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Volkswagen Gol inicia 2014 na liderança do mercado

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O ano de 2013 terminou e com ele se foi o modelo mais barato do VW Gol, o Gol G4, mas isso não parece estar afetando a disposição do campeão de vendas da Volkswagen, que começa 2014 na liderança do mercado brasileiro com uma vantagem superior a 7.000 carros sobre o segundo, o Fiat Uno.

Volkswagen Gol Rallye 2014 - líder de vendas no Brasil

O Volkswagen Gol vendeu até o dia 30/01/2014 20.863 veículos, posicionando-se como líder incontestável do mercado automotivo brasileiro. Em relação ao mesmo período de 2013, observa-se uma retração de 6,59%.

Fiat Uno - 2º colocado em vendas no Brasil em 2014

A segunda posição ficou com o Fiat Uno, com 13.019 carros emplacados no período. O que chama a atenção no Uno é a queda de vendas de 27,76% quando comparado com as mais de 18.000 unidades vendidas em janeiro de 2013, o sugere que o Uno era bem mais dependente das vendas do Mille que o Gol do Gol G4.

Ford Fiesta - terceiro carro mais vendido em 2014

A terceira colocação ficou com o Ford Fiesta, com 12.690 veículos emplacados nos primeiros trinta dias de janeiro, representando um avanço de 75,88% sobre o mesmo período do ano passado (que só computava o Rocam). Essa evolução tem relação direta com o lançamento do Novo Fiesta fabricado no Brasil.

Fiat Palio - 4º mais vendido em 2014

O Fiat Palio caiu para a quarta colocação, com 12.006 veículos emplacados no período. Em relação à 2013, temos um declínio de 30.83% em seus números.

VW Fox - 5º carro mais vendido do Brasil em 2014

A quinta posição fica com o VW Fox/CrossFox, com 10.760 unidades emplacadas em 2014, queda de 4,3% sobre 2013.

Hyundai HB20 2014

O sexto colocado é o Hyundai HB20, com 9.124 unidades vendidas em janeiro de 2014, desfrutando de um pequeno avanço de 1,06% sobre o mesmo período de 2013.

Chevrolet Celta

O Chevrolet Onix ficou com a oitava colocação, emplacando 8.876 carros no período - o que representa uma queda de 17,23% sobre os números de janeiro de 2013.


A nova colocação coube ao Chevrolet Celta, com 5.165 unidades emplacadas em janeiro de 2014 - tombo de 44,10% sobre 2013.

Novo Chevrolet Agile 2014

Fecha o top ten dos hatchs de entrada o Chevrolet Agile, com 4.496 unidades vendidas, avançando 23,58% sobre 2013 - reflexo da reformulação pela qual passou o carro no final do ano passado.

Ranking dos 27 hatchs pequenos mais vendidos no Brasil até 30/01/2014


Pos Modelo jan/14
1 VW Gol 20863
2 Fiat Uno 13019
3 Ford Fiesta 12690
4 Fiat Palio 12006
5 VW Fox/CrossFox 10760
6 Hyundai HB20 9124
7 GM Onix 8876
8 Renault Sandero 8863
9 GM Celta 5165
10 GM Agile 4496
11 Fiat Punto 3451
12 Peugeot 208 2897
13 Citroen C3 2863
14 Toyota Etios HB 2561
15 Renault Clio 2527
16 Ford Ka 2100
17 Nissan March 1713
18 Fiat 500 714
19 Peugeot 207 434
20 JAC J2 357
21 Chery Celer 338
22 Chery QQ 294
23 Kia Picanto 269
24 Jac J3 247
25 VW Up 232
26 Chery Face 95
27 Lifan 320 8

45 comentários:

  1. Lógico que o Gol G4 influenciava pouco nas vendas da linha Gol. O Mille sim tinha participação mais expressiva na linha Uno, a gente via nas ruas e como ainda há estoque do modelo antigo a queda não foi tão grande, mas depois que acabar acredito que a linha Uno terá uma forte queda, primeiro porque as vendas do "sucessor" do Mille serão computadas ás da linha Palio e segundo por causa da chegada de novos modelos como o Up.

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    1. A Saída do Gol G4 não fez diferença alguma... as vendas do Gol continuam na faixa dos 20 mil veículos por mês!

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    2. O gol g4 ainda vende enquanto tem estoque, ele era importante principalmente para frotistas um percentual muito importante para a VW.
      Muita coisa vai mudar esse ano tem muito carro novo vindo, o ipi vai voltar, agora o abs e airbag são obrigatorios. O mercado vai ficar meio imprevisivel.

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    3. O G4 praticamente não tem estoque, sua linha de produção está produzindo up! há dois meses e mesmo antes disso já havia sido paralisada, conforme indicou o Marlos do Auto Segredos. A Quatro Rodas, há um tempo atrás chegou a fazer um levantamento para saber quando das vendas do gol eram do G4, e chegou a conclusão que o G4 respondia por menos de 5% das vendas.

      O G6 não é e nunca foi dependente do G4. Quem poderá prejudicar suas vendas será o up!, que é mais seguro e moderno.

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    4. Eu moro no interior do paraná, segundo os vendedores da concessionária daqui o Gol G4 era o carro-chefe em vendas!Não parava no estoque, chegava e já tinha um dono esperando por ele.Depende muito do lugar, aqui o g4 vendia bem pq era mais alto, aqui tem milhares de quebra-molas,muito,muito buraco, o novo gol passa tranquilo,mas o povo gosta mesmo de passar correndo nas lambadas,e o novo gol é mais baixo e tem um bico, isso foi a explicação dos vendedores!

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  2. Que matéria mais besta, desnecessário, na matéria fala se como se fosse a primeira vez que o gol é líder, tipo eu não gosto da vw porém o gol infelizmente já se tornou parte da cultura brasileira.

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    1. Aqui é VWcarblog.com qualquer coisa que puder falar bem da VW por mais que seja irrelevante eles vão colocar
      Daqui a pouco vai aparecer noticia do tipo golf tem o melhor porta luvas da categoria, ou o freio de mão do gol foi eleito o mais bonito.

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    2. Divulgar o ranking mensal dos compactos é algo extremamente relevante para o mercado automotivo brasileiro. O problema é que o Gol está no topo e os haters não gostam de notícia boa para a VW.

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    3. A questão não e essa o problema é que se não fosse o gol a noticia não ia estar aqui, então cade a noticia que o cruze foi lider sobre o golf????
      Ou que o corola humilha o jetta??

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    4. O Jetta nunca vai chegar perto do Corolla devido as cotas de importação. Se fosse fabricado aqui certamente iria incomodar o Corolla e o Civic.

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  3. me diz quem comprou esses 232 UP ????

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    1. nao dá. a noticia, como sempre não indica a fonte
      kkkk

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    2. Concessionárias. Provavelmente para vitrine e test drive.
      Hoje mesmo eu estava lavando o meu carro em um posto de gasolina e uma cegonha estacionou com dois ups no pátio do local. Um era white, e um vermelho high sem opcionais. Ele é um carrinho bacana, parece ser espaçoso - considerando seu porte - principalmente porque o cofre do motor é bem estreito (sobra mais espaço para o interior). É bonitinho, muito mais agradável de se ver que um uno, na minha opinião.
      Subi na cegonha e cheguei a ver o high por dentro, com as portas e o porta-malas abertos. Gostei muito do que vi, apesar de não ter tocado o interior. Uma curiosidade, o botão do porta-malas é eletrônico e não mecânico como convém.

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    3. que up que nada quero saber que comprou os lifan 320 hahaha

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  4. Tem que falar do golzinho. Tem blog por ai divulgado que o Cruze Hatch foi o líder de vendas no segmento. Nada de Novo Golf.
    Porque será que o blog não divulga isso? Será que se o golf fosse o lider eles iriam divugar? sera? sera? óó dúvida cruel

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    1. O Golf só não vende mais que o Cruze porque o Golf não tem a pronta-entrega sem nenhum dos seus pacotes caros. Já o Cruze tem a pronta entrega do jeito que o dono quiser.

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    2. Sem falar que o Cruze atinge outra faixa de preço, pois na minha cidade está sendo vendido por cerca de 60mil a versão de entrada. Tenta chegar com 60 conto para comprar um Golf VII que o vendedor vai te mostrar uma Saveiro Cross!!! kkkkkkk

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    3. Em dez/13, o Sport6 bateu seu recorde histórico de vendas e continua firme na liderança dos hatches médios em jan/14 por dois motivos:

      1) as versões de melhor custo x benefício do Golf, a Trendline 1.2 TSI manual e a Comfortline 1.4 TSI manual, que a maioria dos consumidores iria preferir e que hoje custariam uns R$56K e R$65K, simplesmente não são importadas da Alemanha por decisão da própria VW;

      2) a Ford exagerou nos preços do Focus e mesmo já existindo descontos nesse carro, ainda não está bom para o consumidor. A versão S 1.6, por exemplo, deveria custar uns R$55K e não os R$60K que pedem hoje pelo carro, e a SE 1.6 manual, uns R$58K.

      Sobre a decisão da VW não importar as versões mais baratas do Golf 7, acho que isso tinha uma certa lógica enquanto o Golfssauro era produzido, mas agora que aposentaram esse museu sobre rodas, trazer as versões Trendline e Comfortline do Golf 7 seria muito interessante para o consumidor.

      Quem sabe ...

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    4. Se a VW trouxer o Golf 7 trendline e confortline vai estourar as cotas muito rápido. Isso não é vantagem para a VW. Essas versões de entrada somente quando for fabricado aqui.

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    5. Carro importado da Alemanha, como sabemos, não tem limitação de cotas, dessa forma, a VW pode importar a quantidade que quiser, basta querer e bancar o IPI, como já faz com as atuais versões do carro (Highline e GTI).

      Eu quero Golf por R$56K (1.2 TSI) e R$65K (1.4 TSI), você não?

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    6. A VW não parece ter interesse de trazer as versões mais baratas porque nessas versões o lucro é menor, já que o preço do veículo é muito menor e o custo de produção pouca coisa menor. Quando começar a vir do méxico, aí talvez a VW traga versões mais básicas. Por enquanto eles trazem versões caras porque já estão bancando o IPI, então aproveitam para trazer versões mais caras e com opcionais à preço de ouro. Porém, seria bom sim se bancassem as versões mais baratas!!!!!

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  5. Fico Feliz pela Dupla Peugeot 208 e Citroen C3, que aumente ainda mais a concorrencia.

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    1. Concorrência para quem segura a lanterna do segmento ?

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  6. Excelente análise de mercado. Vale ainda ressaltar que o G4 já abandonou a linha de produção a mais tempo que o Mille e já não dispõe de estoques, apenas um resquício de unidades encalhadas. O Onix já teve a resposta negativa do mercado, mesmo abrindo vendas para frotistas e fazendo promoções não conseguiu manter as vendas boas como no início do ano passado, quando era vendido pelo preço de tabela e não era aberto para frotistas.

    O Uno caiu muito, o Palio também, o Gol foi o que menos caiu e o bom HB20, mesmo sendo o mais caro do segmento, conseguiu um pequeno avanço.

    Excelente análise, parabéns ao dono do blog.

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  7. É impressionante o Fox ter desbancado HB20 e Onix, ficando bem colado no Siena. Outra coisa interessante nesse mês foi que o Voyage ultrapassou o Prisma, recuperando a posição que havia perdido há uns 2 ou 3 meses.

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    1. A VW BR não vai aceitar de bom grado perder mercado em 2014, qualquer oscilação (queda de vendas ou aumento da concorrencia) ela vai abaixar os preços sem dó.

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    2. Em dez/12 um Onix LT 1.4 completo custava R$37,3K. Em 2013, a GM aplicou indevidamente sucessivos aumentos nesse carro e hoje, mesmo com descontos, o Onix LT 1.4 completo é vendido por R$39,5K, o que é um absurdo!

      http://www.webmotors.com.br/comprar/chevrolet/onix/1-4-mpfi-lt-8v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/11264317

      A VW está fazendo bem o papel dela para recuperar o mercado perdido, vendendo, por exemplo, o Fox com enormes descontos. É muito fácil encontrar o Fox 1.6 completo no mercado por R$35,4K, à pronta entrega.

      http://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/fox/1-6-mi-8v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/10083853

      Sinceramente, acho ótimo o consumidor ter percebido que a GM está abusando no preço do Onix e espero que as vendas desse carro caiam ainda mais.

      Sempre afirmo por aqui que o preço correto do Onix LT 1.4 completo é, no máximo, R$36K, nem um centavo a mais.

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    3. Acho que tem muito mais a ver com o fim do efeito novidade dos lançamentos, que começam a mostrar seus defeitos. Promoções todas estão fazendo, até o prisma jå vem sendo vendido bem abaixo da tabela... Basta dar uma visitada no webmotors e pesquisar as Css.

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    4. Com certeza, o fim do efeito novidade também influencia, mas o preço do Onix e do Prisma estão exagerados e a GM precisa levar um puxão de orelhas do consumidor, e isso parece que já está começando a acontecer.

      Sobre promoções, é verdade, pesquisei na WEB e esses foram os carros mais baratos que achei, no mercado paralelo em SP: Onix LT 1.4 completo por R$37,5K e Fox 1.6 completo por R$33,5K.

      http://www.webmotors.com.br/comprar/chevrolet/onix/1-4-mpfi-lt-8v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/10345968

      http://www.webmotors.com.br/comprar/volkswagen/fox/1-6-mi-8v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/11237480

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    5. Encontrei por R$ 36.880,00, mas é uma exceção, os melhores preços anunciados giram em torno de 37mil, que é mais ou menos o preço do Gol 1.6 "completo" nos melhores anúncios. O interessante é ver como os 12 anos de mercado pesam no Fox, que é melhor acabado e mais espaçoso que o Gol, mas é vendido bem mais barato pelo cansaço e, talvez, porque o público masculino não gosta do design de carro de tia que possui. Deve ser por isso que os sites andam dizendo que sua modificação modificará o seu capo e teto para deixá-lo mais "esportivo" ou "masculino".

      http://www.webmotors.com.br/comprar/chevrolet/onix/1-4-mpfi-lt-8v-flex-4p-manual/4-portas/2013-2014/10767883

      O mercado é soberano e logo a GM terá de dar ainda mais descontos no seu Onix, que anda perdendo o fôlego e vendendo bem abaixo do que outrora. Parece que só quem está nadando de braçada é o HB20, que se dá ao luxo de praticar os preços de tabela e ainda vende bastante, enquanto Onix e Gol praticam preços 4mil abaixo da tabela.

      Os coreanos devem estar sorrindo a toa com o HB20, mas por outro lado, carregam 2 micos: Elantra e i30.

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    6. É como escrevi lá em cima, em função do que o carro oferece, o preço mais realista do Onix LT 1.4 completo é R$36K, nem um centavo a mais, e isso acabará acontecendo, basta o consumidor continuar fazendo o seu papel e não comprando o carro, o que é ótimo.

      Com relação à Hyundai, o HB20 também já está sendo vendido com um pequeno desconto em relação à tabela. O Comfort Plus 1.6, por exemplo, custa R$43K no site da Hyundai mas já é vendido nas CSS por $41,3K. Na minha opinião, o preço mais realista desse carro é R$39K, em função do bom motor 1.6, sistema de áudio com controles no volante e vidros elétricos dianteiros e traseiros one touch. O ponto negativo dessa versão fica por conta de não ter ajuste de altura no volante, que faz falta.

      De qualquer forma, com muito menos CSS do que a VW e a GM, o bom desempenho do HB20 em vendas é o destaque nesse segmento, sem a menor dúvida.

      O New Fiesta é outro carro que também está caro. A versão SE 1.5 deveria se vendida por R$39K, e não pelos R$41,3K atuais, idem para a S 1.5, que deveria custar R$37K, no máximo.

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  8. E o Siena que é lider da categoria num aparece nem entre os 10... sei não ein volksblog

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    1. Filhote, você viu algum sedã nesse ranking??? Será que é um ranking dos hatches compactos mais vendidos??? Pense nisso...

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  9. Chamaram-me a atenção o fato do aumento das vendas do Àgile e declínio do Onix e estabilidade do Fox. Por uma análise simples, dá para perceber que quem está rodando é a Fiat, O desempenho geral foi ruim considerado as promoções de fim/início de ano do IPI reduzido. Parece que as medidas imediatistas do governo só pioraram as coisas. Prevejo muitas carroças encalhadas nos pátios das montadoras. Pelo jeito vai ser criado o "Bolsa Carro" para aumentar a produção de veículos.

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  10. É, tá parecendo que no ano da copa, a FIAT, vai ter que bater um bolão pra manter a liderança!!!

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  11. Pode ser que o up derrube as vendas do gol, mas como o carro só vai realmente ser vendido em março, o gol muito provavelmente vai fechar 2014 líder de novo. Vai ser interessante esse ano acompanhar mês a mês os números, com o novo up, a reforma do fox, botocada no uno, palio mais barato, novo sandero, novo ka e o march brasileiro.

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  12. Ainda tem velharia do Gol G4 em estoque pois foi fabricado até dia 31/12, este ranking só vai começar a valer mesmo lá em Março quando as unidades restantes forem vendidas e o Up começar a vender.

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    1. Não mesmo, a linha de produção estava sendo abandonada muito antes do final de dezembro, dando espaço para o Up!, que está sendo produzido há 2 meses. Além disso, o G4 respondia por menos de 5% das vendas do Gol e já estava MUITO raro de encontrar nas CSS mesmo antes de ter sua produção interrompida. O que pode prejudicar as vendas do Gol será o Up!, que é um produto moderno e seguro, esse sim pode causar incômodo "dentro de casa".

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  13. A VW sempre sera a melhor. O resto (assim que penso) tem participação pífia. Tenho apenas desprezo. Litfsurizer!

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  14. os g4 e mille ainda estao contando e muito nessa conta

    só olhar o ford ka, q parou de ser fabricado tb, mas vendeu mais q no mes de dezembro

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    1. Parece que é difícil para os haters aceitarem que o Gol G6 não dependia do G4 para vender, e que este não respondia nem por 5% das vendas. É triste, mas é a verdade. O Gol que é comprado para frota é o próprio G6, inclusive é utilizado como viatura em várias cidades. E o G4 não tem estoque porque sua linha já foi modernizada e ocupada pelo up! nos últimos meses.

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    2. A Fiat sim fez super estoques de Mille e disse que atenderá até março.

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  15. muita dessas vendas do gol são para frotistas!

    as prefeituras no final do ano sobram dinheiro e vão comprar carro

    aqui na prefeitura da minha cidade mesmo compraram 7 gols (3 G4) e 2 voyages nesse dezembro com a sobra

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  16. Kkkkkkkkkkkkkkkk Lifan 320

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