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Golf 7 nacional: câmbio e suspensão traseira simplificados

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O lançamento do Golf 7 fabricado no Brasil se aproxima e com isso alguns de seus detalhes e especificações técnicas da transmissão e suspensão começam a ser revelados de forma extra-oficial, o que discutiremos neste artigo.

VW Golf 7 nacional - motor flex, câmbio automático e suspensão traseira semi-independente

Em agosto nós publicamos um post dando conta que a VW do Brasil estaria avaliando a substituição da transmissão DSG7 pela TipTtronic6 (veja aqui). Posteriormente a Revista Auto Esporte confirmou que o Golf e Audi A3 nacionais trocam o câmbio DSG 7 marchas pelo Automático TipTronic 6. E, agora, o site AutosSegredos informa (veja aqui) que, além do TipTronic 6, os Golf e Audi A3 nacionais perdem a suspensão traseira multilink e passam a adotar um esquema mais simples, semi-independente por barra de torção.

VW Golf - câmbio automático TipTronic
VW Golf 7 nacional volta a usar o câmbio automático TipTronic de seis marchas
Nesse contexto, cabem algumas considerações sobre as diferenças técnicas, vantagens e desvantagens sobre esses dois sistemas de suspensão, que colocamos, resumidamente, no quadro abaixo.

Barra de TorçãoMulti-Link 
DescriçãoSistema semi-independente, onde as rodas traseiras esquerda e direita estão ligadas por um eixo, fazendo com que o movimento de uma roda afete a outra.É um esquema em que as duas rodas traseiras contam com sistemas totalmente independentes de suspensão. Há de três a cinco braços para manter a posição do eixo, em vez de dois braços do sistema de barra de torção, consequentemente há mais liberdade de movimentos das rodas e em múltiplas direções. Com isso as irregularidades do piso são melhor filtradas e os pneus ficam mais em contato com a pista.
UsoModelos de acesso. Na linha Golf da Europa é usada no modelo mais barato, Trendline. Entretanto, o Megane RS, considerado o hot hatch de melhor comportamento dinâmico, usa esse sistema.Adotada, em geral, em carros de tração dianteira e traseira de performance mais elevada.
VantagensMais barata de ser produzida. Construção mais simples resulta em elevada robustez e confiabilidade. Tem menos peças, menos coxins e menos braços, resultado em manutenção mais barata. Ocupa e menos espaço, permitindo um porta-malas maior e mais espaço interno traseiro.Maior conforto pois filtra melhor as irregularidades. Mantém os pneus mais em contato com o solo, proporcionando mais estabilidade.
DesvantagensEixos e apoios mais pesados, aumentam a massa suspensa do carro.É bem mais cara de ser produzida , pois tem mais peças, braços e coxins. A manutenção é mais cara, pois há mais componentes e exige mais especialização. Mais susceptível a defeitos em função da maior quantidade de peças móveis.
Carros que a adotamToyota Corolla, Renault Megane RS, Volkswagen Golf MK4, Volkswagen Golf MK7 Trendline, entre outros.Honda Civic, Ford Focus, Golf GTI, Volkswagen Jetta, entre outros.

Sistemas de suspensão do Golf

O Golf geração IV (e o 4,5 brasileiro) sempre adotou a suspensão traseira semi-independente por eixo de torção, inclusive nas versões de alta performance, como o Golf GTI, com motor 1.8 turbo de 180 cavalos, e até mesmo o Golf GTI VR6 de 2003 (veja aqui), sendo um carro referencial tanto em comportamento dinâmico quanto em conforto interno.

Volkswagen Golf - suspensão traseira independente multilink
Volkswagen Golf 7- suspensão traseira semi-independente - barra de torção (Trendline alemão e nacional)
Já no Golf MK5 (que não foi vendido no Brasil) a Volkswagen optou pela suspensão traseira multilink (imagens abaixo) em todas as versões - mesmo esquema adotado no Golf MK6. Já o Golf 7, lançado em 2013, manteve o multilink nas versões Highline e GTI, mas voltou ao esquema de suspensão traseira por eixo de torção na versão de acesso, Trendline (veja aqui).

VW Golf - suspensão traseira multilink
Volkswagen Golf 7 - suspensão traseira independente multilink
Volkswagen Golf - suspensão traseira independente multilink
Volkswagen Golf 7- suspensão traseira independente multilink

Ou seja, suspensão traseira do Golf por eixo de torção não é novidade nem mesmo no MK7, já que o Trendline alemão adota esse sistema. Entretanto, os Golf vendidos nos EUA, e fabricados no México, adotam sempre o esquema multi-link.

Opção pela confiabilidade

O quadro que colocamos acima evidencia que o sistema multi-link é mais sofisticado e mais adequado para carros de performance mais elevada, pois oferece mais estabilidade em alta velocidade. Além disso, resulta em um rodar mais refinado, já que filtra melhor as irregularidades da pista. É verdade, também, que a maior parte dos usuários não consegue notar a diferença e a vantagem de funcionamento do multi-link sobre o eixo de torção.

Além disso, essa suspensão traseira multilink do Golf 7 é mais cara tanto na produção quanto na manutenção, e exige mão de obra mais especializada. E é menos robusta e confiável que o sistema de suspensão semi-independente que será usada nos Golf e Audi A3 nacionais: não foram raros os Golf 7 (alemães e mexicanos) vendidos no Brasil que tiveram componentes de suspensão substituídos na garantia, além de que muitos proprietários relatam ruído excessivo no trabalho de suspensão traseira.

Audi A3 Sedan Nacional: câmbio TipTronic e suspensão traseira semi-independente
Audi A3 Sedan Nacional: câmbio TipTronic e suspensão traseira semi-independente
Nesse contexto, a adoção de um sistema mais simples e robusto - e mais barato -, como o semi-independente por eixo de torção, no Golf 7 nacional evidencia que a diretriz confiabilidade e robustez é a palavra de ordem na nacionalização do Golf.

Ademais, é preciso considerar também que o sistema semi-independente por eixo de torção pode fornecer um passeio confortável e bom nível de estabilidade - e o exemplo é o Toyota Corolla, um dos carros com ajuste de suspensão mais bem acertados, adota suspensão traseira semi-independente por eixo de torção.

Câmbio TipTronic

Alías, a opção por mais confiabilidade vis à vis refinamento técnico é também o que parece justificar a adoção da transmissão automática TipTronic de seis marchas no Golf nacional. Trata-se de uma caixa fabricada pela AISIN, subsidiária da Toyota, e que tem um funcionamento exemplar, como mostramos no vídeo abaixo.



Entusiastas x consumidores comuns

É evidente que tais escolhas vão desagradar aos entusiastas automotivos - pessoas que conhecem em profundidade os detalhes técnicos dos carros e apreciam essas inovações mecânicas. Ocorre que a maior parte dos consumidores não é formada por entusiastas automotivos. Ao contrário, são cidadãos e cidadãs que querem apenas um carro moderno, confiável e robusto - e o sucesso do Toyota Corolla no mercado brasileiro é um exemplo disso.

Nesse contexto, consideramos que a adoção do câmbio TipTronic de seis marchas e a suspensão traseira semi-independente por eixo de torção nos Golf e Audi A3 nacionais uma decisão adequada e convergente com a realidade do mercado brasileiro.

Conclusão

O Golf 7, assim como os Audi A1 e A3, desde que começaram a ser vendidos no Brasil apresentam reclamações de usuários sobre o ruído metálico da transmissão DSG7 e também na suspensão traseira, sendo que existiram casos que exigiram substituição de componentes.

VW Golf 7 nacional - motor flex, câmbio automático e suspensão traseira semi-independente
VW Golf 7 nacional - motor flex, câmbio automático e suspensão traseira semi-independente
Diante desse quadro, as notícias que sugerem que o Golf 7 e o Audi A3 de fabricação nacional vão adotar sistemas mais robustos e confiáveis de suspensão traseira e transmissão automática indicam que a montadora alemã optou por uma estratégia mais conservadora em termos de engenharia, com foco em confiabilidade e robustez.

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148 comentários:

  1. "a montadora alemã optou por uma estratégia mais conservadora em termos de engenharia, com foco em confiabilidade e robustez." no meu pontonde vista ela simplesmente está barateando a produção para ter mais lucros, em vista que o preço da versão highline não vai cair, e eu não duvido nada que fique mais cara, agora trocar a transmissão DSG considerada uma das melhores do mundo pela tiptronic, dando desculpa de confiabilidade e reclamações de alguns clientes pelo barulho que ela faz em pavimentos de baixa qualidade, não desce !! Se fosse assim a Ford teria trocado a transmissão Powershift por outra, sendo que a mesma tem muitas reclamações que muitos aqui sempre descrevem, a VW simplesmente tirou melhor que o Golf MK7 tinha, sobrou somente o motor 1.4 TSI do melhor conjunto mecânico que tinha. Lamentável, mais fazer o que né !

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    1. Concordo 100% com o que vc disse, e digo mais, não adianta essa reportagem tentar convencer que a troca é melhor porque não vai!

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    2. Vergonha senhora VWBR. Fazer downgrade não rola. Quem compra Golf 7 é muito bem informado e não vai engolir esse projeto nacional.

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  2. Vergonha VW Brasil.
    Já depenaram o carro...

    Quem comprou o Alemão e Mexicano vai sofrer com peças...

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    1. Eu diria que quem comprou os importados vai ficar feliz kkk

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    2. Peças da suspensão traseira e do câmbio. O resto deve ser igual.

      E o Golf alemão usado valorizando cada vez mais... Quem tem não quer vender.

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    3. Até ter que trocar um amortecedor ou o óleo da transmissão

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    4. O carro é impecável e com 3 anos de total tranquilidade... E, pela construção diferenciada (carro de alta tecnologia, premiado por isso mundialmente, superando até hatchs de BMW, Volvo, Audi e Mercedes) certamente não dará os problemas típicos dos carros mais simples... Logo, os proprietários atuais do Golf terão anos de felicidade e economia, diluindo essa conversinha de medo de peças à irrelevância... Já me ofereceram 6 mil a mais do que paguei a um ano atrás... Parei para pensar o que compraria com esse valor, hoje, que me traria a mesma satisfação... E não pude aceitar... Esse é o pensamento de quem entende de carros e pôde comprar um Golf7... O resto é detalhe...

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    5. É isso aí, Carlos JSB. Tb já tive propostas super vantajosas em meu autêntico alemão.

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  3. Esse câmbio vai sacrificar o bom consumo do Golf DSG

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    1. O golf 1.6 de 120cv e câmbio tiptronic terá desempenho pífio, lamentável.

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  4. Um Golf até vai agora um AUDI? é piada.

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    1. Pois é, estava pensando nisso também. Mesmo com o esforço do site em minimizar a situação, não tem jeito.

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  5. Meu Deus! Agora ferrou com o carro todo! Isso não é mais Golf. Se vc quer estragar um produto, passe a fabrica-lo no Brasil!

    Não compro!

    Ainda bem que o Golf GTI vai continuar vindo do Mexico.

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  6. Cada uma, só brasileiro mesmo pra aceitar isso... eu nunca que compro um carro que tem uma super tecnologia e vem pra cá alterado e ainda caro.... as montadoras brasileiras descem guela a baixo o que querem e ainda tem tonto que vai comprar e vai se achar.... bando de ignorantes....

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  7. Focus se tornou uma opção bem melhor agora

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    1. Engano seu! A transmissão Powershift da Ford é problemática e apresenta relatos frequentes de superaquecimento. Isso acontece nos engarrafamentos pesados e subidas fortes. No painel aparece a msg de superaquecimento pedindo para encostar o carro, desligar e aguardar algum tempo. Isso vem advertido inclusive no manual do carro. Convenhamos que por esse preço, passar por esse tormento é uma burrice.

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    2. Engano seu! A transmissão Powershift da Ford é problemática e apresenta relatos frequentes de superaquecimento. Isso acontece nos engarrafamentos pesados e subidas fortes. No painel aparece a msg de superaquecimento pedindo para encostar o carro, desligar e aguardar algum tempo. Isso vem advertido inclusive no manual do carro. Convenhamos que por esse preço, passar por esse tormento é uma burrice.

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  8. Então estão lançando o novo Gol como Golf? rs...

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  9. Agora vamos pegar um golf highline dsg alemão e compara-lo com o nacional ... seria outro 7x1 ... como sempre brasileiro paga caro e acha que ta abalando

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    1. Golf Highline DSG alemão é 7x1 no mexicano e 170x1 no brasileiro.

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    2. O erro da VW foi não ter fabricado no Brasil logo de cara, assim essa percepção de baixa qualidade não seria tão evidente. Mas primeiro trouxeram da Alemanha, depois do México, agora no Brasil. Foram capando os itens, e temos razão em ficar indignados. O Golf alemão que era tão refinado vai dar lugar ao brasileiro capado.

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  10. Do alemão para o lixocano cortaram umas coisinhas simples mas mantendo o importante, agora até suspensão raparam, é brincadeira... Lembrando que Focus sempre usou suspensão independente multilink e nunca houve reclamação de "trabalho excessivo" ou barulhos. Outro carro com suspensão independente (não multilink) é a Palio Weekend, que ainda trabalha em "3 níveis": normal, trekking e adventure. Civic usa suspensão traseira independente desde que chegou aqui, nunca se ouviu falar de problemas por causa disso. Vectra B estreou esse conceito aqui e nunca eve tais problemas. 206/7 também usa suspensão traseira independente, sem problemas. CHINESES usam suspensão traseira independente igualmente livre de vícios...

    Para mim isso é falta de engenheiro decente. E não calha essa de "necessita de mão de obra especializada", é troca de amortecedores, buchas, coxins e NO MÁXIMO um balanceamento, mesmo serviço feito no eixo de torção apesar de dificilmente ser necessário.

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    1. Paulinho Fiat tem que citar o lixo da palio weekend em um comentário...

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    2. Por que ? É crime falar a palavra Fiat ? Viva a liberdade !

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  11. Que absurdo, tiraram os principais diferenciais do golf, e não duvido de uma piora no acabamento também, apenas observo.
    Outro absurdo é depenarem ainda mais o A3, aliás o carro já é pelado e vão tirar mais o que dele ? De premium ele só tem o preço mesmo.

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    1. Exatamente Vítor, fui outro dia na Audi ver o A3 e fiquei decepcionado. Bancos de tecido parecem piores que de um gol, ar condicionado manual parecem dois botões de rádio antigo, GPS então, só num pacote a parte caríssimo e o pior, o espaço interno é ridículo, tanto na altura como no espaço para as pernas do banco traseiro.

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  12. Sou fã do Golf e estava ansioso pela chegada da versão nacional, mas esse eixo de torção acabou com o carro. Bola fora da VW. Quem entende um pouco de carro e gosta de conforto com esportividade e segurança vai deixar de comprar. Simples assim. Junto-me agora aos haters e confirmo a tese de que isso é um GolF.

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  13. O Golf 7 nacional continuará sendo muito mais rápido que o Focus.
    O Golf 7 nacional continuará sendo muito mais econômico que o Focus.
    O Golf 7 nacional continuará sendo muito mais confortável que o Focus.
    O Golf 7 nacional continuará sendo muito mais estável em curvas que o Focus.
    O Golf 7 nacional continuará sendo muito superior que o Focus.
    Mas o O Golf 7 nacional deixará de ser 20 mil mais caro que o Focus.
    Então nasce o novo líder do mercado de hatchs médios do Brasil: Golf.

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    1. Há 2 anos vc diz que o Golf vai passar o Focus, mas esse dia não chegou e nem chegará.

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    2. E com o Focus dominando o mercado de hatch medios, não chegará mesmo. Aliás, quero ver ele ser mais rápido e econômico com caixa automática e mais estável com suspensão de carroça.

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    3. Provavelmente o Golf continuará mais rápido e econômico que o Focus, mas em conforto, estabilidade e preço o Focus vai levar.

      Então continua o mesmo líder do mercado de hatchs médios do Brasil: Focus.

      Eixo de torção e câmbio jurássico? Apague essa ideia.

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    4. Em agosto, o Focus HUMILHOU (termo ao gosto do Carlos) o Golf em vendas. A realidade dos fanboys é triste: podem apenas sonhar, mas com esse preço e a depenação, o Golf não vai ser líder tão cedo.

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    5. E ai vai vender mais que o focus?

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    6. Pronto, chegou o vendedor da Ford, que compra Ka pra "chegar chegando no xópis".

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    7. O Golf 7 nacional continuará vendendo muito menos que o Focus...

      ... depois dessa "depenação" anunciada e segundo o vendedor da VW quem entende de carro vai perceber a piora geral do conjunto, viva a VWBR!

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    8. O choro é livre! Chora mais que aqui do primeiro lugar não dá pra te ouvir!

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    9. Ah, mano! Se tiver 60k eu levo no lugar do up!
      Ah é 1.6. Quero não, tchau!

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    10. Esse Trend ai é um Golf ou um Gol, simplesmente acabaram com o carro, agora sim que o Focus vai manter o reinado dele

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    11. Cara, dessa vez não vai dar... O Focus entrará com o status de "atualizado" e o Golf com de "depenado", mesmo isso sendo verdade ou não... Pode pegar a diferença de vendas de agosto (1500 contra 500) que não vai mudar muito não... Se a VW tirar uns 5 mil do carro, pode atingir metade das vendas do Focus, que vai aumentar... Uma pena... Os principais diferenciais do Golf (segurança com 7 airbags + estrutura + controles, além potência, economia de consumo e conforto), enfim, pra mim são importantes e ele deveria vender 6 mil carros por mês, mais do que HRV e cia, mas, no último ano, a VW deu aquela "brasileirada" no produto...

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    12. Como vc quer que se venda 6.000 Golf/mês se a VW pode trazer 4.800 por ano de Golf, Jetta e Fusca?
      Não tem como competir fabricação nacional com importado. O Golf mais barato tá saindo mais de R$ 20 mil mais caro que o Focus.
      Agora quando entrar no mercado o Golf 1.6 MSI Automático e o 1.4 TSI AT6, com ampla disponbilidade, isso vai acabar com o Focus.
      O povo só compra Focus porque não consegue ou achar um Golf ou não tem a dinheiro, pois todo mundo sabe que o Golf é infinitamente superior ao Focus.
      Então aguarde o nacional. O Focus vai mofar nas lojas...

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    13. Se vier com estes R$20 mil de desconto eu até concordo. Mas eu acho bem difícil se tratando de Brasil...

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    14. Bla bla bla bla bla.... Carlos.. O Golf Mexicano e o Alemão são infinitamente melhores e ponto final,

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  14. Deveriam manter tudo isso no A3 pelo menos, porque as pessoas não são obrigadas a isso, poderiam ir de audi pelo menos, mas até o A3 é capado.

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  15. Que bosta! E deve aumentar de preço com as "novidades"...

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  16. Espero que o Golf GTI continue a ser importado do México por um bom tempo.

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  17. Alguem tem informaçao se a Vw vai reduzir os preços do Golf ? Olha se nao reduzir nao sei quem vai ser o idiota que vai comprar isso. Brincadeira!!! Depenaram o carro!! Tudo que chega no Brasil é estragado e depenado!!! Pais de merda!!!
    E nao Carlos o Golf nao vai ser lider de vendas. Quem Viver Vera ( ditadinho do Carlos Kkkkkkk)
    Carlos esta em Coma INDUZIDA
    BIIIIP BIIIIIP BIIIIIP --------------------------------- BIIIP
    KKKKKKK

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    1. Pelo contrário. As informações que temos é que os preços do carro sobem sistematicamente.

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  18. Sinceramente acho que perdem todos os entusiastas, seja de golf, seja de focus ou qualquer outro hatch médio. No fundo, todos admiram uma ou outra característica no carro da "concorrência" e a disputa tecnológica só nos dá carros cada vez melhores. Infelizmente essa modernização trouxe consigo uma forte alta nos preços e as baixas vendas. É torcer que o seguimento como um todo não sofra retrocessos.

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  19. O The Very Best era o Golf alemão turbinado e superpremiado. Se for confirmado que esse brasileiro vai vir com eixo de torção e tiptronic até no Highline, ele será apenas um bom hatch médio, mas nada espetacular (apesar de muito superior ao focus problemashift).

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    1. Eu já tava achando que vc era um Carlos 2, mas que bom que estava enganado e vc tem mais pé no chão.

      Hoje, o Golf é indiscutivelmente melhor que o Focus, mas o preço não ajuda, e o custo-benefício vai lá pra baixo. Tem dinheiro sobrando e quer o melhor da categoria? Vá de Golf. Quer o melhor custo-benefício? Vá de Focus.

      E no lançamento, o Golf alemão ainda batia com mais força no Focus. Tempos que não voltam mais...

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    2. Melhor que o Focus ? Esta de brincadeiea neh.
      Focus tem dupla embreagem, Sistema multimidia de 8' , som sony premium ah e suspensao multilink.
      Agora claro o motor Turbo do Golf é muito melhor. Mas com o Tiptronic vai andar menos que o Up Tsi KKKKKKK
      Estou louco para isso acontecer so para o Carlos provar do proprio veneno.....

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    3. O Golf entupido de opcionais é melhor que o Focus, mas também é muito mais caro, e por isso não compensa.

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    4. Excelente comentário RTS, muito sensato. Concordo que o Golf está perdendo todo e qualquer custo-beneficio com o tempo.

      Matheus, o problemashift (powerSHIT) é um câmbio de dupla embreagem? Pensei que aquilo era uma lata velha problemática...pelo tanto de reclamações a respeito daquela bomba.

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  20. Os vendedores da wolks, que de tão incompetentes não conseguem emplacar nem o up TSI, vão convencer quem a levar um carro capado, versão tupiniquim?

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    1. O povo compra corolla de 100 mil, que é mais pelado do que jetta tsi, não duvido que comprem esse golf

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    2. Se você mesmo está dizendo que a VW não consegue emplacar um carro mais equipado (Jetta TSI) diante de um mais pelado (Corolla Altis), por que a mesma VW conseguiria então emplacar um carro mais pelado (Golf nacional)?

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  21. Primeiro vieram os Golf alemães, com freio de estacionamento eletrônico.
    Depois, os mexicanos, mas com freio de mão convencional.
    Agora falam que o Golf nacional vai ter o motor 1.6 e não o 1.4 Turbo.
    Suspensão por eixo de torção, no lugar da ótima multi-link.
    Câmbio antigo, no lugar do moderno DSG.
    O que mais? Direção mecânica? Vidros por manivela? Só falta colocar o ar condicionado como opcional. Estão regredindo e detonando a imagem do Golf G7.

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    1. O pior é ver esse papo de "optaram pela confiabilidade"...

      Isso é lenda, o blog poderia ser mais honesto nesse tipo de comentário, é fato, é evidente que é unica e exclusivamente corte de gastos como já foi dito ano passado.

      O próximo motor usado pela VW vai ser o do antigo fusca, pois até com um alicate se arruma e aguenta mau uso adoidado, confiabilidade boa....

      A verdade é dura e típica dos fabricantes no Brasil , o tal "The Very Best" foi simplificado a nível de Gol para tentar beliscar o Focus, lamentável dona VW.

      Quem tem o verdadeiro Golf alemão deve estar achando engraçado e feliz por tem o legítimo Golf.

      O vendedor da VW vive metendo o pau na falta de tecnologia em carros com barra de torção, pois é, chegou a vez do GOL"f"...

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    2. E aqui sempre defenderam que o Golf DSG era super confiável, mas agora com essas notícias, a conversa foi esquecida e o Tiptronic virou o suprassumo da confiabilidade.

      Também viviam criticando o freio a tambor do Focus (na finada versão S), mas usar eixo de torção no Golf, tudo bem.

      Voltemos a mecânica da década de 90 e deixemos a inovação de lado, pois o que importa é o mexânico da oficina de fundo de quintal saber mexer.

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    3. Isso é curioso, se for apenas a opinião do Blog tudo bem, se for fato pela VW quem tem DSG e multilink pode começar a se preocupar pois não é tão confiável e robusto como gritavam aos quatro ventos.

      E a conclusão do Blog é para comprar briga com o "vendedor da VW", pois segundo ele tudo isso sobre o DSG e Multilink é mentira para desmerecer o carro, pois no Golf tudo é 100% perfeito...

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    4. O câmbio que não é confiável é o do Focus, problemas shit, que tem petição de 1.900 proprietários com problemas de travamento, superaquecimento e etc.

      http://www.peticaopublica.com.br/viewsignatures.aspx?pi=P2013N44036

      O DSG é extremamente confiável, mas o AT6 é ainda mais confiável. O AT¨6 TipTronic é um câmbio praticamente inquebrável, e pelo jeito a VW considerou que esse é o melhor câmbio para usar no Golf nacional, então está oK.

      Agora, o que vemos aqui é um bando de haters do Golf que vão ficar completamente sem discurso.

      Qualquer post do Golf esses caras que não tem dinheiro para comprá-lo vinham dizer que "o ruído do DSG", "retenção" e "barulho na suspensão traseira".

      Pronto. Acabou. Não tem mais ruído de DSG. Não tem mas retenção. Não tem mais barulho de suspensão traseira.

      E continuará sendo mais rápido, mais econômico, mais seguro, mais espaçoso, mais bonito, mais leve, melhor acabado e mais rápido e veloz em qualquer curva que o Focus.

      Alías, o Golf 4 e 4,5 já passeava sobre o Focus II, mesmo o Focus II tendo multilink na traseira, e o Golf semi-independente.

      Em resumo, o Golf continuará muito superior ao Focus, vai ganhar mais itens de série, terá versão mais barata e não terá "mimimi" de haters mais nenhum.

      O Golf até agora foi só aquecimento. Em nível mundial o Golf, só hatch, vende 2 vezes mais que Focus Hatch e Sedã somandos.

      Aqui no Brasil será outro massacre, pois agora que teremos disponibilidade à vontade (antes tinha cota do México), versões de acesso, e mecânica irretocável. Focus vai mofar nas lojas...ou vai ser vendido apenas para as locadoras (que compram a maior parte deles já hoje..).

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    5. Five
      Se o DSG e a suspensão multi-link não fosse boas, não seriam comercializadas na Europa.
      Sinto saudade da suspensão Multi-Link do meu velho Focus 2008. Alia conforto e ótima estabilidade.
      O Golf era referência no segmento dos hatch médios. Mas com essa simplificação, vai deixar de ser. Vai passar a ser The Very mais do mesmo.

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    6. Chegou o vendedor da VW com uma bíblia kkkk

      O pior é ler isso:
      "Alías, o Golf[ssauro] 4 e 4,5 já passeava sobre o Focus II, mesmo o Focus II tendo multilink na traseira, e o Golf semi-independente." kkkkkkkkkk para que tá feio, carlos!!

      "antes tinha cota do México"
      Me explique como as vendas tão baixas do Golf usam toda a cota do México. O Jetta até desocupou espaço pro Golf vender mais, mas não foi o que aconteceu.

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    7. A cota da VW do México é de 4.000 carros por ano para dividir entre Jetta/Fusca e Golf.
      E tão vendendo 650 Golf por mês só no varejo. Mais 900 de Jetta. Só isso dá mais de 4 vezes a cota.
      O Focus só vende mais hoje porque tem versão abaixo de 70k e é vendido de baciada para locadoras. Tira vendas de locadoras que o Golf tem mês que vende mais no varejo mesmo com cotas restritas.
      Focus vai mofar mnas lojas quando chegar o Golf 7 nacional.

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    8. "carlos4carros3 de setembro de 2015 09:58
      O sujeito que associa a qualidade de um carro à sua performance de vendas claramente demonstra duas coisas:

      1. não sabe fazer a análise de um automóvel com base em suas características técnicas;
      2. é um Maria Vai com as Outras.

      [...]A única que coisa que suas limitadas capacidades intelectuais lhe permitem é copiar e colocar um link[...]

      E aí que podem reparar. Quem vem com argumento de venda são sempre limitados intelectualmente. Não sabem discutir tecnicamente sobre veículos."

      E aqui nesse comentário vemos:

      "O Golf até agora foi só aquecimento. Em nível mundial o Golf, só hatch, vende 2 vezes mais que Focus Hatch e Sedã somandos. Aqui no Brasil será outro massacre, pois agora que teremos disponibilidade à vontade (antes tinha cota do México) [...]. Focus vai mofar nas lojas...ou vai ser vendido apenas para as locadoras (que compram a maior parte deles já hoje..)."


      Como podem reparar, o próprio Carlos se identifica como limitado intelectualmente.

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    9. São as desculpas esfarrapadas e sem qualquer logica de sempre, o choro é livre.

      Quando a concorrência simplifica até um parafuso o cara vem aqui e mete o pau, quando a VW simplifica tudo isso faz de conta que nada aconteceu, afinal só o VW pode capar os carros e segundo ele ainda fica melhor...

      André, não falei que não são boas, aqui se gritava aos quatro cantos que eram a cereja do bolo e agora a VW vem e afirma que são menos confiáveis e robustas do que se achava, lamentável.

      Ao vendedor da VW, pare de falar lixo aqui no blog, esse papo de atropelar o Focus se houve desde o lançamento do Golf, moramos no Brasil e aqui ele é massacrado em vendas pelo Focus, fato.

      Esse mimimi de hater de Ford cansa viu, é choro em cima de choro, deve estar desesperado para fechar a meta do mês.

      E não há discurso nenhum aqui no Blog, você que vive fazendo discursos na maioria sem fundamentos típico de eleitor do PT.

      Pior, não tem nem carro e critica quem fala alguma coisa de carro mesmo tendo o carro.

      Master Hater, só resta o choro, e ao Golf, agora vai vender mais poi vai conseguir entrar na "Periferia"...

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    10. "10) Os volumes importados do México estão dentro das cotas?

      Não. As montadoras poderão importar seus volumes estabelecidos no acordo entre Brasil e México, além dos 4.800 carros/ano da cota de importação sem IPI maior.

      11) Importadoras com interesse em produzir aqui, poderão importar além da cota de 4.800 por ano sem pagamento do IPI maior?

      Sim. Nesse caso, a importadora poderá trazer até 50% do volume estipulado para ser feito no Brasil sem o IPI de 30%. No entanto, a medida vale apenas por dois anos e somente para produtos iguais ou similares aos que serão feitos no país."

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    11. RTS, deve ser novo por aqui, só posso te adiantar que ele é o Rei da contradição, ele fala mau de uma coisa hoje mas amanhã ele faz a mesma coisa mas aí tem uma desculpa esfarrapada para justificar, e faz de conta que nada aconteceu.

      Deve ganhar algum para fazer render tantos posts inúteis e agitar o pessoal com falácias "Haterizadas"...

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    12. Eu queria uma explicaçao. Qual o pre-conceito de vender para PJ( locadoras) ?
      Amigo vender é vender. O que importa é LUCRO e dinheiro no BOLSO.
      Então a VW tinha que parar de vender Gol,Up e Fox para locadoras.
      Segundo você Carlos é proibido então...

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    13. Se vender de "baciada" desse prejuízo, eles não venderiam, assim como faz a HMB com o HB20, que só vende praticamente pra PF.

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    14. Não. As montadoras poderão importar seus volumes estabelecidos no acordo entre Brasil e México, além dos 4.800 carros/ano da cota de importação sem IPI maior.

      11) Importadoras com interesse em produzir aqui, poderão importar além da cota de 4.800 por ano sem pagamento do IPI maior?

      Sim. Nesse caso, a importadora poderá trazer até 50% do volume estipulado para ser feito no Brasil sem o IPI de 30%. No entanto, a medida vale apenas por dois anos e somente para produtos iguais ou similares aos que serão feitos no país."


      C.Q.D. A VW traz 4.800 / ano sem II, sem IPI de 30%.
      O resto incide 35% de II, e fica com IPI de 13% (pois é motor 1.4 gasolina).

      O Golf nacional terá IPI de 11%, não terá restrição de cotas, e não pagará II de 35%.

      O Focus será massacrado, aliás, como acontece no mundo inteiro.

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    15. Só existe preconceito por parte dos fanáticos, quando o GOL dominava as vendas jamais se falou em PJ aqui no Blog, bastou a VW perder o trono que agora PJ ganhou muita importância para tentar justificar o injustificável.

      Na cabeça do vendedor da VW, ela pode tudo mas as outras não...

      Já que adora qualquer coisa que venha da Alemanha, fica a frase de Friedrich Nietzsche...

      "O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos"

      Sem mais...

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    16. "O câmbio que não é confiável é o do Focus, problemas shit, que tem petição de 1.900 proprietários com problemas de travamento, superaquecimento e etc.

      O DSG é extremamente confiável"

      Reclame Aqui:
      Você buscou "problema novo golf". Encontramos 18 resultados.
      Você buscou "problema dsg". Encontramos 6 resultados.
      Você buscou "problema novo focus". Encontramos 17 resultados.
      Você buscou "problema powershift". Encontramos 89 resultados.

      Mas lembrando que o Powershift vende muito mais (também no Fiesta e no Ecosport), então é normal que tenha mais relatos.
      Além disso, a caixa é diferente mas tem o mesmo nome. O Fiesta usa a Getrag 6DCT250 (a mais problemática), enquanto o Focus usa a Getrag 6DCT450 (mais confiável).

      Resumindo: o Focus fica muito bem com a transmissão Powershift, visto que não adota a caixa problemática do Fiesta. A quantidade de problemas no Focus 2.0 é semelhante a do Golf DSG.

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    17. Venda para PJ é feita de baciada a preços muito baixos.
      Para locadoras é pior ainda, pois elas ficam 6 meses com o carro de desovam no mercado de usados.
      Então uma coisa é vc vender Gol, que tem milhões circulando, e o custo de desenvolviumento já foi totalmente amortizado, a preço de banana de baciada para locadora.

      Outra coisa totalmente diferente é vender KA a 40K para consumidor final, e a 25k para locadora.
      Pior: vende 3.000 Ka para consumidor final e 4.000 para locadora.
      Depois de 6 meses entre esses 4.000 Km no mercado de usados. E o consumidor que comprou e vai vender, toma um preju monstro, pois além de ser difícil vender, tem que arcar com uma desvalorização insana.
      Então é sacanagem com o consumidor de Ka, que compra um carro que fica marcado como carro de locadora.

      A hyundai mesmo limita o hb20 para pj em 5%. já a Ford vende 70% do Ka para locadoras.

      Esse é o problema; prejuízo para o consumidor e queima o filme do carro.

      Mas as kazettes que pululam por aqui só pensam no lucro da empresa, e não estão nem aí para o consumidor. É claro, são kazettes. Se tivessem um pingo de capacidade analítica não seriam kazettes (adoradores de carro de baixa qualidade).

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    18. "Mas as kazettes que pululam por aqui só pensam no lucro da empresa, e não estão nem aí para o consumidor."

      "carlos4carros25 de agosto de 2014 10:40
      Se a VW vai lucrar mais, espero que lucre cada vez mais, pois como vemos o lucro da empresa é investido cada vez mais em fazer carros melhores para os consumidores. As empresas não são entidades de assistência social, mas organizações que buscam o lucro.
      carlos4carros19 de dezembro de 2013 15:25
      Sem dúvida que ela deve estar tendo muito lucro mesmo...Pagando mais caro e vendendo mais barato...É exatamente assim que se faz lucro..
      carlos4carros30 de janeiro de 2015 00:03
      E lucre mais, reinvista em desenvolvimento para ter os melhores carros, e vender mais caro."

      O rei da contradição.

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    19. O carlos é o rei das previsões também:
      "VW será líder em 2015. A tendência já mostra isso. Falta apenas tirar 5 mil carros da Fiat para ser líder. Só o Gol Special e a Saveiro Cabine Dupla vão fazer isso. E o up! continua subindo todos os meses.

      Não tem jeito. A VW será líder em 2015."

      Que pena, carlos. Não será esse ano.

      ""carlos4carros24 de dezembro de 2013 12:37
      A Fiat pode preparar o túmulo para a Strada...se a Saveiro vier com esse visual....sorry...não terá para ninguém...será líder disparada do segmento...."

      Alguma montadora contrate esse analista urgente!!! O que ele está fazendo aqui na internet? Deveria estar empregado no cargo mais alto da maior empresa do mundo!! Um analista desses não se encontra em qualquer lugar!

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    20. RTS, pare de colar essas coisas horripilantes por aqui pois vai pegar muito mal... kkkk

      Só quem não entende nada de carros faz esses tipos de previsões, a realidade é muito diferente desse papinho de vendedor de VW.

      Qualquer tipo de empresa séria quer distância desse tipo de gente esnobe, é triste.

      Existe uma grande diferença em "conhecer o caminho e trilhar o caminho", o rei das previsões/achismos/fatos sem fundamento mal sabe ao certo o que é o caminho, quanto mais conhecer ou trilhar...

      Como ele mesmo já cansou de falar por aqui, "opinião de quem nem tem o carro é pura orelhada, coisa de desesperado..."

      OFF: tem tanta pérola dessas por aqui que se tu pesquisar vai ficar uma semana colando e me fazendo dar gargalhadas!

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    21. FiveStar, também me divirto demais com as pérolas dele. Fico me policiando para voltar às minhas atividades e não passar muito tempo rindo aqui, pois tem conteúdo humorístico do carlos suficiente para semanas.

      Obrigado pela conversa produtiva de hoje.
      Abraços!

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    22. Meu Deus!!!]

      Caros Five e RTS, parem de falar assim com o Carlos,pois vocês estão praticamente "Massacrando"(mais umas das palavras favoritas do nosso amigo..) o nosso amigo, desse jeito daqui a pouco vão ter comentários bloqueados por isso!!!hehehe. Sobre o assunto relacionado como eu já tinha previsto e ate comentado aqui a VWB conseguiu "DESTRUIR", o melhor Hatch médio a venda com essa mania de "DEPENAR SEM DÓ" todo e qualquer veiculo fabricado aqui no nosso pais simplesmente pra obter mais "LUCRO",pois alem de retirar o melhor cambio de dupla embreagem do mercado(DSG), agora também tira a suspensão em todas as versões que serão fabricados aqui?!!! Para né,pois mesmo com essa perda de vários itens eu duvido muito que a mesma vai diminuir o preço do Golf. Como eu também já tinha falado em outro link, o Golf erá e será a referencia nesse segmento, o Golf "verdadeiro" é claro, agora esse ai??Sei não...

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    23. RTS,
      Está cheio de reclamações do câmbio powerShit do focus 2.0 também...eu mesmo conheço um proprietario de focus titanium 2014 que teve que trocar as embreagens por conta de trepidação...
      Olha aí o cambio bomba problemashift do focus:

      Olha o tanto de proprietários de focus 2.0 powershit furiosos com esse cambio:

      http://www(ponto)reclameaqui(ponto)com(ponto)br/10283554/ford/ford-focus-2-0-powershift-13-14-uma-porcaria/

      http://www(ponto)reclameaqui(ponto)com(ponto)br/11398529/ford/problema-no-cambio-e-garantia-do-ford-focus-se-2-0-powershif/

      http://www(ponto)reclameaqui(ponto)com(ponto)br/8990301/ford/novo-focus-sedan-2-0-powershift/

      http://www(ponto)reclameaqui(ponto)com(ponto)br/13808946/ford/focus-powershift-com-problemas-de-cambio-e-partida/

      http://www(ponto)reclameaqui(ponto)com(ponto)br/8895827/ford/ford-focus-sedan-2014-com-barulho-no-cambio-inaceitavel/

      http://www(ponto)reclameaqui(ponto)com(ponto)br/13459573/ford/cambio-power-shift-ford-focus-2-0-se-falhando/

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  22. Confiabilidade e robustez são sinônimos de credibilidade e isso não falta para a Volkswagen e Audi. É isso aí Volkswagen..... decisão mais do que acertada...!!!!

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  23. O artigo está certo, todo mundo aqui não é referencia de consumidor. Vocês podem não comprar esse golf, mas a perifa toda está em rebuliço esperando por ele. Cada manolo não vê a hora de pegar um e desfilar na sua quebrada para as piriga de plantão. Haja impressora para tanto carnezão.

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    1. Então não posso comprar nenhum dos carros citados por você pois quero me "exibir"?

      Cite carros que não são para se exibir, segundo sua lógica.

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    2. Parece que você não entendeu. O público que entende de carro pode até não comprar o novo golf por causa do downgrade, mas o gran público, mais conhecido como povão, que só vê preço, vai adorar esse golf mais barato achando que é a mesma, coisa já que a casca é igual. E eles são muito mais numerosos que os que aqui estão. Isso é o que importa para a VW, vender.

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  24. Queria poder pegar um dos últimos mexicanos zero. Tava me planejando pra pegar um Tsi nacional ano que vem, mas essa da suspensão é osso. Quem tem carro com suspensão traseira independente bem acertada, como é o caso do Golf atual, sabe a diferença que faz. Principalmente em asfalto irregular.

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  25. pqp vw avacalhando no Nacional, em vez de melhorar piora. Focus agradece, 308 tbm.

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  26. Eu só espero que a VW coloque o Golf 7 nacional uns R$ 5 mil acima das versões equivalentes do Focus.
    O Golf é tão superior ao Focus em tudo, que custar a mesma coisa que o tortinho argentino é uma sacanagem com o Golf.
    O Golf PRECISA e MERECE ser bem mais caro que o Focus.

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  27. Desculpe-me, mas pra mim isso é conversa pra boi dormir!!!

    Rodei mais de 180.000 km com um Focus 2003 sem qualquer problema na suspensão traseira multlink. O Focus 2012 com mais de 50.000 km também nunca me deu problemas.

    E a própria VW fez o inverso com o Jetta Comfortline: tirou a suspensão por eixo de torção e colocou a multlink.

    Na realidade deve ter analisado custo X preço final e regrediu mecanicamente.

    Tecnicamente já houve um retrocesso no câmbio. Ainda que o Tiptronic seja um excelente e confiável câmbio, não está no mesmo nível do DSG.

    E a da suspensão no Highline e Comfortline foi furada. É nítida a diferença de comportamento em curvas, principalmente curvas com desníveis e buracos, tão comuns na Bananalândia.

    Tão cedo não troco meu Alemão. E ainda teve gente que disse que me precipitei comprando o carro na semana do lançamento! Melhor coisa que fiz.

    abraço,
    Marcelo Schwan

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    1. Ei, não compare um multilink VW/Audi com um Multilink Ford. Não tem comparação.
      Engenharia VW/Audi tá pelo menos 20 anos à frente da Ford.
      A suspensão traseira semi-independente do Golf é muito superior à multilink da Ford.

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    2. Cara você é louco. Sério que você esta comparando Multilink com Torção ?
      Pare de se contradizer.
      Quem viver verá.

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    3. O Carlos nem andou nos carros e já sabe qual o melhor!!

      Se ressuscitarem o Fusca original, como no governo Itamar, o Carlos vai bater palmas e elogiar a mecânica, e ainda vai dizer que é mais econômico, mais confortável, mais espaçoso, mais bonito, e comportamento melhor que um Fusion Ecoboost (mesmo não tendo nada a ver um com o outro, mas comparações sem sentido são o forte do carlos).

      Não adianta. Fanboy sempre encontra um motivo irracional.

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  28. Agora sim vai ser uma briga justa:

    Golf 1.6 Tiptronic com eixo de torção na traseira x Focus problemashift com forro do teto de papelão.

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  29. Eu estava pensando em pegar um Tsi flex com câmbio manual, mas depois dessa não dá, é muito descaso para com o consumidor brazuca. Decepcionante essa atitude da VW.

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  30. Sou fan da marca VW e de seus carro e principalmente do golf. Mas essa me decepicionou, espero que essas mudanças de suspensão seja apenas para o trendline e comfortline 1.6, pois o 1.4TSI com suspensão por eixo de torção é um retrocesso, e dos grandes. Sei que deve manter uma boa estabilidade, mas na minha opinião deve ser um cagada das grandes. Quem comprou os importados agradece

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  31. Quer dizer que fizeram retrocesso no câmbio e na suspensão por causa da confiabilidade e não pra cortar custos? Não concordo com a opinião do blog, e não recomendo a compra do golf nacional a ninguém. Seria melhor continuarem importando pra sempre do que fazer do jeito que está sendo feito.

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  32. Cara, não sei o que aconteceu com os haters do Golf.
    Antes era só ter um post do Golf para eles virem repetir como papagaios:
    "O DSG7 é problemático" (da petição do Poweshift do Focus eles não dão um pio).
    "O DSG7 tem retenção".
    "A suspensão traseira do Golf faz barulho".

    Muito bem. A VW RESOLVE as três "características" de uma só vez e agora os mesmos haters dizem:

    "DSG7 melhor câmbio do mundo".
    "Golf 7 melhor carro da categoria"
    "Golf 7 com multilink melhor suspensão do mundo"...

    Ou seja, só posso entender que foram abduzidos...

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    1. Carlos4neurônios hahahahahaha

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    2. Desafio você a desvendar esses haters. Você, que tanto gosta de colar links, prove que Fulano ou Sicrano disse tal coisa outra época e hoje mudou o discurso,

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    3. Falando em mudar o discurso, o Carlos4 falou acima que o Ka vende de baciada para locadoras, o que deixa os proprietários na mão com a desvalorização, e blá, blá, blá. Como meu pensamento é limitado, copiei um do próprio Carlos nesse mesmo blogalgum tempo atrás:
      "carlos4carros7 de maio de 2014 00:07
      Mais uma prova da superioridade do up! sobre seus concorrentes.
      As locadoras escolhem carros com base em critérios objetivos, que levam em consideração custo de manutenção e reparos, além de economia e durabilidade.
      E sabemos que o up! é bem superior à concorrência nesses quesitos, então tem tudo para ser um sucesso nas vendas de frotistas!"
      Falo nada.

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  33. Pena isso acontecer e tirar o brilho do ótimo golf, a ford só agradece.
    Focus agora mais ainda passa a valer a pena.

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  34. Independentemente de redução de custos ou não, confiabilidade ou não, entendo correta a decisão da VW. DSG7 caixa seca e suspensão multilink não são para a nossa realidade. Embora a suspensão multilink tenha vantagens, eu particularmente prefiro eixo, acho que sente-se melhor o carro dinamicamente....acho a multilink muito monótona, embora realmente absorva melhor as imperfeições. Mesmo com todas essas críticas, acho inquestionável que a suspensão com eixo de torção tem manutenção mais barata e é menos problemática, simplesmente por ter muito menos componentes. Quando o veículo ficar velho, a suspensão multilink ficará barulhenta e com folgas, na grande maioria das vezes. Quanto ao câmbio, também acho que é inquestionável que o Tiptronic é mais confiável e de menor manutenção, até mesmo pelo fato de estar há mais tempo em uso.

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    1. Não são a nossa realidade? Discutível. Mas deixemos passar. Um carro de R$ 70 mil com eixo de torção na traseira é ridículo. Fora um câmbio totalmente ultrapassado, quando se sabe que o futuro é câmbio de dupla embreagem. Desculpe, mas esse conformismo é digno de brasileiro acomodado. Por que as montadoras fazem esse tipo de coisa por aqui? Por termos consumidores que pensam assim.

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    2. "Um carro de R$ 70 mil com eixo de torção na traseira é ridículo."

      Corolla Altis tem suspensão por eixo de torção na traseira, custa R$ 102 mil reais, vende 6.500 unidades vendidas / mês e é o 7ª carro mais vendido do Brasil.

      Honda Civic tem suspensão multilink, custa R$ 89k o mais caro, vende menos de 1/3 do Corolla.

      Focus Sedan tem suspensão multilink, custa R$ 80k, é o maior mico do mercado de sedãs do Brasil.

      Moral da história: Corolla com eixo de torção e preço acima de R$ 90 mil vende mais que Civic + Focus Sedan juntos (ambos com multilink).

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    3. Moral da história 2:
      Na teoria a multi-link é melhor? Sim.
      Só que essa suspensão é feita para piso bunda de nenê, tipo que tem na Alemanha.
      Então, para o Brasil, para o piso lixão que temos aqui, nada melhor que a boa, robusta e confiável suspensão por eixo de torção.

      Mesma coisa com DSG7. Na teoria ele é melhor que o TipTronic6, mas na prática brasileira, o TipTronic6 é infinitamente melhor.

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    4. Corolla vende mais a versão xei de 87 mil.
      Esse golf, com a melhora nos itens e baixa nos preços, vai dar mais vendas ainda pro corolla... E olha que só são "concorrentes" no preço.

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    5. Façam como o carlos4carros está sugerindo, coloquem seus golfs alemães pra vender e já reservem a compra do nacional, já que estará muito melhor adaptado a nossa realidade. (quem sabe assim não consigo comprar o "verdadeiro golf 7" pra mim, já que está virando raridade aqui na bananalandia)

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    6. Boa ideia!! Também quero um Golf Highline MT alemão! Aos proprietários de um: sigam o conselho do Carlos, e comprem um carro """adaptado""" as ruas brasileiras, já que multilink e DSG não são adequados, na visão dele.

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    7. Essa do DSG ser pior no Brasil e TipTronic infinitamente melhor doeu na alma, o Mult-Link da Ford não dá problema e tem o melhor acerto de todas.

      Pelo amor de Deus! Alguém dê estudo para esse cara, ele está precisando pois fala coisas sem ter qualquer conhecimento.

      Atenção proprietários de Golf Alemão e Mexicano, vocês tem um carro pior que o Brasileiro capado...

      "Orelhada Épica Never Ends"

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    8. Caro Leandro!!

      Me surpreendeu essa sua afirmação "eu particularmente prefiro eixo, acho que sente-se melhor o carro dinamicamente....acho a multilink muito monótona, embora realmente absorva melhor as imperfeições. ", da onde suspensão com eixo de torção deixa o carro melhor dinamicamente?!!!na boa isso não precede, sobre o cambio foi uma decisão, assim como a troca da suspensão, totalmente errado e sem explicação ou justificativa aceitável.
      E sobre o que o Carlos falou do Corolla, apenas uma coisa a dizer, "Não é por que vende mais que é melhor...", e esse comparativo entre Focus e Corolla confirma com louvor essa afirmação!!!

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    9. Prezado Luiz Gustavo. Nunca dirigi por um bom tempo o Golf Multilink, apenas no test-drive, mas dirigi muito um Focus Multilink de um amigo. É uma opinião pessoal, com o multilink eu não sentia muito o carro em curvas ou saindo de traseira. Tanto é que o Megane RS utiliza torção. Infelizmente eu tenho que concordar com o Carlos que em tese Multilink e DSG7 caixa seca são melhores, pois com as ruas deprimentes que temos em nosso país sem dúvidas que vai dar barulho e manutenção frequente, contradizendo a proposta e a imagem de "você conhece, você confia", que a marca criou no país. Não tenho dúvidas que o Golf alemão será no futuro o que por exemplo o Jetta 2.5 é hoje, com manutenção caríssima. Por isso a VW mudou para o Jetta AP, na verdade ela está agora, com o Golf, apenas sendo coerente. E quem quiser pagar para ter um veículo melhor equipado tem outras opções dentro da própria linha, como o Jetta TSI e o Golf GTI. Na verdade a VW está adequando-se ao mercado nacional.
      Abraço!

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  35. "Opção pela confiabilidade"??? Quer dizer, então, que o multilink da VW não é confiável?

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  36. Antes a vw brasil vendia o golf 4,5. Agora vai passar a vender o golf 7-1. (não quis fazer homenagem a seleção, juro)

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  37. A troca do DSG pelo Tiptronic não achei ruim não, pelo contrário se não der muita diferença no consumo o que duvido muito sera melhor mesmo. Agora a suspensão multilink por eixo de torção não da pra engolir, mesmo que na pratica seja digamos igual, ta tirando algo do projeto original do Golf. Essa eu discordo totalmente e repito, espero que essas mudanças seja apenas pros carros com motores MSi, pq TSi será demais. Na minha opinião perde o very best, pra se tornar um carro moderno apenas. Não gostei

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    1. Na buraqueira a Multilink mostra a enorme diferença, é outro nível...

      The Very Best vai ficar para o Alemão e Mexicano, o nosso vai ser um bom médio.

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    2. Problema mesmo é que o povo não sabe nem sequer a diferença entre eixo e multi-link e sai opinando.
      O Corolla tem suspensão por eixo de torção é é mais confortável que a do Civic que é multi-link.
      O Golf 4,5 tem suspensão por eixo, e é muito melhor acertado de suspensão, mais confortável e com melhor comportamento dinâmico que qualquer Focus II ou III.
      A questão tem muito mais a ver com o refinamento do ajuste do que com o esquema.
      E nisso a VW é mestra.

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  38. Outro detalhe é que os Jettas 2.0 perderam a suspensão por eixo de torção e agora e tudo multilink. O jetta flex turbo provavelmente tera multilink, por que justamente o golf e pior a A3 perdera essa suspensão?Acho que não cara, tem algo errado com essa materia da auto segredos

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  39. Um modelo projetado para receber suspensão traseira por eixo de torção faz sentido, pois aproveita o menor espaço ocupado pela mesma. Ao adaptar essa suspensão em um modelo que foi projetado para receber a multilink a única vantagem é o menor custo para o fabricante.

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    1. O Golf MK7 foi projetado para receber eixo de torção, tanto que é vendido assim na Europa nas versões Trendline.

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    2. Mas apenas na versão Trendline, de menor desempenho e de entrada. Todo Golf 1.4 TSI (de 122 ou 150 cavalos), 2.0 TSI, 2.0 TDI, elétrico, etc...tem suspensão Multilink.
      Detalhe: o Golf usa Multilink desde a 5 geração em 2003.

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  40. Ve como ficaria a logica da VW, o Jetta 1.4 turbo ou 2.0 flex com suspensão multilink e o golf e o A3 sedã com eixo de torção??? kkk acho que não é verdade

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    1. Realmente fica difícil entender, já que faz pouquíssimo tempo que introduziu a multilink no Jetta de entrada. Espero que seja uma informação equivocada mesmo.

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  41. Os concessionários da Volkswagen dizem que essa informação não procede. Eixo de torção só na versão 1.6...
    Golf 1.4 TSI, Audi A3, Jetta 1.4 TSI...tudo Multilink.

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    1. Concessionário não sabe nada. Normalmente são os últimos a saber das news.
      A VW pretente fabricar uns 22 mil Golf por ano no Brasil. Duvido que com esse nível de produção eles invistam em 2 sistemas de suspensão diferentes.
      E para o Brasil o eixo de torção é bem superior.

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    2. so se for superior em economia pq em estabilidade nao e. Se fosse melhor os alemaes eram eixo de torção e nao apenas o bluemotion 1.0 tsi

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  42. Um teste com o Jetta 1.4 TSI Automatic TipTronic

    https://www.youtube.com/watch?v=rzFCCzxs2wY

    O cara disse que ficou impressionado com o torque, que responde muito bem. E isso que o jetta é mais pesado que o Golf.

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  43. com esta a VW que havia dado dois passos à frente, agora dá um passo à trás.

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  44. Daqui a pouco o carro vai perder controles de tração e estabilidade, sistema multimídia, motor turbo etc. e o blog vai dizer que foi por causa da confiabilidade da tecnologia mais antiga e que os consumidores comuns não notam isso.

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  45. Cobro coerência da VW e de alguns comentaristas. Quando lançaram o moderníssimo Golf TSi DSG + multilink no Brasil há 2 anos, disseram que era robusto e confiável. Dois anos após, trocam por uma configuração anterior. Afinal, era robusto e confiável ou a troca foi pelo fator preço? Seja lá qual for a resposta pega muito mal para a VW Brasil. Mais um tiro no pé.

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  46. Passando só pra ver o povo "tacar-lhe pau" na VW. Cara de pau define bem as decisões com relação ao Golf "nacional".

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  47. Até dá para entender a posição da VW...agora a Audi, marca premium botar suspensão de semi-independente e câmbio "lentronic"? De marca premium, aqui no Brasil, não tem nada! BMW e MB agradecem! Deveriam chamar de Audi - (menos) aqui no Brasil, para não confundir com a verdadeira!

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  48. Vergonha total,esta fazendo o mesmo que fez a GM ao lançar o Vectra C e abandonar a excelente suspensão multilink do Vectra B e adotar uma suspensão mais simples,só quem é muito tapado pra não notar a enorme diferença que há entre os dois conceitos de suspensão,o custo de reparação é algo que não preocupa já que o valor é pouco e usando as peças originais dura muitos anos sem problema,por isso que eu digo sorte de quem comprou o Golf vindo da Alemanha.

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  49. Parece que a VW entendeu e passou a praticar a estratégia niponica para o mercado brasileiro: Confiabilidade acima de tudo. Acho que os alemães acertaram dessa vez. Infelizmente a realidade das ruas Brasileiras não permite que certas soluções sejam aplicadas aqui. Isso é fato. Quem sabe o governo mude algum dia e invista mais em nossas estradas. Até lá, prefiro um veículo confiável do que um tecnológico. Parabens VW!

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    1. Tenho o mesmo pensamento Hermes. Sempre critiquei essas tecnologias do Golf alemão nesse blog e me xingavam de fiateiro, zé da regulagem, etc. Agora sim a VW está jogando correto no mercado, o que toda empresa séria deve fazer.

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  50. A VW pensa que quem compra um Golf é um desinformado que compra um Pálio Fire, este tipo de consumidor é muito mais exigente, duvido que aceite essas modificações, principalmente em relação ao DSG, tenho plena certeza que vai perder uma fatia do mercado.

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  51. Não há como negar, o Golf tupiniquim ficou mais robusto e bastante mais barato (pra VWB!), mas trata-se duma involução, uma "puxada de tapete" na turma que curte e é fiel ao Golf, lamentável!

    Me tirar a chance de poder ter (escolher) um TSI 0km com multilink e dsg é uma baita sacanagem. Agora vou ter que trabalhar mais para um dia poder comprar um GTI 0km! Rss

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  52. Amigos o papo não é a concorrência. Não tem a ver com o focus, i30, cruze, bravo, etc. O papo é levar menos e pagar mais, simples assim. Argumentos a favor e contra sempre tem, mas é incontestável que o consumidor brasileiro é tratado como de segunda categoria. Se você se satisfaz com isso ótimo, é graças a você que isso acontece.

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  53. Chegando agora para ler as notícias depois do feriado prolongado. Só notícias ruins.

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  54. Já se acostumaram a enfiar soluções maid in Brasil no mercado nacional, ou seja, empurrando o mais barato pro fabricante não se importanto com a qualidade que o cliente desse porte de veículo e de qualquer outro aliás merece em nosso país. O pior de tudo é quem tem gente, diga-se mídia vencida, que tem a cara de pau de elogiar essa postura, porém esqueceram de um detalhe, o mercado esta em queda e existe muita concorrência atualmente no Brasil. Bom veremos no que vai dar, tomará que o consumidor acorde e tenha um mínimo de inteligência para valorizar seu dinheiro ao menos!

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  55. A VW já não é a líder entre os hatchs "premium", e é com esse carro que ela pretende bater de frente com os novos Focus, que na versão SE, por 75 mil, já oferecem multi link, opcionais só encontrados na high line e motor de 178 CV? Vão sonhando...

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  56. Fatos:
    1) Golf com 20 anos na Alemanha: quantos buracos? Zero.
    2) Golf com uma semana no Brasil: Dezenas.

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