A Volkswagen of America (VWoA) anunciou que comemora 70 anos de fundação. Criada em 1955, a subsidiária norte-americana foi decisiva para consolidar a presença global da marca alemã e redefinir o modo como os norte-americanos enxergam o automóvel.
Volkswagen celebra 70 anos de presença nos Estados Unidos
A história começou em 1949, quando o holandês Ben Pon levou dois exemplares do Volkswagen Tipo 1 — o Fusca — a Nova York.
Volkswagen celebra 70 anos de presença nos Estados Unidos
Em poucos anos, o modelo tornou-se símbolo de acessibilidade e design simples, marcando o início de uma trajetória que influenciou toda a cultura automotiva dos Estados Unidos.
Volkswagen celebra 70 anos de presença nos Estados Unidos
Publicidade e cultura pop: Nos anos 1950, sob o comando de Carl Hahn, a Volkswagen contratou a agência Doyle Dane Bernbach, que criou a campanha “Think Small”.
Volkswagen celebra 70 anos de presença nos Estados Unidos
A estratégia, centrada em humor e minimalismo, revolucionou a publicidade automotiva e consolidou a imagem do Beetle como ícone cultural.
Volkswagen celebra 70 anos de presença nos Estados Unidos
Nas décadas seguintes, o Fusca e a Kombi (Microbus nos EUA) tornaram-se símbolos de liberdade e contracultura.
Volkswagen celebra 70 anos de presença nos Estados Unidos
Em 1998, o New Beetle reeditou o sucesso, e, em 2025, o elétrico ID. Buzz reinterpretou a clássica Kombi, sendo eleito “Utilitário do Ano da América do Norte”.
Volkswagen celebra 70 anos de presença nos Estados Unidos
Produção e inovação: A presença industrial da marca nos EUA começou em 1978, com a fábrica de Westmoreland, e foi retomada em 2008 com o complexo de Chattanooga, no Tennessee — investimento superior a US$ 4,3 bilhões e cerca de 4 mil funcionários.
Volkswagen celebra 70 anos de presença nos Estados Unidos
O local produz os SUVs Atlas, Atlas Cross Sport e o elétrico ID.4, além de abrigar centros de engenharia e pesquisa em baterias.
Volkswagen celebra 70 anos de presença nos Estados Unidos
Legado global: O presidente da Volkswagen Group of America, Kjell Gruner, afirmou que a data reforça o compromisso da marca com o conceito original de “carro do povo”.

Assim como no Brasil, onde a Volkswagen do Brasil completará 72 anos em 2025, a operação norte-americana simboliza a integração da marca em diferentes mercados e a transição para a mobilidade elétrica.

5 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. VW dominando cada vez mais nos EUA, heim!? Já é top 10!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marca de nicho nos EUA!
      Eu vou sempre pra lá e é difícil ver produtos VW mesmo em grandes centros!

      Conta outra...

      Excluir
  2. E O KIKO?
    Alguem se importa mesmo com essa marquinha que leva pau de Lexus, Subaru, Mercedes e BMW por lá?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem