A divisão de luxo da General Motors, a Cadillac, inicia sua jornada na Europa com a terceira geração do Cadillac CTS. Com um visual mais largo e baixo, 12,7 centímetros mais longo que seu predecessor, carroceria bem elaborada, grade dianteira larga, enormes rodas de 18 polegadas e muitos itens de série, o veículo chama a atenção.

2015 Cadillac CTS Europe spec

Na Europa, o Cadillac CTS será vendido apenas com o motor quatro cilindros 2.0 turbo associado com uma transmissão automática de seis marchas. A tração é traseira, mas o comprador pode optar, pagando mais 2.100 euros (R$ 6.500 reais), pelo sistema de tração integral. A potência do motor é de 276 cavalos e o torque máximo é de 40 Kgfm.

2015 Cadillac CTS Europe spec

Em avaliações que a imprensa européia vem fazendo (veja aqui), o motor mostra-se áspero, especialmente em aceleração e quando a rotação supera os 3.000 RPM. Além disso, o câmbio automático é considerado lento, com um intervalo entre as trocas de marchas muito grande. Há, porém, um sistema Bose de redução eletrônica de ruídos (que lê o som ambiente e emite uma onda sonora inversa, anulando o ruído ambiente) que contribui para o conforto acústico.

2015 Cadillac CTS Europe spec
Visibilidade traseira é prejudicada pelo porta-malas elevado e o motor de 4 cilindros não precisa de saídas de escape tão avantajadas. 
Com o uso de muitas peças de alumínio, o Cadillac CTS ficou 120 Kg mais leve, mas mesmo assim a dinâmica de condução não é favorecida pelo câmbio excessivamente lento quando comparado com as transmissões adotadas por seus concorrentes europeus da Audi, BMW e Mercedes-Benz.


De qualquer forma, a Cadillac adota recursos tecnológicos de ponta, como amortecedores magnéticos adaptativos, que se ajustam em frações de segundo para a condição de cada roda individualmente, e também em resposta ao tipo de piso, tornando o carro bastante confortável, e, ao mesmo tempo, dando uma dirigibilidade segura ao sedã norte-americano.

2015 Cadillac CTS Europe spec
O painel de instrumentos é configurável, permitindo ajustar o que é mostrado até no velocímetro.
A direção com assistência elétrica, porém, apesar de leve em baixas velocidades, transmite poucas informações do que ocorre na pista em alta velocidade. Assim, seria interessante que desse maior feedback ao motorista.

Conclusão

2015 Cadillac CTS Europe spec

A General Motors coloca no mercado europeu o Cadillac CTS com uma boa lista de equipamentos, mas quando se analisa suas qualidades dinâmicas, constata-se que ele está abaixo de seus competidores premium europeus já estabelecidos da Audi, BMW e Mercedes-Benz.

12 Comentários

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  1. O CTS anterior era mais bonito, com carroceria duas portas...

    Mas eu não reclamaria de ter um desses na minha garagem, hein?

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  2. A Cadillac toma couro de BMW, Audi e Mercedes até nos Estados Unidos. Na Europa vai fazer figuração apenas.
    Mas o motor parece interessante de 276 cv com um 2.0 turbo. Pena o câmbio at com conversor de torque....precisaria de um DSG para ficar legal.

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    1. Já se foi o tempo: Se o Top Gear disse que ele é superior aos Alemães, então quem é você para discutir isto?

      Claro: A matéria cita uma única fonte ALEMÃ, que vem do país mais protecionista e nacionalista do mundo (supera até mesmo os EUA, que sempre foram cabeças abertas quanto a automóveis). Alemães, meu caro, jamais darão o braço a torcer pois até hoje batem no peito e se dizem (com razão!) os inventores dos automóveis (Karl Benz e Gottlieb Daimler, pupilo do inventor do motor a combustão que se tornou padrão nos automóveis à gasolina, Nicolaus Otto - e, por que não, não citar o Rudolf Diesel, que deu até nome a um combustível?).

      O novo câmbio da Corvette C7, com conversor de torque, tem trocas mais rápidas que a transmissão de dupla embreagem da Porsche 911 Carrera S.

      Enfim: Recomendo uma boa atualização e uma boa leitura.

      http://www.topgear.com/uk/car-news/cadillac-cts-first-drive-2013-09-25

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  3. É um belo carro mas prefiro um Alemão.

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    1. Eu não: Cadillac é Cadillac (só quem tem ou teve sabe).

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  4. Em compensação o interior parece melhor que os carros de entrada dos alemães.

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  5. A divisão Cadillac já foi a marca de luxo mais vendida nos Estados Unidos. Entretanto, segundo uma reportagem do The Wall Street Journal, no fim de 2012 ela ficou na quinta posição (+- 43 mil unidades vendidas), atrás de Mercedes (+-65 mil), BMW (+-54 mil), Lexus (Toyota) e Acura (Honda).

    [Ao contrário do que disse e chutou/achou o carlos4carros, a Audi está na sexta e última posição entre as marcas de luxo vendidas nos Estados Unidos em 2012 e 2013. A Cadillac subiu uma posição no ranking em 2013, ficando em 4o. lugar].

    Pelo menos no mercado americano a Cadillac ela está em franca decadência e um dos grandes problemas é que seus compradores são basicamente aposentados (idade média de 65 anos, versus 49 dos compradores de BWM e 48 anos da Audi).

    Na Europa a Cadillac faz apenas figuração, pois existem apenas alguns poucos revendedores da marca, cujas modelos competem com rivais do porte de Audi A6, BMW série 5 e Mercedes-Benz classe E, encontrados em milhares de revendas em todos os países do continente.

    Segundo alguns sites, a insistência da GM com a Cadillac resulta de uma estratégia global de fortalecer a marca para que ela passe a ser reconhecida em todo o mundo como a ‘brand’ de luxo da GM. Pelo menos na Europa, existe uma possibilidade de isso vir a funcionar, pois existe uma extensa rede de revendas Opel e Vauxhall (marcas europeias pertencentes à GM), que carecem de um produto ‘premium’ em sua lista de ofertas.

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  6. Esta matéria está bem errada: Primeiro, cita apenas 01 fonte europeia. Para piorar, cita uma fonte ALEMÃ. Sendo alemã, fica óbvio que iriam criticar quaisquer coisas, pois alemães são os maiores nacionalistas automotivos que há neste planeta (são os inventores dos automóveis, oras - vejam o que dizem sobre automóveis japoneses...).

    Porém, pesquisando no Google, vi a maior imprensa europeia de automóveis, o Top Gear, rasgando elogios para a CTS.

    A posteriori, verifiquei que são vendidos em TRÊS OPÇÕES DE MOTORES.

    There are three engine options from launch: the 272bhp 2.0-litre twin-scroll turbo engine first seen in the ATS; a 321bhp 3.6-litre normally aspirated unit, which also features in the smaller car; and an all-new, range-topping twin-turbo 420bhp V6 Vsport. The 565bhp V8 CTS-V still continues in the range in the current bodyshape, but will join the madeover range again in the future, no doubt in a suitably over-stimulated state.

    Bom, este texto está bem equivocado. Acho este blog muito bom, mas está dando algumas pisadas na bola. Nada melhor do que corrigi-las a tempo =)

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    1. http://www.topgear.com/uk/car-news/cadillac-cts-first-drive-2013-09-25

      O texto completo acima.

      Gostei destas passagens:

      Now that the ATS has been launched to attack the 3 Series, which in dynamic terms it equals or beats on road and track, the new CTS has grown in all the right areas to be on equal terms with the 5 Series. Except one: weight. This is quite possibly the CTS's ace card. Even fully loaded the new range topping Vsport Premium model is a full 110kg lighter than the BMW 550i.

      Bye, Série 5... LOL

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    2. Na Europa o CTS apenas com motor 2.0 Turbo, segundo release oficial da Cadillac Europe abaixo.

      http://media.gm.com/media/intl/en/cadillac/press_kits.detail.html/content/Pages/presskits/intl/en/2014/cadillac/03-24-cts-2014.html

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