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GM Onix Joy 2017 x VW Gol Trendline: comparativo - preço

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O Chevrolet Onix é o modelo mais vendido do Brasil, tendo recebido um facelift nas versões LT e LTZ 2017, mas manteve o visual anterior na versão de entrada - Joy - vendida exclusivamente com motor 1.0 e preço de R$ 38.990 reais. Neste artigo, vamos comparar o Onix Joy 1.0 e o VW Gol 1.0 Trendline em aspectos de preço, itens de série e consumo.

Novo Onix 2017 1.0 Joy x Volkswagen Gol 1.0 Trendline - Comparativo

O quadro abaixo faz um resumo de características técnicas, desempenho e dimensões entre Onix Joy 1.0 e VW Gol 1.0 Trendline (grifo azul no melhor).

Onix Joy 1.0 VW Gol 1.0 Trendline
Motor4 cil. 1.0 8V3 cil. 1.0 12V
Potência78/80 cv75/82 cv
Torque9,5/9.8 kgfm9,7/10,4 kgfm
Peso1011 kg998 Kg
Comprimento [metros]3,933,897
Largura [metros]1,7051,656
Entre-eixos [metros]2,5282,466
Porta-Malas [litros]289285
Tanque [litros]5455
0 a 100 Km/h13,4 s13,4 s
Velocidade máxima167 km/h163 km/h

Os dados acima mostram que o Onix Joy usa um motor de concepção mais antiga (quatro cilindros 8V contra o três cilindros 12V do Gol), é mais 13 Kg mais pesado e 3,3 cm mais longo e tem uma distância entre-eixos 6,2 cm maior que VW Gol 1.0 Trendline.

Chevrolet Onix 2017 1.0 Joy - preço consumo

E, apesar disso, o Onix 1.0 Joy consegue ser competitivo com o VW, apresentando o mesmo indicador de aceleração de 0 a 100 km/h - 13,4 segundos - e velocidade máxima 4 km/h maior.

VW Gol 1.0 Trendline 2017

Em termos de espaço, o Onix Joy tem um porta-malas 4 litros maior, e, em função da maior distância entre-eixos, oferece um maior espaço para as pernas dos passageiros.

Consumo - INMETRO

O quadro abaixo traz um comparativo de dados de consumo do Gol 1.0 Trendline contra o GM Onix 2017 Joy, e também os dados de Ford Ka 1.0 2017, VW Up! 1.0 MPI, Hyundai HB20 1.0 e Chery Celer, classificados pela média (calculada com ponderação de 45% para estrada e 55% para cidade) de consumo de gasolina.

Modelo
Motor
Câmbio
Consumo EtanolConsumo Gasolina
Média Gasolina
CidadeEstradaCidadeEstrada
VW UP1.0-12VM-59,610,614,215,314,70
Ford KA 20171.0-12VM-59,210,813,515,714,49
GM ONIX JOY 20171.0-8VM-68,810,512,915,313,98
VW GOL TRENDLINE1.0-12VM-68,810,312,914,513,62
Hyundai HB201.0-12VM-58,59,912,514,113,22
Chery CELER1.5-16VM-56,37,89,211,410,19

Os números do INMETRO mostram que o Onix 1.0 é 2,6% mais econômico que o VW Gol 1.0 Trendline, algo que não deixa de ser uma surpresa, já que o modelo da GM é mais pesado e adota um motor de concepção mais antiga.

Chevrolet Onix 2017 Joy x Volkswagen Gol 1.0 Trendline - comparativo

É importante considerar, porém, que o Onix 2017 adota direção com assistência elétrica (enquanto o Gol usa assistência hidráulica, que drena potência do motor), pneus verdes (de baixa resistência) e contam com câmbio com seis marchas (que favorece o consumo em estrada).

Itens de série e preços

Chevrolet Onix Joy 1.0 - R$ 38.990 reais

O Onix Joy 1.0, modelo básico, sem opcionais, vem de série com direção elétrica, sistema OnStar, ar-condicionado, câmbio de seis marchas, vidros dianteiros elétricos, painel com velocímetro digital e alerta de mudança de marcha e de baixa pressão dos pneus, faróis com funções “Siga-me” “Leve-me”,

Chevrolet Onix 2017 Joy - interior - painel
Chevrolet Onix 2017 Joy - interior - painel
Há ainda cinto de segurança do motorista com regulagem de altura, limpador e desembaçador traseiro, espelho na sombreira direita, sistema antifurto, aviso sonoro para não afivelamento do cinto de segurança, luz de leitura, rodas aro 14 com calotas e freios ABS com EBD e airbag duplo.

Chevrolet Onix 2017 Joy - interior
Chevrolet Onix 2017 Joy - interior - painel
Opcionalmente ele pode receber controle remoto para travas e vidros elétricos, alarme perimétrico, sensor de estacionamento, sistema multimídia (com TV, DVD, entrada USB, Bluetooth e projeção para smartphones), CD Player (com entrada USB e Bluetooth).

Chevrolet Onix 2017 Joy - Central multimídia MyLink - opcional

Além disso, o Onix Joy pode vir com revestimento premium para os bancos, porta-óculos no teto, friso de proteção lateral, soleira de portas personalizada, rodas de liga aro 14 nas cores prata ou grafite, faróis de neblina e rack de teto.

VW Gol 1.0 Trendline 1.0 - R$ 39.990 reais

O Gol parte de um preço mais baixo - R$ 35.150 reais - mas para que fique equivalente ao Onix 1.0 Joy é necessário adicionar pacotes de opcionais.

VW Gol 1.0 Trendline 2017 - interior
VW Gol 1.0 Trendline 2017 - interior - painel
Sendo assim, ao escolher-se o pacote de quatro portas (R$ 1.950 reais) e o ar-condicionado (R$ 2.890 reais), resulta em um preço final de R$ 39.990 reais - R$ 1.000 reais mais caro que o Onix.

VW Gol 1.0 Trendline 2017 - interior
VW Gol 1.0 Trendline 2017 - interior
O Gol 1.0 Trendline 4 Portas com ar-Condicionado já conta com vidros elétricos dianteiros, travamento central de pontas, mas fica devendo para o Onix a direção elétrica, o sistema OnStar, faróis com sistema "Siga-me" e "Leve-me" e alerta de pressão dos pneus no painel.

VW Gol 1.0 Trendline 2017 - central multimídia opcional
VW Gol 1.0 Trendline 2017 - central multimídia opcional
Opcionalmente o Gol 1.0 pode vir equipado com um sistema multimídia Inerativide Media, mais simples, de R$ 883 reais, ou com Interatividade Composition Touch, com capacidade de espelhamento de tela Mirror Link (R$ 1.849 reais.

Veja também

Chery Celer 1.5 Flex - R$ 34.990 reais

O Chery Celer 1.5 Flex (veja teste de longa duração com este modelo clicando aqui) é fabricado no Brasil (Jacarerí - SP), tem preço R$ 4 mil abaixo do Onix e R$ 5.000 mais barato que o Gol, e conta com motor 1.5 flex, porta-malas de 380 litros.

Chevrolet Onix 2017 x Chery Celer 1.5 Flex

Sua lista de itens de série contempla vidros elétricos nas quatro portas, motor 1.5 16V Flex de 113 cavalos, câmbio de cinco marchas, faróis com facho regulável, entre outros.

Chevrolet Onix 2017 x Chery Celer 1.5 Flex
Chery Celer 1.5 Flex - interior - painel
A desvantagem do Celer 1.5 é o consumo médio de gasolina de 10,2 km/l,. o que é, em média, 37% mais elevado que os 14 km/l do Onix 1.0 Joy, segundo o INMETRO.

Vídeo - Onix Joy 2017



Vídeo - VW Gol Trendline 2017



Conclusão

Chevrolet Onix 2017 Joy x Volkswagen Gol 1.0 Trendline - comparativo

O GM Onix Joy 1.0 é mais barato, consome menos, tem mais espaço interno, desempenho similar, e tem mais itens de série, o que o torna uma opção mais interessante frente ao VW Gol 1.0 Trendline.

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43 comentários:

  1. Olha só, uma conclusão no car.blog com preferência ao carro da concorrência.
    Sem nenhuma ressalva, para q o público opte pelo vw

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  2. Parabéns Car Blog. Mostrou imparcialidade em relação a um carro da VW. Quando é pra criticar a gente critica, quando é pra elogiar tem que se elogiar. Percebi que o site está mudando esta questão. Parabéns mais uma vez.

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    1. Dessa vez não teve jeito, Gol foi inferior em tudo.

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  3. O fato é que o Onix vai continuar líder e coloca o Gol no bolso para 2X voltinhas todos os meses.
    Não seria demérito do Gol, mas pela política de preço agressivo da GM...

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  4. A GM tá com uma política de preço, de fato, muito forte. O que não podemos desprezar é o fato de o motor do Gol ter sido avaliado com nota máxima pelo longa duração da 4 Rodas. E os dados do Inmetro são ensaios de laboratórios com fatores de correções, que na prática muda bem, basta ver os testes de revistas e o do Inmetro. O que não entendo é porque a VW já não equipou o Gol com direção elétrica...

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    1. Cara possuo uma saveiroG6 e a diferença de hidráulica para elétrica e ridículo pude comprovar isso dirigindo um Ford ka+ e depois a saveiro olha se considerar que o hidráulica e muito mais resistente e barato a manutenção enquanto a elétrica nescessita de trocar sempre quase todo sistema quando apresenta defeito.

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    2. Cara possuo uma saveiroG6 e a diferença de hidráulica para elétrica e ridículo pude comprovar isso dirigindo um Ford ka+ e depois a saveiro olha se considerar que o hidráulica e muito mais resistente e barato a manutenção enquanto a elétrica nescessita de trocar sempre quase todo sistema quando apresenta defeito.

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    3. Trocar quase tudo da elétrica? Para de inventar!!!

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    4. Trocar quase tudo da elétrica? Para de inventar!!!

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  5. Qual a vantagem do 3 cilindros da volks? Desempenho menor e consumo maior que o 4 cilindros da GM, com um carro mais pesado.

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    1. Há um panorama maior a ser levado em conta. Todos ficaram surpresos com o acerto da Chevrolet nesse motor, realmente tiraram leite de pedra. Tanto que é o único 4 cilindros no alto da tabela de consumo. Isso depois de anos e anos de aperfeiçoamento para ter um desempenho a nível de 3 cilindros, enquanto estes são relativamente recentes, ou seja, imagine os 3 cilindros aprimorados, daqui algum tempo. De cara eu poderia apontar como vantagem o fato dos 3 cilindros serem mais compactos, veja como o Up é consideravelmente curto, porém não perde em nada para os concorrentes no espaço interno, visto que foi possível diminuir o espaço do cofre do motor graças ao motor menor.

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    2. A Chevrolet já havia dito que os três cilindros não apresentava tantas vantagens assim. Sem contar que esse motor 4 cilindros pode receber melhorias também. A vantagem do três cilindros é a poluição menor e o tamanho, mas é preciso usar essas vantagens como o Up usa, já o Gol...

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    3. A Chevrolet já havia dito que os três cilindros não apresentava tantas vantagens assim. Sem contar que esse motor 4 cilindros pode receber melhorias também. A vantagem do três cilindros é a poluição menor e o tamanho, mas é preciso usar essas vantagens como o Up usa, já o Gol...

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    4. Arthur, se não apresenta tantas vantagens, por que a maioria dos fabricantes estão investindo pesado em 3 cilindros? Inclusive a Opel, da GM, na Europa. A própria Chevrolet já confirmou que os 3 cilindros chegam em 2018, no Onix e Prisma...

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    5. Redução de emissões, novas fases do proconve. As regras estão fica mais rigidas, como nossos motores na grande maioria já estão datados é mais viável partir para um novo projeto.

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  6. Lógico que o Onix é melhor que o Gol. No Onix o desempenho é melhor, consumo melhor, espaço melhor, é mais bonito também. Enfim. Ter 4 cilindros não quer dizer que o motor é ruim, pelo contrário, quer dizer que a tecnologia aplicada no Onix surgiu efeito, tanto que conseguiu resultados melhores que o 3 cilindros da Volks.

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    1. Você pegou uma exceção e está tentando fazer a regra a partir dela. O Onix realmente é uma surpresa, pouca gente esperava que fosse possível extrair ainda mais desempenho desse motor. Mas aí eu te pergunto, qual outro 4 cilindros apresenta desempenho igual? O topo da tabela de consumo está dominado por 3 cilindros, motores estes que são relativamente novos no mercado, e certamente terão anos de aprimoramento, como os 4 cilindros tiveram. Vale destacar também que o mesmo 3 cilindros que equipa o Gol também equipa o Up, que teve melhores números que o Onix, portanto não dá pra generalizar e dizer que o 4 cilindros da Chevrolet é melhor que o 3 cilindros da Volks.

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  7. Eu fico com o Onix por ter um motor simples de reparação, facilidade de encontrar peças, agora econômico e com estrutura reforçada, GM acertou em cheio com esse carro vendo o momento que vivemos.

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    1. Você não falou nada ai parceiro!
      Cada um põe o braço onde alcança. Eu já tive 3 gerações do VW Gol e não tenho do que reclamar!

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    2. Você que não falou nada Emerson!

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    3. Tipo, a gente compra o que cabe no bolso e no orçamento familiar. Nunca vi carros com versões de entrada serem bem aceitos! Tenho um G6 Rallye 1.6 e eu não troco pelos concorrentes dele. Enfim, gosto não se discute!

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    4. Não existe isso parceiro de motor manutenção mais cara ou não é mesma categoria as manutenções tudo 1.0 os mesmo fabricante que fazem peças pra um faz pra o outro isso é ilusão de quem não tem conhecimento

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    5. Não existe isso parceiro de motor manutenção mais cara ou não é mesma categoria as manutenções tudo 1.0 os mesmo fabricante que fazem peças pra um faz pra o outro isso é ilusão de quem não tem conhecimento

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    6. Em que país vc vive meu amigo? Da onde q todas marcas são os mesmos valores. Nunca comprou peça de carro.

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  8. Onix e Etios (automáticos 2017) são concorrentes? Qual modelo automático é mais confortável? E qual seria a compra mais racional para o dia-a-dia. Grande trabalho, parabéns!

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    1. Etios começa do motor 1.3, o que proporciona mais força, mas se você só anda pela cidade, não pega ladeiras e locais ingrimes constantemente, isso não faria diferença. Outro fator em relação ao motor é se você anda com carro com mais de 2 passageiros e com ar ligado, o motor 1.0 sofreria um pouco diante do 1.3. Quanto ao conforto creio que o Etios por ter o DNA Toyota, mas em um carro desse nicho não deve ser nada de absurdo em relação ao ônix. Pense também na revenda favorável ao ônix, e tenho pra mim que a Toyota deve mudar a estética esterna no Etios, que irá afundar provavelmente o preço do modelo atual. No demais entre nos dois e faça o teste drive levando alguém que não esteja envolvido com a compra emocionalmente.

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  9. Alerta de baixa pressao nos pneus... Poxa, eu queria o meu etios automático com isso...

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  10. Cadê o senhor "contra fatos não há argumentos" agora??

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  11. Nao por acaso o Onix eh lider, otimos dados de desempenho e itens de serie.

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  12. Parabéns Car Blog. Excelente comparativo e totalmente imparcial. Show !

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  13. Nunca gostei do onix, mas desse jeito comprarei um, a chevrolet acertou em cheio! Motor econômico, pouco complexo e cambio de 6 marchas, que todas as outras deveriam adotar, junto com a direção elétrica.
    O monitoramento da pressão dos pneus é sensacional, ainda mais num carro de entrada, espero que não tenha nenhuma pegadinha da GM relacionando isso à assinatura do onstar depois de 12 meses.

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  14. Primeiro o Cruze, agora Onix e Prisma. A GM finalmente está olhando para o Brasil com outros olhos, depois de tanto tempo? Espero não estar enganado!

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  15. O Ônix vai nadar de braçada nos próximos anos.

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  16. Qual a versão do Gol naquela foto do Painel? Ele tem som com CD, bancos do Comfortline, mas não tem as quatro agulhas no painel...

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  17. Análise do site sempre foi imparcial, critérios técnicos e econômicos prevalecem definitivamente

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  18. Deu pra ver que o gol precisa de mudanças de verdade, não apenas a adoção de um novo painel.A adoção do motor do up deu uma sobrevida ao modelo, mas mesmo o gol sendo mais leve que o onix perdeu no consumo e desempenho. Isso quer dizer que para vermos o gol como campeão de vendas novamente só com um novo projeto, não apenas a alemã vw dar um jeitinho brasileiro e ir empurrando com a barriga esse modelo dos anos 80.

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  19. Análise do site sempre foi imparcial, critérios técnicos e econômicos prevalecem definitivamente

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  20. Lendo "esse comparativo " vai por água abaixo as informações de que os motores 3 cilindros sao mais eficientes. O onix e mais pesado (pouco ) mais fraco e mesmo assim superou o gol em tudo com um motor 4 cilindros antigo.

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    1. Hoje em dia estão todos com urgência de novidades, mesmo que ela não tenha ganhos práticos.

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  21. O curioso é que há um comentário tendencioso da matéria afirmando que uma das vantagens do Gol é o motor. Contudo, este leva coro de um motossauro, e ainda para um carro mais pesado. Lembro das bravatas de Carlos4Carros dizendo que a GM não submetia seus carros aos testes do INMETRO porquê eram obsoletos. Que são, isso é fato, mas nem assim para o moderníssimo motor da VW ganhar o comparativo.

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  22. Quero ver dak us dois anos que ônix tá chegando zona rural (estrada terra com pedra buraco )que vai ser muito oi baixooooo

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  23. Não comentaram sobre os custos de manutenção/revisão nessa análise. O pós-compra é importante.

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