Desde o começo do mês de outubro estamos acompanhando atentamente as alterações no segmento de hatchs médios, para avaliar em que medida os dois principais lançamentos do mercado brasileiro em 2014 estão se comportando: VW Golf e Ford Focus.

Novo Golf VW Branco

O VW Golf, auxiliado pelo fato de ter desembarcado nas lojas antes do Focus, vai mantendo uma inusitada liderança de vendas no segmento desde o final do mês de outubro - tendência que permanece neste começo de novembro. Até o dia 08/11 foram vendidas 683 unidades do Golf, 528 do Cruze HB e 295 do Focus.

Como o gráfico acima mostra, as vendas do Focus observaram uma retração depois do dia 5, sendo que neste momento ele é ameaçado pelo Peugeot 308.


O Fiat Bravo continua em quarto lugar bem à frente do Hyundai i30, que, mesmo com agressivas promoções de preços, está projetando vendas em seu pior nível desde o lançamento da atual geração.

O gráfico acima mostra a quantidade vendida diariamente de cada carro (e não o valor acumulado, como mostrado no primeiro gráfico). Com isso, podemos ter uma indicação se há ou não um refluxo em vendas. O Golf está vendendo em média 120 carros por dia, contra 87 do Cruze e 45 do Focus.

Novo Golf VW Branco

De qualquer forma, ao que parece a VW está conseguindo manter o abastecimento das lojas em níveis adequados, de modo a atender o consumidor com modelos próximos a sua preferência e com prazos aceitáveis de entrega.

Novo Golf VW Branco

Conclusão

Novo Golf VW Branco

A performance de vendas do Novo Golf, apesar de claramente influenciada por uma agressiva campanha publicitária, mostra que o consumidor brasileiro já está maduro o suficiente para comparar, entre as múltiplas opções à venda, qual o que oferece a melhor relação custo x benefício.

29 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Quando o Focus retomar a liderança, ai para esse posts diários!!!.Cada Golf que vende sai um post aqui,pelo amor de Deus........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que o focus voltar a ser líder....

      Excluir
    2. Nesse preço absurdo não tem como melhorar.. o Focus vai continuar atrás do Cruze. Para ficar na liderança vai ter que reduzir muito o preço.

      Excluir
    3. O Golf é disparado o mais caro e é líder....logo, é possível ser caro e bem vendido. Basta nao ser vagabundo...

      Excluir
    4. Desse jeito, o Focus vai ficar atrás do Peugeot 308. Liderança, sem chance!

      Excluir
    5. Carro caro para ser bem vendido precisa ter qualidade. Isso o Golf tem de sobra. Já o Focus é o inverso, caro e baixa qualidade. Não tem como ser bem vendido.

      Excluir
    6. REALMENTE O GOLF É UMA MÁQUINA INCOMPARÁVEL E A PREÇOS QUASE IGUAIS OS DA ALEMANHA. ESTOU ME DIVERTINDO MUITO COM ELE NAS ESTRADAS!!

      Excluir
    7. Apesar da idolatria do Carlos com a VW, a gente tem que combinar. O Golf é MUITO mais carro que os concorrentes e surpreendentemente tem o melhor custo x benefício. Focus vai mofar nas lojas se as coisas continuarem assim (Preço/Qualidade).

      Excluir
  2. eu sei que naum tem nada a ver com o assunto mas eu acho q seria interessante o blog fazer uma comparação de hatch compacto/entrada na suas configurações mais completas..por exemplo:Novo Gol Highline(ou o rallye),Fox Highline(ou crossfox),onix ltz,palio sporting,sandero gt line(stepway),entre outros,pra podemos avaliar qual a melhor compra,pois naum sei mas pelo - eu não tenho agora condições de comprar um carro acima de 80 mil(acredito q muitos aqui tbm naum tenhãocondições mais .....),então na minha humilde opinião um comparativo correto sem fanatismo pra um marca ou pra defamar a outra seria intereçante nessa faixa de preço que acredito que seja a mais acessivel pra maioria aki.....abraços a tds os amigos do blog!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo,você não tem coragem nem de assinar seus comentários, agora entendi porque vc gosta do Focus.

    ResponderExcluir
  4. Que mancada da Ford lançar o Focus ao mesmo tempo que o Golf 7. Fosse míseros 6 meses antes ganhava o mercado fácil, pois o Focus é um bom carro, mas foi ofuscado pelo novo Golf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poderia ter lançado sem problema, desde que o preço fosse o mesmo do Focus II. Querer igualar ao preço do Golf foi burrice da Ford. É pedir para não vender.

      Excluir
  5. O Golf TSI Highline é uma nave, vale cada centavo, cambio DSG, teto panoramico, etc e etc. Acabamento perfeito, silencioso e se precisar acelerar (já passei dessa fase) é um coice, chega a ser imprudente, tamanha capacidade de aceleração desse carro com 140 cv apenas partindo 1500 rpm e ainda pra completar o animalzinho não gosta muito de beber gasolina. Carro fantástico, parabéns para a VW AG e pela coragem da VWB trazer essa maquina para o Brasil. Mas, para não colocar tudo a perdar, Sr VWB traga peças e chaparia e plasticos,vidros, etc. para reposição, e claro as revisões com preço justo (o preço do seguro está compativel com o mercado). Se a VWB não ficar atenta a estes pontos, a turma vai fugir e mudar de carro.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela matéria, ao Blog.
    Na verdade, o Focus nunca mais tomará a liderança, exceto se a Ford baixar o preço em torno de 7k em todas as versões, colocar ar digital no SE, além de possibilitar o motor 2.0 com câmbio manual no SE hatch e no SE sedan, o que não deve acontecer tão logo.
    Acredito que as vendas do Focus irão manter-se nessa linha (em torno de 37 por dia), por alguns dias,, até que os "fominhas" por lançamento adquiram os seus. Depois, passado o "efeito novidade", as vendas mensais descerão a cerca de 500 unidades do hatch, o que será uma bomba para a fábrica de Pacheco, que não terá para quem empurrar sua produção
    Nessa etapa, a Ford ou começa a dar generosos descontos ou demite funcionários. E quanto à mudanças nas verões, certamente, só poderá fazê-lo lançando o modelo 2015....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. corrigindo: mudanças nas versões

      Excluir
    2. O Focus não só vai vender mais do que está vendendo atualmente, como será o líder do mercado.
      O que acontece é que, neste momento, o Focus não está sendo vendido. Tem pouquíssimos carros nas lojas.
      Quando o fluxo de abastecimento normalizar, as vendas vão dar um boom, e vão passar o Golf, pelo simples fato que FOcus será comprado pro R$ 60k e não tem Golf a menos de R$ 80k.
      O Golf vive um momento de boom resultado do efeito novidade e da intensa campanha de marketing.
      Mas a Ford vai superar o Golf com o Focus. Pode escrever. Pelo menos até o Golf vir a ser fabricado no Brasil.

      Excluir
    3. Ou coisa que lembrei agora: a Ford lançou o Focus com um atraso substancial em relação à Europa. Portanto, o modelo já não é mais tão novidade quando deveria. Com a era da internet, as pessoas já estão cansadas de vê-lo e o "efeito novidade" é limitado.
      Eu, que esperava que o preço do modelo 2014 fosse até diminuir em relação ao anterior" fique "magoado" com a marca, por subestimar a inteligência dos brasileiros. A Ford lançou esse modelo S que é o pai dos pé-de-bois. Tem um acabamento digno de uma NOTA DE REPÚDIO aos amantes do Focus. Eu esperava que tanto o sedan quanto o hatch tivessem câmbio manual com motor 2.0 como opção em todas as versões, bem como ar digital a partir da segunda versão. E quanto ao freio a tambor na primeira versão, a Ford se superou. É inacreditável que uma marca lance um automóvel com freio a tambor, com motor 1.6, ar de botãozinho, acabamento de Uno, por 61k. VOU MUDAR DE MARCA E CONCLAMO A TODOS POR UM BOICOTE.

      Excluir
    4. A 2.0 tb é freio a tambor na traseira...:(

      Excluir
    5. Sim. Na versão S, o sedan 2.0 também é tambor

      Excluir
    6. O Focus 1.6 (61k) não concorre com o Golf 1.4 highline (68k). É um carro bem mais simples, pesado e com motor fraco. Para ser justo teria que custar no máximo 50k.

      A versão do Focus que concorre com o Golf é o SE 2.0 power shift (73k) que está com preço muito próximo ao Golf 1.4 highline DSG (75k). Se quiser vender vai ter que baixar bem o preço do Focus para pelo menos 60k.

      Entre pagar 73k num Focus 2.0 powershift e 68k num Golf 1.4 higline manual, muitos certamente vão preferir comprar o Golf por 5k a menos. Mancada da Ford em não colocar a versão hatch 2.0 manual.

      Resumindo, se a Ford realmente quiser vender, vai ter que reduzir bastante os preços. Pelo menos manter os preços da geração II na III.

      Excluir
    7. Anônimo9 de novembro de 2013 13:51

      Não acredito que vá acontecer isso. A revista Carro fez um comparativo interessante, considerando preço como balizador, que é o que acontece no mundo real.

      Golf manual básico por 68 mil versus Focus SE 1.6 Powershift por 69 mil. Esse sim é o grande embate. A versão que realmente vai vender do Focus é essa e não a S básica. E ela tem bom custo x benefício para o consumidor médio, inclusive com os malfadados bancos de couro.

      Na cabeça do consumidor o que vai aparecer são os 5cv de diferença e não os 9mkgf a mais do Golf.

      Não acredito que a SE 2.0 de 75 mil seja a mais vendida. No Focus 2 a mais vendida era a GLX 1.6 que acabou tirando a GL 1.6 de linha. Nem a GLX 2.0 vendia tão bem assim. Sei disso porque tenho exatamente um GLX 2.0 2012 (tinha; passei ele pra minha esposa quando comprei o Golf TSi DSG).

      A moda é o câmbio automático e o Golf com ele é pelo menos 5mil mais caro que o Focus.

      Não estou dizendo que o Focus é melhor. Tenho os dois em casa e posso afirmar com tranquilidade que o Golf é melhor.

      Mas preço ainda continua mandando no mercado.

      Quanto ao teste da Carro, a revista concluiu que mesmo sendo a versão manual, o Golf não só é mais carro como é melhor negócio.

      Nisso eu concordo.

      abraço

      Excluir
  7. Através de análises de mercado estudando cenários dos últimos 10 anos, é pouco provável que o GOLF se mantenha na liderança, principalmente quando o modelo antigo deixar de incrementar estes números, é só uma questão de tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ^^ hater indignado com a liderança do Golf...kkk
      Chega a ser hilário um carro de 80k vender 3 vezes mais que o Focus de 60k.
      Como pode um Golf de 80k vender 6 vezes mais que o Bravo, de 50 conto?
      E o Peugeot 308? kkkk vendido a 49k e mesmo assim vende 3 vezes menos que o Golf de 80k?
      O i30 então é sem comentários...kkk
      Atenção Fiat, Ford, GM e Hyundai tb: vocês são aprendizes! amadoras! Aprendam a fazer carro decente, senão serão engolidas pela VW...

      Excluir
    2. O bom das estatísticas da VW é que não precisa fazer alquimia.
      O carro é mais vendido e pronto. Vende 120 carros por dia, o outro vende 60. Fim.

      Agora, tem uns lovers aí de umas montadoras que precisam fazer uns malabarismos com números...tipo, tira venda de pessoa jurídica (como se não fosse venda), soma com venda de chinês, raiz quadrada e bingo! Consegue um carro da GM na liderança das vendas-pessoa-física-no-mês-de-setembro-sem-contar-feriados-somando-finais-de-semana-e-no-dia-seguinte-do-jogo-do-corinthians....lkkkk

      Excluir
    3. Hater? Não sei o que isso quer dizer, sou apenas um Administrador de Empresas especializado na Estrutura de Cenários de Mercados, nada mais. É a minha humilde opiniao. Daqui a seis meses a gente conversa...

      Excluir
  8. O Focus receberá uma pequena mudança fora daqui, o Golf como ainda é novidade os preços são caros, logo logo é reduzido cerca de 3-5 mil reais e terá mais desses carros em estoque

    ResponderExcluir
  9. Hater? Não sei o que isso quer dizer, sou apenas um Administrador de Empresas especializado na Estrutura de Cenários de Mercados, nada mais. É a minha humilde opiniao. Daqui a seis meses a gente conversa...

    ResponderExcluir
  10. Os gráficos mostram que brasileiro não compra carro pela razão, e sim pela emoção. A VW e as Seguradoras agradecem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem