O Volkswagen up! e o Toyota Etios 1.3 X são duas opções do segmento de entrada do mercado brasileiro que estão atualizados em termos tecnológicos relativamente a seus correspondentes no exterior, além de apresentarem bons níveis de segurança em testes de impacto, de modo que este artigo vai explicitar as vantagens e desvantagens de cada um.

Toyota Etios x Volkswagen up!

Começando pelo preço, o Volkswagen up!, por contar com motor 1.0, tem uma carga de impostos um pouco menor, o que permite que seja mais barato. Um up! na versão de entrada, take-up!, 4 portas, equipado com ar-condicionado, direção com assistência elétrica e vidros e travas elétricas sai por R$ 33.680 reais, uma diferença nada desprezível de R$ 4.280 reais para o Etios X, que custa R$ 37.960 reais.

Toyota Etios x Volkswagen up!

Em termos dimensionais, o Etios, com 3.77 metros de comprimento é 17 cm mais longo que o up!, com 3.6 metros. Em termos de distância entre-eixos temos um empate, com 2.460 para o veículo japonês e 2.421 metros para o carro alemão, o que resulta em uma disponibilidade de espaço interno para os passageiros similar nos dois modelos.

Toyota Etios x Volkswagen up!

O up!, porém, conta com um porta-malas de maiores dimensões, comportanto 285 litros, contra 270 do Etios.

Toyota Etios x VW Up! - painel
Toyota Etios X - interior - painel
No que se refere à acabamento, tanto Etios quanto Volkswagen up! apresentam-se com bom padrão de montagem, apesar do uso de materiais simples. Há diferenças de temáticas estéticas, pois, enquanto o VW é mais convencional, adotando painel de instrumentos à frente do motorista, o Etios usa um painel central.

Volkswagen up! - interior - painel
Na parte mecânica também há diferenças entre os dois. Enquanto o Etios usa um motor quatro cilindros 1.3 16v com 90 cavalos e 12,6 Kgfm de torque, o VW up! usa um tri-cilíndrico 1.0 12V com 82 cavalos e 10,4 Kgfm de torque. O Etios é ligeiramente mais pesado, com 965 Kg em ordem de marcha, contra 910 Kg do Up!, mas com seu motor maior, ele apresenta melhor desempenho.

Toyota Etios x Volkswagen up!

O Etios 1.3 acelera de 0 a 100 Km/h em 12,8 segundos, enquanto o VW up! faz a mesma prova em 15 segundos. A retomada de 80 a 120 Km/h é cumprida pelo Etios em 19,3 segundos, enquanto o up! demora 23,8s.

Toyota Etios x Volkswagen up! - desempenho
Toyota Etios x Volkswagen up! - desempenho

O up!, porém, é mais econômico, tanto com etanol, como com gasolina, seja em cidade como em estrada, conforme dados do INMETRO.

Modelo Consumo de gasolina [Km/l] Consumo de etanol [Km/l]
Cidade Estrada Cidade Estrada
Toyota Etios X 1.3 12,5 13 8,5 9
Volkswagen up!  13,2 14,3 9,1 9,9

Segurança

Neste quesito o modelo da VW leva uma vantagem clara, já que nos testes de impacto do instituto Latin NCAP, o up! obteve classificação máxima de segurança para passageiros dianteiros, com 5 estrelas e 15.86 pontos, e de 4 estrelas e 39,54 pontos para crianças.



Etios ficou atrás na classificação para adultos, obtendo quatro estrelas e 12.87 pontos, e muito atrás em segurança para crianças, com apenas 2 estrelas e 17,38 pontos.



Garantia

Tanto Etios quanto Volkswagen up! oferecem três anos de garantia, ocorrendo, portanto, um empate nesse quesito.

Conclusão

Toyota Etios x Volkswagen up!

O Toyota Etios X 1.3 tem como principal argumento contra o VW Up! o fato de oferecer um motor maior e mais potente, que se reflete em maior agilidade tanto em cidade quanto em estrada. Entretanto, o Volkswagen up! oferece melhor relação custo x benefício, pois custa R$ 4.280 reais a menos, oferece mais espaço interno, sobretudo no porta-malas, é mais seguro (bem mais, no caso de crianças), e, em média, é 8,1% mais econômico.

69 Comentários

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  1. O acabamento do ethios e a qualidade dos materiais é horrível!
    O up!, nesse quesito, é muito melhor...

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    1. Senhores,comprei o meu UP I-Motion em Fevereiro de 2015 zero na concessionária, e até hoje estou com ele, e muito satisfeito com o desempenho e economia que ele oferece, já tive carros maiores e até pick-up diesel 4x4,mas hoje com os filhos crescidos, e com transito sempre vagaroso, a vantagem em ter um carro automatizado é uma grande vantagem, nesses 05 anos o cambio nunca deu problema, foi uma ótima aquisição,abraços !

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  2. Para favorecer o up! este é o único lugar onde menos vale mais. Vejam que a distância entre-eixos do up! é 4 cm menor, mas na opinião de quem escreveu a matéria não é nada, são distâncias similares. Leiam "Em termos de distância entre-eixos temos um empate, com 2.460 para o veículo japonês e 2.421 metros para o carro alemão, o que resulta em uma disponibilidade de espaço interno para os passageiros similar nos dois modelos".

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  3. Briga feia para saber qual é mais feio!
    Tudo nesse Etios é horroroso.
    Não gosto de 1.0, mas nesse caso ficaria com o VW.

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  4. o Etios foi testado no longa duração da revista Quatro Rodas sem ocorrências... Particularmente eu não gosto do fato do mostrador ficar na posição central do painel e o Up! ainda não teve avaliação no longa duração da revista (aguardo anciosamente por isso). Eu também questiono os critérios de avaliação do Latin NCAP, que são ultrapassados se comparados aos do North American e o do Euro, mas isso não faz do Up! menos seguro que o Etios numa colisão... PORÉM uma boa retomada na estrada também é fator de segurança considerável na minha opinião (não sou dono da verdade, nem nunca vou ser) e, nisso, o Etios supera o compacto da VW... Mas eu não meto compacto na estrada!
    Se eu estivesse a procura de um compacto pra ir e voltar do trabalho, dentro da cidade, com certeza iria de Up! Mais barato, mais econômico e com a confiabilidade da engenharia alemã!

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    1. Corrigindo só a informação de que o LatinNcap está defasado ante o EuroNcap.
      São a mesma organização, e as duas seguem o mesmo protocolo de exigências nos testes, com a ressalva que o Euro segue o padrão europeu, mais rígido que o da LatinNcap, que inclui algumas exigências de acordo com regulamentação de fabricação que é maior que a nossa,e muito mais rígida que no Brasil, por exemplo!
      Quanto aos testes americanos, o próprio governo está questionando o excesso de rigor nos testes, depois de inúmeras reclamações dos fabricantes, que estão gastando bilhões de dólares anuais para se adaptarem as exigências e normas, que, como na Europa, é normatizada e tem força de lei, como aqui é agora o AIRBAG e o ABS!
      Mas, a qualidade e seriedade dos testes, tanto do Euro
      como do LatinNcap é inquestionável.

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    2. Dos Ncaps pelo mundo, eu estava lendo que o da Austrália é ainda mais rígido.

      Alguns carros que foram muito bem, com nota máxima em crash-tests no EuroNcap e no NHTSA não passaram de 4 estrelas...

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    3. Por isso que os fabricantes de lá estão estudando o encerramento de suas operações nàquele país!
      Não haveria mais montadoras, e só importariam modelos de outros países. Além da rigidez dos testes, outro fator decisivo para a retirada das montadoras, é o altíssimo custo da mão-de-obra na Austrália.

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  5. Bom, o up! é inquestionavelmente mais bonito que o etios, sem dúvida!
    Design contemporâneo, com linhas retas, sem vincos, seguindo a tendência atual em voga na Europa. Seu painel, apresenta design limpo, com qualidade de materiais padrão alemão de qualidade e montagem!
    Já o etios tem um desenho inspirado em carros indianos, com muitos cromados, linhas disformes e sinuosas (como as lanternas traseiras e a grade frontal, por exemplo) e cores berrantes, padrão indiano!
    Já o interior apresenta materiais de péssima qualidade, apesar de bem montados, denotando pobreza e, visualmente, fica uma péssima impressão!
    Dinamicamente, o etios se destaca pelo desempenho de seu excelente motor, principalmente o 1.3 e pela economia de combustível!
    São dois projetos acertados, mas como dinamicamente, o up! apresenta um desempenho surpreendente, fico com o alemão, pela qualidade e tecnologia alemã de última geração e, o mais importante, a segurança imbatível das 5 estrelas.
    O etios foi projetado para o mercado indiano, de pouquíssima tradição!
    O up! foi projetado na Alemanha, para o mercado europeu, o mais exigente do mundo, e trata-se de um projeto global!
    Sem dúvida, o up!, apesar do etios ter suas qualidades, é a melhor opção!

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    1. Ah vá! ninguém sabia da sua predileção pelo Up! por aqui.

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  6. Carro virou símbolo de ascenção social e, por isso, design é tão importante para alguns (status). Apesar de horroroso, Etios é superior em confiabilidade e durabilidade, além de ter um motor mais eficiente e confiável. Alguns preferem a beleza eu peço passagem pra quem gosta de ficar pra trás com a leve ilusão de que fez um bom negócio comprando um carro mais "bonito"

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  7. Quem abriu a reportagem já sabendo que o up! iria ganhar levanta a mão...

    \o/

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    1. Eu
      O comentário sobre espaço interno similar chega ser bizarro...

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    2. \o/ gente todos sabemos que o dono deste blog é fã da VW mas eles publica, algumas reportagens das outras montadoras. Mas fico na dúvida qual dos dois comprar pois pretendo financiar e quando terminar de pagar se aposentar ai não terei como ficar trocando de carro .Pergunta qual deles da pra ficar uns 20 anos?O JApones ou o Alemão?

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    3. 0/ 0/ 0/ \0 \0 \0
      Se aparecesse uma comparação em que o rival da VW ganhasse eu diria logo, o blog foi hackeado. hahaha

      Magar:
      Um carro para ficar 20 anos acho meio difícil, vc terá que cuidar muito bem dele.
      Meu pai teve um Omega por 12 anos até ele falecer. Comprou 0KM e durante este tempo só trocou escapamento, bateria e o motor do vidro elétrico do motorista e rodou 22mil KM, mas estes eram outros tempos, tempos que a GM sabia fazer carros bons.
      A escolha mais lógica vai depender do uso que vc fará do carro e do que dispõe para pagar. Só pediria que esperasse p/ ver o Novo March e se der tempo o novo Ka, assim com todos os concorrentes em campo poderá fazer uma comparação melhor.
      E outra coisa, vc tem q se imaginar, conseguiria se ver daqui a 10 anos usando um destes carros?

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    4. O up! é bem mais interessante, quando menos, pela questão financeira.
      O up! custa R$ 4.300 a menos. Então vc pega o up! e coloca os R$ 4.300 no Tesouro direto.
      Mas o up! ainda consome menos. Se vc rodar uns 20.000 km por ano entre estrada e cidade, o custo com o up! será uns 350 reais a menos.
      Se vc for ficar 5 anos com o carro, dá R$ 1750 reais a menos com o up!.
      Se vc deixar os 4.200 no Tesouro Direto por 5 anos, com taxa de 10%, terá no final de 5 anos,R$ 6.900 reais.
      Some os R$ 6.900 com os R$ 1750 que economizou, e terá R$ 8.600 reais.

      Então, depois de cinco anos, vc vende seu up! com 5 anos de uso, coloca os R$ 8.600 reais em cima e pega novamente outro up! 0KM!

      Enquanto com o Etios teria que ficar com o usado.

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    5. Concordo com o Carlos o Up é bem melhor que o Etyos.

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    6. \o/
      O Etios com certeza vale os 4.280 a mais.
      Se o Etios tivesse a beleza do HB20 estaria vendendo o dobro deste.

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    7. Por que será que o Etios encomodam tanta gente? Enquanto isso as vendas do Etios continua aumentando e já está encostando no Fit.

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  8. vergonha para Toyota ter um carro com porta malas 270l e acabamento tão ruim. Só com muito desconto e brindes para está vendendo tanto etios.

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  9. Eu nem acho o Etios feio por fora. E a versão hatch acho até bonita.
    Evidente que o up! é muito melhor resolvido nesse ponto, pois é um carro feito para o mercado europeu, então capricharam nas linhas, que ficaram muito lindas mesmo no up!
    Mas o Etios, mesmo não sendo tão bonito, tb não acho horrível. Está ok o desenho dele.
    Agora, o problema mesmo do Etios é o painel. É totalmente estranho essa localização centralizada, e ainda o desenho geral do painel parece tudo improvisado, sem técnica alguma.
    Por outro lado, o painel do up! é um exemplo de simplicidade e bom gosto, com ergonomia e desenho bonito.
    Então, quando se olha a estética, o up! está anos luz à frente do Etios tanto interna quanto externamente. Mas a qualidade dos dois carros é excelente, sem dúvidas, mas eu ficaria com o up!.

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    1. Apesar do painel do Up ser simplório, ele é harmônico, com linhas combinadas.
      O caso do Etios acontece o contrário, parece até que não faz parte do conjunto, são peças que situam em desacordo com as demais, linhas limitadas e interrompidas, impressionante que nada combina.

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    2. E as saídas de ar quando fechadas? Parecem um elemento fálico...horríveis...

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    3. Hahaha...
      Fala sério!! Jura q vc vê isso??!!
      Depois dessa, tenho certeza de q o "elemento fálico" não sai dos seus pensamentos!! Só assim, p conseguir enxergar isso na SAÍDAS DE AR do Etios!!
      Imagina quando olhar p a manopla...
      HAHAHAHAHAHAHA

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    4. A sanha de alguns Up! "lovers" em querer desqualificar outros veículos gratuitamente os fazem extrapolar o senso do ridículo e acabam expondo seus desejos mais profundos....
      Só rindo mesmo... HAHAHAHAHAHAHA!

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  10. Up! oferece mais espaço interno que o etios??????????????????????????????????????

    Se eu não me engano carro da toyota é um das referencias no segmento em espaço interno, falar que o carro da volks é mais espaçoso é sem dúvida uma informação DUVIDOSA.

    FAÇA O TESTE, TENTE COLOCAR 3 ADULTOS NO BANCO TRASEIRO DO UP! E DEPOIS NO ETIOS, fica minha sugestão.



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    1. O Etios Sedan é realmente muito espaçoso, mas ele tem um entre-eixos 10 cm maior que o hatch. O Hatch não tem nada demais em espaço.
      A grande vantagem do carro da VW é que a frente é muito curta, então o espaço interno fica ampliado. O up! é revolucionário em termos de espaço interno.

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    2. Revolucionario?????????????????Amigo, continue vendendo seus UPs

      !Pequeno por fora (360,5 cm de comprimento), o Up! faz bom proveito do espaço interno, mas não é grande por dentro. Se você carrega cinco com frequência, esse Volks não lhe serve. Apesar de o Up! ter três cintos atrás, só cabem dois adultos.

      fonte:revista quatro rodas

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    3. Proporcionalmente ao tamanho do carro, é espaçoso sim. Se comparado a um carro maior, sim, ele é mais apertado mesmo.

      O Etios não faz nada além da obrigação de ser mais espaçoso, porque ele é maior...

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    4. O up e um otimo carro, se comparado com outros do mesmo segmento, mas fiquei decepcionado com custo para troca do parachoque dianteiro, acreditem, quase 2k com a mao de obra... achei um completo absurdo...Essa historia de menor custo de reparo e conversa para boi dormir literalmente...

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  11. Esse mercado dos sub-compactos, que muita gente usa como segundo ou terceiro carros, estava muito defasado aqui no Brasil (Uno, Celta, Gol G4, Ka, etc) até o ano passado.

    A chegada do Up melhorou o nível, mas o carro não vale o que custa, a maioria dos consumidores já percebeu isso e esse é o motivo do carro vender muito baixo da meta estabelecida pela própria VW, mesmo em pleno lançamento, com forte campanha publicitária.

    Em 2014 teremos também a chegada no Novo March e do Novo Ka ao mercado e isso deverá acirrar um pouco mais a concorrência, provavelmente se refletindo em preços menores ao consumidor.

    A JAC e a Chery estão terminando suas fábricas no Brasil e irão chegar com preços agressivos ao mercado com seus populares 1.0.

    Lembrando que na Europa o Panda vende mais do que o Up, ou seja, a Fiat já sabe o que precisa fazer com o nosso Uno, basta querer.

    A GM, com o Celta, ficou para trás em relação aos concorrentes nesse segmento. Acho que a marca deveria deixar o Onix como carro de entrada, reduzindo os preços, e nacionalizar o Sonic, para concorrer com o Fiesta, como já ocorre lá nos EUA, na mesma faixa de preços, ou seja, a partir de R$40K.

    Vamos aguardar.

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    1. Ah, tá!
      Comparar um 5 estrelas com um March 2 estrelas ou um chinês 0 estrelas!!
      Muito sem noção mesmo!......

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    2. Mordeu a isca e já mostrou o seu "elevado" nível, não é?
      Ofensas pessoais são um recurso usado por aqueles que não sabem dialogar......
      Pobre desse "ser"..........

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    3. Lamento a falta de controle emocional do colega, mas nada posso fazer, sorry!

      Quer uma dica para não sofrer, não leia ou responda os meus comentários como sempre faz, o que, desde já, agradeço.

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  12. Dois carros fracassados pelo que custam.

    O Étios é feio e além disso eu não credito a máxima qualidade que sempre atribuem ao Toyota, não passa de um carro simples, com peças de péssima qualidade com extrema aparência de fragilidade.

    São carros para custarem abaixo de 30 mil completos, prova disso são os números de venda, fracos, promoções e mais promoções e o que acontece ? Não vende ! Felizmente.

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    1. Souza,

      Mesmo sendo hoje um fracasso de vendas, temos que reconhecer que o Up é o carro menos pior entre todos os que a VW fabrica hoje no Brasil (Gol, Fox, Voyage, Polossauro, etc).

      Por que será que a VW foi a marca que mas perdeu mercado no Brasil em 2013 e já está repetindo essa mesma "proeza" em 2014?

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    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Tá conversando consigo mesmo, Rasec?! Quer enganar quem? Olha o comentário do Souza: "SÃO CARROS PARA CUSTAREM ABAIXO DE 30 MIL COMPLETOS, prova disso são os números de venda"

      O Rasec cansou de usar essa MESMA frase aqui no blog, se referindo ao Up!. Se quer se passar por 2 pessoas diferentes, pelo menos, não utilize as mesmas palavras que usou outrora com o nome de Rasec. Fica a dica.

      Outra dica: Estabelecer diálogos consigo mesmo é extremamente patético.

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    3. Rasec, certamente terá minha concordância quanto as qualidades do UP! frete a concorrência, é incomparável em muitos quesitos.

      Eu acredito que com a entrada de novos produtos, novas montadoras, o consumidor teve a oportunidade de experimentar algo de melhor qualidade, sendo este um dos motivos reacionários que levam muitos a não aceitarem o UP! quando olhamos o valor agregado. É um carro de qualidades, mas agrega pouco e custa muito, conflitando com segmento superior, por isso a VW vem perdendo e perderá mais terreno com ações infundadas como o último aumento.

      Honestamente, regra básica do mercado: Lei da oferta e da procura. Algo milenar que as montadoras querem ignorar, acreditando que o Desgoverno irá socorrer com seus improvisos econômicos. Espero ter em breve notícias de um grande colapso no setor automotivo, não que isto me fizesse feliz, mas é um mal necessário.

      Assim Seja !

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    4. Oi????!!!
      "AGREGA POUCO"?
      Como assim.....
      Poderia, por favor, qual concorrentes tem:
      - ISOFIX ;
      - Direção Elétrica ;
      - Projeto alemão, com moderníssimo motor 1.0 12v;
      - Estrutura sofisticada ;
      - Único em seu segmento, com 5 estrelas no LatinNcap ;
      - Desempenho e economia surpreendentes e inéditos em
      seu segmento, etc, etc

      Isso é valor agregado; isso é importante inovação ; isso é modernidade ; isso é tecnologia. Coisas que nenhum concorrente tem, por à partir de $ 26.800,00!
      Pergunto novamente :
      Qual concorrente tem o que o up! oferece por esse preço?
      O resto, meu caro, é resto.....

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    5. Essa é boa... Só o Up! é caro pelo que é.

      Só a VW que inflaciona o preço dos carros... A concorrência, não. Todos eles tem preços "justos" e são "baratos"...

      Ah, me poupem, né... Se pararmos para pensar, todos teremo de andar a pé, porque nenhum carro vale o que custa, independente da marca e categoria.

      Comprar só carro usado ao invés de zero km como "forma de protesto"? É, pode ser... Mas pergunto: como existirão os carros usados se ninguém mais comprar carros novos?

      Pessoal é engraçado, viu?

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    6. Souza,

      Exato. Carro bom é aquele que oferece mais, por menos, o Up só oferece mais, por mais, por isso ainda vende pouco e a maioria dos brasileiros está certa em não comprar o carro.

      A VW reduziu significativamente os custos de produção com o Up, se beneficiando do projeto global do carro e uso de melhor tecnologia na produção, até aí tudo bem, mas prefere não repassar esse ganho ao consumidor e isso é um direito dela, mas aí o consumidor não compra o carro, e isso também é um direito dele.

      O vendedor da CSS VW me ligou oferecendo um Move UP 4P completo por R$34K na cor branco. Na cor prata Egito acrescenta R$1K.

      Já avisei o vendedor, Move Up 4P completo por R$32K eu compro e pago à vista, mais do que isso nem precisa perder tempo me ligando.

      Outra, esse painel e interior da matéria que compararam com o do Etios é do Move Up e não do Take Up.

      Se alguém acha que pagar R$36K ou mais em um Up é um bom negócio, que vá em frente e gaste o dinheiro como quiser, agora, EU NÃO PAGO, simples assim.

      Up interessante seria o Take 4P completo por R$30K ou o Move 4P completo por R$32K, mais do que isso é queimar dinheiro nesse carrinho popular!

      E é claro, se o Up hoje é um fracasso de vendas, mesmo com concorrentes desatualizados (Uno, Celta, Clio, etc), imagine o que irá acontecer quando chegarem ao mercado o Novo March, o Novo Ka e o Uno melhorado?

      Para quem não sabe, a fábrica da Nissan que acabou de ser inaugurada em Resende tem capacidade para produzir 200.000 carros/ano, ou 16.500 carros/mês.

      Meu conselho à VW é muito simples: é melhor descer logo do salto e reduzir os preços do UP, até para não continuar passando vergonha no mercado.

      A VW estabeleceu a meta de vender 12.000 unidades/mês do Up e não consegue vender nem metade disso, em pleno lançamento do carro e enorme investimento em publicidade, preciso continuar?

      Mas tem gente aqui no blog que, mesmo com os sinais claros do mercado de rejeição aos elevados preços do Up, prefere perder tempo tentando justificar o injustificável.

      No mundo virtual, como sabemos, o "papel" aceita tudo, já no mundo real, o mercado é implacável ...

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    7. Muito parecida essa estorinha do vendedor e o "nobre" Rasec, com o teatrinho do highup de $ 33k do Souza/Rasec!!!!!
      Realmente, esse Rasec/Souza é uma piada, mesmo!!!!

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    8. Só acho uma coisa:

      Temos nossas diferenças, ninguém pensa exatamente da mesma forma, verdade.

      Mas não acho certo botar a família no meio disso tudo. Quer falar mal de mim, OK, não ligo... Mas aí já acho que é jogar sujo demais.

      Administração do blog, taí... Tirem suas conclusões e vejam quem realmente merece postar aqui.

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    9. Caramba, eu enderecei meus comentários EXCLUSIVAMENTE ao colega Souza, até por uma questão de higiene mental, mas os penetras inconvenientes (Felipe, cao-rj e Rogerio H) de sempre, aparecem como moscas.

      Que faaaaaaase!!! rsrs

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    10. Perdeu, "colega ", perdeu!!!!
      "Sorry"

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  13. O up! ficou bonito ao lado do ethios. Rsrs

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  14. Sobre o fato dos carros serem caros... Quais carros valem o que custam neste país? Nenhum. E não me venham com essa conversinha de que "Up! não vale o que custa"... Uno, Celta, Palio Fire e Clio também são igualmente caros pelo que são.

    Mas, sobre o tópico:

    Honestamente, o Etios é algo terrível em acabamento. A qualidade dos materiais do interior é muito ruim.

    O design, acho que não cheira e nem fede. Discreto, como a maioria dos carros japoneses... A exceção é o Etios Cross, que é um acinte ao bom gosto.

    O plástico do painel vem junto com a sua mão quando se usa o puxador do capô, a cobertura do quadro de instrumentos e as telas dos alto falantes saem facilmente do lugar, tem ISOPOR aparente na coluna das portas dianteiras e por aí vai.

    Acho que dava perfeitamente para a Toyota ter feito um interior simples, mas com materiais e montagem de melhor qualidade mantendo o mesmo preço.

    O Up! é tão simples internamente quanto qualquer outro da concorrência, mas é muito bem montado e nada sai facilmente do lugar.

    Na minha opinião, o Etios precisa ganhar qualidade no seu interior, porque boa mecânica e estrutura resistente, ele já tem.

    O fato da Toyota melhorar o interior e alguns "restylings" na carroceria já ajudaria bastante.

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    1. Rogério :
      Nós, que temos educação automotiva e não ignorância, sabemos separar o joio do trigo, e, como resultado, compramos o melhor do segmento, o up!
      Nós sabemos a qualidade e o ótimo custo/benefício que o carrinho nos proporciona.
      Pessoas como nós, nos aproximamos e nos igualamos ao exigente e consciente consumidor europeu, que sabe separar o "joio do trigo"!
      O up! cada vez mais se consolida no mercado e, aos poucos, vai conquistando o consumidor com seus atributos!
      O resto é choro de hater desinformado, desatualizado e como consumidor, totalmente ignorante!

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    2. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

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    3. cao-rj:

      Mas você não sabia? O lance agora é envolver nossas famílias, sendo que esposa e filhos nada tem a ver com o que postamos por aqui...

      Eu nunca esquentei cabeça com nada do que falam ou deixam de falar à respeito do que compro... E nem vou esquentar.

      Agora, para os que se dizem "imparciais", mas que rodam a baiana quando se faz uma crítica sobre uma determinada marca e até mesmo envolvem a família de alguém... Aí não podemos fazer nada.

      Paciência.

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    4. Pois é, Rogério!
      Eles morderam a isca e deixaram a máscara cair, mostrando o total descontrole emocional e falta de educação de suas respostas!
      O que esperar de pessoas que, em vez de retrucar argumentos e opiniões, com argumentos e opiniões, começam a atacar mãe, mulher, filhos e por aí vai?
      Todos estão vendo quem realmente são, na verdade, esses haters que infestam, infelizmente, o mundo virtual!
      Sem comentários, e espero uma atitude firme do blog para "varrer" essa praga!
      Abs

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  15. Ficaria com o Up!, apesar de simples passa uma melhor impressão geral.O Etios a Toyota já deveria ter vinda a público pedir desculpas, esse carro não entra é uma afronta tentar empurrar isso aos brasileiros, por baixo pode ter a qualidade Toyota mas por dentro passa é longe.

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  16. Eu não ia nem comentar,por que eu ja sabia que o Etios ia perder kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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  17. O reporter que fez essa bela reportagem já andou no banco de trás do up!? COISA MAIS CURTA, CARA! O espaço é equivalente, ok, mas daí se tu pegar um motorista com 1,80m e adultos no banco de trás, esquece. vai ser uma viagem mais cansativa do que andar de moto. Que banco mais curtinho, cara.

    Eu aposto que o próximo comparativo vai ser up! X NEW NEW Fit, e quem vai ganhar?

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  18. Que dureza debater com pessoas que se colocam acima de qualquer nível razoável de debate. Pra início de conversa eu possuo um Etios e posso dizer, com folga, que é um dos melhores carros de até 45.000,00 do mercado. Qual é a razão de tamanha certeza. Simples, sem evocar a qualidade tradicionalíssima da Toyota, estamos falando de uma montadora que tem, provavelmente, o melhor pós venda do mercado, a melhor relação entre consumidores, o melhor custo de revisões (DISPARADO) do mercado. Mas não é só. Somente uma pessoa de elevada má fé, para alegar a proposta, minimamente esdruxula, de comprar Titulo do Tesouro, com a sobra da diferença entre um Etios XS e um up!. Pra que fique bem evidenciada a má fé, o senhor carlos realçou a situação das revisões da Volkswagen? Ele realçou que a primeira revisão do Etios, nos primeiros 10.000km custa exatamente R$ 135,00. Será que é preciso mesmo equacionar, que com o pagamento de revisões neste patamar o cálculo fornecido pelo nosso Pitágoras brasileiro, fica parecendo uma soma de crianças em nível de alfabetização? Eu nem argumento acerca da tendenciosidade de suas manifestações. Já vi muitas e poucas me seduziram. Porém, o atestado da revista Quatro Rodas, no longa duração, rechaça, grandemente as alegações desprovidas de qualquer base de carlos4carros. Insisto ainda na quantidade alegadamente baixa de vendas do Etios, coisa que deixa perplexo qualquer cidadão que compreende o estilo Toyota de vendas. É que a Toyota pouca se importa com a quantidade de vendas de carro, desde que, alcance suas metas formulados. Ao expandir seu portfolio de veículos, que inclui a venda do Etios, sem dúvida foi uma nova fase da marca no Brasil, porém, ao contrário do que pensam os detratores contumazes da marca, ela vem vendendo acima de qualquer expectativa razoável, uma vez que vem alcançando as metas previamente traçadas pela Cia. Estas são as razões que venho de expor. Acreditem pelo menos na minha razoável manifestação, sobretudo pelo fato de que eu possuo um Etios XLS e posso garantir que o carro é uma excelente compra.

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    1. Amigo, se tratando de revisões é simples: Se vc quer o trabalho feito e com qualidade, vc tem que pagar por isso. Eu tinha um Corolla o qual adquiri novo em 2011 e acredite ou não, quando fui fazer a quarta revisão eles me deram a lista de peças substituídas. Como não sou idi0ta, fui checar, eles não trocaram nenhuma das peças citadas na lista, apenas registraram no sistema como se tivessem trocado e cobraram por isso. Foi aí que troquei ele num VW Jetta e até hoje foi o melhor negócio que fiz na minha vida.

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    2. Mais um consumidor brazuca que pensa que Toyota é...'uma coisa de outro mundo'...sabe de nada inocente. Até aposto que sai todo papudo, abrindo o vidro nas paradas dos sinais de trânsito para que todo mundo veja que ele está 'em um Toyota' (tá certo, não é o Corolla, mas é um Toyota....ele deve pensar).

      Cara, é incrível como a Toyota conseguiu se colocar no mercado brasileiro como uma espécie de 'pseudo marca premium'....pelo mundo afora é apenas reconhecida como excelente fabricante de carros populares simples, de boa mecânica, duráveis e vendidos a preços acessíveis.

      ...mas no Brasil....a coisa é diferente...ela descobriu que aqui existem muitos consumidores desmiolados...do tipo que acham o pós-venda da marca coisa excepcional. Vejam o resultado da avaliação da Quatro Rodas e o quanto a marca desceu no ranking desse serviço...ela não pode fazer mágica. Antes vendia um punhado de Corolla e Hilux, agora tem que acrescentar os fEtios...a qualidade do atendimento tinha que cair, como efetivamente caiu

      E tem mais: os preços dos carros da Toyota no Brasil estão sempre acima do razoável..R$ 85 mil na versão intermediária do Corolla, R$ 38 mil por um Etios minimamente equipado (sem falar da feiura e pobreza do acabamento...).

      E o cidadão vai lá, compra e acha que fez um excelente negócio...que o pós-venda da marca é eficiente e barato. MAS TINHA QUE SER!!!, pois ao vender os carros com sobrepreço, a Toyota já embutiu o custo do pós-venda para o comprador pagar. E para juntar injúria a insulto, as revendas ainda cobram por outros servicinhos e por fazer de conta, como disse o Rodolfo, de que trocaram peças....

      Como costuma dizer o cao-rj: isto é Braasdiliisss!!!

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    3. Automotivo, podemos ter nosssas diferenças, mas concordo plenamente com o que escreveu.

      A Toyota é uma boa marca, mas, como você escreveu, também não é nada do que muita gente pensa...

      E aqui no Brasil cito mais marcas "pseudo-premium": Hyundai e Honda.

      Inegavelmente, todas são boas marcas, com bons carros. Mas "premium", não mesmo...

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    4. Olha, o étios, apesar de feio e com um acabamento horrível, dinamicamente é um excelente carro. E concordo com automotivo e Rogério que a marca aki no Brasil e na América do Sul, tem status de marca premium, coisa que, nos Estados Unidos e Europa, não acontece!
      É muito mais um problema cultural, implantado pela própria Toyota, haja visto todo o marketing voltado para o luxo e sofisticação, passando uma imagem ilusória ao consumidor.
      No Japão, a Toyota é uma fabricante de carros médios, voltada para a classe média de lá, que corresponderia a classe média alta daki!
      São produtos de qualidade inquestionável e um pós-venda excepcional (assim como seus pares no segmento lá, a Honda, Nissan, Susuky e tantas outras)!
      Ponto para as japonesas aki no Brasil, que conseguem atingir um público com renda mais alta, cobrando por isso é triste para nós, consumidores, que despendemos mais dinheiro para termos automóveis da marca!
      Quanto ao pós-venda no Brasil, tanto do novo, como do antigo Corolla 2007 que tivemos, o atendimento foi exemplar, bem melhor, por exemplo, que o prestado pela Ford, quando precisei.

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  19. Comparando o SUJO com o MAL LAVADO!!

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  20. O up e um otimo carro, se comparado com outros do mesmo segmento, mas fiquei decepcionado com custo para troca do parachoque dianteiro, acreditem, quase 2k com a mao de obra... achei um completo absurdo...Essa historia de menor custo de reparo e conversa para boi dormir literalmente...

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  21. Eu tenho etios sedan xls, é um ótimo carro para dirigir, ja para desfilar não serve, se vc quer desfilar participe de um concurso de beleza encha de pó e vá, pode ser de ganhe, na primeira gota d'água pode começar a escorrer e mostrar o que realmente é por debaixo do pó de maquiagem, esta é uma forma análoga de comparação que podemos dar entre o etios e os outros veículos da mesma categoria, não adianta ter ser bonitinho mas muito ordinário, a vw teve 1 milhão de motores com defeito entre 2008 e 2011 e até conseguiu caçar a liminar que mandava indenizar a todos, agoar cada um tem que entrar com processo para reaver o valor perdido, conheço vários que entraram com processo de perdas e danos contra a vw, como isto esta sendo abafado.

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    1. É verdade Mitsu, o carro não foi feito para concurso de beleza. Quem faz o teste drive vom o Etios compra.

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  22. Esse Etios é um mico total, diferentemente do Up, que é revolucionário, só faltava ser um pouco mais acessível nas versões mais recheadas.

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