Car.blog.br

Pesquisar este blog

Novo Ka 2015: motor Ford 1.0 3C tem 85 cavalos

Categorias: , , , , 58 Comentários

A Ford do Brasil liberou hoje alguns detalhes do motor 1.0 de três cilindros que equipará o Novo Ford Ka 2015. A unidade motriz será fabricada no Complexo Industrial de Camaçari, Estado da Bahia, resultado de um investimento de R$ 400 milhões de reais.

Novo Ford Ka 2015

O novo motor, que tem nome de Ford 1.0 3C (3 cilindros), tem tecnologia Flex (álcool e gasolina), duplo comando variável no cabeçote Ti-VCT, taxa de compressão de 12:1, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio.

Novo Ford Ka 2015 - painel

Potência e Torque

A potência máxima, com etanol, é de 85 cavalos @ 6.500 RPM e torque máximo de 10,7 Kgfm @ 4.500 RPM. Quando abastecido com gasolina a potência cai para 80 cavalos na mesma rotação, e o torque fica em 10,2 Kgfm @ 4.500 RPM. Os gráficos abaixo comparam a potência e o torque máximos dos motores 1.0 três cilindros da Ford (novo KA), VW (up!) e Hyundai (HB20 1.0)


Ford Ka 1.0 x VW Up! 1.0 x Hyundai Hb20 1.0 - potência
Ford Ka 1.0 x VW Up! 1.0 x Hyundai Hb20 1.0 - torque

Como se pode observar, pelos números divulgados pela Ford, VW e Hyundai para seus motores 1.0 de três cilindros, a unidade da Ford é a que apresenta maior potência e torque.

Novo Ford Ka 2015 - motor 1.0 3C Flex

Com tal nível de potência, o motor da Ford supera o 1.0 três cilindros da VW, que equipa o Volkswagen up!, e que apresenta 82 cavalos quando abastecido com etanol, e 75 cv com gasolina.

58 comentários:

  1. Carro bem mais bonito, motor aparentemente melhor, só falta vir com um preço agradável para um Down nas vendas do UP. Carlos se esperneando e justificando que o motor da Ford não presta em 3, 2, 1.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é concorrente do up!, vai começar lá na casa dos 34mil e bater de frente com Onix e HB20, segundo a própria Ford, além de ter mais opções de motorização e sua versão topo, provavelmente, bater nos 50mil reais.

      O up! atinge outra faixa e outro público, além de ter apenas 1 opção de motorização e ter outro porte.

      Esse KA terá o mesmo tamanho que um New Fiesta, ou seja, por volta de 3,96m de comprimento.

      Excluir
    2. Também acho. Os concorrentes do New Ka são Gol, Palio, HB e Onix...

      85 cv para um 1.0? Tá ótimo...

      Resta saber como o New Ka será de acabamento e construção.

      Excluir
    3. Mas claro que o Up é concorrente do Ka..
      O Up completo por 42k!
      Ainda não intendi porque vocês tão dizendo que não é.
      ??

      Excluir
    4. Fala sério... Up! só tem opções 1.0. O New Ka é maior, do tamanho de Gol e cia. ltda. e terá opções com motor 1.5.

      Portanto, é concorrente do segmento dos compactos de entrada, não dos subcompactos.

      E desde quando versão top de linha compensa comprar? Isso é algo que acontece em qualquer segmento. Salvo raras vezes é que acaba compensando... Configura um New Fiesta Sedan Titanium completo e me diz quando custa... Custa quase o mesmo que um Focus S, bem mais carro, mesmo sendo básico.

      Aliás... Nem o Uno é concorrente do New Ka. Aí seria o Palio mesmo.

      Excluir
    5. A versão mais cara do up! completíssima custa 41,3mil, mas isso acontece com qualquer veículo. Seguindo esse lógica, o New Fiesta sedã concorre com o Nissan Sentra, já que a versão topo de linha do New Fiesta sedã É MAIS CARA que o Sentra de entrada, com preço de 63MIL REAIS.

      A versão hatch do New Fiesta atinge 60mil reais, isso mesmo!!

      Excluir
    6. O Novo Kà será um compacto premium. kkkkkk. Que a Ford não leia esta asneiras.

      Excluir
    7. Falou tudo Rogério H...tem gente que não entende parece que comenta soh pra arrumar atrito com o carlos...o preço do carro completo não muda ele de categoria...

      Excluir
    8. Para os "esclarecidos" que dizem que o novo Ká não será concorrente do UP, sugiro que consultem um livro de marketing. Não parece entender muito de carro, de mercado menos ainda. Nível baixíssimo de discussão. Estou fora!

      Excluir
    9. Mesmo que comece em 34/35k irá competir com o up porque a ford anuncia que o carro não virá pelado, terá direção assistida e ar já no modelo básico.

      Excluir
    10. Outro ponto é que o new fiesta 1.5 já bem equipado custa 42k, então o ka 1.5 com ar, direção, trio elétrico, abs e airbag obrigatoriamente irá custar menos do que isso.

      Excluir
  2. Só falta terem tirado a injeção direta do 1.0 Ti-Vct usado lá fora e pioraram com injeção indireta, esse motorzinho aí era pra render uns 90cv fácil, já que a potência a gasolina se manteve a mesma do modelo Europeu com 80cv, ou seja, não mexeram na compressão pra ganhar mais cv's e mantiveram o foco na economia, vamos ver se na prática se sai bem mesmo, o New Fiesta com este motor lá fora faz um 0 a 100km/h em 14s e 163km/h de velocidade máxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. logico que mexeram na compressão, você acha que o motor europeu tem taxa de compressão de 12:1? Isso é taxa de motor flex, ou então de motores preparados para usar gasolina premium com octanagem alta

      Excluir
  3. No papel é fácil. Na propaganda também.
    Mas a realidade é bem diferente.
    A Ford fala que o motor do Focus 2.0 tem 178 cavalos.
    A VW fala que o motor do Golf TSI tem 140 cavalos.
    E o Golf HUMILHA sem dó nem piedade o Focus 2.0.,
    O motor do up! já mostrou que tem 90 cv, em dinamômetro.
    Vamos ver o da Ford....duvido que tenha mais que 80 cv...
    Ford é só marketing....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade o up obteve 88,3 cv com etanol no dinamômetro, mas obteve menos torque que o divulgado pela VW, então da quase no mesmo

      Excluir
    2. E você realmente acha que o Up tem 88 CV? Para Carlos, aquele dinamômetro da Full não é confiável, tá arriscado eu colocar meu GTI 2008 lá e dar 220 CV. A Full perdeu a moral depois de vir falar que o GTI MK7 tinha 265 CV, só se for no motor e olhe lá

      Excluir
    3. O carlos é escroto, mas ele tá com razão. Porém no torque o up! tava um pouco abaixo.
      Conclusão, pode ter caso que o up! tem exatamente os 82cv, mas um torque ainda menor. Aí o bixo pega, né!

      Excluir
    4. O quadro do dinamômetro da fullpower não mente. Você pode ver todos os vídeos lá.

      E o carlos tá sendo bem pessimista. Não queria chamar de hater, mas...

      Excluir
    5. A ford pode até estar mentindo quanto aos valores máximos, mas, com esse valores, o que ela quer frisar é "Ei, nós temos o motor melhor que o EA211!"

      Mais econômico? Puts, pergunta isso em junho! kkkk

      Excluir
    6. Mas se for pra ford vender o ka por mais de 33k com ar condicionado, aí eu caio fora! Nem visito a loja!

      Excluir
    7. Olha só seu Carlos Analfabeto - O golf anda mais que o focus 2.0 Pq ele é turbinado e assim tem o TORQUE disponível em menores rotações.... Potência maior só interessa a partir de altas velocidades... Entendeu?

      Excluir
  4. Carlos, o Focus têm 178cv mas se vc não se lembra ele é aspirado, motor aspirado pode ter mais cavalos que um turbo e andar menos pelo fato de não possui torque alto numa ampla faixa de rotação, já o turbo, caso do golf, possui 140cv mas também têm 25 kgfm de torque em uma faixa bem mais ampla de rotação e associado a uma transmissão de dupla embreagem faz toda a diferença. O Focus 2.0 hoje é o carro aspirado mais rápido do Brasil. Já o caso do Up e Ka, não dá para afirmar que o motor do VW é melhor e vice-versa pois os dois são bem parecidos, mas tenho quase certeza que o Ford vai fazer muito mais sucesso do que a caixinha de fósforos da VW.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma correção sobre seu comentário: "Associado a uma transmissão de dupla embreagem faz toda a diferença" O Focus também utiliza transmissão de dupla embreagem.

      De resto, concordo com você, o KA deverá fazer mais sucesso, pois concorre com HB20 e Onix, inclusive deverá partir da casa dos 34mil e chegar até 50mil, atingindo muito mais compradores, pois terá mais opções de motorização, sendo 1.0 e 1.5.

      Excluir
    2. O Focus anda praticamente a mesma coisa que o Golf perdendo feio mesmo só nas retomadas. O Golf anda mais pelo fato de ter mais torque, transmissão melhor e ser bem mais leve. Acho que você se expressou mal:
      "O Focus 2.0 hoje é o carro aspirado mais rápido do Brasil"
      O Focus não é o carro aspirado mais rápido do Brasil.

      Excluir
    3. O Corolla no teste de 0-100km fez a mesma coisa que o Focus,só perdeu nas retomadas por besteira.

      Excluir
    4. Corolla faz de 0-100 em 9,6s, Focus em 9,2s.. O Corolla mesmo tendo menos potência e menos torque anda bem também mas o Focus ainda anda bem mais.

      Excluir
    5. O Corolla fez 0-100 em 9,9s no Carplace, o Focus faz em cerca de 0,5s a menos.

      Excluir
    6. Não estou me baseando por fontes de site de revistas pois na rua sempre conseguimos um tempo melhor.

      Excluir
    7. Na rua se consegue um tempo melhor porque é marcado no velocímetro, que sempre possui um ótimo erro, tanto em relação a velocidade real como alguns que possuem um arranjo que possibilita maiores erros. As revistas e os sites profissionais testam utilizando equipamento adequado que mede a velocidade real.

      No velocímetro dá pra fazer 0-100 em tempos bem melhores em qualquer carro, mas aí que entra o erro do velocímetro. Tem veículos que a 100km/h no velocímetro estão a 94km/h na velocidade real, por exemplo.

      Resumindo, só com testes profissionais, utilizando aparelhagem adequada, se tem uma referência justa e excelente para comparação.

      Excluir
    8. Motores turbinados associados a câmbios de dupla embreagem fazem toda a diferença! Por que então a Ford não fez o Focus com ecoboost? Sim, só para ser "fréquis", e o resultado? Humilhado pelo GOLF em todos os parâmetros de desempenho! Os 38 pangarés a mais só servem para fazer o carro beber mais! Esse Velho Novo Focus foi, para mim, a grande decepção da indústria automotiva em 2013/14.

      Excluir
    9. E você realmente acha que esses testes de revista são feitos com base na velocidade real? Para né.

      Excluir
    10. Sim, são feitos com base na velocidade real, eles tem equipamentos específicos para estas medições.

      Excluir
  5. Felipe, me expressei mal, eu sei que o focus também têm uma caixa de dupla embreagem mas eu quis dizer que ela não se compara ao dsg do golf, pois é mais lento, o dsg apesar de ser barulhento e bem mais eficiente que a powershift.

    ResponderExcluir
  6. A Ford já tem o 1.0 ecoboost plenamento desenvolvido equipando focus lá fora. É um motor 1.0 turbo de 120 cavalos. É certo que esse motor 3 cilindros tem mais "bagagem" e vai ser melhor que o VW.

    ResponderExcluir
  7. Paulo, me diga qual outro carro 2.0 aspirado mais rápido que o focus?

    ResponderExcluir
  8. Paulo, me diga qual outro carro 2.0 aspirado mais rápido que o focus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caso você não conheça aí vai:
      Civic Si.

      Excluir
    2. Ah, Honda S2000 também.

      Excluir
    3. O honda S2000 é um seguimento totalmente diferente do Focus e, o S2000 não esta disponível no mercado brasileiro.

      Excluir
  9. 10,7 kgfm de torque apresenta a mesma força que um motor 1.3. Só para constar os antigos fire 1.3 tinha por volta de 11,4 kgfm, porém mais pesados, o que acaba por resultar em um desempenho semelhante.

    Muito interessante os dados divulgados, agora resta-nos saber como se comportará na prática, pois mesmo o Carlos falando um monte de asneira, tenho que concordar nesse ponto com ele, o Focus tem 178 cavalos, mas não chega nem perto do Golf 1.4 de 140 cavalos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só se forem motores 1.3 bem antigos mesmo, pois 10kgfm de torque não é muita coisa. Será interessante ver os testes de desempenho do Novo Ka, além do crash test, que espero que seja 5 estrelas.

      Um detalhe importante é que o KA deverá ser bem pesadinho, uma vez que tem o mesmo porte de um New Fiesta. O torque máximo aparece a 4500rpm, mas fico curioso para saber como é sua curva. A potência máxima a 6500rpm, ou seja, a Ford botou ele para girar bastante, o que é interessante.

      Ansioso pelos testes com o Novo KA. Sobre o preço da versão de entrada, eu aposto em 34mil, chegando até 50mil na versão topo de linha, como já é especulado.

      Excluir
  10. Esse novo Ka é humilhantemente mais bonito que o Up! e ainda tem um motor mais potente. Esse novo Ka vai humilhar o UP!, FATOOO!!!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se pelo menos eles fossem da mesma categoria... É como dizer que um HB20 vai humilhar o Novo Uno... Quero ver como esse Ford se sai diante dos seus verdadeiros concorrentes: HB20, Onix e Gol. Acredito que se sairá bem.

      Excluir
    2. O up! concorre com com quem mesmo? Depois da saída do antigo Ka em 2007, só restam o QQ, Effa e o Smart... Ele não é concorrente do Uno. Amargando a 14ª posição em vendas no mês de abril, constatamos que ele é o mais vendido da sua categoria. Go VW, go!

      Excluir
    3. Eu preferiria que ele humilhasse com tecnologia,segurança e economia de combustivel...quem compra carro só pq é bonitinho não entende nada...

      Excluir
    4. O up! concorre com Palio Fire, Novo Uno, Celta, Clio, etc.
      Ele é concorrente do Uno sim, apesar de vender bem menos.

      Excluir
  11. O tamanho do carro é q define a sua categoria e portanto seus concorrentes mais se possuem preços semelhantes acabam concorrendo pelos mesmos clientes. Q não qr um compacto a preço de subcompacto?! Mais não acredito q o ka va roubar os compradores do up na faixa dos 26 aos 30 mil mais a partir dos 30.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você quis dizer a partir dos 35mil, não é? O Novo KA baseará seus preços em Onix e HB20, que custam 35mil cada um, em suas versões mais baratas. O Onix 1.0 LT com ar custa 38mil. O LS é para frotista e nem pode receber ar condicionado.

      Excluir
  12. Amigo, vc não entendeu meu comentário, eu disse que HOJE o focus é o carro 2.0 aspirado mais rápido do Brasil, o civic si já está enterrado faz tempo e o honda s 2000, isso é um carro ou um disco voador?? Não têm jeito, não existe nenhum carro no Brasil hoje com um 2.0 aspirado mais forte que o focus..

    ResponderExcluir
  13. Felipe, ande no corolla e no focus e veja que essa pequena diferença de 0,5s não se aplica a realidade, o focus têm uma arrancada bem mais forte do que a do corolla, fiz o test drive nos dois e percebi isso nitidamente, tenho um corolla 2012 e o novo também anda bem mais que o antigo, apesar da diferença no 0 a 100 ser mínima.

    ResponderExcluir
  14. De que adianta? O New Fiesta com 130cv tem desempenho inferior aos concorrentes de menor potência...

    CV não quer dizer desempenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não mesmo.

      Tem muito nego que posta aqui que só se baseia nos números... Nunca guiou o carro e já posta bobagem. São os "pilotos de autorama"...

      O certo é GUIAR O CARRO PRIMEIRO, para depois dizer se tem bom desempenho ou não.

      Excluir
    2. Não mesmo.

      Tem muito nego que posta aqui que só se baseia nos números... Nunca guiou o carro e já posta bobagem. São os "pilotos de autorama"...

      O certo é GUIAR O CARRO PRIMEIRO, para depois dizer se tem bom desempenho ou não.

      Excluir
  15. Respostas
    1. DUVIDO²... mas se tratando de FORD, pode até ser... lembrando que o New Fiesta possui 130 CV e perde de lavada pro 1.6 8V do GOL com 104 CV... Fonte: Peguei um New Fiesta ZERO KM e meu Pai um GOL ZERO KM uma semana depois... se arrependimento matasse.......

      Excluir
    2. E perde pro HB20 1.6 de 128 cv tbm... eu tbm duvido muito que esse motor da ford consiga ser melhor que o da VW. não, não sou fã boy desta marca, apenas reconheço que eles em questão de motor são bons e nesse motor do UP e FOX Bluemotion, acertaram a mão.

      Excluir
  16. Redator, se o up! fizesse 75cv com gasolina, estaria mais fraco que o gol G4. O up! faz 77cv com gasolina.

    ResponderExcluir
  17. Eles deveriam na verdade baixar o preço do new fiesta. Mas em vez disso, fizeram esse ka pra reforçar o "conceito" que o new fiesta é outra categoria, deixando o preço nas alturas mesmo.
    A verdade é simples, a Ford não quer mais fazer carro "popular", já que os brasileiros se acostumaram com dívidas bancárias eternas. Pra as pessoas que são controladas e costumam ter o dinheiro a vista, isso tudo é muito ruim, paga-se caro por pouco.Se a Ford quiser aumentar sua fatia no mercado, está no caminho errado, mas se quiser se manter na mesma fatia, acho que até vai, porque, independente do preço, pelo menos são bons carros, e sempre terão compradores.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.