Car.blog.br

Pesquisar este blog

Vítima do Up! TSI, HB20 Turbo sairá de linha, diz revista

Categorias: , , 76 Comentários

O Hyundai HB20 Turbo pode ser retirado de linha em função de baixas vendas e inferioridade em relação ao Up! TSI. A decisão já teria sido definida pela empresa, mesmo com a inclusão da versão no line-up! da linha 2018.

Vítima do  Up! TSI, HB20 Turbo sairá de linha, diz revista

O Hyundai HB2O Turbo foi lançado depois do Up! TSI, mas seu motor não apresenta o mesmo refinamento tecnológico do VW. Enquanto o propulsor alemão conta com injeção direta e comandos variáveis de válvulas, o do HB20 é bem mais simples.

Hyundai HB20 Turbo

O resultado é que, enquanto o Up! TSI brilha em desempenho com baixo consumo, o Hyundai HB20 Turbo oferece desempenho inferior ao HB20 1.6 e consumo superior. Segundo testes da Revista Quatro Rodas, o Hb20 Turbo é 0,9 segundos mais lento na aceleração de 0 a 100 km/h, e mesmo assim consome 12% mais em cidade, e 25% mais em estrada que o 1.6 aspirado.



Em relação ao Up! TSI, o HB20 Turbo também fica atrás, sendo 0,5 segundos mais lento, 45% mais gastão em cidade, e 25% mais voraz com combustível em cidade, algo que já tínhamos apontado no lançamento (veja aqui).


Ou seja, o Hyundai HB20 Turbo não oferece vantagens em termos de eficiência nem em relação ao seu irmão 1.6 aspirado, e tampouco em relação ao Up! TSI.

Hyundai HB20 Turbo

Essa baixa eficiência do propulsor do HB20 se refletiu nas vendas - abaixo do esperado pela Hyundai, com a versão Turbo respondendo por 2,7% do mix de vendas, e com sua participação caindo ainda mais em 2017.

Volkswagen Up! TSI x hyundai Hb20 Turbo

Dessa forma, com vendas tão baixas, não faz sentido manter o modelo em produção, de modo que ele poderia a sair de linha em um futuro próximo.

Fonte: Quatro Rodas

76 comentários:

  1. Mesmo assim, no geral, é o segundo carro mais vendido no país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o Up! TSI vende muito mais que o HB20 Turbo.
      A Concorrência é entre Up! TSI x HB20 Turbo, e aí o Up! TSI vende muito mais.

      Excluir
    2. Quanto a isso, não há dúvidas!

      Excluir
    3. Ah meu Deus, só faltava essa agora. O cara arranja cada pretexto só para tentar posicionar o carro da marca favorita dele como líder de alguma coisa.


      Excluir
    4. O Up! hoje vende mais de 70% do Up TSI, então fazendo as contas?

      Vendas do Up! TSI em 2017 -> 19.167 * 0,7 = 14.400 unidades.
      Vendas do Hb20 Turbo em 2017 -> 1.400 unidades unidades

      Ou seja, o Up! TSI vende 10 vezes mais que o HB20 Turbo.

      Excluir
    5. Adoro o Up TSi e sua performance (consumo, desempenho, segurança), mas bruta o ridículo seus preços encostando na casa dos R$ 60 mil. Defenda o que for, mas você não rasga dinheiro, não é???? Por mais R$ 10 mil, ou 1/6 do valor, é possível acessar carros com performance semelhante e muito mais confortável e AUT

      Excluir
    6. Vc deve ser vendedor tive um hb20 1.6 plus pra nunca mais o carro ruim

      Excluir
    7. Você é acionista da VW pra ficar tão molhadinha discutindo vendas?

      Excluir
  2. Vítima das baixas vendas. Brasileiro médio não entende motores turbos. Acha que é coisa de boy que estraga motor que tem manutenção mais cara. E isso vai demorar pra mudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado. O Up! é extramente bem sucedido na versão turbo. Hoje o TSI responde por mais de 80% das vendas do Up!.
      A questão no HB20 é que o motor dele é ridículo mesmo.
      Como pode me colocar um motor 1.0 turbo que anda menos e bebe bem mais que um 1.0 aspirado? Piada.

      Excluir
    2. Onde conseguimos esse dado de vendas de cada versão?

      Excluir
    3. Qual 1.0 aspirado anda mais que o HB20 Turbo? O Ka é o 1.0 mais rápido e não anda junto com o HB20 1.0 Turbo, principalmente em retomadas e subidas.

      Excluir
    4. Então diz aí o entendido quantos hb20 turbo foram vendidos se foi 20% do total de vendas já foram vendidos mais hb20 turbo do que up tsi

      Excluir
    5. A própria reportagem da 4 Rodas diz que são 2,7% dos Hb20:

      http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/hyundai-deve-tirar-hb20-turbo-de-linha/

      Segundo dados da consultoria Jato, o 1.0 Turbo representa apenas 2,7% das vendas do modelo (hatch e sedã) de julho de 2016 até maio deste ano.

      Logo,
      Vendas do Up! TSI em 2017 -> 19.167 * 0,7 = 14.400 unidades.
      Vendas do Hb20 Turbo em 2017 -> 1.400 unidades unidades

      Ou seja, o Up! TSI vende 10 vezes mais que o HB20 Turbo.

      Excluir
    6. Realmente o brasileiro ainda tem um pé atrás em relação a motores turbos, mas o que tornou as vendas do HB20 turbo pífia em relação ao UP! TSI foi a "gambiarra" que a Hyundai fez em colocar turbo em um motor qualquer e não desenvolve-lo (pelo menos o cabeçote) para ser turbo. Com isso o HB20 não ofereceu aquilo que um comprador de carro 1.0 turbo quer que é baixo consumo e alto desempenho.

      Excluir
    7. Então Carlos você acabou de provar o pq que a Hyundai está querendo tirar o hb20 turbo. Se ele vende só isso não compensa ser fabricado e logo não tem relação nenhuma com o up. E hb20 e up não são da mesma categoria. Daqui a pouco vai comparar a saveiro com onix? Ou um classe e com audi tt ??? Nao fsz sentido comparar carros de categorias diferentes mesmo com preços próximos

      Excluir
    8. O carro já nao é bom e o motor pior ainda. Vai sair de linha. Motor turbo moderno nao é só colocar uma turbina. Tem muita engenharia por trás como destaca o Blog.

      Excluir
    9. Infelizmente a matemática é exata! Mais potência x menor cilindrada = Maior desgaste! Vc verá que não existe e não existirá nenhum Gol, Parati, Up, Golf, Jetta, Punto, Linea, Bravo, Marea, Tempra, Uno, Fiesta, Fusion, Volvos, Audis, Mercedes, BMW de baixa cilindrada com turbo que consiga passar dos 200mil kms sem abrir o motor. O principal matador de motores turbos no Brasil se chama MIJOLINA, a causadora de borras, entupimento de galerias, carbonização de pistões e etc. Turbo trabalha mais quente, queira ou não é a verdade e não tem inter nem water cooler que faça mágica! Turbo= Calor e no Brasil nunca vai durar! Salvo aqueles que os proprietários usam como veículo normalmente, sem pé no lastro, sem a turbina encher, no modo vovó de 80 anos! Se der pé todo dia não chega a 200 mil kms sem quebrar. Pode trocar de óleo e fazer toda manutenção preventiva em metade do tempo estipulado pela fábrica que mesmo assim o desgaste vai ser grande e vai ter que abrir o motor! Melhor andar de 2.0 8V aspirado pro resto da vida, pois é o motor mais durável em custo x benefício do Brasil.

      Excluir
    10. nfelizmente a matemática é exata! Mais potência x menor cilindrada = Maior desgaste! Vc verá que não existe e não existirá nenhum Gol, Parati, Up, Golf, Jetta, Punto, Linea, Bravo, Marea, Tempra, Uno, Fiesta, Fusion, Volvos, Audis, Mercedes, BMW de baixa cilindrada com turbo que consiga passar dos 200mil kms sem abrir o motor.

      Como tem orelha falando bobagem aqui sobre motores turbo. Só besteira.
      Escreve um monte de besteira sem fundamento algum. Pior, se pensasse 5 minutos não escreveria tanta bobagem.

      Primeiro, há milhares de Golf TSI, Jetta TSI e Tiguan TSi no Braisl com mais de 300.000 km rodados sem quaquer problema. Basta ir em qualquer concessionária VW para constatar.
      O Tiguan tem motor turbo TSI desde 2008.

      Mas a principal questão mostra o tamanho da bobagem que vc está falando é que a VW dá garantia TOTAL SEM LIMITE DE QUILOMETRAGEM para TODOS OS SEUS CARROS, inclusive os com motores TURBO, incluindo aí o Up!, o Golf, o Jetta.

      http://www.vw.com.br/pt/servicos/garantia_de_3_anos.html

      A VW só faz isso pois sabe que seus motores TSI duram mais que os próprios carros. Do contrário, ela estaria dando um tiro no pé, ao dar garantia com quilometragem ilimitada, já que, se os motores não durassem, ela teria que fazer o serviço grátis na garantia, e teria muito prejuízo.

      Ou seja, a VW teria que ter um monte de idiota no depto de engenharia para fazer isso, certo? Seria uma estratégia para perder milhões de dólares.

      Mas, ao contrário, ela dá a garantia sem limite de quilometragem aos seus motores turbo. E não perde nada com isso, já que os mootres TSI duram muito mais até que os convencionais, já que foram testados muito no Brasil. Aliás, a VW é a ÚNICA montadora que produz no Brasil três motores turbo flex: o 1.4 TSI Flex, o 1.0 TSI flex do up! e o 1.0 TSI Flex do Golf.

      E todos tem garantia sem limite de quilometragem. Portanto, o sujeito que fala que um motor desse não dura só fala besteira, é um orelha, e não sabe o que fala. Simples assim.

      Excluir
  3. Vítima dele mesmo, isso sim. Se esse motor fosse realmente eficiente, as críticas a respeito dele seriam poucas. Basta ver a diferença de tratamento dado ao TSi, não vejo um review a respeito que não seja pra elogiar, situação diferente do Hyundai...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não foi vítima dele mesmo, foi vítima do Up! TSi, como aponta a reportagem da 4 Rodas, veja:

      http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/hyundai-deve-tirar-hb20-turbo-de-linha/

      HB20 turbo não resistiu à concorrência do Up! TSi. Motorização 1.0 e 1.6 aspirada segue sem alterações (Arquivo/Quatro Rodas)

      “Já sabíamos que a Volkswagen viria com um motor 1.0 turbo e tínhamos a missão de criar um produto à altura. Mas assim que vimos o nível de sofisticação técnica do concorrente, congelamos as mudanças, pois o custo para nivelar a briga era proibitivo”

      Excluir
    2. se o hb adotar um motor tão eficiente quanto com certeza vai vender muiiiiinto mais!

      Excluir
    3. Mas a que preço? Se a Hyundai colocar nele os 1.0 Turbo GDI, o mesmo carro irá custar praticamente o preço de um Fiesta Ecoboost e então terá que tirar o 1.6 de linha.

      Excluir
  4. Por isso que Fiat e Chevrolet não colocaram seus motores 1.0 turbo no mercado brasileiro. Provavelmente não tem a tecnologia aprimorada da Volks neste quesito e seria uma piada também, assim como tem sido o HB20. Tanto que a fiat lança o Argo com um motor 1.8 super beberrão e antigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ter até tem (vide Ford com seu 1.0 três cilindros turbo que manda muitíssimo bem), mas não querem colocar aqui.
      Quem faz primeiro, marca o consumidor e sai disparadamente na frente...

      Excluir
    2. Como assim não querem colocar ? E o giesta ecoboost?

      Excluir
    3. O EcoBoost a Ford ainda não teve competência para transformá-lo em flex.

      E o EcoBoost não é fabricado no Brasil.

      Já a VW fabrica o motor do Up! TSI no Brasil e ainda é flex.

      por isso, o Up! TSI vende 10 vezes mais que o HB20 Turbo, como mostrei acima.

      Excluir
    4. A Fiat se quisesse lançava o 0.9 TwinAir, que é é um motor bem premiado. Não entendo por que não chegou a ser produzido aqui.

      Excluir
    5. Pq a manutenção dele aqui seria cara,isso de acordo com a FiatE.

      Excluir
  5. Falem o que quiserem, HB 20 turbo pra que, o 1.6 é superior em tudo, inclusive o carrinho da VW nem briga com o HB e sim com o Mobi e kwid qdo estiver no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem precisa brigar. O consumo é que manda neste quesito não tem concorrentes. Tecnologia deve ser mecânica e não no painel.

      Excluir
    2. Nem precisa brigar. O consumo é que manda neste quesito não tem concorrentes. Tecnologia deve ser mecânica e não no painel.

      Excluir
    3. Nem precisa brigar. O consumo é que manda neste quesito não tem concorrentes. Tecnologia deve ser mecânica e não no painel.

      Excluir
  6. Se o 1.6 é melhor em tudo em relação ao 1.0 turbo creio que o fato de sair de linha não tem nada haver com o up. O próprio 1.6 matou o 1.0.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. O problema dessa versão turbo está no preço.

      Excluir
    2. Foi o que falei, uma pessoa com juízo normal nunca trocaria o 1.6 por um 1.0 turbo, coisa que o e impossível no VW

      Excluir
    3. Concordo com você, Adelino. O concorrente do HB20 Turbo é o HB20 1.6 e não o Up TSi!
      E, por mais que eu tenha restrições em relação ao HB20, temos que admitir que seu motor 1.6 é fantástico.
      Se não houvesse a versão 1.6, talvez o 1.0 turbo venderia bem. Da mesma forma, se fosse retirado de linha o 1.0 aspirado e o turbo vendido no mesmo preço, certamente seria um sucesso de vendas.

      Excluir
    4. Quem afirma que foi vítima do Up TSI é a quatro rodas, veja:

      http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/hyundai-deve-tirar-hb20-turbo-de-linha/

      HB20 turbo não resistiu à concorrência do Up! TSi. Motorização 1.0 e 1.6 aspirada segue sem alterações (Arquivo/Quatro Rodas)

      “Já sabíamos que a Volkswagen viria com um motor 1.0 turbo e tínhamos a missão de criar um produto à altura. Mas assim que vimos o nível de sofisticação técnica do concorrente, congelamos as mudanças, pois o custo para nivelar a briga era proibitivo”

      Excluir
    5. Sr Vader, acredito que tirando o 1.0 aspirado, as vendas do HB20 cairiam e muito. O mesmo vale se fosse tirado o motor 1.6 e colocado o 1.0 TCI no lugar dele. Ou seja, o turbo não substituiria nenhum dos dois.

      Excluir
  7. É só a Hyundai tomar vergonha na cara e botar de volta a injeção direta que o motor fica bem mais eficiente.

    ResponderExcluir
  8. “Já sabíamos que a Volkswagen viria com um motor 1.0 turbo e tínhamos a missão de criar um produto à altura. Mas assim que vimos o nível de sofisticação técnica do concorrente, congelamos as mudanças, pois o custo para nivelar a briga era proibitivo”, disse um dos engenheiros da Hyundai ao editor Péricles Malheiros, à época do lançamento do HB20 Turbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria mesmo impossível criar um produto a altura em termos de motor, sem ao menos a injeção direta e outros refinamentos.
      A Hyundai tem esse motor (1.0 TGDi), mas não sei como ele se comporta frente ao 1.0 TSI.

      Excluir
    2. Na realidade o Grupo Kia/hyundai tem um Motor 1.0 Turbo GDI equivalente ou superior ao TSi da VW, porém a HMB nao trouxe ao Brasil

      Excluir
    3. Justamente. Para nivelar em termos de motor e manter o nível de equipamentos e acabamento visto no HB20, o preço não seria competitivo.

      No caso da VW, o que ela faz é tentar ganhar o cliente que busca puramente aspectos técnicos e prazer ao dirigir. Para tal, priva o Up! de equipamentos simples como um comando elétrico dos vidros traseiros e ainda tem que cobrar mais caro do que o HB20 Turbo.

      Excluir
    4. A HMB poderia manter o 1.0 Turbo apenas no HB20s e tirar o aspirado dessa versão, mantendo os preço, lógico, ai venderia bem. Mas usar um motor que já existe, caso do GDI nao elevaria os custos e levantaria as vendas.

      Excluir
    5. Para tal, priva o Up! de equipamentos simples como um comando elétrico dos vidros traseiros e ainda tem que cobrar mais caro do que o HB20 Turbo.

      Cobrar mais caro e vender mais é para quem pode, e não para quem quer.

      Como está implícito na reportagem, o Up! TSI vende 10 vezes mais que o HB20 Turbo:

      Vendas do Up! TSI em 2017 -> 19.167 * 0,7 = 14.400 unidades.
      Vendas do Hb20 Turbo em 2017 -> 1.400 unidades unidades

      Ou seja, o Up! TSI vende 10 vezes mais que o HB20 Turbo.

      Excluir
  9. Vítima do Up! TSI? Ta de sacanagem né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi vítima do próprio irmão maior 1.6.

      Excluir
    2. Aí eu consigo concordar. O 1.6 é superior em desempenho e consumo, além de oferecer versões mais completas, então o 1.0Turbo deixa de fazer sentido mesmo.

      Mas esse papo de vítima de Up! é só aqui mesmo.

      Excluir
    3. Não foi vítima dele mesmo, foi vítima do Up! TSi, como aponta a reportagem da 4 Rodas, veja:

      http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/hyundai-deve-tirar-hb20-turbo-de-linha/

      HB20 turbo não resistiu à concorrência do Up! TSi. Motorização 1.0 e 1.6 aspirada segue sem alterações (Arquivo/Quatro Rodas)

      “Já sabíamos que a Volkswagen viria com um motor 1.0 turbo e tínhamos a missão de criar um produto à altura. Mas assim que vimos o nível de sofisticação técnica do concorrente, congelamos as mudanças, pois o custo para nivelar a briga era proibitivo”

      Excluir
    4. Tá de brincadeira não, colega!
      Para quem já testou os 2, o up realmente enterrou o HB20.
      Aliás, depois que testei os 2 e comprei o up, nem de longe passa numa concessionária Hyundai. Never more!

      Excluir
  10. Sim, vítima do up TSi, basta olhar a quantidade de HB20 turbo nas ruas. A Hyundai brincou com ele. Lançaram sem injeção direta, com o obsoleto tanque de partida a frio. Enfim, um carro que seria moderno, não é.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, vítima do próprio irmão maior 1.6. Up e HB20 não são concorrentes. Essa história de que miravam no Up TSI não faz sentido, a começar pelo motor inferior tecnicamente em relação ao TSI. Se mirassem no Up, teriam trazido o Turbo GDI do grupo Kia/Hyundai.

      Excluir
    2. Nunca foi e nunca será vítima do Up!.

      Como bem colocado pelo amigo acima, ele foi vítima da variante 1.6: mais econômica, com melhor desempenho e leque maior de versões.

      O Up! TSI não deve ter tirado 1 consumidor sequer do HB20, simplesmente porque são públicos diferentes. Quem está interessado em um HB20 nem pensa em olhar Up!. É o tipo de coisa que só se vê aqui.

      Excluir
    3. A própria Hyundai admitiu isto, em entrevista na própria revista. Na reportagem de lançamento do HB20 turbo tem isto.

      Excluir
    4. Não foi vítima dele mesmo, foi vítima do Up! TSi, como aponta a reportagem da 4 Rodas, veja:

      http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/hyundai-deve-tirar-hb20-turbo-de-linha/

      HB20 turbo não resistiu à concorrência do Up! TSi. Motorização 1.0 e 1.6 aspirada segue sem alterações (Arquivo/Quatro Rodas)

      “Já sabíamos que a Volkswagen viria com um motor 1.0 turbo e tínhamos a missão de criar um produto à altura. Mas assim que vimos o nível de sofisticação técnica do concorrente, congelamos as mudanças, pois o custo para nivelar a briga era proibitivo”

      Excluir
    5. Paulo Júnior, sim, isso está na entrevista, mas ainda pouco antes do lançamento, a própria Hyundai fez uma apresentação desse HB20 Turbo vs Ônix 1.4 (principal concorrente), e não Up TSI. Se não me engano foi em slides, algo assim.
      Não teria como querer desempenho semelhante com baixo consumo sem um refinamento parecido ao do motor do Up TSI e com certeza eles sabiam disso. Por isso eu disse que não faz muito sentido.

      Excluir
  11. Essa versão turbo do HB20 foi um mico!!! Com potência inferior e sem injeção direta não tinha nem como concorrer com o 1.0 TSI. Dá-lhe Up!TSi nele, kkk!

    ResponderExcluir
  12. Infelizmente a HMB não usou o 1.0 Kappa GDI que ja tem na europa,esse sim bateria de frente com o TSI, talvez ele até matasse o 1.6, poderiam ao menos ter feito como a VW, amansar o GDI pra usar no HB20 ao invez de turbinar o Kappa Aspirado.

    ResponderExcluir
  13. É difícil pra concorrer 1.0 aonde não ganha potência e nem economizar combustível. Eu ficaria com o 1.6 que é bem legal com 128cv.

    ResponderExcluir
  14. Meses atrás compre um HB20 Turbo Confort Style e infelizmente não fiz um test-drive antes de fechar a compra.
    Esperava que o comportamento do motor 1.0 Turbo fosse similar ao do UP TSi que eu já conhecia.
    Para minha infelicidade, achei o motor muito barulhento e o torque máximo não parece estar disponível desde 1.500 rpm como informa o fabricante.
    Na verdade abaixo de 2.000 rpm o carro é extremamente "manco" e a turbina parece que só começar a "empurrar" à partir de 2.500 rpm.
    Também notei que após a troca de marcha, o carro não responde logo que eu acelero. É algo que talvez eu não consiga explicar por escrito, mas é tipo assim: Eu passo a marcha, solto a embreagem e acelero, só que o carro demora um segundo a mais para responder.

    ResponderExcluir
  15. O que o carlota tem a dizer da "CHINESA" Volvo, que a parti de 2019 só fará carros elétricos, deixando o motor a combustão como peça de museu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vão ser tanto híbridos como elétricos.
      E motor a combustão sempre foi arcaico.

      Excluir
  16. Era esperado já que a Hyundai fez uma gambiarra ao invés de desenvolver um motor turbo do ZERO colocando todas as tecnologias a exemplo da injeção direta, para que o motor tenha bom consumo e desempenho melhor ainda. Esse erro a própria VW cometeu no inicio dos anos 2000 com o gol turbo, porem tem um desconto pois a tecnologia da época não era como a de hoje.

    ResponderExcluir
  17. O foguetinho é divertido testei todas as marcas e comprei ele realmente é Bom. Pois o que vale é necanica

    ResponderExcluir
  18. Esse motor é mto ruim comparado com o TSI! Consegue ser pior que o 1.6 da própria marca em td! Para que q lança um motor assim? Só para falar que é turbo?

    Por isso que não vende nada.

    ResponderExcluir
  19. Up TSi, quem anda se diverte.
    Simples assim.

    ResponderExcluir
  20. Não sinto orgulho nenhum de carros, que são tecnologias tão simples, ainda representarem a maior exploração que o Brasil sofre por não produzir tecnologia própria. Aí vejo um mamão que defende a volks com umas e dentes. Me sinto triste com isso.

    ResponderExcluir
  21. eu tenhhb20 1.6 16v mas essa versão ai 1.0 turbo com sistema defasado logico que nao iria dar certo.. e outra era o preço de um 1.6. so compra quem nao entende ou quer andar na modinha dos carros 1.0 turbo.... o 1.0 do up e infinitamente superior tecnologicamente falando do que esse motor turbo do hb20...

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.