O instituto de segurança automotiva britânico Thatcham Research elogiou o Volkswagen Golf e o Passat depois de verificar uma queda de 45% nos pedidos de acionamento do seguro para reparos em carros de terceiros. A queda é atribuída à adoção de sistemas de frenagem autônoma de emergência nesses modelos.

Volkswagen Golf 7 - segurança - frenagem autônoma

O Golf foi colocado à venda no Reino Unido em janeiro de 2013, e, exceto na versão de entrada, todas as versões adotam o Adaptive Cruise Control (ACC) como item de série. Ocorre que o ACC inclui o sistema de monitorização à distância dianteiro por meio de um radar no para-choque, que controla o sistema Front Assist. Esse sistema inclui a funcionalidade de frenagem autônoma de emergência em cidade e o controle automático de velocidade de cruzeiro. Desde o lançamento do Golf 7 com tais sistemas, o seu índice de acionamento de seguro para reparo em carros de terceiros é 45% mais baixo que os demais modelos dessa categoria (como Focus, Fiesta, Audi A3 e também do Golf 6).

Os dados são baseados em uma amostra de mais de 7.000 modelos Golf 7, em um período de 12 meses, segurados pelas companhias dão suporte ao Thatcham Research. Quando os primeiros dados de pequenas amostras foram computados, e a queda verificada, os executivos do instituto ficaram surpresos com a redução dos acidentes. Posteriormente ampliaram o tamanho das amostras de Golf segurados e observaram que a queda nos indicadores de acionamento de seguro mais do que dobrou.

Segundo o instituto, esses números do Golf dão uma ideia do nível de segurança viária que se verificará no futuro quando esses sistemas de segurança presentes no Golf forem padrão em outros modelos. O vídeo abaixo mostra o funcionamento do sistema de freagem automática do Golf.



É importante considerar que sistemas como o ACC - Piloto Automático Adaptativo - e Front Assist - Frenagem Autônoma de Emergência - não são novos. Entretanto, o Golf foi o primeiro carro de massa a adotá-los, "democratizando", assim, esses níveis mais elevados de segurança.

O Piloto Automático Adaptativo e o sistema de frenagem autônoma de emergência do Golf funcionam em uma faixa de velocidade de 30 a 160 Km/h para modelos equipados com transmissão manual, e de 0 a 160 Km/h no caso dos Golf DSG (automáticos). Em veículos com DSG, ele pode intervir a tal ponto que o carro pode ser parado completamente, de forma autônoma, sem intervenção do motorista.

Em condições normais de condução ACC mantém a velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, e ele automaticamente freia ou acelera de acordo com tráfego. O Front Assist (Frenagem Autônoma de Emergência) monitora continuamente a distância para o tráfego à frente e ajuda o motorista em situações críticas por pré-condicionamento do sistema de freio e alertando o condutor para reações necessárias, por meio de avisos visuais e sonoros. Se o motorista não acionar o freio com a intensidade necessária, o sistema automaticamente aumenta a força de frenagem para que seja suficiente para evitar uma colisão.

No caso de o condutor não reagir, o sistema do Golf diminui automaticamente a velocidade do carro, de modo que os impactos são minimizados. O sistema também alerta o motorista que um carro está muito próximo à sua dianteira, e se o motorista não frear, o sistema para o carro automaticamente, sem intervenção do motorista, para evitar a colisão. A função de frenagem de emergência da cidade também faz parte da Front Assist e opera em velocidades abaixo de 30 km / h.


Além do Golf, o novo Passat também conta com o ACC como item de série em todas as versões à venda na Europa, exceto no modelo de entrada, o S. Entretanto, o modelo do Passat é ainda mais aperfeiçoado, pois ele tem a capacidade de detectar pedestres. ACC também está disponível em outros modelos, incluindo o Polo e Touareg.


Já o Volkswagen up! vendido na Inglaterra adota o sistrema de frenagem de emergência autônoma em cidade.

Fonte: Thatcham

12 Comentários

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  1. Muito instrutiva essa reportagem sobre o ACC e Front Assist do Golf 7. Realmente são duas tecnologias espetaculares, tanto para o conforto como para a segurança dos condutores e passageiros, que o Golf disponibilizou para o grande público.

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  2. A Volkswagen do Brasil postou videos no youtube com o funcionamento e detalhes das novas tecnologias que o Golf trouxe ao Brasil. Pra quem quiser ver:

    ACC Novo Golf : https://www.youtube.com/watch?v=tNrQ5EMxs-Q

    DLA Novo Golf : https://www.youtube.com/watch?v=Es7aqg3Zhv4

    Front Assist Novo Golf : https://www.youtube.com/watch?v=mWUUxJJ63f0

    Detector de Fadiga Novo Golf : https://www.youtube.com/watch?v=OO64bUtuy7Y

    Sistema Pro-Active Novo Golf : https://www.youtube.com/watch?v=UhlD66TJ7L0

    Lane Assist Novo Golf : https://www.youtube.com/watch?v=RFk7v_et56I

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  3. muitos carros ja fazem isso ja circula no whatss um video de um modelo da hyundai acionando o freio sem motorista, ate o novo focus brasileiro vai ser equipado com esse controle.

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    1. muitos carros ja fazem isso ja circula no whatss um video de um modelo da hyundai acionando o freio sem motorista

      O único Hyundai que tem esse sistema é o novo Genesis, que nem é vendido no Brasi.

      , ate o novo focus brasileiro vai ser equipado com esse controle.

      O Focus brasileiro terá uma versão muito rudimentar da freagem de emergência, enquanto a da VW já detecta até pedestre e reduz a velocidade. O do Focus, que vai entrar no mercado depois de 3 anos do do Golf, só freia se detecta carro da frente. E mesmo assim o sistema do Focus está muito atrás do do Golf, pois o do Focus não fará alertas e não terá ACC.

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    2. Será se o novo focus trocará o revestimento do "teto de papelão"?

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    3. ford sempre foi e vai continuar sendo a referencia em tecnologia mesmo o new fiesta de categoria inferior, ja tinha antes do golf partida eletronica, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, follow me home, EBL, o proprio fiesta aciona o SAMU em acidentes graves, applink, sensor de chuva, piloto automatico, limitador de velocidade, comandos por voz pra tefone e audio, leitura e envio de mensagens sms...,

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    4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Vejam o que um país onde os consumidores realmente gostam de carro (não como aqui, que as pessoas gostam é do status que o carro lhes dá, mas não do mundo automobilístico em si):
    "todas as versões adotam o Adaptive Cruise Control (ACC) como item de série" e pra humilhar os países bananeiros: "o Volkswagen up! vendido na Inglaterra adota o sistrema de frenagem de emergência autônoma "

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  5. Eu não teria batido se o meu tivesse este treco. rsrrs. A maioria dos acidentes urbanos ocorrem por distrações mínimas.

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  6. O sistema funciona perfeitamente. Já fiz viagens onde rodei apenas com o ACC em mais de 200Km, onde diminuo e aumento as velocidades apenas apertando os botões no volante.

    Quanto ao City Colision Brake do Front Assist, pelo menos em meu veículo (DSG), só funciona acima de 30Km/h e funciona para o que estiver na frente: carro, moto, carroça e bicicleta.
    Já experimentei, infelizmente, estas 4 situações, onde o carro dá o aviso no painel central, faz uma "pré-frenagem" mas nunca freou sozinho pois sempre intervi antes.

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