundos.


Com relação ao consumo, em ciclo urbano o Jeep Renegade consome em média 11,9 Km/l, enquanto em estrada sua média fica em 14,5 Km/l.  A tabela a seguir traz dos dados de consumo, desempenho e ruído (classificação pela aceleração de 0 a 100 Km/h).

Modelo0 a 100 Km/h [s]80 a 120 Km/h [s]Consumo cidade [Km/l]Consumo estrada [Km/l]Ruído a 80 Km/h [dBA]Ruído a 120 Km/h [dBA]
Peugeot 2008 THP Flex (Manual)9,18,810,614,362,170,2
Jeep Renegade 2.0 Diesel Automático117,711,914,560,566,9
Honda HR-V 1.8 CVT117,410,413,162,867,2
Ford EcoSport 2.0 Powershift11,27,710,213,863,869,8
Novo Renault Duster 1.6 Manual14,524,39,812,864,670,4

Os dados acima mostram que o Jeep Renegade Diesel é em média 12,5% mais econômico que o Honda HR-V CVT a gasolina. Além disso, o diesel S10 tem preço médio, segundo a ANP, de R$ 2,95 reais, enquanto a gasolina custa em média R$ 3,32 reais. Assim, para permitir uma comparação direta entre os modelos, na tabela abaixo calculamos o custo de rodar 3.000 Km em cidade e estrada com cada um dos SUV´s.

Vale a pena investir no modelo diesel?

Modelo
Custo para rodar 3.000 Km
Vantagem do Renegade
Tempo para recuperar o investimento (anos)
CidadeEstrada
Jeep Renegade 2.0 Diesel AutomáticoR$743,70R$610,34-
Peugeot 2008 THP Flex (Manual)R$939,62R$696,5026,34%14,12%15
Honda HR-V 1.8 CVTR$957,69R$760,3128,77%24,57%11
Ford EcoSport 2.0 PowershiftR$976,47R$721,7431,30%18,25%12

O Jeep Renegade Diesel é cerca de R$ 25 mil reais mais caro que os demais modelos Flex, e, assim, a última coluna traz o tempo que se teria que rodar (em anos) com o Renegade Diesel para recuperar o investimento a mais no preço do carro (os cálculos consideraram uma rodagem média de 36.000 Km por ano, sendo 70% em cidade e 30% em estrada).


Assim, o Jeep Renegade Diesel só fica vantajoso depois de 15 anos comparado ao Peugeot 2008 THP, e depois de 11 anos em relação ao Honda HR-V Flex.



Conclusão

O Jeep Renegade 2.0 Diesel tem com diferencial em relação às versões Flex o fato de contar com tração 4x4. Sendo assim, o investimento na versão diesel só faz sentido se o consumidor for usar esse tipo de recurso mecânico (tração integral).

Jeep Renegade Diesel

Por outro lado, se o objetivo for usar o carro apenas em cidade e em locais que não exigem a tração 4x4, os modelos Flex são mais vantajosos, pois, apesar de consumir mais de um combustível mais caro (gasolina), eles são significativamente mais baratos, fazendo com que a vantagem do Diesel só apareça depois de 10 anos - tempo superior ao que o consumidor médio fica com o carro.
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