A Honda do Brasil lançou oficialmente o Honda Civic 2012, 9ª geração do sedan médio japonês, a terceira a ser produzida no Brasil, entretanto o carro só estará disponível para venda em janeiro de 2012.
Novo Honda Civic 2012 chega em três versões - LXS, LXL e EXS, com preços que devem variar R$ 67.500 reais (LXS MT) a R$ 87.700 (EXS), se a estimativa dos executivos da Honda de que o preço não deve variar mais que 1% em relação aos preços atuais se provar acurada. Veja nosso artigo sobre os preços oficiais : Novo Honda Civic 2012 tem preços entre R$ 69.700 e R$ 85.900.
A novidade do Novo Honda Civic 2012 é uma central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interface para customização do veículo, sendo que seus comandos estão localizados de forma a serem acessados pelo motorista facilmente.
A novidade do Novo Honda Civic 2012 é uma central inteligente (i-MID), que exibe em uma tela de LCD colorida de 5 polegadas diversas informações e opera como interface para customização do veículo, sendo que seus comandos estão localizados de forma a serem acessados pelo motorista facilmente.
Outra inovação do Novo Civic 2012 é a tecla ECON que torna o carro mais econômico. Além disso, o Honda Civic EXS 2012 vem equipado com um sistema de navegação via satélite que pode ser acessado em uma tela touch screen de 6,5 polegadas do sistema multimídia (EXS).
Outra novidade é o sistema MA-EPS (Motion Adaptative Electronic Power Steering), também de série na versão EXS, e que atua em conjunto com o VSA (Sistema de Assistência à Estabilidade) para aperfeiçoar a estabilidade do carro em curvas.
O Honda Civic EXS conta com conectividade Bluetooth que permite ao motorista atender e realizar chamadas com as mãos no volante.
O estilo do Honda Civic 2012 não traz nenhuma revolução. Trata-se de uma evolução em relação ao modelo anterior, mas que incorpora o aguardado teto solar e side airbags na versão EXS.
Outros equipamentos tecnológicos são a câmera de ré e o ar-condicionado automático digital agora está presente em todas as versões.
Outros equipamentos tecnológicos são a câmera de ré e o ar-condicionado automático digital agora está presente em todas as versões.
O capô do Honda Civic 2012 ficou maior e ganhou vincos fortes. A grade cromada projetada para frente, mais espessa e com vincos acentuados.
Na lateral vemos um teto na forma de arco, que se junta com o para-brisa inclinado e com a traseira alta.
Na lateral vemos um teto na forma de arco, que se junta com o para-brisa inclinado e com a traseira alta.
O para-choque dianteiro possui um novo desenho com a parte inferior projetada à frente, e grandes tomadas de ar possuem grades do tipo colmeia.
Na parte traseira o para-choque envolvente. Os faróis agora são mais finos e com projetores do tipo canhão. As versões LXL e EXS têm a função de acendimento automático, que, quando o seletor estiver na posição AUTO, os aciona assim que o sensor crepuscular, localizado na parte superior do painel, detecta ausência de luminosidade suficiente para uma condução segura.
As rodas de 16 polegadas têm desenhos diferenciados nas versões. LXS e LXL vêm com rodas pintadas em prata, enquanto a EXS tem acabamento diamantado.
O teto solar é encontrado na versão EXS, com acionamento elétrico feito por um botão junto à iluminação dianteira. A abertura e o fechamento do teto-solar podem ser feitos à distância por meio do controle remoto na chave. Assim como as janelas, o teto-solar possui a função de anti-esmagamento.
Dimensões
O Honda Civic 2012 está maior: comprimento passou de 4.489mm para 4.525mm e o tanque de combustível pulou de 50 para 57 litros.
Equipamentos:
- i-MID (intelligent Multi-Information Display): tela LCD colorida de 5 polegadas que exibe diversas informações e opera como interface para customização do veículo. Seus comandos estão localizados no volante, mas a central também exibe informações gerais do veículo, como sistema de áudio, computador de bordo, áudio, imagem da câmera de ré e sistema de navegação (EXS).
