O Volkwagen Golf GT 2.0 TipTronic é o modelo topo de linha do hatch médio da Volkswagen no Brasil - carro que, mesmo defasado em relação ao modelo europeu (que já está na 7ª geração), ainda tem muitos admiradores no Brasil.
O motor do Golf GT 2.0 é uma unidade quatro cilindros flex que rende 120 cavalos @ 5.200 RPM, tanto com álcool quanto gasolina, e torque máximo de 17,3 mkgf a 2 250 rpm com gasolina e 18,4 mkgf com álcool, na mesma rotação.
Trata-se de um motor de concepção antiga, mas que associado à excelente caixa de transmissão automática de seis marchas com opção de trocas manuais (TipTronic) deixa o hatch médio da VW bastante ágil e agradável de dirigir.
Segundo dados da Volkswagen, O Golf GT 2.0 Automático acelera de 0 a 100 Km/h em 11,2/9,8 segundos (gasolina/álcool) para atingir uma velocidade máxima de 196 Km/h com gasolina, e 198 km/h com álcool.
Consumo
Ciclo urbano (cidade): 11,2 (gasolina) /7,5 km/l (álcool)
Ciclo rodoviário (estrada):. 16,7 (gasolina) /11,1 km/l (álcool)
Itens de série
O Golf GT 2.0 TipTronic relaciona entre seus itens de série ABS, acionamento elétrico do acelerador, air bag para motorista e passageiro, ar-condicionado digital, auxílio sonoro de estacionamento traseiro, bancos dianteiros esportivos, sistema de som com CD-Player com MP3, SD-Card, Bluetooth e USB compatível com iPod, direção hidráulica, display multifuncional com I-System, tTravamento central com controle remoto, vidros elétricos, pneus 225/45 R17 e rodas de liga leve 17 polegadas.
O modelo das fotos ainda inclui os opcionais teto-solar e volante multi-funcional revestido em couro com piloto automático.
Interior
O interior do Golf GT 2.0 é caracterizado por seu elevado padrão de acabamento interno - além do caráter esportivo emprestado pelos bancos revestidos em couro.
O teto-solar com acionamento elétrico também reforça o visual do hatch ao tempo que permite uma melhor ventilação do interior.
O painel, apesar de não ter mudado ao longo dos anos, mostra-se com revestimento emborrachado e ostenta uma ótima ergonomia, com o motorista se posicionando de forma perfeita ao volante - processo facilitado pelas regulagens do banco e do volante.
Comportamento dinâmico
O Golf é um dos carros nacionais mais prazerosos de serem dirigidos, graças à sensação de solidez estrutural, suspensão com excelente compromisso de acerto entre estabilidade e conforto, precisão de direção, respostas ágeis e qualidade de rodagem.
É realmente incrível como um carro com 15 anos de mercado sem mudanças importantes consegue ser tão atual em seu comportamento dinâmico, superando, inclusive, modelos mais modernos e de lançamento recente.
Preços
Um carro como o modelo mostrado nas fotos é vendido no mercado de usados com preços em torno de R$ 64.000 reais.
Conclusão
O Volkswagen Golf GT 2.0 TipTronic 2013 é um carro que já está há muitos anos no mercado, e deve receber no Brasil, ainda este ano, a companhia de seu irmão de 7ª geração (que virá importado da Alemanha).
Apesar disso, ele ainda se configura como um dos melhores carros em produção nacional, resultado de seu excelente chassi, interior com bom acabamento e prazer de dirigir ainda inigualado nos carros produzidos no Brasil.
Ficha Técnica - VW Golf GT 2.0 TipTronic 2013
MOTOR
- Cilindrada 1.984 cm³
- Potência líquida máxima 116 cv (G) / 120 (A) - 5.250 rpm
- Torque líquido máximo 17,7 kgfm (G) / 18,4 (A) - 2.250 rpm
FREIOS
- Dianteiros Disco ventilado
- Traseiros Disco
PRINCIPAIS DIMENSÕES
- Comprimento 4.204 mm
- Distância entre eixos 2.515 mm
- Largura 2.014 mm
Altura 1.457 mm
PESOS
- Em ordem de marcha 1.288 kg
- Carga útil máxima 501 kg
COMPARTIMENTO DE CARGA
- Compartimento de carga 330 l
DIREÇÃO
- Direção Hidráulica
TRANSMISSÃO
- Transmissão Tiptronic de 6 velocidades
RODAS E PNEUS
- Rodas 6,5J x 16
- Pneus 205/55 R16
RESERVATÓRIO DE COMBUSTÍVEL
- Reservatório de combustível 55 litros