O governo federal anunciou hoje que a alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e caminhões ficará congelada nos valores atuais até 2014 - algo que já estava sendo especulado desde quinta-feira, e, agora, confirmado, às vésperas da elevação da alíquota - prevista para acontecer no início de maio.

Imposto IPI redução prorrogado até 2014

Os carros flex e a gasolina com motor até 1.0L ficam com IPI de 2% (subiriam para 3,5% na segunda-feita e para 7% em junho), enquanto os modelos carros flex com motores entre 1.0 e 2.0 têm IPI mantido em 7% (subiria para 9% no dia primeiro de abril e 11% em julho) e os carros a gasolina ficam em 8% (subiria para 10% e posteriormente para 13%).


Imposto IPI redução prorrogado até 2014

Carros com motor acima de 2.0L ficam com 25% no caso de motores a gasolina, e 18% para os carros flex. Já para caminhões, a alíquota permanece em zero.

Comerciais leves

Os comerciais leves ficam com 2% de IPI até 31 de dezembro (chegaria a 8% em junho).

HB20S terá redução de preço?

É importante considerar que modelos que tiveram seu lançamento em março com disponibilidade comercial em abril, como o Hyundai HB20S, tiveram tabelas de preços divulgadas já incorporando a subida de IPI prevista para abril. 

Hyundai HB20S

Sendo assim, como o IPI não subiu, seria de se esperar que a Hyundai reduzisse o preço do HB20S, visto que o aumento de imposto embutido no preço dele não se verificou.

6 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Porque os governos estaduais também não reduzem os percentuais do ICMS que incidem sobre a cadeia de produção dos automóveis, reduzindo ainda mais o seu valor? Com a redução do IPI ficou claro que a gordura estadual é muito grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade o IPI é um imposto federal, só que o produto da arrecadação é dividido com estados e municípios. Sendo assim, quando o governo federal baixa o IPI, ele derruba o caixa dos estados e municípios. Então o governo federal faz caridade com chapéu alheio.
      A maior carga tributária em cima dos carros é a PIS/COFINS, que é de arrecadação inteiramente federal. Sendo assim, o governo federal que deveria reduzir o PIS/COFINS sobre os carros, para baixar ainda mais os preços.
      Ao contrário do que vc diz, a gordura em impostos na área federal é que é um absurdo.

      Excluir
  2. Não só os governos(Estadual e Federal), as montadoras também com seus altíssimos lucros, assim teríamos lucros menores somados a impostos mais baixos e, por consequência, carros mais baratos. Mas o Governo não está preocupado com isso, ele só quer saber se vai faturar mais em coluio com a ganância das montadoras. No ano passado o mercado automotivo foi o setor da economia de nosso País que mais enviou remessa de lucros para o exterior, segundo dados do Banco Central. Então para que serve essa redução de IPI... precisa responder?

    ResponderExcluir
  3. Muitas das vezes uma pessoa (homem ou mulher) quando compra o seu 1º carro, aquilo é sempre uma realização de sonho, e a pessoa fica feliz da vida com o carro q muitas vezes sao dos seus sonhos..........



    ............mas infelizmente existe coisas negativas no mundo dos carros, como estão dizendo os comentaristas acima, e aí esse referencial de paz com o carro acaba, infelizmente.......







    ASS.: Raphael Guedes Marinho

    ResponderExcluir
  4. o mais absurdo é o carro vendido para deficientes fisícos, que deveriam ter o desconto igual ou maior que os taxistas e isso não acontece, porque a concorrencia das montadoras desputam o mercado maior que é os taxistas do que os deficientes, o governe deveria atuar para igualar o preço para os deficiente igual a dos taxista, mas, cadê a caragem para isso, pq para os taxista o desconto chega até 33 porcento e para os deficientes 28 porcento? alguém pode explicar essa desigualdade ?


    anselmo deficiente fisico

    ResponderExcluir
  5. obs: esses 28 porcento é na fiat , pq a vw o desconto é mais absurda ainda , apenas 23 porcento

    rafael deficiente fisico ......

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem