O Fiat Palio EDX 1997 1.0 é uma das primeiras versões da vitoriosa família de carros compactos da FIAT, a qual foi lançada no mercado brasileiro em 1996 com o objetivo de impor concorrência ao VW Gol. 

Fiat Palio EDX 1997

Hoje, um automóvel como esse, equipado com "luxos" como ar-condicionado e trio-elétrico, além de itens de segurança com duplo airbag, pode ser encontrado no mercado de usados por preços inferiores a R$13.000 reais.

Fiat Palio EDX 1997 - traseira

Em termos estruturais, o Fiat Palio EDX 1997 1.0 pouco difere do Palio 2010 atual, tendo em vista que a estrutura do carro permaneceu inalterada nesses 13 anos, com atualizações apenas estéticas na frente, traseira e interior.

Fiat Palio EDX 1997 - lateral traseira

Como o objetivo da FIAT com o Palio foi disputar o mercado de um best-seller como o Gol, ela precisou oferecer benefícios, como um acabamento de qualidade superior, revestimento em tecidos agradáveis ao toque, painel com boa ergonomia e contendo conjunto de instrumentos que contempla hodômetro parcial e marcador de temperatura.

Fiat Palio EDX 1997 interior painel

Entre os equipamentos encontrados ainda consta: vidros verdes, espelho retrovisor do lado direito, espelho de cortesia no pára-sol do passageiro, comando interno de abertura do porta-malas e cintos de segurança com regulagem de altura.

Fiat Palio EDX 1997

Em termos de opcionais há ar-condicionado, duplo air-bag, rodas de liga leve e rádio com CD Player.

Posição de dirigir

O motorista do Fiat Palio EDX 1997 1.0 não encontra dificuldades para estabelecer a melhor posição de dirigir, em função dos ajustes permitidos pelo banco, que opera um ajuste simultâneo de altura e distância: quanto mais perto fica dos pedais, mais alto fica o banco, o que permite uma boa posição de dirigir mesmo para pessoas com baixa estatura.

Fiat Palio EDX 1997 interior

Os comandos do painel ficam todos à mão, não sendo necessário desviar a atenção da via para operá-los, o que favorece tanto a segurança quanto o conforto.

Fiat Palio EDX 1997 - painel de instrumentos

Motor, consumo e desempenho

O motor do Fiat Palio EDX 1997 1.0 é um quatro cilindros de 994 cc, alimentado exclusivamente a gasolina, e com 8 válvulas, e injeção eletrônica.

Fiat Palio EDX 1997 1.0 - consumo e detalhes - interior

A potência é de 61 cv a 6.000RPM, o que permite uma aceleração de 0 a 100KM/h em 16,3 s e uma velocidade máxima de 152 km/h.

Fiat Palio EDX 1997 - motor 1.0 MPI

O Fiat Palio EDX 1997 1.0 é um carro muito econômico. O consumo de combustível situa-se em 12,8 KM/L de gasolina em trânsito urbano, e chega a 17KM/L em percurso rodoviário (estrada).

Câmbio

O Fiat Palio EDX 1997 1.0 dispõe de uma caixa de câmbio manual de 5 velocidades que mostra-se perfeitamente integrada no conjunto motriz, pelo excelente escalonamento das marchas - favorecendo o desempenho e a economia de combustível, mas que também oferece trocas limpas e precisas de marchas, aumentando o prazer de dirigir.

Fiat Palio EDX 1997 - foto lateral

Segurança

O Fiat Palio EDX 1997 1.0 oferece um excelente conjunto de equipamentos de segurança, em que se destaca o duplo air-bag dianteiro (para motorista e passageiro), mas conta também com cabine reforçada com barras de proteção contra impactos laterais, além de a carroceria ter sido projetada com zonas de deformação programadas, para amenizar os impactos frontais de forma a reduzir os riscos e as consequencias em caso de colisão.

Fiat Palio EDX 1997 - frente

Conclusão

O Fiat Palio EDX 1997 1.0 é um carro bonito com suas linhas arredondadas, relativamente atualizado em termos tecnológicos e de segurança (por dispor de duplo air-bag) e com um ótimo conjunto de equipamentos de conforto (ar-condicionado e trio elétrico), o que o torna uma excelente opção para quem não pretende (ou não pode) dispor de mais de R$13.000 para adquirir um automóvel, mas nem por isso quer abdicar de conforto.



Ficha técnica - Fiat Palio EDX 1997 1.0

Motor
  • tipo: quatro cilindros, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 2 válvulas por cilindro
  • cilindrada: 994 cc
  • potência: 61cv a 6100RPM
Suspensão
  • Dianteira: independente, tipo McPherson, com braços oscilantes inferiores.
  • Traseira: independente, com braços longitudinais interligados por barra de torção e estabilizadora
  • Amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
Freios
  • Dianteiros: Disco
  • Traseiros: Tambor
Rodas
  • liga-leve, 5J x 14 pol
  • Pneus: 165/70 R 14
Capacidades e peso
  • Tanque de combustível: 48L
  • Porta malas: 210L
  • Peso: 910kg
Fiat Palio 1997 16V
Fiat Palio 16V 1997
Fiat Palio 16V 1997
Fiat Palio 16V 1997
Fiat Palio 16V 1997
Postagem Anterior Próxima Postagem