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Ford Focus 1.0 EcoBoost Selectshift Automático: consumo

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A Ford dos EUA já está oferecendo em sua rede de concessionárias dos Estados Unidos a versão 2016 do Focus 1.0 EcoBoost equipado com a transmissão automática convencional com conversor de torque de seis marchas SelecShift. Essa transmissão entra no lugar da automatizada Powershift de dupla embreagem.

Ford Focus EcoBoost 2017 SelecShift - Praia de Cobacabana - Rio de Janeiro (RJ)

O Focus EcoBoost SelectShift é na realidade um pacote de opcionais disponível apenas para as configurações intermediárias "SE" do Focus Hatch e Sedan. É necessário escolher o modelo SE, e aplicar o pacote (veja os pacotes disponíveis aqui) "SE EcoBoost Appearance Package", que agrega o motor EcoBoost tri-cilíndrico, rodas de alumínio de 16 polegadas, freios a disco traseiros, grade dianteira pitada em preto, faróis com máscara negra, sistema de iluminação diurna em LED e lanterna de neblina.

Ford Focus EcoBoost 2017 SelecShift - Palácio da Alvorada - Brasília (DF)

Além disso, é necessário selecionar a transmissão automática SelecShift de seis marchas. Assim configurado, esse carro fica US$ 20.075 dólares (R$ 65 mil reais) nas cores Magnetic (veja aqui), Branco Oxoford (veja aqui).

ord Focus EcoBoost 2017 SelecShift - Leblon - Rio de Janeiro (RJ)

Caso se opte pela cor Vermelho Ruby (veja aqui), o preço sobe para US$ 20.470 dólares norte-americanos (R$ 66.200 reais).

Ford Focus 2017 Selecshift - Palácio da Alvorada - Brasília (DF)

O Focus 1.0 EcoBoost Selectshift adota o mesmo motor tri-cilíndrico aplicado ao Fiesta 1.0 EcoBoost vendido no Brasil, com a diferença que neste caso ele dispensa a transmissão automatizada Powershift e adota a automática convencional de seis marchas SelectShift.


Essa transmissão do Focus, por adotar conversor de torque, aplica uma perda ao conjunto powertrain, de modo que o consumo do Focus 1.0 EcoBoost automático é maior que o do Focus 1.0 EcoBoost com transmissão manual de 5 marchas.

Novo Ford Focus EcoBoost Automático - interior

Internamente o Focus 1.0 Powershift Automático mantém o mesmo esquema visual dos demais Focus, não sendo possível identificar o tipo de transmissão apenas olhando o interior, já que tanto a caixa automática quanto a Powershift adotam a mesma manopla.

Novo Ford Focus EcoBoost Automático - interior

O volante também é o mesmo, revestido em couro, de três raios, comandos multifuncionais e seletores de trocas de marchas.

Ford Focus 2017 Selecshift - interior - Copacabana nas janelas

O quadro abaixo traz um comparativo de consumo entre o Focus 1.0 EcoBoost Manual 5 marchas com o Focus 1.0 EcoBoost Automático Selecshift 6 marchas.

ConsumoFocus 1.0 EcoBoost MT 5 marchasFocus 1.0 EcoBoost Automático SelectShift 6Desvantagem do Automático
Cidade [Km/l]12,7511,90-6,7%
Estrada [Km/l]17,8517,00-4,8%
Combinado [Km/l]14,8813,60-8,6%
Potência125 cavalos @ 6.000 RPM
Torque17,3 kgfm @ 3.500 RPM

Como fica claro no quadro acima, em cidade, o Focus 1.0 EcoBoost Selecshift consome 6,7% a mais que o Manual, enquanto em estrada ele bebe 4,8% a mais. No ciclo combinado, a desvantagem do Automático é de 8,6%.

Dados de desempenho

O Focus 1.0 EcoBoost Automático Selecshift ainda não foi testado pela imprensa americana, de modo que só existem dados de testes do Focus 1.0 EcoBoost com transmissão manual, que, em teste da revista Car and Driver (veja aqui), acelerou de 0 a 100 Km/h em 9,4 segundos - tempo este que é 2 segundos mais lento que o Focus 2.0 Powershift.

Ford Focus 2017 Selecshift - Rio de Janeiro

Entretanto, como as transmissões automática convencionais aplicam uma perda média de 15% no powertrain dos carros automáticos comparados com suas respectivas versões manuais, é factível se esperar um aumento de 1.5 segundos no tempo de 0 a 100 Km/h. Ou seja, uma estimativa otimista aponta para um tempo de 11 segundos na aceleração de 0 a 100 Km/h no Focus 1.0 EcoBoost Selecshift.

Conclusão

A Ford dos EUA passa a oferecer o Focus 1.0 EcoBoost com a transmissão automática convencional com conversor de torque Selecshift de seis marchas. Essa transmissão, apesar de levar a um desempenho menor e a um consumo maior que a Powershift, é muito mais confiável e robusta que a automatizada.

Ford Focus 2017 Selecshift - Brasília (DF) - Palácio da Alvorada

Dessa forma, o Focus 1.0 EcoBoost SelectShift se configura em uma opção de engenharia mais conservadora, ou seja, abdicou-se de um um pouco de eficiência em prol da confiabilidade e robustez.

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50 comentários:

  1. Fico imaginando o tamanho da buxa que é ter comprado um PowerShift.
    Esse câmbio vai virar mico no mercado de usados.

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    1. Amigo, tudo é questão de portunidade de negócio. Não existe carro que nunca será vendido. Esses dias vi um cara vender um stilo 2008 duallogic amarelo com 140 mil rodados 4 mil abaixo da tabela. Tá ruim?
      Outra coisa,,vc acha que todos os consumidores automotivos acompanham blogs? 80% do povo só vê diferença entre manual e at pela ausência do pedal da embreagem.

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    2. Mas imagina,tem coitado que a cada 2 meses tá na concessionaria com o bombashift,isso aí já se espalhou,virou mico sim, tem garagem de revenda que nem tá pegando mais,além disso justamente os mais caros tipo Titaniun, fiesta,ecosport e focus!!!Site Reclame Aqui tá entupetado!!

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    3. Isso é a mais pura verdade! Eu mesmo já cansei de explicar que a ausência de pedal de embreagem não quer dizer que o carro é automático. E pelo jeito esse percentual deve ser maior que 80%, pois a grande maioria dos compradores nem liga para isso.
      Quando eu expliquei para um amigo que existia câmbio automatizado, dupla embreagem, CVT etc; o mesmo ficou me olhando desconfiado; achando que era conversa minha. Agora imagina se eu falasse sobre segurança ativa!

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    4. Sou vendedor de automóveis e já vendi dois veículos com esse câmbio, e testei eles uma média de três dias cada um, nada de problemas. Inclusive achei o câmbio ágil. Até hoje os compradores não reclamaram, é sinal que tudo está funcionando bem.

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    5. excelentes respostas... piazada que fica só no blá blá blá de cambio pra lá e pra cá... vai procurar o que fazer ao invés de colocar comentários inúteis! Você não compraria um powershift por isso, ponto. Não fala que TODOS não comprariam, fale de você e não pelos outros cara.... tem comprador pra TUDO... Chery QQ (inclusive)... Jac.... Lifan... Honda... VW... o mercado é mixto cara... aprende isso!

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  2. Não entendi o cenário no Brasil.

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  3. Aposentaram a bomba powershit!

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  4. 125 cavalos e 17,3 kgfm de torque!!!
    Imagina esse motorzinho no Ka, com o peso que ele tem???

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  5. 17,3kgfm disponivel a partir de 3000rpm, engenharia americana é jurassica comparada a alemã.

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    1. Muito superficial comparar a Engenharia Alemã com a Americana (como se existisse Engenharia nacional) apenas por conta de uma matéria de um blog.

      Só pra constar, a NASA, que tem até um robô em Marte, não é "Alemã", então menos...

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    2. E você comparando engenharia automobilística com engenharia aeroespacial, foi criticar ele e você é ainda mais burro, e ele falou a verdade, cada país tem sua cultura, a alemanha é o país do automobilismo, carros americanos na maioria das vzs é só pra reta, os alemães fazem carros pras curvas também, é ridículo você criticar o cara, olha as montadoras alemãs, porsche, bmw, mercedes, audi e você vem falar merda comparando a porra da nasa seu inútil.

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    3. oq a NASA tem a ver com o mercado automobilistico? e quem esta se baseando em materias de um blog? a ford esta divulgando esse carro como sendo o 1.0 mais potente do mercado mas pelas especificacoes tecnicas apesar de ter 125cv e 17,3kgfm que esta disponivel somente a partir dos 3000rpm, nem parece motor turbo com injecao direta, o 1.0 tsi da volks ja tem todo o torque disponivel a partir de 1500rpm, ja te adianto que na pratica o 1.0tsi no 0-100 eh mais rapido que esse 1.0 ecoboost, alem de ser mais economico, se esse ecoboost for melhor em algo vai ser em alta, SE for.

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    4. O Mesmo motor está no new fiesta e o torque está disponível a 1400 rpm.....

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    5. Aí, Matheus Carvalho, parei de ler em "carros americanos na maioria das vzs é só pra reta"...

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  6. Vendi meu focus 2015/16 2.0 powershift com 25 mil km, por 2,5mil abaixo da tabela :.. Não achei ruim .
    Nunca me incomodei c o câmbio. Vendi pq vou ficar 1 ano fora do Brasil, se não teria continuado com o carro, gostava muito .
    95% da galera jamais ouviu falar de problema no powershift, na real a maioria nem sabe o que é powershift .

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  7. Gostaria de saber se esse câmbio é o mesmo do Fusion. Na ficha técnica diz que o Fusion usa o câmbio automático SelectShift de 6 velocidades. Deve ser o mesmo câmbio.

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  8. Não existe mais Focus com câmbio powershit no Reino Unido. Se configurar o Focus 1.0 e 1.5 Ecoboost no Reino Unido se tem as opções automático convencional e manual.

    http://www.ford.co.uk/ConfigureyourCar/Focus/Style

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    1. Acabo de configurar os carros.

      Todos os Focus 1.0 Ecoboost ou 1.5 Ecoboost com todas as calibracoes possíveis...utilizam apenas câmbio Automático ou câmbio manual. Nada de powershift.

      O câmbio powershift (outro modelo) só é ainda usado no Focus Diesel. Todos os Focus à gasolina abandonaram o powershift na Inglaterra.

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  9. Tive dois fiesta titanium power shift, o primeiro deu problema direto, a partir dos 20.000 km, trocaram a embreagem com 35.000 vendi vc ele, comprei outro 4.000,00 mais barato que o primeiro, estava com 50.000 km, rodei mais 15.000 km e ele começou com uma mínima trepidação, quase imperceptível, só quem já passou pelo problema notaria, troquei por um corolla no final desse março, o fiesta está na revenda até hoje. Se colocarem um câmbio bom, até cogito comprar outro no futuro.

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  10. Câmbio automatizado seja ele qual for é uma bomba, não por menos, a VW sentiu o baque com muitas queixas de sua caixa de dupla embreagem "caixa de ferramentas" e a substituiu assim que se deu a fabricação nacional do Golf e outros da família.

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    1. dsg é tao bomba, que vende na europa ,mas no brasil voce quer o AISIN, que é mais barato e menos desenvolvido...
      e caixa de ferramentas? voce nunca andou num golf dsg msm.. o barulho é minimo possivel e só ouve em terreno com buracos, mas criticar é facil mesmo

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    2. Tão fácil quanto criticar o powershift

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    3. Deve ser uma bomba mesmo todos os câmbios de dupla embreagem... Só não entendo como praticamente todos os esportivos dos sonhos usam câmbio de dupla embreagem... Porsche, BMWs série M, Mercedes, Audis e por aí vai.... Deve ser tudo bomba... Bom mesmo são os projetos "brazucas" com câmbio manual e suspensão robusta de eixo de torção. Temos o mercado que merecemos mesmo.

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  11. Nao tenho problemas com essa questao....prefiro carros d câmbio manual...moro numa cidade média do interior não é um transito pesado de capital....e é cambeando marcha que se separam os homens dos meninos

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  12. Nao tenho problemas com essa questao....prefiro carros d câmbio manual...moro numa cidade média do interior não é um transito pesado de capital....e é cambeando marcha que se separam os homens dos meninos

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  13. O povo adora criticar sem saber mesmo o dsg 7 e único câmbio da VW que se tem reclamações e não por defeitos sim por características ruins como trepidação entre outras coisas. Os dsg banhados a óleo são perfeitamente aceitos no mundo todo. O powershift e um câmbio com diversas reclamações sobre vários problemas, inclusive quebra do câmbio, travamento coisas que não são um simples incomodo. O problema da Ford é assumir que o câmbio e um lixo e não estar nem aí pra quem comprou

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  14. Tenho um Focus Hatch SE 2.0 2014/2015 PowerShift e nunca tive problemas. Como o carro tem embreagens, sempre que paro no sinal ou estou em trânsito pesado coloca a transmissão em Neutro.

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    1. Que desastre. Vc paga caro em um carro automatico, é obrigado a ficar mexendo na alavanva do cambio como ae fosse manuual e.ainda acha que nao tek problema?

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    2. o meu mecanico disse que em carros automatizados ou automaticos colocar em N economiza combustivel e tambem nao força o carro inclusive tem carros como exenplo da GM o cambio automatico ao parar o carro ele ja vai sozinho pro N ....inclusive o dsg sempre e bom colocar em N ao parar porque pelo que eu saiba e ja dirigi ele nao vai automaticamente pro N

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    3. o meu mecanico disse que em carros automatizados ou automaticos colocar em N economiza combustivel e tambem nao força o carro inclusive tem carros como exenplo da GM o cambio automatico ao parar o carro ele ja vai sozinho pro N

      Troca de mecânico urgente que esse só fala besteira. Todos, repito, TODOS, os fabricantes recomendam deixar o câmbio em D nas paradas. O próprio sistema faz o desacoplamento da embreagem.
      Ao colocar em N em todas as paradas vc está REDUZINDO a vida útil do carro. E, inclusive, a fábrica pode cancelar a garantia pois esse procedimento pode ser tido por "mal uso".


      ...inclusive o dsg sempre e bom colocar em N ao parar porque pelo que eu saiba e ja dirigi ele nao vai automaticamente pro N

      Larga mão de ser orelha. Vc não sabe o que fala. Nunca deve ter chegado nem perto de um câmbio DSG para falar uma bobagem dessa. O manual da VW para o câmbio DSG é explícito: não tire o câmbio de "D" enquanto estiver andando. Jamais.

      Não adianta. O Brasil é um país sub-desenvolvido com consumidores sub-desenvolvidos, como esse espécime acima, que fala e repente esse tipo de bobagem sem ao menos parar para pensar na quantidade de besteira que está falando. Depois reclamam que a VW tem que colocar o câmbio mais robusto do mundo aqui...com esse tipo de espécime repetindo besteiras...querem o quê?

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    4. A preocupação em torno do Powershift não é quando ele não dá problemas.
      Se você ainda não teve o seu é por pura sorte.

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    5. Carro se deslocando em via publica seletora sempre no D mesmo parado em semáforos e ao estacionar usar freio de mão e seletora no P. Regra básica.

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    6. O que nunca se deve fazer é colocar o carro em movimento, desligado e com a alavanca em N.
      Colocar em N com o carro ligado e em uma descida não há problemas para o câmbio.
      O que acontece é que não há benefício algum nessa prática e todo mundo aqui entende um pouco de carro e sabe o porquê.
      Colocar em N em grandes congestionamentos ou em paradas de semáforos há uma economia mínima no consumo, mas injustificável pelo fato que o câmbio é desacoplado e aclopado a cada manobra dessa o que gera desgastes no sistema.
      Isso para câmbios automáticos.
      Para automatizados ou CVT eu não sei, mas acredito que é a mesma regra.

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    7. Carlos: é mais do que óbvio que não se deve "andar" com o carro fora do D/S. E mais óbvio ainda que todos os fabricantes recomendam isso.

      Porém, em carros com cambio dupla embreagem, em PARADAS LONGAS, aconselha-se sim por o carro em N.

      Por exemplo: se está parado na estrada por algum motivo, vai ficar 10/15 minutos, não tem o mínimo nexo deixar o carro em D com as embreagens acopladas aquecendo o sistema.

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    8. exatamente porque cambios automatizados se voce ficar parado muito tempo com o carro parado vai ter um desgaste prematuro da embreagem muitos mecanicos de automatizados ja falaram isso inclusive no dsg e powershift pois eles tem embreagens

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  15. que venha pro brasil,o pawershift seria um otimo cambio sem esses problemas com trocas rapidas e sempre em momentos certos mas ne ja andei em uma ecosport powershift na reta vai normal chega na subida o cambio começa a derrapar parece que nao tem marcha horrivel

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  16. Se o focus hatch 1.6 SE cambio manual custasse 66.000,00 no Brasil seria ótimo, mais é bom sonhar!!!!!.

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  17. Em paradas de sinaleiro uso o freio de mão em paradas longas coloco no neutro. Percebi que na posição N as rotações do motor diminuem ligeiramente. O problema destes câmbios automatizados esta no calor excessivo que afeta os atuadores eletrônicos. Agora FORD burra ao invés de desistir do câmbio e andar para trás façam como a VW fez com o DSG: banhem a caixa com óleo mineral em países quentes, úmidos e com trânsito carregado. Até agora não tive problemas com o PowerShift do Fiesta 2013 mas a tendência e de que a disponibilidade de peças ou o próprio câmbio diminuam e dado o bom desatendimento da FORD, lascou. Saudade do tempo em que um Golf GTI DSG custava R$ 80.000.

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  18. Não existe mais Focus com câmbio powershit no Reino Unido. Se configurar o Focus 1.0 e 1.5 Ecoboost no Reino Unido se tem as opções automático convencional e manual.

    http://www.ford.co.uk/ConfigureyourCar/Focus/Style

    Todos os Focus 1.0 Ecoboost ou 1.5 Ecoboost com todas as calibracoes possíveis...utilizam apenas câmbio Automático ou câmbio manual. Nada de powershift.

    O câmbio powershift (outro modelo) só é ainda usado no Focus Diesel. Todos os Focus à gasolina abandonaram o powershift na Inglaterra.

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  19. Acabo de ver que a ford abandonou o powershift no Focus também na Alemanha. Todos os Focus a gasolina (1.0 ou 1.5 Ecoboost, em todas as calibrações) estão usando o cambio automático de 6 marchas. Powershift apenas nos modelos a diesel, 1.5 e 2.0.

    1,5 l TDCi, 88 kW (120 PS), Start-Stopp Ford PowerShift-Automatik 1,5 l TDCi, 88 kW (120 PS), Start-Stopp Ford PowerShift-Automatik 99 4.2 3.6 3.8
    1,5 l TDCi, 88 kW (120 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,5 l TDCi, 88 kW (120 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 99 4.3 3.4 3.8
    1,5 l TDCi, 70 kW (95 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,5 l TDCi, 70 kW (95 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 99 4.3 3.4 3.8
    2,0 l TDCi, 110 kW (150 PS), Start-Stopp Ford PowerShift-Automatik 2,0 l TDCi, 110 kW (150 PS), Start-Stopp Ford PowerShift-Automatik 115 5.2 4.0 4.4
    2,0 l TDCi, 110 kW (150 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 2,0 l TDCi, 110 kW (150 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 105 4.7 3.7 4.0
    1,5 l EcoBoost, 110 kW (150 PS), Start-Stopp Automatik 1,5 l EcoBoost, 110 kW (150 PS), Start-Stopp Automatik 140 8.5 4.7 6.1
    1,5 l EcoBoost, 110 kW (150 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,5 l EcoBoost, 110 kW (150 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 127 7.0 4.6 5.5
    1,5 l EcoBoost, 134 kW (182 PS), Start-Stopp Automatik 1,5 l EcoBoost, 134 kW (182 PS), Start-Stopp Automatik 140 8.5 4.7 6.1
    1,5 l EcoBoost, 134 kW (182 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,5 l EcoBoost, 134 kW (182 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 127 7.0 4.6 5.5
    1,0 l EcoBoost, 92 kW (125 PS), Start-Stopp 6-Gang-Automatik 1,0 l EcoBoost, 92 kW (125 PS), Start-Stopp 6-Gang-Automatik 125 7.4 4.4 5.5
    1,0 l EcoBoost, 92 kW (125 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 1,0 l EcoBoost, 92 kW (125 PS), Start-Stopp 6-Gang-Schaltgetriebe 108 5.7 4.1 4.7
    1,0 l EcoBoost, 74 kW (100 PS), Start-Stopp 5-Gang-Schaltgetriebe 1,0 l EcoBoost, 74 kW (100 PS), Start-Stopp 5-Gang-Schaltgetriebe 105 5.7 3.9 4.6 19.700 €
    1,6 l LPG, 86 kW (117 PS) 5-Gang-Schaltgetriebe 1,6 l LPG, 86 kW (117 PS) 5-Gang-Schaltgetriebe 136 8.3 4.6 5.9
    1,0 l EcoBoost, 74 kW (100 PS) 99g Start-Stopp 5-Gang-Schaltgetriebe 1,0 l EcoBoost, 74 kW (100 PS) 99g Start-Stopp 5-Gang-Schaltgetriebe 99 5.5 3.6 4.3


    http://www.ford.de/Pkw-konfigurator/FordFocus/Titanium

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  20. Focus a gasolina também abandonou o powershift na França. Todos os Focus 1.0 e 1.5 Ecoboost usam o AT6 na França, enquanto os modelos a diesel (1.5 e 2.0) usam powershift.

    http://www.ford.fr/Configurateur/focus/Titanium

    Motorisation Classement CO2 : Emissions CO2 : (g/km) Consommation (l/100km) Prix
    1.5 TDCi 120 ch SS PowerShift 1.5 TDCi 120 ch SS PowerShift 109 4,7 3,9 4,2
    1.5 TDCi 120 ch SS 6 Vitesses 1.5 TDCi 120 ch SS 6 Vitesses 98 4,3 3,4 3,8
    1.5 TDCi 95 ch SS 6 Vitesses 1.5 TDCi 95 ch SS 6 Vitesses 99 4,3 3,4 3,8
    2.0 TDCi 150 ch SS PowerShift 2.0 TDCi 150 ch SS PowerShift 115 5,2 4,0 4,4
    2.0 TDCi 150 ch SS 6 Vitesses 2.0 TDCi 150 ch SS 6 Vitesses 105 4,7 3,7 4,0
    1.5 EcoBoost 150 ch SS Automatique 6 vitesses 1.5 EcoBoost 150 ch SS Automatique 6 vitesses 140 8,5 4,7 6,1
    1.5 EcoBoost 150 ch SS 6 Vitesses 1.5 EcoBoost 150 ch SS 6 Vitesses 127 7,0 4,6 5,5
    1.5 EcoBoost 182 ch SS Automatique 6 vitesses 1.5 EcoBoost 182 ch SS Automatique 6 vitesses 140 8,5 4,7 6,1
    1.5 EcoBoost 182 ch SS 6 Vitesses 1.5 EcoBoost 182 ch SS 6 Vitesses 127 7,0 4,6 5,5
    1.0 EcoBoost 125 ch SS Automatique 6 vitesses 1.0 EcoBoost 125 ch SS Automatique 6 vitesses 125 7,4 4,4 5,5
    1.0 EcoBoost 125 ch SS 6 Vitesses 1.0 EcoBoost 125 ch SS 6 Vitesses 108 5,7 4,1 4,7
    1.0 EcoBoost 100 ch SS 5 Vitesses 1.0 EcoBoost 100 ch SS 5 Vitesses 105 5,7 3,9 4,6 19 400 €

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  21. Portugal também. Só existe Focus Ecoboost com o cambio AT6. Powershift apenas nas versões a diesel:

    http://www.ford.pt/ConfiguradorVeiculos/NewFocus2015/Titanium

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  22. Realmente ao se configurar os Focus ecoboost 1.0 e 1.5 só se tem a opção de cambio automático convencional no velho continente. A dúvida é: esse cambio é o mesmo do Fusion?
    E por que colocaram um automático nas versões a gasolina e deixaram o power shift nas versões a diesel, será que trocarão posteriormente?
    No aguardo desse cambio automático vir pro Brasil.

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    1. na ficha do fusion dez que e o cambio selectshift agora nao sei se tem a mesma calibraçao

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  23. E essas montagens mal feitas do carro no brasil?

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