O Novo Golf chegou ao mercado em outubro de 2013, tendo se configurado um enorme sucesso desde então, inclusive atingindo a liderança de vendas em seu segmento em novembro do mesmo ano. Ocorre que o modelo tem sido objeto de algumas reclamações de proprietários, sobretudo em relação ao câmbio automático DSG, que, em algumas situações (em geral trânsito sobre vias de pavimentação de baixa qualidade ou de paralelepípedos), apresenta um ruído metálico que pode ser ouvido de fora do carro, ruído este que se assemelha a um "chocalho metálico".

VW Golf 2014 DSG com câmbio travado

Nós chegamos a fazer um post (com vídeo) sobre o assunto (veja aqui). Em nosso test-drive conseguimos identificar o ruído, mas, infelizmente, no vídeo, o ruído ficou quase imperceptível. É fato, porém, que esse ruído aparece para a maior parte dos usuários nas situações referenciadas (trânsito sobre paralelepípedo em baixa velocidade), e o posicionamento dos concessionários sobre a questão é a de que "é característica do carro".

Entretanto, recebemos um relato de um proprietário de um Golf TSI Highline DSG 2014 que teve o câmbio automático de sete marchas DSG do seu carro travado com cerca de 500 quilômetros rodados. O automóvel em questão está parado desde sexta-feira (dia 10/01/2014), tendo sido enviado a uma concessionária VW da Zona Sul de São Paulo. É importante ressaltar que não há evidências de correlação entre o problema apresentado aqui e os ruídos característicos do câmbio DSG.

O Golf Highline DSG 2014 está imobilizado desde segunda feira na oficina da autorizada, sendo que seu câmbio foi retirado para análise. Técnicos da fábrica já estão analisando o problema, chegaram a suspeitar de um problema na embreagem, mas isso não se confirmou, de modo que, até o momento, o proprietário está sem pode usar o seu carro, e não há ainda um posicionamento da concessionária sobre qual o problema do carro e quando haverá solução.

Esclarecemos que, antes de publicar este relato, confirmamos todas as informações (inclusive do problema e do tempo em que o carro está parado na concessionária sem solução) que nos foram relatadas e da propriedade do veículo em questão. Abaixo, segue o relato do proprietário do Golf Exclusive DSG 2014 com câmbio travado há mais de uma semana.

"Boa Tarde, gostaria de relatar minha história e minha experiência com o carro que comprei no fim de novembro, um Golf 1.4 TSI DSG, com pacote Exclusive, teto e rodas Madrid.

Já estava com um Honda Fit há 4 anos, carro que nunca me deu problema, mas quando fui trocá-lo queria um carro com GPS integrado e outros mimos, como borboletas no volante. As críticas a respeito do Golf VII eram todas excelentes, vi muitas fotos e li muitas coisas. O câmbio DSG era altamente elogiado.

Pois bem, achei que compraria o carro em 2014. Porém, ao consultar uma concessionária em SP, tive uma oferta num preço que considerei bom e o carro tinha tudo o que eu queria: Golf 1.4 TSI DSG com pacote exclusive, cor preta, com teto solar, rodas Madrid e interior em couro bege (Viena Shetland). O valor estava abaixo da tabela, depois de eu chorar desconto. Fui conhecer o carro de perto e fazer test-drive. Testei num com pacote Elegance, adorei o carro e fechei negócio no mesmo dia.

Na própria Concessionária coloquei calhas para chuva, ponteira cromada, pedaleira esportiva e película anti-vandalismo. Consegui um desconto e também ganhei a redinha para o porta-malas. Os acessórios demoraram a chegar e a entrega do carro foi feita uns 20 dias depois. A compra foi realizada no fim de novembro e eu peguei o carro no meio de dezembro.

Peguei o carro e enchi o tanque com gasolina Pódium. No primeiro tanque eu andei basicamente no modo normal ou com o câmbio simplesmente em D. Dei uma lida rápida no manual, estava adorando o carro. Testei as borboletas, às vezes dava um toquinho no câmbio para trás e usava em modo S (Sport) Muito bom! O acabamento é de primeira.

O primeiro tanque terminou e eu rodei um pouco menos de 400 quilômetros. Decidi que andaria com o segundo tanque no modo ECO. E aproveitando o "roda livre" enchi novamente com Pódium e no mesmo posto, sendo que o comportamento do carro e do câmbio estavam normais. Estava gostando muito. Rodei um pouco menos de 100 km nesse segundo tanque até que tudo aconteceu.

O travamento do câmbio DSG

Na sexta-feira à noite (10/01/2014), no fim da avenida Ibirapuera próximo ao Cebolinha, ao voltar para casa com minha esposa de uma pizzaria, após um farol, quando o trânsito ficou um pouco mais livre, eu fui aproveitar o carro e deu um toque no câmbio para trás, para colocar o câmbio no modo S (Sport, o carro estava em modo ECO) e então: dei uma acelerada (de alguns segundos apenas - o carro não deve ter chegado nem a 70 km/h - tenho medo de radares e não abuso do carro) e logo no painel apareceu um triângulo com uma exclamação no meio e o aviso AVARIA NO CÂMBIO - OFICINA.

Também havia uma exclamação amarela acesa (depois verifiquei no manual - folhas 188 e 195 que pode se tratar de superaquecimento do câmbio). Andei mais um pouco, pois não havia como eu parar em cima do Cebolinha. Parei na Sena Madureira e encostei o carro.. Conforme a velocidade diminuiu ele deu um tranco, desliguei o carro e liguei de novo para ver se o aviso havia sumido. Ainda estava lá. Tentei acelerar e nada. Joguei o câmbio para N e depois para D de novo, tentei sair e nada. Desliguei o carro e repeti a operação: ele não se movia e o aviso continuava lá no painel.

Tentei os seletores "borboletas" e o "Tiptronic" e nada aparecia na tela. Era como se as funções do câmbio estivessem desabilitadas. O sentimento de frustração foi enorme. Era mais de meia noite e estávamos parados ali na rua. Chegamos a ficar com medo. Liguei para o guincho da Porto Seguro, que deixou o carro parado em frente ao meu apartamento.

Subi em casa e peguei o cartão da Volkswagen Service e agendei um guincho para o sábado de manhã às 8:00. No dia seguinte o guincho veio, o motorista tentou ligar o carro e andar com ele e não conseguiu, colocou-o no guincho e fomos para a concessionária mais próxima, localizada na Avenida Miruna, no bairro de Moema.

Chegamos às 8:32 e ela estava fechada, aguardamos a concessionária abrir às 9:00 e o carro foi recebido na portaria, mas a oficina estava fechada no fim de semana. Começaram a mexer no meu carro na segunda-feira e hoje (17/01/2014) compareceu um técnico da fábrica da VW e mandou retirarem todo o câmbio. Irão desmontá-lo e medir todas as peças e enviar um relatório para os engenheiros da fábrica. Ainda não tive um diagnóstico. Não sei ainda o que aconteceu. Acho que nem eles sabem.

Estou muito desapontado e com medo. Se isso ocorre numa estrada eu e minha esposa poderíamos correr risco de vida. Estou com medo e receoso de isso ocorrer novamente. Estou gostando muito do Golf, mas uma falha dessa é inadmissível. Sei que um problema similar aconteceu na Austrália e a VW foi obrigada a fazer um recall. Espero que aqui não aconteça nada semelhante.

Estou muito ansioso para saber qual será a postura da VW nesse caso. Fiquei tão chateado que não sei se desisto do carro, se continuo com ele, se peço o dinheiro de volta, se peço um carro novo, se peço um câmbio novo, se espero o conserto e vendo o carro, etc. Minha cabeça ainda está girando e ainda estou perdido. Só gostaria que isso nunca mais acontecesse com meu carro. Conheço pessoas que estavam planejando a compra do carro que estão desanimadas e pensando duas vezes sobre o que farão."

Atualização: concessionária empresa Jetta enquanto conserta Golf DSG

Postagem Anterior Próxima Postagem