O Renault Kardian 2026 foi lancado em agosto (veja aqui), com novidades e agora avaliamos um exemplar do Kardian na versão topo de gama, Iconic Turbo Automática.
O Kardian 2026 não tem quase alterações externas - exceto o reposicionamento do radar do sistema ADAS.
Até o modelo 2025, o radar do sistema ADAS (piloto automático adapativo, frenagem automática de emergência, entre outros) estava posicionado no parachoque, abaixo da placa de registro - um local vulnerável. Agora na linha 2026 o radar foi substituído por uma câmera reposicionado para o parabrisa, à frente do retrovisor - um local bem mais seguro e imune a avarias.
Fora esse detalhe, não há alterações. O Kardian continua com os faróis divididos, com LED na porção inferior e superior.
Há essa nova cor Azul Iron, enquanto o Laranja Energy foi retirado de linha.
O Renault Kardian na versáo Iconic traz alterações no interior para torná-lo competitivo frente a Volkswagen Tera e Fiat Pulse.
Ele ganhou novos equipamentos de segurança: frenagem automática de emergência, que reconhece pedestres e ciclistas. O ADAS do Kardian, porém, não atua no volante, para manutenção de faixa. Isso ele ainda não tem.
A lateral do Kardian 2026 Iconic conta com a badge Iconic, alusiva à nova versão topo de linha. As rodas continuam de aro 17, com pneus na medida 205/55. Ângulos de entrada e saída não mudam: 20º aqui na frente, e 36º na traseira. O vão livre do solo é de 20,9 cm.
No teto, as barras longitudinais podem virar transversais, e suportam até 80 kg.
Outra novidade é a opção de carroceria com duas tonalidades. No caso das versões pretas, pode-se colocar um teto pintado de cinza.
A chave é do tipo presencial e conta com alerta de ponto cego. Os freios traseiros são a tambor (padráo no segmento), e o entre-eixos é de 2,60 m.
A traseira não tem alterações- aerofólio — pintado na mesma cor do teto. As lanternas querem invadir a tampa do porta-malas, mas não são iluminadas e ao centro o Kardian escrito aqui em letras garrafais, com o novo logo da Renault. Há câmera de ré.
O porta-malas mantém 358 L de capacidade.
Mecânica: O motor segue 1.0, 3 cilindros turbo, derivado do 1.3 turbo desenvolvido pela Daimler em conjunto com a Renault. 70% dos componentes do 1.0 turbo de 125 cavalos e 22 kg de torque estão também no 1.3 turbo que equipa o Duster Iconic e também o novo Renault Austral. O câmbio automático de dupla embreagem banhado em óleo.
Os dados de consumo (INMETRO): 12,8 km/l de gasolina em ciclo urbano e 13,9 km/l em rodovia. Com etanol, 8,8 km/l em rodovia, e 9,7 km/l em rodovia.
O desempenho: 0 a 100 km/h em 9,9 segundos - 180 km/h de velocidade máxima.
Interior: O Kardian 2026 Iconic traz ar-condicionado digital com zona única de climatização. Uma novidade é o novo painel digital com tela de 10,25 polegadas, de série nessa versão Iconic.
A central multimídia também é nova, com tela de 10 polegadas (a anterior tinha 7 polegadas).
O volante continua o mesmo, a posição de dirigir é impecável, graças a uma regulagem bem extensa do volante. O retrovisor não é eletrocrômico.
Um destaque do Kardian Iconic 2026 são as câmeras, com sistema 360º. Elas têm guias dinâmicas até nas laterais para te ajudar na manobra.
Há ainda visão frontal e traseira.
E ainda visão das laterais. A tela está mais rápida e maior, mas a câmera em si é a mesma.
Preços: O Kardian 2026 começa em R$ 119.990 na Authentic, voltada para o público PCD, com seis airbags, controlador de velocidade não adaptativo, assistente de partida em rampa, sensores de estacionamento traseiro, controle eletrônico de estabilidade, entre outros recursos.
O Kardian Iconic, modelo do teste, é precificado em R$ 149.990, tendo como novidade alerta de ponto cego, e alerta de distância segura do carro à frente. O ADAS traz acendimento automático dos faróis, farol alto inteligente automático, farol de neblina em LED, modos de condução Normal, Eco, Sport.
Opcionalmente, há o Pack Connect Iconic, de R$ 3.590, que são serviços conectados mais o revestimento premium, mais antena shark. Os bancos são opcionais, em couro. E a pintura metálica por mais R$ 900. Com todos os opcionais, o preço sobe a R$ 153.580,
Comportanemento: O Kardian Iconic Turbo Automático se mostra um carro sólido com um passeio silencioso, mesmo ao transitar em vias com pisos deteriorados.
A suspensão tem ajuste perfeito para a realidade brasileira, firme, sem ser desconfortável. O pneu perfil 55 ajuda no conforto.
Em geral o Kardian 2026 trasmite uma percepção de qualidade superior e requinte, especialmente nesta configuração Iconic.
Conclusão: As novidades introduzidas no Renault Kardian 2026 focaram em aprimorar a tecnologia de bordo e o acabamento interno, atendendo às principais demandas do público e do mercado. As mudanças mais notáveis são novo sistema de assistência à condução (ADAS) que substitui o radar por uma câmera no para-brisa - o que permitiu aprimorar a Frenagem Automática de Emergência para incluir o reconhecimento de pedestres e ciclistas, além de adicionar o farol alto automático.
No interior, a central multimídia é totalmente nova, com uma tela maior de 10 polegadas com design flutuante, sistema de conectividade nativa e comandos físicos de volume. E esta versão topo de linha Iconic possui um painel de instrumentos 100% digital de 10 polegadas e um revestimento premium em couro marrom no painel, apoio de braço e bancos, elevando a percepção de qualidade da cabine.
O conjunto mecânico (motor 1.0 turbo e câmbio de dupla embreagem) é moderno e atualizado. O Kardian 2026 é um SUV compacto competitivo, com um padrão de requinte e tecnologia superior nesta linha 2026.
Ficha Técnica – Kardian 2026 Iconic
Dados exclusivos da versão Iconic.
Item
Dados Técnicos
Arquitetura
Carroceria monobloco, dois volumes, cinco lugares e cinco portas
Motor
Turbo, 3 cilindros em linha, 12 válvulas, injeção direta central (GDI), flex (etanol e/ou gasolina), refrigeração líquida
MacPherson, rodas independentes, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais, barra estabilizadora e braços oscilantes inferiores
Suspensão Traseira
Eixo de torção com barra estabilizadora, rodas semi-independentes, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais
Freios
Discos ventilados dianteiros e tambores traseiros, com ABS e AFU
Rodas
Liga leve diamantada biton
Pneus
215/65 R17
Tanque
50 L
Porta-malas
410 L
Dimensões
Compr.: 4.119 mm · Entre-eixos: 2.604 mm · Alt.: 1.596 mm (com barras) / 1.544 mm (sem barras) · Larg.: 2.025 mm (com retrov.) / 1.747 mm (sem retrov.)
Velocidade Máxima
180 km/h
Consumo (Urbano)
12,8 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol)
Consumo (Estrada)
13,9 km/l (gasolina) / 9,7 km/l (etanol)
Ângulo de Entrada
20°
Ângulo de Saída
36°
Altura do Solo
209 mm
8
Comentários
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Esse carro surra o Tera.. Plataforma mais moderna, melhor dirigibilidade e motor de verdade com potência , além de mais porte de SUV que o Tera. Até em acabamento ganha , se bem que qualquer montadoras ganha da VW em acabamento
Tera High?
ResponderExcluirCarlos, que HS vc vai postar o recall da VW?
ExcluirPara de encher meu saco.
ExcluirCarlos pq vc não quer postar o recall da VW?
ExcluirIrei postar hoje ainda. As pessoas precisam ver as tranqueiras que a VW faz.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEsse carro surra o Tera.. Plataforma mais moderna, melhor dirigibilidade e motor de verdade com potência , além de mais porte de SUV que o Tera. Até em acabamento ganha , se bem que qualquer montadoras ganha da VW em acabamento
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Plataforma de pandeiro?
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