A revista Quatro Rodas deste mês de agosto de 2010 informa que a Volkswagen do Brasil cancelou a produção do Golf MK.6 (sexta geração) no Brasil. O modelo brasileiro, que é derivado da quarta geração do hatch alemão, porém, receberá uma reformulação parcial em 2012.

Volkswagen Golf MK.6 - sexta geração
Volkswagen Golf MK.6 (sexta geração) vendido na Europa

A decisão da VW Brasil pode estar fundamentada em um aspecto importante: preço. O Golf Geração VI europeu é um carro baseado na plataforma PQ35, a qual tem um custo de produção elevado, em função de sua sofisticação construtiva. Não é segredo para ninguém que o Golf alemão e o Audi A3 compartilham a mesma plataforma, o que dá a idéia da qualidade desse conjunto.


Volkswagen Golf MK.VI - 6ª geração alemão

Ocorre que a renda média de um cidadão alemão ou americano é de cinco a seis vezes superior à do brasileiro. Assim, produzir um carro caro como o Golf de sexta geração no Brasil provavelmente mostrou-se inviável do ponto de vista econômico.

Novo Golf geração 4,5B 2012 brasileiro
Projeção do Golf brasileiro com a reformulação prevista para 2012

Isso acontece pois as empresas precisam investir muito dinheiro para iniciar a produção de um carro, sendo que esses recursos precisam retornar para a empresa ao longo do período de venda do veículo. O  Golf MK.6 já é um carro relativamente caro, e ficaria ainda mais caro com os custos relativos à fabricação no Brasil, o que provavelmente o colocaria em uma faixa de preço inadequada para o seu segmento no Brasil.

Novo Golf brasileiro 2012
Outra projeção para o estilo do Golf 2012 brasileiro

Sendo assim, a VW do Brasil pode ter optado por repetir a vitoriosa estratégia adotada no Golf brasileiro, o qual, ao invés de receber a plataforma do Golf V alemão, foi reestilizado e o resultado foi excelente em termos de estilo e de mercado, tendo em vista que o carro passou a vender bem mais, além de ter ficado muito bonito e harmonioso.

Golf GTI Geração 4,5 brasileiro
Golf brasileiro (geração 4,5)

O fato é que os atuais proprietários de Golf podem comemorar essa decisão da VW, tendo em vista que a manutenção do modelo atual (geração 4,5) em produção - mesmo com um face-lift - significa que os atuais irão desvalorizar bem menos.

4 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. "O fato é que os atuais proprietários de Golf podem comemorar essa decisão da VW, tendo em vista que a manutenção do modelo atual (geração 4,5) em produção - mesmo com um face-lift - significa que os atuais irão desvalorizar bem menos."

    Pohh o consumidor brasileiro tem é que chorar reporter...falo isso como agora ex dono de um golf 2009/10.

    Putz que atraso.

    ResponderExcluir
  2. bota atraso nisso...eita meu Brasil

    ResponderExcluir
  3. Eu quero saber do golf r e o sciricco r vai vir ao Brasil ou não?
    Aff essa lateral já não aguento mais ver muda isso.
    Só espero que reapareça a versão GTI MAIS APIMENTADA E SEM ESSES MALDITOS LIMITADORES DE VELOCIDADE!!!
    Sou apaixonado por golf gti tenho ótimas lembranças como deixar muitos comendo poeira.
    Não esqueçam da versão R pelo amor de Deus!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha! Posso te responder isso já. O Golf VII versão 1.4 TSI está sendo vendido na Europa por 25.710 euros (R$ 50.316,00) se vc. multiplicar pelo que custaria a versão mais básica do GOLF VII o preço do Golf VII de entrada seria de R$ 139.500,00 aqui no Brasil (sempre multiplique o preço do carro na EUROPA por 2,4 na região norte, e na região sul por 2,7 e vc. terá o preço do carro Golf VII no Brasil). Aqui no BRASIL GOLF VI, OU VII pode esquecer amigo. O SIROCO não vem pra cá também. O que pode acontecer nos próximos anos a gente passar a ter os mesmos motores que a INDIA, isso já seria uma tremenda evolução. Isso mesmo! Até a India está mais bem servida que a gente (terceiro maior mercado de automóveis no mundo).

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem