O mercado automotivo português registrou um crescimento de 8,2%em abril de 2025, totalizando 18.752 unidades vendidas. Com esse resultado, o mercado encerrou o primeiro trimestre com 77.297 veículos comercializados.
No topo do ranking aparece o Dacia Duster, com 608 unidades comercializadas. O modelo da Dacia assumiu a liderança em abril, registrando um crescimento de 177,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano anterior.
Na segunda posição está o Dacia Sandero, com 558 unidades vendidas — uma queda de 40,4% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Com esse desempenho, o modelo ocupa a 3ª colocação no acumulado de vendas do primeiro trimestre.
Em 3º lugar aparece o Renault Clio, com 518 unidades vendidas. Mesmo com uma queda de 6,5% nas vendas em relação ao mês anterior, o modelo da Renault passou a liderar o ranking no acumulado do primeiro trimestre, com 2.882 unidades comercializadas.
O Peugeot 208 ficou na 4ª posição, com 501 unidades comercializadas — um crescimento de 20,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Fechando o top 5 está o Peugeot 2008, com 468 unidades vendidas — um crescimento de 75,9% em relação a abril de 2024. O modelo da Peugeot ocupa a 2ª colocação no ranking acumulado do ano. Veja o ranking com os 100 modelos mais vendidos em Portugal, logo após o ranking de marcas.
Marcas mais vendidas
A Peugeot manteve sua posição de liderança entre as marcas mais vendidas em abril, com 1.932 veículos comercializados — um crescimento de 64,6% nas vendas. No acumulado do primeiro trimestre, foram 8.426 unidades vendidas.
Subindo uma posição e agora ocupando o segundo lugar, aparece a Mercedes. A montadora alemã registrou 1.565 unidades comercializadas em abril de 2025 e 5.924 no acumulado do ano — um crescimento de 13,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Na 3ª posição entre as marcas está a Dacia, com 1.537 unidades comercializadas em abril de 2025, totalizando 5.981 veículos vendidos no acumulado do ano.
Entre as marcas que mais se destacaram em crescimento percentual estão a Polestar, com um aumento de 211,1% nas vendas; a Mitsubishi, com 161,5%; e a BYD, com crescimento de 148,5% em relação ao mesmo período de 2024.
Ranking dos modelos mais vendidos — Portugal — Abril de 2025
#
Marca
Abril 2025
Δ Abril/24
YTD
1
Dacia Duster
608
177,6%
1.958
2
Dacia Sandero
558
-40,4%
2.508
3
Renault Clio
518
-6,5%
2.882
4
Peugeot 208
501
20,1%
2.314
5
Peugeot 2008
468
75,9%
2.846
6
Toyota Yaris Cross
438
60,4%
1.269
7
Seat Ibiza
408
12,7%
1.076
8
Peugeot 308
405
57,0%
1.667
9
Citroen C3
396
-1,0%
1.905
10
Mercedes A-Class
386
49,0%
1.431
11
Renault Captur
347
22,6%
1.779
12
Opel Corsa
336
94,2%
1.456
13
Mitsubishi Colt
325
778,4%
657
14
Peugeot 3008
312
242,9%
883
15
Nissan Juke
304
139,4%
2.015
16
Nissan Qashqai
281
8,1%
1.377
17
VW Taigo
263
15,4%
886
18
Volvo XC40
249
31,1%
536
19
Seat Leon
235
137,4%
701
20
Ford Puma
230
10,0%
754
21
VW T-Roc
229
12,8%
802
22
Skoda Kamiq
228
128,0%
442
23
Citroen e-C3
226
new
509
24
Peugeot 5008
199
637,0%
501
25
Tesla Model 3
192
-35,6%
1.873
26
Dacia Jogger
190
-36,9%
822
27
BMW 1 Series
179
22,6%
947
28
VW Tiguan
172
514,3%
475
29
Seat Arona
168
-34,1%
591
30
Toyota Yaris
166
-48,6%
876
31
Kia EV3
164
new
436
32
Mercedes C-Class
158
13,7%
484
33
Mercedes E-Class
151
-37,6%
603
34
Kia Xceed
151
169,6%
450
35
Kia Stonic
149
-49,0%
1.221
36
Renault 5
149
new
583
37
Mercedes GLA
146
17,7%
593
38
BMW X1
140
-39,9%
573
39
VW T-Cross
136
-57,1%
602
40
BMW 3 Series
131
-18,1%
538
41
Opel Mokka
130
-12,2%
555
42
Citroen C4
130
91,2%
563
43
Audi A3
126
5,0%
475
44
BMW 2 Series
118
8,3%
332
45
Ford Focus
118
9,3%
445
46
Kia Picanto
117
39,3%
333
47
Mercedes CLA
113
32,9%
431
48
Volvo XC60
109
-21,0%
390
49
Tesla Model Y
108
-27,0%
564
50
Dacia Spring
102
277,8%
473
51
Hyundai i20
100
-37,5%
471
52
BYD Seal U
100
new
275
53
Toyota Corolla
98
19,5%
386
54
BMW i4
96
-25,0%
402
55
Mercedes GLC Coupe
95
106,5%
374
56
Volvo EX30
92
-66,9%
475
57
BMW 5 Series
91
-32,6%
511
58
VW Multivan
88
15,8%
202
59
Hyundai Kauai
87
-29,3%
336
60
MG3
87
4250,0%
223
61
Cupra Formentor
86
-4,4%
313
62
Skoda Kodiaq
86
68,6%
294
63
Volvo V60
85
11,8%
174
64
Mitsubishi ASX
80
66,7%
631
65
MG HS
80
new
286
66
BMW iX2
79
216,0%
304
67
Toyota C-HR
78
-31,0%
484
68
VW Polo
77
-61,1%
87
69
Mercedes EQA
76
-18,3%
360
70
BMW iX1
76
-6,2%
427
71
Jeep Avenger
75
-67,2%
786
72
Kia Sportage
74
7,2%
291
73
BYD Sealion 7
74
new
255
74
Toyota Aygo X
73
-66,7%
358
75
Mercedes EQE
72
56,5%
271
76
Hyundai Inster
72
new
134
77
BYD Atto 3
71
86,8%
421
78
BYD Seal
69
-24,2%
389
79
VW Caravelle
69
n/a
69
80
Opel Astra
68
-31,3%
460
81
Mercedes GLC
64
-24,7%
189
82
MG4
62
-60,5%
308
83
BMW X3
60
53,8%
147
84
BYD Atto 2
60
new
124
85
Toyota RAV4
59
-33,0%
223
86
Fiat 600
59
20,4%
853
87
Kia Ceed
58
-40,2%
164
88
VW ID.4
58
75,8%
161
89
Audi Q4
56
3,7%
172
90
Mini
55
12,2%
338
91
BMW i5
54
-21,7%
195
92
Audi A1
54
100,0%
137
93
Cupra Terramar
54
new
100
94
Porsche Macan
53
120,8%
259
95
Skoda Scala
53
165,0%
145
96
Opel Frontera
53
new
57
97
Citroen e-C4
52
36,8%
198
98
Renault Scenic E-Tech
51
920,0%
142
99
BYD Dolphin
49
44,1%
214
100
Renault Rafale
49
4800,0%
137
Ranking das marcas mais vendidas — Portugal — Abril de 2025
#
Marca
Abril 2025
Δ Abril/24
YTD
1
Peugeot
1.932
64,6%
8.426
2
Mercedes
1.565
13,8%
5.924
3
Dacia
1.537
3,6%
5.981
4
Volkswagen
1.324
2,6%
4.089
5
Renault
1.260
7,7%
6.195
6
BMW
1.178
-6,3%
4.945
7
Toyota
1.024
-12,6%
4.182
8
Citroën
888
10,9%
3.504
9
Seat
818
7,9%
2.382
10
Kia
773
9,5%
3.104
11
Nissan
632
55,3%
3.780
12
Opel
613
31,8%
2.694
13
Volvo
613
-14,9%
1.801
14
Ford
519
36,9%
1.865
15
Skoda
481
12,4%
1.285
16
BYD
425
148,5%
1.685
17
Mitsubishi
421
161,5%
1.577
18
Hyundai
400
-25,9%
1.623
19
Audi
388
-7,2%
1.383
20
Tesla
302
-33,0%
2.447
21
MG
278
14,4%
1.167
22
Cupra
215
20,8%
686
23
Mini
154
45,3%
782
24
Porsche
133
26,7%
640
25
Fiat
127
-80,8%
1.544
26
Land Rover
112
43,6%
412
27
Jeep
107
-58,2%
897
28
Alfa Romeo
65
4,8%
325
29
Smart
60
57,9%
187
30
Lexus
59
-4,8%
222
31
DS