- Computador de bordo no i-MID: o condutor tem acesso aos hodômetros total e parciais A e B; temperatura externa do lado esquerdo da parte inferior; relógio do lado direito da parte inferior; consumo médio de combustível com duas possíveis leituras, A e B, apresentadas no mesmo campo, e autonomia, que é apresentada em alcance. O computador de bordo também conta com o medidor do consumo instantâneo, que pode ser visto no lado direito do painel de instrumentos superior.
- Sistema de áudio no i-MID : as seguintes funções do sistema de áudio são apresentadas por meio do i-MID: rádio, CD ou USB; frequência da estação de rádio sintonizada; nome da rádio, música, imagem do álbum e número da faixa, entre outros detalhes.
- Customização de funções no i-MID: Diversas customizações ou personalizações do veículo são possíveis por meio da central i-MID. É possível configurar o papel de parede (fundo de tela) inserindo uma foto pessoal, a tela de boas vindas, o idioma, o temporizador da luz interna, o desligamento do farol, e o travamento das portas. Os controles do lado esquerdo do volante permitem a navegação pelas funções e a escolha dentre as opções. A navegação é simples e intuitiva. Clique em Menu para começar. Escolha a função que deseja configurar por meio das setas (direita, esquerda, para cima e para baixo) e, quando encontrar, clique no botão do meio (Source). Uma foto ou imagem pode ser inserida na central. Basta conectar um PEN DRIVE com fotos na entrada USB.
- Mensagens de alerta no i-MID: Como regra geral todas as mensagens de alerta têm prioridade de exibição e são mostradas imediatamente no instante da ocorrência. No entanto, uma vez exibida, o condutor pode alternar as telas normalmente sem que o aviso seja perdido. O i-MID é também capaz de emitir alerta toda vez que existir uma falha nos sistemas.
Função Econ
O Honda Civic 2012 vem equipado com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção - ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático.
Vale ressaltar que o Honda Civic preserva sua agilidade para quem aprecia uma condução mais esportiva. Basta desativar a função ECON. Além de oferecer uma condução bastante econômica, ele não representa perda de potência, mas sim o comportamento do veículo mais linear.
- Controle eletrônico da injeção de combustível: quando o condutor solicita o máximo de desempenho através do pedal do acelerador (pisa fundo), o : sistema, que tem acelerador eletrônico, atende imediatamente. Com a função ECON ativada, há um controle na abertura da borboleta de aceleração e consequentemente na resposta à solicitação, tornando o veículo mais econômico. O veículo vai atingir a velocidade desejada, porém em um tempo um pouco maior.
- Ar condicionado: Em ajuste automático, o sistema de ar condicionado muda a proporção de ar externo e recirculado de acordo com a situação. Quando a função ECON está ativada, 70% do ar vem da recirculação para reduzir a carga do sistema. A função ECON também reduz a velocidade do ventilador, diminuindo a demanda elétrica.
- Cruise control (piloto automático): a função ECON interfere no funcionamento do piloto automático, limitando a aceleração para atingir a velocidade programada no caso de retomada de velocidade, assim o veículo chega à velocidade desejada de forma mais suave. Esta limitação da aceleração visa economizar combustível e pode causar variações da velocidade em aclives.
Painel de Instrumentos
Para auxiliar o motorista a economizar durante a condução, um medidor de consumo instantâneo de combustível foi adicionado ao lado direito do velocímetro. E para auxiliar ainda mais o motorista a visualizar a eficiência no consumo de combustível foram criadas barras laterais ao velocímetro digital, que alteram suas cores à medida que o veículo é conduzido. A coloração varia do azul intenso, passando por uma tonalidade turquesa, até ficar verde, que indica a condução mais econômica.
Navegador (GPS) – versão EXS
A nova geração do Honda Civic vem equipada com Navegador ou GPS (Global Position System) com tela de 6,5 polegadas, totalmente colorida e com sistema do tipo touch screen (tela sensível ao toque dos dedos).
Muito simples de ser operado, seus comandos são feitos diretamente na tela touch screen, algo inédito em modelos de sua categoria. Além da facilidade para inserir dados, o GPS do Civic 2012 está integrado com sistemas que indicam o volume de tráfego em algumas capitais. Assim, o motorista tem a informação em tempo real para tomar decisões de mudança de rota e caminhos alternativos. Enquanto o mercado começa a adotar o GPS como parte do painel, a Honda incorpora a partir deste lançamento um sistema totalmente integrado, utilizando duas telas de LCD.
É muito fácil inserir os dados de endereço de destino no GPS do Civic. A tela sensível ao toque ainda apresenta dois formatos de teclado, um no padrão de computador (QWERTY) e outro alfabético sequencial. Ao iniciar a digitação, o sistema já oferece possíveis nomes de ruas para escolha e para facilitar para o usuário.
Portanto, na versão EXS, para evitar que o motorista desvie seu foco durante a condução, o sistema interage com o i-MID que disponibiliza a função curva-a-curva, orientando visualmente e, se assim o motorista quiser, por voz pelo sistema de áudio. Desta forma a utilização do Navegador se torna mais segura, pois não é preciso olhar para a tela do mesmo. As orientações por voz são transmitidas pelos alto falantes dianteiros. O sistema de áudio poderá ao mesmo tempo ter música sendo reproduzida pelos alto falantes traseiros.
Sistema HFT (Hands Free Telephone) / Bluetooth
O Civic EXS conta com conexão Bluetooth que permite atender e realizar chamadas da forma mais segura, sem a necessidade do manuseio do celular ou mesmo tirar as mãos do volante. Além das funções de discagem e atendimento, existe também a função comando de voz para fazer ligações. O sistema permite configurar até seis aparelhos celulares. No entanto, somente um pode ser utilizado por vez.
Após a configuração do aparelho de telefone celular junto à tecnologia Bluetooth, toda a operação pode ser feita na tela da central multimídia ou por meio dos botões no volante de direção. Assim que conectado, o sistema faz a leitura da agenda contida na memória interna do aparelho celular automaticamente, indicando o tempo de bateria do celular em uso e a intensidade do sinal, além de todo o histórico de chamadas. A conexão Bluetooth do Civic também permite reproduzir músicas, tanto do aparelho celular como de outros aparelhos com a mesma tecnologia.
Câmera de ré
A câmera de ré localizada na tampa do porta-malas é de série em todas as versões do Honda Civic e oferece maior conveniência e segurança ao motorista, permitindo pela ampla visualização da parte traseira do veículo saber a proximidade do obstáculo. No visor, o motorista ainda conta com o auxílio de linhas de referência para a melhor percepção das distâncias em manobras. Nas versões LXS e LXL, a imagem aparece no i-MID, assim que a marcha à ré é engatada. Na versão EXS, a visualização ocorre na tela da central multimídia.
Interior
O painel continua com a disposição em dois andares, que na parte superior do painel de instrumentos traz o velocímetro, o medidor de nível de combustível e o do consumo instantâneo. No mesmo plano, à direita, como parte do conjunto, encontram-se o i-MID (intelligent multi information display) e o alerta do airbag do passageiro (alerta para a presença de criança ou pessoa sentada incorretamente).
Mais abaixo temos o conta-giros analógico, o indicador da marchas (AT), e demais alertas de funcionamento. Também foram incorporados neste painel os botões de ajuste do relógio e da intensidade de luz (do painel).
Na área central, encontram-se o painel digital para o controle do ar-condicionado digital e a central multimídia. A central multimídia é integrada ao painel, e os grafismos dos comandos são iluminados por LEDs. Nas versões LXS e LXL, o i-MID é a interface desse sistema. Na versão EXS, o módulo de controle conta com a própria tela touch screen (sensível ao toque dos dedos).
O porta-malas do Civic 2012 agora tem 449 litros - 109 litros a mais que a geração anterior. O acesso ao compartimento é facilitado pela abertura pelo botão na chave em todas as versões ou pela alavanca no interior do veículo.
