O Departamento de Justiça dos EUA firmou um acordo (veja aqui) com a Toyota para pôr fim a uma investigação criminal sobre o comportamento da montadora no tratamento de um problema de aceleração súbita que acometeu alguns de seus modelos mais vendidos nos EUA, como o Camry.


A maior montadora do mundo pagará uma multa de US$ 1.2 bilhão de dólares por ter mentido para ao órgão de segurança automotiva dos EUA, o National Highway Traffic Safety Administration, ao Congresso dos EUA e ao público em geral sobre como estava resolvendo o problema de aceleração súbita em seus carros.

Em um dos pontos do acordo, que a Toyota reconheceu como verdade, fica claro que a Toyota anunciou em novembro de 2009 que "estava muito confiante de que tinha resolvido o problema", o qual, segundo a empresa, "era causado por tapetes que interferiam no acelerador".

Entretanto, no dia seguinte a Toyota cancelou uma alteração de projeto em carros que não tinham sido objeto de recall, porque se fizesse tal alteração, “muito provavelmente as autoridades e os consumidores ficariam desconfiados de que a empresa estava admitindo o problema, e que o mesmo não era decorrente apenas de tapetes mal posicionados", conforme apontou investigação dos EUA.

O governo dos EUA diz que a Toyota comprou boas relações públicas por meio de declarações enganosas sobre como ela estava resolvendo os problemas em seus carros, e, assim, poder continuar a vender carros sem questionamentos relativos a sua segurança.

Além da multa, a empresa será monitorada de perto por agentes federais dos EUA por no mínimo três anos, para garantir que todos os problemas de segurança dos seus carros terão tratamento adequado.

O caso da GM

Após o acordo com a Toyota, o ministro da Justiça dos EUA, Eric H. Holder Jr. (foto abaixo), disse claramente que "outras fabricantes automotivas não devem repetir o erro da Toyota; um recall pode causar uma mancha na reputação da empresa, mas mentir aos consumidores é muito pior".

Barack Obama (esquerda) e Eric Holder Jr. (direita)

A declação de Holder está sendo entendida como um aviso de que a G.M., que também está sob investigação criminal nos EUA (veja aqui), também terá que firmar um acordo bilionário com o Departamento de Justiça dos EUA.

Fonte: New York Times

18 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Tem que tirar o chapéu para esse Barack Obama e a equipe dele.
    Na minha opinião o Obama já pode ser considerado um dos maiores presidentes americanos de todos os tempos, ao lado de Abraham Lincoln, Franklin Delano Roosevelt, Ronald Regan e Bill Clinton.
    Não é pouco o que o Obama fez. Pegou os EUA quebrados, no meio da pior crise dos EUA desde 1929.
    Foi consertando tudo de errado que o idiota do Bush fez...
    Foi eleito Nobel da Paz.
    Reconstruiu a economia dos EUA, que agora está bombando novamente.
    O dólar, que ninguém acreditava mais, voltou a ser uma das moedas mais fortes do mundo.
    Ainda criou um plano de saúde público para as pessoas mais pobres dos EUA, que não tinham nada!
    Derrubou a taxa de desemprego.
    E ainda dá um show na política internacional.
    Como se não bastasse, sua mulher,a MIchelle Obama, está conduzindo de forma absurdamente competentes um programa público de combate a obsesidade nos EUA que já derrubou ações de empresas como Coca-Cola, McDonalds e outras fabricantes de comida-lixo.
    E ainda por cima, enquadra, por meio do seu ministro da Justiça, empresas gigantescas, como MIcrosoft, Intel, Toyota e a próxima é a GM.
    Porque aqui no Brasil temos que nos contentar com incomptentes como Dilma e Lula?
    Até quando?
    O Joaquim Barbosa acho que é cara que poderia ser para o Brasil o que o Obama é para os EUA. Torço para que ele se candidate. Meu voto ele já tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E só complementando.
      O programa de combate a obesidade conduzido pela Michele Obama não apenas derrubou as ações e as vendas da Coca-Cola e McDonalds..
      Não.
      Segundo pesquisa dos Depto de Saúde dos EUA, pela primeira vez em décadas a obesidade infantil nos EUA se reduziu....
      Inacreditável o que conseguiu Michele Obama...
      http://globotv.globo.com/globo-news/globo-news-em-pauta/v/obesidade-infantil-cai-para-mais-de-40-nos-estados-unidos/3176705/
      Isso tem nome: competência!

      Excluir
    2. É isso aí Carlos, Obama é o cara.
      Joaquim Barbosa ... sei não, fico com pé atrás.

      Excluir
    3. Entrega dos correios, Carlos:

      http://www.carrobonito.com/2014/03/20/ford-ka-2014-novo-modelo-sera-lancado-no-brasil-em-breve/

      Excluir
  2. Respostas
    1. Com certeza seria.
      Porque é a postura, a seriedade e a competência de caras como como Obama e Erick Holder que eu acho notável.
      E isso fica ainda gritante quando comparamos com os lixos que temos no Brasil nas mesmas posições....

      Excluir
  3. Primeira vez que eu tenho que concordar com Carlos...

    ResponderExcluir
  4. Ah! Tá!
    O Barbosa compra apartamento em Miami através de empresa Offshore para fugir do Imposto de Renda e ainda coloca o endereço de um apartamento do governo do Brasil como sede desta empresa. O filho do Barbosa é contratado pela Rede Globo. Barbosa viaja de avião de Brasília para o Rio para assistir à final da Copa das Confederações no camarote de Luciano Huck (para o qual seu filho recém contratado trabalha) e tudo às nossas custas. Passa férias grátis (com o dinheiro do povo brasileiro) e ainda recebe diárias somente por causa de uma palestrinha de meia hora numa universidade de Londres. Ah! Tá! E você quer comparar esse Barbosa com o Holder?
    Vai ver se estou na esquina, Carlos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você fala como se houvesse o mesmo tipo de militantes do lado da tucanada do trensalão. Pois é, em nenhum momento você contestou o que eu disse, porque sabe que é tudo verdade. Foi tudo divulgado, embora a globo e a imprensa golpista tenha ocultado. O próprio Barbosa admitiu tem comprado o apartamento através de uma empresa offshore com sede num apartamento do governo. Pasmem! Seu filhote, sim, foi contratado pela Globo e trabalha na produção do programa de Luciano Huck. Está no próprio site do STF que o Barbosa viajou 7 dias de graça, devido a uma palestra de 30 minutos em um único dia. Também está no site do STF que ele foi ao Maracanã para assistir à final da Copa das Confederações e voltou novamente para Brasília e tudo pago por nós.
      Sabe qual é o seu problema? É simples: MORALIDADE SELETIVA.

      Excluir
    2. Por não concordar com sua opinião e falar verdades sobre o comportamento do senhor Barbosa, que você tenta fazer de tudo para esconder, eu virei militante virtual e pago do PT. Ah! Tá! Vá lá! Vote no novo Collor caçador de marajás. Ou, se preferir, vote no novo Jânio quadros! Bobão!

      Excluir
    3. Obrigado. Vc só confirmou o que disse antes.
      Como não pode argumentar tenta apenas assassinar a minha reputação. E como faz isso? Primeiro se fazendo de vítima, depois partindo p/ o ataque, fazendo pouco caso do que disse, sem argumentar e por fim tentando me rotular de uma forma que destrua a minha imagem, levando as pessoas a considerarem o q tenho a dizer não mereça crédito, quanto mais desacreditada for a pessoa menos os outros acreditam nela.

      Vc esta seguindo Gramsci como uma receita de bolo. Eu digo isso pq já li toda a obra de Antonio Gramsci.

      Excluir
    4. ?????
      O que foi que você disse que precisa de argumentos?
      Eu me fiz de vítima? HAHAHAHAHAHA!
      Quem é Gramsci?
      Ficou magoadinho porque falei umas verdades sobre o senhor Barbosa, foi, bebê?
      Sabe qual é o seu problema? É simples: MORALIDADE SELETIVA.
      Porque o trensalão da tucanada nunca vai lhe incomodar, não é mesmo?

      Excluir
  5. João Coelho, faço de suas palavras as minhas hehehe. Apesar do super fanatismo do Carlos pela VW, agora o cara gamhou meu respeito.

    ResponderExcluir
  6. Mentira tem perna curta.....Eu já ouvia quando criança......Que feio tentar enganar os consumidores colocando o nome da empresa acima da segurança dos usuários......táaa loooocooo..O novo corolla está horroroso e a empresa apronta uma dessa...Agradeço a atenção mas prefiro os concorrentes ,exceto honda e nissan que tem a mesma origem nipônica.

    ResponderExcluir
  7. Se fosse no Brasil aconteceria punição mais grave. Kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. E o Brasil lotado de carros sem air bag e abs, itens básicos de segurança... Até outro dia se comprava carros médios por 50 mil sem esses ítens... Se não fosse a lei, lojas estariam cheias de HB20 automático a 50 e poucos mil, mas sem abs e air bag... E haveria uma fila para comprar, provando que a culpa também é do consumidor...

    ResponderExcluir
  9. IGUALZINHO AQUI NO BRASIL!!!
    IGUALZINHO...
    Estão entendendo quando eu digo que aqui os preços dos carros são absurdos e os lucros das montadoras são gigantescos? O Brasil é a famosa "CASA DA MÃE JOANA", onde você entra, entra com um mooooonte de benefícios, faz o que quer, não dá satisfação alguma e cobra o quanto quiser e ainda tem o direito de aumentar os preços quando for questionado se os mesmos estão altos.
    Alice no País das Maravilhas?
    NÃO!
    Montadoras no País das Maravilhas!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem