O Ford Fusion 2013 começa a chegar em peso às concessionárias da Ford no Brasil e assim, com a observação de perto, começa a ficar mais claro que o carro está com outro posicionamento - mais imponente e sofisticado com seu visual "Aston Martin" - colocando-o como um dos melhores sedãs grandes do mercado brasileiro.

Ford Fusion 2013 Titanium

Em termos estéticos, a Ford parece ser a única, por enquanto (a Toyota, com o Avalon / RAV4 2013 / Corolla Furia, também parece ter acordado), a desafiar a Hyundai no que respeita à beleza das linhas.

Ford Fusion 2013 Titanium - Quatro Rodas

O Fusion 2013 é realmente bonito e moderno. O teto tem uma curvatura característica de carros de segmento superior - o que evidencia que a Ford aposta na diferenciação do seu carro pela imagem e sofisticação.

Ford Fusion 2013 Titanium Auto Esporte

Mas não só isso. A mecânica, pelo menos na versão Titanium, está alinhada com o que há de mais moderno no mercado: um quatro cilindros 2.0 EcoBoost Turbo com 240 cavalos @ 5.500 ROM e torque máximo de 340 Nm disponível entre 1750 e 4000 RPM.

Ford Fusion 2013 Titanium

O preço que está sendo praticado na maioria das concessionárias Ford é de R$ 125.000 reais - valor que o coloca na mesma faixa de mercado do Hyundai Azera e do Volkswagen Passat.

Ford Fusion 2013 Titanium

Os testes que têm sido conduzidos pelas principais revistas especializadas apontam que o Fusion 2013 não apresenta o mesmo nível de estabilidade do Passat, mas chega perto, e apresenta uma estrutura rígida, com baixa rolagem da carroceria em curvas, e boa resposta de direção.

Ford Fusion 2013 Titanium

Em termos de comportamento dinâmico, o Ford Fusion 2013 deixa menos transparecer sua nacionalidade norte-americana, e se aproxima mais dos carros de origem alemã.

Ford Fusion 2013 Titanium

Além disso, a lista de série presentes nesta versão topo é completa: tração integral, assistente de estacionamento, piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento de pontos cegos, auxiliar de manutenção de faixas.

Ford Fusion 2013 Titanium

Estão presentes também no interior do Fusion painel com duas telas configuráveis do quadro de instrumentos - chamado de My Ford Touch.

Ford Fusion 2013 Titanium - interior

Segurança

No que respeita à segurança, o Novo Fusion é bastante completo oferecendo airbag de joelho também para o passageiro do banco dianteiro, em um total de oito bolsas infláveis distribuídas pelo interior.

Ford Fusion 2013 Titanium - interior

O sistema Advanced Trac reúne o controle centralizado dos gerenciamentos de estabilidade e de tração, que, somados à tração integral, resultam em um pacote significativo de itens de segurança.

Itens de segurança e tecnologia

Ford Fusion 2013 - tecnologia - piloto automático adaptativo

Ford Fusion 2013 - tecnologia

Ford Fusion 2013 - tecnologia
 Ford Fusion 2013 - tecnologia

Ford Fusion 2013 - assistência de estacionamento

Ford Fusion 2013 - partida start/stop

Ford Fusion 2013 - assistência ao estacionamento

Ford Fusion 2013 - câmera de ré

Ford Fusion 2013 - telas programáveis do painel
 
Ford Fusion 2013 - GPS integrado


Interior




O interior do Fusion 2013 também está mais sóbrio, com detalhes metálicos por todos os lados e bancos em couro com costura aparece - que dão um toque de sofisticação e requinte típico de carros britânicos.

Ford Fusion 2013 Titanium - interior

O painel tem um desenho menos ostensivo que o do modelo anterior, e vem de série com o sisteam MyFord Touch no centro do console central, com tela touch screen que permite controlar o ar-condicionado e o sistema de som.

Ford Fusion 2013 Titanium - interior

Esse sistema é composto de 12 alto-falantes que despejam uma potência de 850 W no interior do carro - de ótima qualidade.

Fotos do interior

Ford Fusion 2013 - interior

Ford Fusion 2013 - interior

Ford Fusion 2013 - interior

Ford Fusion 2013 - interior

Ford Fusion 2013 - paddle shifts para trocas de marchas sequencias

Ford Fusion 2013 Titanium - interior

Ford Fusion 2013 Titanium - controle de ar-condicionado

Ford Fusion 2013 Titanium - tomada de 110V

Chave programável - limite o volume do som e a velocidade do carro para o seu filho

Destaque também para a chave programável, que permite segurar um pouco o ímpeto dos mais jovens, ao limitar a velocidade máxima que o carro pode atingir em 130 Km/h e o volume do som em até 45% do volume máximo, entre outras funções que possibilitam aos pais entregar o carros aos filhos com menos preocupações.

Ford Fusion 2013 Titanium - interior

Trata-se, portanto, de um carro confortável, mas o espaço no banco traseiro é menor que o de seus concorrentes diretos - apesar de o carro contar com uma elevada distância entre-eixos. 

Na verdade, o Fusion tem o mesmo comprimento do Passat, e uma distância entre-eixos menor que o alemão, mas ainda assim o espaço traseiro é menor - indicado um melhor aproveitamento de espaço no Passat. É normal, no Fusion, os joelhos ficarem encostando no banco dianteiro.

Outro ponto que tem sido criticado na parte traseira da cabine do Fusion é a dificuldade de acesso - devido aos bancos dianteiros muito espessos, e às soleiras - especialmente para pessoas de estatura menor.

Ford Fusion 2013 Titanium - interior

O Fusion fica devendo, também no tanque - que tem a menor capacidade volumétrica de sua categoria, e a abertura do porta-malas - reduzida - que dificulta a acomodação de bagagens mais volumosas.

Ford Fusion 2013 Titanium - interior

Consumo e desempenho

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 7,7 segundos
Retomada de 60 a 120 KM/h: 7,4 segundos

Consumo em ciclo urbano (cidade): 6,5 Km/l de gasolina

Consumo em ciclo rodoviário (estrada): 13,2 Km/l de gasolina

Concorrentes


Ford Fusion 2013 x VW Passat

Equipado com os mesmos itens do Fusion, ele fica em R$ 144.117 reais, e ainda tem a desvantagem de não dispor de tração integral. Entretanto, o seu comportamento dinâmico ainda é superior e a posição de dirigir é mais agradável.

Hyundai Azera


Na versão completa é mais caro que o Fusion, porém não conta com tração integral, nem assistência de estacionamento e seu motor, apesar de V-6, é menos eficiente.

Ford Fusion x Hyundai Azera

O que falta ao Fusion

O sedã da Ford disputa um segmento de sedãs premium, mas fica devendo faróis de xênon, retrovisores com rebatimento elétrico e bancos dianteiros com sistema de ventilação (como os presentes no Chrysler 300C).

Ford Fusion 2013 Titanium

Ford Fusion 2013 Titanium

Ford Fusion 2013 Titanium - interior

Conclusão

O Ford Fusion 2013 é uma evolução notável sobre seu predecessor: mais bonito e com mais status. Mas o segmento de mercado que ele disputa também conta com ótimos sedãs - com destaque para o Novo Accord e o VW Passat.

Ford Fusion 2013 Titanium

Ford Fusion 2013 Titanium

Entretanto, o fato de o Fusion vir do México - com menos impostos - resulta em um nível de preço e equipamentos que o coloca como a melhor relação custo x benefício de seu segmento - o que deve ser mais do que o suficiente para mantê-lo na liderança do seu mercado.

38 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Fazia tempo em que a ford, nao tinha um carro de tão alto nivel como agora, com certeza o carro mais top da ford, e muito bonito e atendendo bem o que o mercado quer. ta certo que eu sou mais o malibu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É os dados de consumo somente serão reais quando puderem ser analizados na pratica de nossas ruas e transito louco, so espero que a ford de a possibilidade de eliminar o ridiculo limitador de velocidade em 180.

      Excluir
  2. Não discuto carros desta faixa de categoria, pois o máximo que tenho de experiência é como passageiro de algumas voltas.
    A matéria ficou bem ilustrada.
    Mas discordo do valor do consumo rodoviário, pois o motor 2.0 Ecoboost com turbo é bastante similar ao 2.0 Ecoboost que equipam o Ecosport e o Focus. E sem o turbo o consumo destes 2 modelos fica pouco acima 12 km/l.
    Bem, se é que quem compra carros nesta faixa de valores está preocupado com consumo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2.0 Ecoboost equipa Ecosport e Focus?

      Viajou, hein?

      O 2.0 16V usado nesses carros aqui no Brasil é o Duratec HE...

      Excluir
    2. Realmente, descrevi mal.
      É o 2.0 Duratec mesmo que equipam o Ecosport e Focus. Mas não tem muita diferença com o 2.0 Ecoboost de acordo com especialista da fábrica da Ford. Apenas alguns detalhes no comando do trem-de-força.
      Mas ainda sim tenho grandes dúvidas que o valor de 13,2 km/l na estrada seja real

      Excluir
  3. INTERESSANTÍSSIMA e bem informativa, a reportagem. Acho muito bacana quando se estabelece um texto com o QUE INTERESSA aos consumidores.

    Agora, sobre o carro: achei muito bom o acabamento interno, os equipamentos... MAS A PARTE EXTERNA DO CARRO... que que é isso! gente. Acabaram com o carro. Criaram uma coisa horrívelmente feia. O cara que desenhou a expressão externa do carro tinha que ser preso e sujeitado a chibatadas... Acabou! com o carro. BRINCADEIRA.

    EU NAO COMPRARIA UM CARRO DESSE NUNCA! QUE COISA HORRÍVEL!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, gosto é gosto. Eu já achei esse Fusion quase uma obra de arte de tão lindo. Muito mais bonito, discreto, chique e europeu que o espalhafatoso e americanizado modelo anterior.

      Esse Fusion me balançaria frente a um Azera, mas acho que ele superou o coreano sim.....

      Excluir
    2. Pelo amor de Deus, César...

      O Azera é horroroso. Quiseram fazer um design arrojado e foram metendo vincos por todos os lados... Fora que a grade dianteira é horrível. Creio que a Hyundai acha que vincos são sinônimos de modernidade...

      O Fusion dá de 1000 a zero nele. E mesmo o antigo, ainda era melhor do que esse novo Azera...





      Excluir
    3. Man, só para esclarecer, esse Cesar sem acento agudo no nome não sou eu. É outro Cesar ...

      Excluir
    4. Ah, foi mal...

      Excluir
    5. Sem problemas ...
      Para não haver mais confusão, a partir dessa mensagem, passo a assinar como "Rasec7".

      Excluir
    6. Prefiro o J5, é muito superior.

      Excluir
  4. Esse carro ficou explendido...mas o antecessor dele e muito bom tbm..

    ResponderExcluir
  5. Horrível. Parece feito à facão.

    ResponderExcluir
  6. O carro está perfeito, um designe que lembra o britânico, no entanto eu adorava a versão mais antiga dele. Acho que não deveriam ter mudado tanto, afinal não parece mais o Ford Fusion.

    ResponderExcluir
  7. Carro lindo porque e novo, em 1 anos já e comum. o preço esta mais inflacionado que o próprio carro R$ 130 mil , quem gosta de aparecer e um prato feito ele chama a atenção . No dia a dia para uma cidade com muito transito não e viável pouco menor que uma camionete , estacionar , consumo e desvalorização um problema serio , o Passat como diz a reportagem mesmo preço e melhor. quem dirigiu Passat e Jetta TSI 2012/13 não a diferencia .Mesma mecânica menor consumo Jetta TSI 90 mil carro para quem gosta de carro sem chamar a atenção, mesma performance que os outros dois, consumo muito menor, tamanho menor e não desvaloriza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, não diga bobagens. Não se compara o Novo Fusion com o Jetta TSI, o Custo benefício do Fusion é muito superior.
      Sem contar que o Jetta tem 200cv e o Fusion tem 240cv.
      O Fusion é muito mais completo em relação à tecnologia do que o Jetta, e até mesmo o Passat.
      Vá na concessionária conhecer o carro antes de falar dele.
      O carro conta com todas as assistências para o transito pesado da cidade, sinalização de tráfego nas laterais, piloto automatico adaptável, alerta de segurança no ponto cego, alerta para desvio de faixa.
      O carro veio para botar a concorrência no chão.

      Excluir
    2. O Fusion, em relação ao Azera, é muito melhor. Com relação ao Passat, vc está enganado. O Passat tem um comportamento dinâmico melhor, tem mais tecnologia estrutural e "anda mais", independente da potência especificada.
      Com relação a estética, fico com o Fusion e depois com o Passat. Azera nem na estética me empolga, mas isso é questão de gosto.

      Excluir
  8. o carro ficou muito bem desenhado, sou fa do fusion...

    ResponderExcluir
  9. caro amigo. o fusion tem 240 HP contra 200 HP do jetta tsi. porem tem 200 quilos a mais. não entendo porque. o porta mala do jetta 510 litros . contra 340 do fusion . no banco traseiro do Jetta podem viajar até dois jogadores de basquete e ainda sobra lugar . já no fussion mal entraria um . conheço o fusion e como todo carro americano e grande e não muito funcional veja por exemplo o porta malas e espaço interno .. Um carro tem que ser ou sedam ou Sport as duas coisas não da. Veja nos classificados quando custa um Jetta tsi usado modelo 2011 e veja quanto custa um fusion . a tecnologia do Jetta e Audi muito superior ao americano Fusion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 340 litros o porta-malas do Fusion? Pirou na batatinha?

      Excluir
  10. Jetta TSI e Fusion: Carros diferentes, propostas diferentes, público diferentes...
    depois, gosto não se discute; lamenta-se...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, todos os carros são diferentes. Se fossem iguais, seriam da mesma marca e teriam o mesmo nome.

      Excluir
  11. caros amigigos! Venho aqui espressar minha opniao, ja tive um fusion modelo aterior com motor 2.5, agora estou com um jetta tsi, mais estou prestes a voltar para o fusion, agora na versão top de linha.
    O jetta é um super carro, muito bom mesmo, na estrada não tem pra ninguem, so peca no acabamento e no design. Mas gosto dos mimos tecnologicos, por isso voltarei para o fusion, mesmo depois de dar uma volta no novo e perceber que ele não tem o mesmo vigor do jetta, mais como disse anteriormente gosto de mimos tecnologicos!

    ResponderExcluir
  12. Outra observação, no caso do azera, acho um absurdo um carro com valor acima de 100 mil não ter uma central multimidia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que erraram no preço do Azera, deveria custar no máximo uns R$ 70 mil. Esses carros da Hyundai estão todos iguais. Me lembra o "Jaspion".

      Excluir
  13. Bem, contra fatos não há argumentos:
    - O porta malas não é de 340 litros, mas de 453 litros;
    - Em todos os comparativos, seja com Jetta, Passat ou Azera, há uma unanimidade: o novo Fusion apresenta a melhor relação custo-benefício, considerando-se toda a tecnologia embarcada;
    - Os números não mentem: Entre os sedãs grandes, foram vendidos em 2013, até a primeira quinzena de abril, 1631 Fusions, contra 778 Azeras e 271 Passats (o Elantra aparece com 1073, mas daí a chamá-lo de Sedã Grande é forçação de barra)
    É isso aí!

    ResponderExcluir
  14. eu queria mesmo saber se o Fusion Titanium AWD tem esse limitador a 195 km/h...

    ResponderExcluir
  15. Tenho um fusion 2012 e é um belo carro dificilmente trocaria por outro carro, meu carro é 2.5 as únicas coisas que faltaram foi entrada usb e retrovisores retrateis. E só para terminar o consumo é excelente melhor que muitos carros populares é uma nave para viajar.

    ResponderExcluir
  16. muito lindo esse vai ser o meu carro huhuhu

    ResponderExcluir
  17. Estou comprando um fusion 2.0 mas estou pesquisando consumo ..mercado do fusion pois um dia vou vender tenho um corolla apesar d sofrer uma desvalorização nao foi dificil vender

    ResponderExcluir
  18. Estou comprando um fusion 2.0 mas estou pesquisando consumo ..mercado do fusion pois um dia vou vender tenho um corolla apesar d sofrer uma desvalorização nao foi dificil vender

    ResponderExcluir
  19. Pelo amor de Deus, não cometam essa gafe ao comparar Fusion 2013 com Jetta 2013 minha gente. O Fusion deixa o Jetta no chulé!!!!!!! É muita diferença!!!!!!!!!!
    Quem não concorda é porque não entrou no carro e tampouco analizou os recursos.
    Chega a ser ridícula a comparação. NÃO COMETAM ESSA GAFE PÔ!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. O Jetta é uma máquina, mas não dá para compara-lo com o Fusion que é um conjunto perfeito de mecânica e tecnologia embarcada. Não falo pela estética pois isso é pessoal, mas carro por carro, falta muito para o Jetta.

    ResponderExcluir
  21. Tenho um Fusion Titanium 2.0 Ecobost AWD. Quem fala mau do carro é por que nunca fez uma viagem longa em um. Você viaja o dia inteiro, chega ao destino e pode ir pra balada de boa que tá inteiriço. Máquina em todos os aspectos. Agora quer um econômico compra um uno.

    ResponderExcluir
  22. Tenho um Fusion Titanium 2.0 Ecobost AWD. Quem fala mau do carro é por que nunca fez uma viagem longa em um. Você viaja o dia inteiro, chega ao destino e pode ir pra balada de boa que tá inteiriço. Máquina em todos os aspectos. Agora quer um econômico compra um uno.

    ResponderExcluir
  23. Não troco meu Corolla Gli por uma loba dessa...so tem nome e fama...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem