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Novo Volkswagen Golf GTI 2018: avaliação e impressões

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O Volkswagen Golf GTI 2017 recebeu, na Europa, algumas alterações sutis em termos estéticos, além de inovações em termos de recursos de assistência à condução e de tecnologia. Poucas mudanças são uma boa notícia, já que o Golf GTI dessa sétima geração é um carro que beira a perfeição, então, quanto menos mudar, melhor.

VW Golf GTI 2018

Apesar de o facelift não ter sido ostensivo na parte estética, este "novo" Golf GTI introduz uma série de novos recursos na linha Golf, mas sem retirar do Golf GTI o que faz deste um dos carros mais amados e cultuados do planeta, que é um conjunto formado por uma estética com identidade, comportamento dinâmico, conforto, acabamento e construção premium, tecnologia e segurança no estado da arte, por um preço "acessível".

VW Golf GTI 2018

Nesta versão 2017 o motor ganhou 10 cavalos, o que foi o suficiente para cortar o tempo da aceleração de 0 a 100 km/h por apenas um décimo de segundo, para 6,2 segundos e adicionar 4 km/h à velocidade final. Agora, o GTI básico tem a mesma potência do anterior GTI Performance.

VW Golf GTI 2018

Um novo pacote de Performance será lançado para o GTI ainda este ano, elevando a potência para 245 cavalos, e provavelmente adicionando o mesmo diferencial de Haldex de deslizamento limitado controlado eletronicamente. O vídeo a seguir mostra o veículo em detalhes.



O modelo básico do GTI, sem o pacote Performance, porém, mantém a mesma direção com assistência elétrica variável de antes, a mesma suspensão passiva, mas agora está disponível um sistema DCC - Dynamic Chassis Control - com amortecedores adaptativos.

VW Golf GTI 2018

O interior básico conta com os magníficos bancos em couro decorados com as mesmas discretas costuras vermelhas. O painel conta com um novo sistema de informação e entretenimento de 9,2 polegadas Discover Pro e traz ainda o novo cluster de instrumentos digital com tela de 12,3 polegadas e alta resolução. Assim como os bancos em couro, este painel é opcional.


A nova central de entretenimento tem tem uma imagem mais brilhante, e, pela primeira vez em um carro desse preço, oferece navegação por controle gestual. A VW, porém, retirou o botões físicos rotativos do volume de som, substituídos todos por comandos virtuais touchscreen - algo que leva mais tempo de ser acessado, e contribui para uma redução de atenção ao volante, o que é inadequado.


O novo cluster de instrumentos digital não é tão impressionante ou fácil de configurar como o Audi Virtual Cockpit, mas, mesmo assim, ainda é bem interessante. O restante da cabine do GTI está praticamente inalterada. Os materiais continuam de alta qualidade, a posição de dirigir é excelente, o espaço interior é bom, a atenção aos detalhes é impressionante - características que fazem parte do brilho do Golf.


Na Europa, o Golf GTI conta com concorrentes mais potentes da Ford, Peugeot, Seat, Honda e outros, então será que os 230 cv são suficientes? Bem, assim como antes, trata-se, sobretudo, de um propulsor com uma qualidade e linearidade na entrega de potência sem igual. Este é um motor suficientemente responsivo e consistente, sobretudo se comparado aos mais agressivos que se acham nos rivais. E isso permite um ritmo de condução que os outros concorrentes não conseguem igualar.

VW Golf GTI 2018

O GTI é mais que rápido o suficiente para qualquer estrada de país desenvolvido, que são o tipo de piso para o qual os hot hatchs são criados. Na Europa o GTI conta com opção de transmissão manual, mas a caixa DSG do modelo mostrado nas imagens é robusta, suave e de trocas muito rápidas, especialmente para o caso de uso dos paddleshifters.

VW Golf GTI 2018

O que define o GTI em termos de dirigibilidade é mais sua capacidade de envolver o motorista do que sua potência máxima de motor, e, também, sua firme e absorciva suspensão. É por isso que, enquanto os rivais usam suspensões mais duras e firmes, ou adotam  ajustes que resultam em uma condução dinâmica excessivamente direta, ou os dois - o Golf mantém-se com o mesmo magnífico e inigualável compromisso dinâmico que a Volkswagen vem refinando há quarenta anos.


O GTI sabe como superar uma ondulação. O modelo com amortecedores adaptativos entrega um nível de controle de carroceria que fica muito mais evidente e esportivo no modo ‘Sport’, mas mesmo assim o chassi filtra as irregularidades de qualquer via, mantendo o carro obediente, agarrado e balanceado, o que termina por dar ainda mais confiança ao condutor.


O GTI não é o tipo de carro que força uma presença artificial entre condutor e estrada, e sua direção transmite um maior feedback e com nível de assistencia ainda maior (o que é uma herança do Golf GTI Clubsport S).

Conclusão

O Golf GTI tem concorrentes na Europa com motores mais potentes. Mas nenhum deles chegou perto do ajuste com perfeito compromisso entre conforto e diribilidade. Além disso, o Golf GTI tem uma integralidade notável, não sendo apenas um carro para o motorista, mas um produto premium, e que continua a entregar o que os consumidores desejam um hot hatch clássico.

VW Golf GTI 2018

Este é um carro bem posicionado em termos de valor, conveniência, usabilidade, desempenho adequado de estrada e sofisticação dinâmica, e ao mesmo tempo acessível. Fonte: AutoCar

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26 comentários:

  1. Golf, muitas vezes copiado, jamais igualado.

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  2. Belo carro, como sempre foi o GTI, mas a matéria está mais parecendo um folder da VW do que uma avaliação.
    Em tempo, essa central e o painel de instrumentos casaram muito bem com o carro. Não vi isso em concorrentes até o momento.

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  3. O Golf é o melhor hatch médio do mundo já faz um tempo. Nem precisava falar na versão GTi, pq aí já é até covardia comparar o Golf GTi com qualquer outro hatch do planeta.
    Essa versão GTi é sonho de consumo de muita gente. Pena que para muitos é somente sonho mesmo. O carro está vindo com tanta tecnologia, que daqui a alguns anos um Golf GTi vai custar o dobro de um Mercedes...

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    1. Negativo. Um Golf GTI Exclusive no Brasil custa de tabela R$ 148 mil, o que vc não compra nem uma C180 boquetíssima. E esse Golf GTI Exclusive vem com 7 airbag, motor 2.0 de 220 cv (Mercedes tem 1.6 de 150 cv). O Golf tem piloto automático adaptativo, ACC e Front Assist com frenagem autônoma, que não Mercedes não tem nem como opcional. E essa Mercedes C180 mais barata custa mais de 160 mil.
      O "novo" Golf GTI veio no mesmo preço na Europa, e tecnologias como ACC e Front Assist já existiam antes. O que colocaram agora foi a condução autônoma. Que não tem nem no Mercedes Classe S.

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  4. "O que colocaram agora foi a condução autônoma. Que não tem nem no Mercedes Classe S."

    http://www.car.blog.br/2013/09/video-o-mercedes-benz-classe-s-em.html

    favor pesquisar antes de relinchar!

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    1. Esse vídeo não é de um modelo de produção. É experimental. O Classe S não tem condução autônoma. O Golf GTI, tem.

      Favor pesquisar antes de relinchar.

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  5. kkkkk carlos4carros... vc é o melhor, entro nessas matérias só pra ler seus comentários.

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    1. Também.
      Ele, simplesmente, trucida seus opositores!

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    2. Ele trucida é o bom senso, o fanboy automotivo mais famoso da internet!

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    3. Fanboy é pouco. Ele é o xiita automotivo mais "famoso" da internet.

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    4. Quando sai o Golf 2018 no Brasil?

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  6. Volvo v60 245c de 0 a 100 em 6s.
    R$143 mil pagos pelo meu chefe ano passado.
    tá valendo.

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    1. Meu ex-chefe também trocou o Golf dele pelo Volvo.... Tá gostando.

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  7. Volvo V40 R-Design T5 é imbatível.

    Golf é bom, mas V40 é muito superior.
    Não adianta mimimi de fã boy da Vw.

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  8. mas e quando eles forem vender esses v40 e v60 como sera?

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    1. E daí, rapaz? Quem compra carro pra revender é concessionária. Mimimi de quem não pode ter o carro, invejoso. Kkkkkkk

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  9. Contra fatos não existem argumentos. Parabéns Carlos 4 carros.Quando vc posta está sempre respaldado na realidade.Hoje, sem sombras de dúvidas, o grupo VW está dominando o setor automotivo mundial.

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  10. Outra pergunta
    Pq o GTI no Brasil tem 4 portas?

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    1. Pra as oficinas ganharem mais em batidas laterais

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    2. Para as oficinas ganharem mais em batidas laterais kkkkkkkkkkk

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    3. Pra as oficinas ganharem mais em batidas laterais

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