Há ainda a possibilidade do rebatimento total ou parcial do encosto do banco traseiro bipartido, por meio de puxadores internos no porta-malas, para aumentar a capacidade de transportar objetos maiores.
O estepe do Civic 2012 é do tipo “pneu temporário” com dimensão bem menor: T135/80/D15, ocupando menos espaço, porém exigindo reparo do pneu imediato.
O interior do Civic LXS 2012 é revestido em tecido. Couro cinza foi integrado à versão LXL, além da EXS.
Todos as versões contam com vidros elétricos “one-touch”, sistema em que é necessário dar apenas um toque para que a janela desça ou suba até o fim do curso, com o sistema de anti-esmagamento. O travamento interno da porta também foi modificado para esta nova geração com a proposta de facilitar a abertura em ‘situações de pânico’. O novo sistema permite a abertura direta das portas dianteiras com um único movimento, mesmo que a porta esteja travada.
O sistema de som conta com potência sonora de 160W (não foi informado o critério) e quatro alto falantes. Na versão EXS há 2 twiters nas colunas dianteiras.
O CD player lê músicas gravadas nos formatos CDA, MP3 e WMA. Fazem parte do sistema as entradas auxiliares P2 e USB com cabo para conexão de aparelhos pessoais localizadas no interior do porta-objetos do console central. A visualização de todas as informações é feita pelo display digital unificado i-MID, e pode ser controlado por botões no lado esquerdo do volante, que permitem ajustar o volume, mudar estações de rádio e selecionar a fonte de som.
Motor i-VTEC.
A versão 2012 usa o motor i-VTEC 1.8l SOHC Flex com 140 cv a 6.500 rpm, na utilização de álcool, e 139 cv também a 6.500 rpm, quando for apenas gasolina. Seu torque é 17,5 kgf.m a 4.500 rpm (gasolina) ou 17,7 kgf.m a 4.500 rpm (álcool).
As versões LXL e EXS contam com paddle-shift, que permite troca de marchas por meio de alavancas posicionadas atrás do volante.
O Honda Civic conta com a suspensão dianteira McPherson e traseira do tipo Multi-link e a direção tem assistência elétrica.
O Honda Civic 2012 tem três anos de garantia e está disponível nas seguintes cores: cinza iridium metálico, branco tafetá, cinza paladium metálico, dourado poente metálico, prata global metálico e preto cristal perolizado.
Especificações de todas as versões e preços:
Ficha Técnica |
LXS
|
LXL
|
EXS
|
Motor em alumínio |
1.8 16V SOHC i-VTEC
Flex |
1.8 16V SOHC i-VTEC Flex
|
1.8 16V SOHC i-VTEC
Flex |
Potência (cv / rpm) - Gasolina / Etanol |
139/ 6.500 - 140/ 6.500
|
139/ 6.500 - 140/ 6.500
|
139/ 6.500 - 140/ 6.500
|
Torque (Kgf.m / rpm) - Gasolina / Etanol |
17,5 / 4.600 - 17,7 / 5.000
|
17,5 / 4.600 - 17,7 / 5.000
|
17,5 / 4.600 - 17,7 / 5.000
|
Transmissão manual de 5 velocidades |
o
|
o
|
o
|
Transmissão automática de 5 velocidades com Shift Hold Control |
o
|
+ troca de marchas no volante
|
+ troca de marchas no volante
|
Pneus |
205 / 55 R16
|
205 / 55 R16
|
205 / 55 R16
|
Rodas de liga leve (pol) |
16 x 6,5' J
|
16 x 6,5' J
|
16 x 6,5' J
|
Direção com assistência elétrica progressiva - EPS |
o
|
o
|
o
|
Suspensão dianteira |
McPherson
|
McPherson
|
McPherson
|
Suspensão traseira |
Multi-link
|
Multi-link
|
Multi-link
|
Dimensões |
LXS
|
LXL
|
EXS
|
Distância entre eixos (mm) |
2.668
|
2.668
|
2.668
|
Comprimento (mm) |
4.525
|
4.525
|
4.525
|
Altura (mm) |
1.450
|
1.450
|
1.450
|
Largura (mm) |
1.755
|
1.755
|
1.755
|
Peso - Transmissão manual/automática (Kg) |
1.690/1.690
|
1.690/1.690
|
1.690
|
Capacidade do tanque de gasolina (L) |
57
|
57
|
57
|
Volume do porta-malas (L) |
449
|
449
|
449
|
Exterior |
LXS
|
LXL
|
EXS
|
Câmera de marcha a ré com indicação de distância |
no i-MID
|
no i-MID
|
no Navegador
|
Farol com iluminação halógena e lente semi-helíptica (tipo canhão) |
o
|
o
|
o
|
Grade dianteira cromada |
o
|
c/ detalhe em "black piano"
|
c/ detalhe em "black piano"
|
Lanternas traseiras com extensores na tampa do porta-malas |
o
|
o
|
o
|
Retrovisores elétricos na cor do veículo | o |
c/ luzes indicadoras de direção
|
c/ luzes indicadoras de direção
|
Teto solar com função 1 toque e antiesmagamento |
x
|
o
|
o
|
Interior |
LXS
|
LXL
|
EXS
|
Acendimento automático dos faróis baixos - sensor crepuscular |
x
|
o
|
o
|
Ar-condicionado automático e digital |
o
|
o
|
o
|
Assoalho traseiro plano |
o
|
o
|
o
|
Central de informações i-MID (Intelligent Multi-Information Display) LCD de 5" com controle no volante |
o
|
o
|
o
|
Controle de áudio e velocidade de cruzeiro (Cruise Control) no volante com teclas iluminadas |
o
|
o
|
o
|
Função ECON com "Eco Assist" (indicador iluminado de controle de consumo de combustível) |
o
|
o
|
o
|
Painel "Multiplex" com ajustes de luminosidade |
o
|
o
|
o
|
Revestimento dos bancos e forração das portas |
veludo
|
couro*
|
couro*
|
Sistema de áudio AM/FM com CD Player CDA/MP3/WMA com 4 alto-falantes |
o
|
o
|
+ 2 tweeters
|
Sistema Multimídia e Navegador (GPS) touch screen integrado ao painel |
x
|
x
|
o
|
Tecnologia Bluetooth HFT (Hands Free Telephone) para ligações e reprodução de músicas com ajuste no volante |
x
|
x
|
o
|
Tomada auxiliar P2 e conexão USB para MP3 Players, Pen Drive e i-Pod/iPhone/iPad |
o
|
o
|
o
|
Vidros elétricos com função 1 toque para abertura/fechamento automático e sistema antiesmagamento |
o
|
o
|
o
|
Segurança |
LXS
|
LXL
|
EXS
|
Airbag para motorista e passageiro |
frontal
|
frontal
|
frontal + lateral
|
Controle de tração e estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist - Assistência de Estabilidade ao Veículo) com tecla OFF |
x
|
x
|
o
|
Estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Comtibility Engineering - Engenharia de Compatibilidade Avançada) |
o
|
o
|
o
|
Freio de discos nas quatros rodas com ABS e EBD |
o
|
o
|
o
|
Sistema de assistência à estabilidade da direção elétrica - MA-EPS (Motion Assistent-Eletric Power Steering) |
x
|
x
|
o
|
Sistema de assistência de frenagem de urgência BA (Brake Assistent) |
x
|
x
|
o
|
Preço |
LXS
|
LXL
|
EXS
|
MT |
R$ 69.700,00
|
R$ 72.700,00
| |
AT |
R$ 72.900,00
|
R$ 75.900,00
|
R$ 85.900,00
|
Cores |
- Branco Taffetá Sólido, |
- Cinza Paladium Metálico, |
- Dourado Poente Metálico, |
- Grafite Magnesium Metálico, |
- Prata Global Metálico, |
- Preto Cristal Perolizado, |
- Cinza Iridium Metálico. |