Car.blog.br

Pesquisar este blog

Nissan March terá condução autônoma Propilot em 10 anos

Categorias: , , 2 Comentários

A montadora de automóveis japonesa Nissan equipará seu modelo de acesso, March (conhecido como Micra em alguns mercados), com sistemas de condução autônoma em um horizonte de 10 anos, segundo o chefe da unidade de veículos autônomos da marca, Stewart Callegari, em entrevista ao site AutoCar.


O executivo disse que o primeiro modelo a receber o sistema de condução autônoma da marca, chamado Propilot, será o SUV Qashqai, já em 2017. A partir daí, em menos de 10 anos será ofertado nos modelos de acesso da marca, o March/Micra. Isso significa que um carro de cerca de R$ 45 mil reais, em 2026, poderá contar com essa tecnologia (demonstrada nos vídeos abaixo).



O sistema Propilot chega em 2017 ao Nissan Qashqai marcando a primeira fase da introdução de tecnologia de condução autônoma nos carros da Nissan. Essa primeira versão do sistema será capaz de controlar a direção e os freios do carro em determinados tipos de estradas, como rodovias. Um segundo nível da tecnologia autônoma será lançada em 2018 , adicionando uma função de condução em rodovias com múltiplas faixas de rodagem.



A Nissan e sua parceira Renault deverão lançar 10 carros com tecnologia de condução autônoma até 2020. A marca japonesa não confirma, mas após Qashqai, o modelo que adotará o sistema Propilot será o Leaf, seu modelo totalmente elétrico, já em 2018.

Condução autônoma em carros esportivos fica para depois

A Nissan considera que a introdução de condução autônoma em carros esportivos vai demorar um pouco, visto que a prioridade de modelos como o Nissan 370Z e o GT-R é a performance. E os compradores desses carros querem estar no controle de seus veículos.


Assim sendo, a empresa considera a prioridade é a de colocar a tecnologia Propilot onde ela será usada com frequência. Não se espera que um dono de GT-R deixe um computador conduzir seu carro.

Postagens relacionadas:

2 comentários:

  1. kkkkk, daqui a 10 anos os carros vão voar! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. 45mil num carro autonomo em 2026? e ruim hein... daqui pra la do jeito q as coisas vao um popular 1.0 vai custar mais de 100mil

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.