A Porsche entra na fase final de desenvolvimento do Novo Cayenne Electric, seu primeiro SUV totalmente elétrico, previsto para ser apresentado ainda este ano.
O modelo, que será vendido ao lado das versões a combustão e híbridas, está sendo submetido a testes virtuais e reais em condições extremas de uso.
Segundo a marca, esta foi a primeira vez que um projeto avançou diretamente dos testes digitais completos para a produção em pré-série.
Tradicionalmente, seriam necessários cerca de 120 protótipos físicos, mas eles foram substituídos em grande parte por equivalentes digitais, reduzindo tempo e recursos.
Engenheiros utilizaram realidade virtual e inteligência artificial para simular rotas e situações diversas, de pistas como Nürburgring ao trânsito urbano, com validações posteriores em componentes físicos.
Para validar os sistemas de propulsão elétrica, bateria e gerenciamento de energia, a Porsche desenvolveu um novo banco de testes composto. O equipamento é capaz de reproduzir diferentes condições de rodagem, incluindo resistência, frenagem e até variações de superfície de asfalto.
As simulações foram confrontadas com um “gêmeo digital” do veículo, confirmando a precisão entre os cálculos e os resultados físicos.
Apesar do avanço da simulação, a Porsche reforça que o ajuste final continua dependendo da experiência dos pilotos de teste.
O Cayenne Electric passou por ensaios em rodovias, áreas urbanas, fora de estrada e autódromos, com atenção especial ao gerenciamento do carregamento rápido, que deve funcionar em diferentes cenários de uso.
Os testes climáticos extremos incluíram temperaturas de até 50 °C em regiões como o Vale da Morte, nos EUA, e -35 °C em locais da Escandinávia.
Nessas condições, o SUV foi avaliado em aspectos como desempenho da bateria, eficiência do sistema de climatização, tração, frenagem e partidas a frio, além da capacidade de recarga em situações adversas.
O programa de resistência também prevê mais de 150 mil quilômetros percorridos em poucos meses, simulando a vida útil do veículo em condições severas.
De acordo com a fabricante, a combinação de testes digitais e reais reduziu em 20% o tempo de desenvolvimento do Cayenne Electric, além de tornar o processo mais eficiente no uso de recursos.
Gambi?
ResponderExcluirCara, olha a frente desse carro. Parece um sapo com olho esbugalhado. Carro feio da desgraça
Excluirhttps://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVooMlf1KJ3JoeIEMFjwq5qtez8zMdL18n-w9AMw998n_gIbN7hibPW6emUHiGZSQnwmxq35rA9SNebhu4LOaUE_e0kC2MpLlJdEKxorS70TFflDe7MU9inVQWTILiiS0yky84EqGSv0CscznkYyBhGo-cWEVfk-0y3_Z7UmaJmgyd5zZq4DGHVOGIlKxq/s600-rw/Novo-Porsche-Cayenne-Electric-2026%20%2822%29.jpg
Melhor comprar um renault duster pra passar menos vergonha
ExcluirAinda tá camuflado seu asno
ExcluirEsteticamente falando ficou muito mais bonito que o Macan, que ficou esquisito na versão elétrica e é belíssimo na versão ICE.
ResponderExcluirPrecisa ter grande autonomia e baterias que carreguem rapidamente, aí será sucesso!
É um belíssimo produto, pra mim superior ao Bentayga (Bentley) e Urus (Lamborghini), e ainda é mais bonito, não é espalhafatoso e é mais barato!
comparando porsche com Bentley e Lamborghini?
Excluiré isso mesmo
outro dodoi
Quando você comenta suas asneiras sobre a Chevrolet (que posso garantir que gosto muito mais dela do que você, aliás quando EU VOU aos EUA, só alugo GMC...), eu costumo ficar na minha, mas desta vez, meu comentário saiu de graça...
ExcluirEsses SUV's compartilham a plataforma seu aloprado sem noção. Possuem arquiteturas parecidíssimas e inclusive Powertrains compartilhados (e.g. o excelente motor Audi-Porsche 2.9 V6, o VW 3.0 V6 e o excelente 4.0 V8 aplicado inclusive no Urus que é o mesmo motor da Audi RS6/RS7).
Aí, você, um estúpido, chama a Audi de JACAUDI.
Quando for comentar sobre carros, evita me dirigir a palavra! Não dou atenção pra gente burra
O Macan 2026 é atualmente o SUV mais bonito que a humanidade criou. Será superado apenas pelo novo Cayenne!
ResponderExcluirNão, não é...
ExcluirPróximo
E a tecnologia? Praticamente alienígena!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.