O mercado automotivo brasileiro encerrou abril de 2025 com 196.454 veículos emplacados, número que representa um crescimento de 7% em relação a março, quando foram vendidas 183.650 unidades. O avanço é explicado, em parte, pela influência do Carnaval no início de março, que reduziu os dias úteis para vendas naquele mês.
No entanto, na comparação com abril de 2024, o setor sofreu uma queda de 5,5%, marcando o primeiro recuo anual desde o fim da pandemia da Covid-19 — impacto atribuído principalmente ao menor número de dias úteis em abril deste ano (20 contra 22 no ano anterior).
Venda direta impulsiona desempenho mensal
Apesar da retração na comparação anual, o desempenho diário médio foi positivo frente a março, tanto nas vendas de varejo quanto nas diretas. O showroom cresceu 7,4% com a comercialização de 103.176 unidades, enquanto as vendas diretas registraram alta de 6,5%, somando 93.278 veículos.
A venda direta segue com forte presença no mercado, representando 47,5% das transações de abril — praticamente estável em relação a março (47,7%), mas significativamente acima dos 43,9% observados no mesmo mês de 2024.
Montadoras: Fiat lidera, Hyundai surpreende
No ranking das fabricantes, a Fiat manteve sua posição de liderança com 21,8% de participação no mercado, uma alta de 0,7 ponto percentual em relação ao mês anterior. A Hyundai foi o destaque do mês, saltando de 6,9% para 8,4%, um avanço de 1,5 ponto percentual. A Toyota também apresentou crescimento, alcançando 8,3% de participação.
Por outro lado, Renault, Nissan e GM viram sua presença encolher, com quedas de 1,2,1 e 0,5 ponto percentual, respectivamente. O top 5 de abril foi composto por Fiat (21,8%), Volkswagen (16,4%), GM/Chevrolet (10,5%), Hyundai (8,4%) e Toyota (8,3%).
Eletrificados ganham espaço no mercado
Os veículos eletrificados continuam a ganhar terreno. Em abril, foram 19.314 unidades emplacadas, alta de 9,7% em relação a março e de expressivos 28,5% comparado a abril de 2024. Com isso, os eletrificados já representam 9,8% do total de vendas no país.
A divisão por tipo de motorização mostra predominância dos híbridos plug-in (PHEV), com 38,3% dos emplacamentos. Em seguida vêm os elétricos puros (BEV), com 25,2%; os híbridos leves (MHEV), com 24,9%; e os híbridos convencionais (HEV), com 11,6%.
Entre os modelos mais vendidos por categoria, os destaques foram:
BEV: BYD Dolphin Mini (2.177 unidades, 44,7% da categoria)
PHEV: BYD Song Pro (2.257 unidades, 30,5%)
MHEV: Fiat Fastback (2.447 unidades, 50,9%)
HEV: Toyota Corolla Cross (951 unidades, 42,3%)
Crescimento das chinesas reforça mudança no mercado
As montadoras chinesas continuam a se firmar no Brasil. Em abril, elas responderam por 7,9% das vendas, ligeiramente acima dos 7,7% de março, indicando uma tendência clara de consolidação de suas marcas entre os consumidores brasileiros.
No recorte regional, São Paulo segue como o principal mercado automotivo do país, respondendo por 26% dos emplacamentos. Minas Gerais vem em segundo lugar com 21,9%, seguido por Paraná (6,7%) e Rio Grande do Sul (5%).
Apesar de uma retração anual inédita desde a crise sanitária, o setor mostra sinais de resiliência e transformação, puxado pelo avanço dos eletrificados, a força das vendas diretas e o crescimento das montadoras asiáticas.
Ranking - montadoras mais vendidas - abril de 2025
#
Marca
Vendas
Market Share
Δ (Abr/Mar)
1
FIAT
42.910
21,77%
10,4%
2
VW
32.306
16,39%
6,7%
3
GM
20.523
10,41%
1,8%
4
HYUNDAI
16.615
8,43%
30,5%
5
TOYOTA
16.327
8,28%
11,1%
6
RENAULT
9.718
4,93%
-14,8%
7
JEEP
9.298
4,72%
13,8%
8
BYD
8.485
4,31%
5,2%
9
HONDA
8.298
4,21%
0,9%
10
Nissan
5.426
2,75%
-21,1%
11
CAOA CHERY
4.643
2,36%
19,9%
12
FORD
3.863
1,96%
6,0%
13
CITROEN
3.695
1,87%
9,7%
14
MITSUBISHI
2.417
1,23%
15,3%
15
RAM
2.389
1,21%
9,5%
16
GWM
2.331
1,18%
11,4%
17
PEUGEOT
1.797
0,91%
7,2%
18
BMW
1.399
0,71%
17,8%
19
M.BENZ
887
0,45%
26,5%
20
VOLVO
792
0,40%
12,0%
21
PORSCHE
468
0,24%
-16,1%
Ranking - 50 carros mais vendidos em abril de 2025
#
Carro
Vendas Abril
Δ Ab/Mç
Vendas dia 29
YTD-25
1
VW/POLO
10.932
34,6%
961
32.813
2
FIAT/ARGO
8.444
2,4%
1.669
28.168
3
VW/T CROSS
8.114
24,6%
1.164
26.493
4
HYUNDAI/HB20
6.923
13,1%
429
21.284
5
TOYOTA/COROLLA CROSS
6.232
6,8%
844
19.243
6
FIAT/MOBI
6.170
31,8%
1.248
20.425
7
GM/ONIX
5.416
-5,8%
572
21.453
8
HONDA/HR-V
5.259
3,2%
833
19.419
9
HYUNDAI/CRETA
4.905
11,0%
702
19.433
10
FIAT/FASTBACK
4.676
31,7%
638
15.422
11
JEEP/COMPASS
4.542
13,0%
924
17.299
12
GM/TRACKER
4.297
3,0%
531
17.916
13
GM/ONIX PLUS
4.274
-1,1%
298
14.141
14
HYUNDAI/HB20S
4.172
154,2%
1.386
8.269
15
NISSAN/KICKS
4.006
-11,4%
501
16.200
16
RENAULT/KWID
3.759
-24,1%
-
15.711
17
VW/NIVUS
3.615
-4,7%
723
13.279
18
JEEP/RENEGADE
3.380
15,4%
691
13.615
19
TOYOTA/COROLLA
3.202
-45,1%
387
16.213
20
FIAT/PULSE
3.142
3,1%
424
13.091
21
BYD/SONG
3.140
12,7%
-
11.790
22
VW/VIRTUS
2.852
-4,1%
-
10.137
23
BYD/DOLPHIN MINI
2.175
-10,6%
-
8.729
24
FIAT/CRONOS
2.116
-12,8%
-
9.956
25
GWM/HAVAL H6
1.979
11,3%
-
7.746
26
CITROEN/BASALT
1.958
14,2%
-
6.579
27
CAOA CHERY/TIGGO 7
1.935
13,4%
-
8.383
28
GM/SPIN
1.744
24,7%
-
6.178
29
RENAULT/KARDIAN
1.742
-
-
-
30
CAOA CHERY/TIGGO 8
1.646
-27,5%
-
7.493
31
BYD/KING
1.599
12,1%
-
4.656
32
HONDA/CITY
1.351
1,4%
-
5.609
33
JEEP/COMMANDER
1.340
11,9%
-
4.827
34
TOYOTA/HILUX SW4
1.301
5,8%
-
5.636
35
CITROEN/C3
1.262
16,1%
-
4.300
36
RENAULT/DUSTER
1.254
-16,6%
-
5.853
37
HONDA/CITY HATCH
1.247
-1,7%
-
5.000
38
PEUGEOT/2008
997
7,1%
-
4.534
39
BYD/DOLPHIN
973
-60,0%
-
7.527
40
CAOA CHERY/TIGGO 5X
953
33,3%
-
3.533
41
VW/TAOS
920
-61,8%
-
6.688
42
TOYOTA/YARIS HB
827
46,4%
-
2.887
43
MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS
820
16,6%
-
2.598
44
NISSAN/VERSA
740
-32,2%
-
3.856
45
PEUGEOT/208
685
16,9%
-
2.636
46
TOYOTA/YARIS SEDAN
599
18,8%
-
3.523
47
BMW/X1
429
5,1%
-
1.588
48
FORD/TERRITORY
380
-17,7%
-
2.055
49
CITROEN/C3 AIRCROSS
378
-18,9%
-
1.838
50
VOLVO/EX30
365
-0,8%
-
-
Ranking - 50 comerciais leves mais vendidos em abril de 2025
#
Comercial Leve
Vendas Abril
Δ Ab/Mç
Vendas dia 29
YTD-25
1
FIAT/STRADA
10.076
-1,8%
1.527
39.374
2
VW/SAVEIRO
5.458
-4,1%
561
18.762
3
FIAT/TORO
4.502
24,1%
696
15.229
4
TOYOTA/HILUX
3.934
15,3%
575
14.150
5
FORD/RANGER
2.980
19,3%
424
10.343
6
GM/S10
2.695
15,7%
304
8.399
7
RAM/RAMPAGE
1.988
9,3%
310
7.247
8
FIAT/FIORINO
1.776
-1,9%
205
5.644
9
GM/MONTANA
1.701
-2,5%
172
6.566
10
RENAULT/MASTER
1.646
34,7%
187
5.120
11
FIAT/TITANO
1.069
73,0%
104
3.159
12
RENAULT/OROCH
1.042
-12,4%
151
3.904
13
MITSUBISHI/TRITON
781
11,7%
96
1.918
14
MITSUBISHI/L200
632
23,7%
55
3.092
15
FIAT/DUCATO
614
81,1%
44
1.626
16
HYUNDAI/HR
361
5,9%
55
1.219
17
NISSAN/FRONTIER
348
-63,1%
46
3.237
18
FIAT/SCUDO
323
20,5%
39
1.399
19
KIA/K2500
249
25,8%
15
824
20
RENAULT/KANGOO
247
1,2%
-
1.007
21
IVECO/DAILY
229
-2,6%
11
674
22
RAM/3500
211
47,6%
-
648
23
VW TRUCK E BUS/EXPRESS
202
-
-
-
24
FORD/TRANSIT
189
-21,3%
-
831
25
VW/AMAROK
159
-70,6%
-
1.971
26
BYD/SHARK
140
14,8%
-
434
27
FORD/MAVERICK
130
-20,2%
-
491
28
RAM/1500
119
-22,7%
-
669
29
GM/SILVERADO
109
142,2%
-
230
30
IVECO/DAILY 30-130
101
-57,0%
-
546
31
EFFA/V21
95
-35,4%
-
532
32
FORD/F150
75
-14,8%
-
404
33
RAM/2500
70
7,7%
-
329
34
M.BENZ/SPRINTER 315
59
-29,8%
-
325
35
JAC/HUNTER
48
54,8%
-
147
36
CITROEN/JUMPY
45
-32,8%
-
198
37
SHINERAY/P TRUCKS
41
32,3%
-
149
38
PEUGEOT/BOXER
40
100,0%
-
92
39
PEUGEOT/EXPERT
39
-50,0%
-
291
40
CITROEN/JUMPER
38
31,0%
-
119
41
EFFA/V22
38
-15,6%
-
161
42
M.BENZ/SPRINTER 517
35
29,6%
-
106
43
PEUGEOT/PARTNER
33
-45,9%
-
189
44
M.BENZ/SPRINTER
19
-77,4%
-
285
45
EFFA/V25
16
128,6%
-
37
46
IVECO/DAILY 35-180
15
-16,7%
-
64
47
RENAULT/KWID
11
-
-
26
48
M.BENZ/SPRINTER 317
10
-
-
-
49
JEEP/GLADIATOR
9
-
-
-
50
FEVER/NEXTEM FN1000
8
33,3%
-
21
Ranking - 124 carros de passeio mais vendidos em abril de 2025
#
Modelo/Carro
Vendas - Abril
Vendas - Março
Δ
YTD
1
VW/POLO
10.932
8.120
34,6%
32.813
2
FIAT/ARGO
8.444
8.247
2,4%
28.168
3
VW/T CROSS
8.114
6.512
24,6%
26.493
4
HYUNDAI/HB20
6.923
6.122
13,1%
21.284
5
TOYOTA/COROLLA CROSS
6.232
5.833
6,8%
19.242
6
FIAT/MOBI
6.170
4.682
31,8%
20.424
7
GM/ONIX
5.416
5.748
-5,8%
21.451
8
HONDA/HR-V
5.259
5.095
3,2%
19.419
9
HYUNDAI/CRETA
4.905
4.418
11,0%
19.430
10
FIAT/FASTBACK
4.676
3.550
31,7%
15.421
11
JEEP/COMPASS
4.542
4.017
13,1%
17.298
12
GM/TRACKER
4.297
4.169
3,1%
17.914
13
GM/ONIX PLUS
4.274
4.321
-1,1%
14.141
14
HYUNDAI/HB20S
4.172
1.641
154,2%
8.269
15
NISSAN/KICKS
4.006
4.518
-11,3%
16.199
16
RENAULT/KWID
3.759
4.955
-24,1%
15.711
17
VW/NIVUS
3.615
3.792
-4,7%
13.279
18
JEEP/RENEGADE
3.380
2.928
15,4%
13.615
19
TOYOTA/COROLLA
3.202
3.038
5,4%
12.160
20
FIAT/PULSE
3.142
3.048
3,1%
13.091
21
BYD/SONG
3.140
2.785
12,7%
11.785
22
VW/VIRTUS
2.852
2.973
-4,1%
10.137
23
BYD/DOLPHIN MINI
2.175
2.432
-10,6%
8.729
24
FIAT/CRONOS
2.116
2.427
-12,8%
9.956
25
GWM/HAVAL H6
1.979
1.777
11,4%
7.744
26
CITROEN/BASALT
1.958
1.714
14,2%
6.579
27
CAOA CHERY/TIGGO 7
1.935
1.707
13,4%
8.383
28
GM/SPIN
1.744
1.398
24,7%
6.178
29
RENAULT/KARDIAN
1.742
2.269
-23,2%
7.589
30
CAOA CHERY/TIGGO 8
1.646
1.307
25,9%
4.922
31
BYD/KING
1.599
1.427
12,1%
4.656
32
HONDA/CITY
1.351
1.333
1,4%
5.609
33
JEEP/COMMANDER
1.340
1.198
11,9%
4.827
34
TOYOTA/HILUX SW4
1.301
1.229
5,9%
5.635
35
CITROEN/C3
1.262
1.087
16,1%
4.300
36
RENAULT/DUSTER
1.254
1.503
-16,6%
5.853
37
HONDA/CITY HATCH
1.247
1.268
-1,7%
5.000
38
PEUGEOT/2008
997
931
7,1%
4.534
39
BYD/DOLPHIN
973
824
18,1%
2.933
40
CAOA CHERY/TIGGO 5X
953
715
33,3%
3.533
41
VW/TAOS
920
2.407
-61,8%
6.686
42
TOYOTA/YARIS HB
827
565
46,4%
2.887
43
MITSUBISHI/ECLIPSE CROSS
820
703
16,6%
2.598
44
NISSAN/VERSA
740
1.092
-32,2%
3.856
45
PEUGEOT/208
685
586
16,9%
2.636
46
TOYOTA/YARIS SEDAN
599
504
18,8%
3.523
47
BMW/X1
429
408
5,1%
1.588
48
FORD/TERRITORY
380
462
-17,7%
2.055
49
CITROEN/C3 AIRCROSS
378
466
-18,9%
1.838
50
VOLVO/EX30
365
368
-0,8%
1.274
51
BMW/320I
350
292
19,9%
1.206
52
NISSAN/SENTRA
331
319
3,8%
1.453
53
BYD/YUAN
258
256
0,8%
877
54
M.BENZ/GLC
251
130
93,1%
630
55
HONDA/ZR-V
239
179
33,5%
780
56
TOYOTA/RAV4
222
102
117,6%
851
57
VOLVO/XC60
205
161
27,3%
868
58
HYUNDAI/TUCSON
201
174
15,5%
695
59
GWM/ORA 03
191
203
-5,9%
1.005
60
BYD/SEAL
188
208
-9,6%
708
61
MITSUBISHI/PAJERO
184
183
0,5%
751
62
GM/TRAILBLAZER
173
223
-22,4%
628
63
M.BENZ/CLASSE C
148
107
38,3%
425
64
AUDI/Q3
127
178
-28,7%
635
65
PORSCHE/MACAN
125
144
-13,2%
579
66
PORSCHE/911
110
137
-19,7%
308
67
CAOA CHERY/ARRIZO 6
109
143
-23,8%
520
68
GM/EQUINOX
87
160
-45,6%
729
69
VW/JETTA
80
76
5,3%
382
70
FORD/BRONCO
78
149
-47,7%
560
71
HONDA/CIVIC
65
206
-68,4%
913
72
MINI/COOPER
57
70
-18,6%
251
73
PORSCHE/PANAMERA
51
52
-1,9%
166
74
AUDI/A3 SEDAN
44
61
-27,9%
173
75
M.BENZ/CLA200
43
20
115,0%
144
76
PORSCHE/BOXSTER
39
30
30,0%
180
77
AUDI/A4
36
12
200,0%
82
78
HONDA/CIVIC TYPE-R
30
10
200,0%
52
79
HONDA/ACCORD
27
45
-40,0%
110
80
AUDI/A5
25
39
-35,9%
101
81
BMW/330E
25
23
8,7%
117
82
KIA/CARNIVAL
25
16
56,3%
89
83
BMW/M2
21
15
40,0%
84
84
LEXUS/ES300
19
5
280,0%
53
85
PORSCHE/CAYMAN
18
13
38,5%
71
86
FORD/MUSTANG
17
31
-45,2%
241
87
ZEEKR/001
15
11
36,4%
67
88
M.BENZ/CLASSE E
15
14
7,1%
47
89
GM/CORVETTE
13
5
160,0%
31
90
BMW/530E
11
15
-26,7%
57
91
AUDI/RS6 AVANT
11
7
57,1%
25
92
BMW/M3
11
3
266,7%
32
93
DODGE/CHALLENGER
11
10
10,0%
31
94
BMW/I4
9
5
80,0%
25
95
M.BENZ/AMG C63S
8
3
166,7%
23
96
M.BENZ/AMG GT63S
8
2
300,0%
16
97
BMW/420I
7
7
0,0%
26
98
AUDI/A3
6
8
-25,0%
36
99
TOYOTA/COROLLA GR
5
4
25,0%
21
100
VW/GOL
4
0
-
6
101
M.BENZ/CLA45
4
2
100,0%
17
102
M.BENZ/A45 AMG
3
2
50,0%
6
103
M.BENZ/CLA35
3
12
-75,0%
26
104
GM/CRUZE SEDAN
3
0
-
3
105
PORSCHE/TAYCAN
2
1
100,0%
30
106
FIAT/UNO
1
1
0,0%
3
107
RENAULT/LOGAN
1
1
0,0%
4
108
BMW/218I
1
1
0,0%
4
109
FORD/DEL REY
1
0
-
2
110
M.BENZ/CLASSE C
1
0
-
1
111
GM/CELTA
0
0
-
2
112
GM/CHEVETTE
0
0
-
1
113
VW/BRASILIA
0
1
-100,0%
1
114
BMW/118i
0
3
-100,0%
6
115
M.BENZ/CLASSE A
0
1
-100,0%
6
116
VW/VOYAGE
0
2
-100,0%
3
117
TOYOTA/ETIOS SEDAN
0
0
-
1
118
GM/COBALT
0
0
-
3
119
KIA/CERATO
0
0
-
1
120
TESLA/MODEL 3
0
0
-
1
121
VW/QUANTUM
0
1
-100,0%
1
122
GM/BOLT
0
1
-100,0%
2
123
VW/ID.BUZZ
0
0
-
7
124
TOYOTA/SIENNA
0
1
-100,0%
4
Fonte: [Bright Consulting] / FENABRAVE
5
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
[No entanto, na comparação com abril de 2024, o setor sofreu uma queda de 5,5%, marcando o primeiro recuo anual desde o fim da pandemia da Covid-19 — impacto atribuído principalmente ao menor número de dias úteis em abril deste ano (20 contra 22 no ano anterior).]
A média de vendas por dia útil aumentou de 9.446 para 9.822, apresentando um crescimento nas vendas de 4%, em comparação com a média de vendas por dia útil do mês de abril do ano 2024.
[No entanto, na comparação com abril de 2024, o setor sofreu uma queda de 5,5%, marcando o primeiro recuo anual desde o fim da pandemia da Covid-19 — impacto atribuído principalmente ao menor número de dias úteis em abril deste ano (20 contra 22 no ano anterior).]
ResponderExcluirA média de vendas por dia útil aumentou de 9.446 para 9.822, apresentando um crescimento nas vendas de 4%, em comparação com a média de vendas por dia útil do mês de abril do ano 2024.
Gm em putrefação mercadológica. Fiat com locadoras atoxadas.
ResponderExcluirCarlos hj fui na discar aqui em aju... disseram q vc só fala merda
ExcluirPassam os anos e o Carlos4Carros continua morando aqui, bom demais kkkkk
ResponderExcluirVirtus, Taos, Amalok em putrefação mercadológica.
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