58
-1,7%
319
32
Honda
53
15,2%
212
33
Xpeng
49
—
224
34
KGM/Ssangyong
41
—
144
35
Mazda
40
-23,1%
243
36
Polestar
28
211,1%
139
37
Suzuki
23
64,3%
72
38
Dongfeng
12
—
37
39
Leapmotor
8
—
10
40
Forthing
4
—
27
41
Abarth
5
—
7
42
Lamborghini
4
100,0%
15
43
Ferrari
4
-20,0%
13
44
Alpine
4
—
8
45
Caterham
3
—
6
46
Bombardier
3
—
4
47
Bentley
2
-33,3%
18
48
Aston Martin
2
-50,0%
16
49
Maserati
2
-33,3%
15
50
Voyah
2
—
6
19
Comentários
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.
O problema/morte da JacAudi ocorreu em 1964, quando a Jacswagen comprou a JacAudi da antiga Daimler/Benz. A partir dai, tudo desandou. Começou o compartilhamento maciço de peças, motores, carroceria (tudo basicamente). Se a JacAudi tivesse continuado no grupo da Mercedes, hoje ela poderia ser muito bem uma infrapremium nível Volvo ou Lexus. Infelizmente, a JacAudi já era.
"POLO o suposto gulosão do varejo segundo Carluxa amargando o 68º lugar. Onde está toda a volúpia do mercado???" VC É doido ? estamos falando de um mercado mais pobre... clio, sandero e duster...olha aí os 3 primeiros carros . o polo pra portugal , é um carro caro...lá nao tem track
O grupo Stellantis inclui 16 marcas automotivas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram Trucks, Vauxhall, Leapmotor e Free2move. A Leapmotor é uma marca de carros elétricos chinesa, em que a Stellantis detém uma participação acionária. Ou seja, LÍDER!
JacAudi em TOTAL estado de PUTREFAÇÃO MERCADOLÓGICA!
ResponderExcluirÉ triste ver uma marca centenária decair de tal forma. Uma lástima!
ExcluirO problema/morte da JacAudi ocorreu em 1964, quando a Jacswagen comprou a JacAudi da antiga Daimler/Benz. A partir dai, tudo desandou. Começou o compartilhamento maciço de peças, motores, carroceria (tudo basicamente).
ExcluirSe a JacAudi tivesse continuado no grupo da Mercedes, hoje ela poderia ser muito bem uma infrapremium nível Volvo ou Lexus. Infelizmente, a JacAudi já era.
"A partir dai, tudo desandou"
Excluirkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Enquanto vc ri, a JacAudi só leva na fuça e bunda com perdas bilionárias e falta de status.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ notório que em países onde não há predomínio de locadoras que a VW mal chega no TOP 10 de vendas.
ResponderExcluirPOLO o suposto gulosão do varejo segundo Carluxa amargando o 68º lugar. Onde está toda a volúpia do mercado???
Excluira vw na cola da 1° , e se juntar só a seat
Excluirdomínio total do grupo vw nesse mercado, tb .
ai mimimi
Excluir"se juntar"
"se somar"
JUNTA ENTÃO A P*RRA DO GRUPO STELLANTIS E PRONTO
a pegeout e citroen faz parte do grupo ...seat e skoda , SAO DA VW. fiat é dona da pug E CITROEN ? NÃO !!
Excluir"POLO o suposto gulosão do varejo segundo Carluxa amargando o 68º lugar. Onde está toda a volúpia do mercado???"
ExcluirVC É doido ? estamos falando de um mercado mais pobre... clio, sandero e duster...olha aí os 3 primeiros carros .
o polo pra portugal , é um carro caro...lá nao tem track
O Acéfalo, deixa eu te explicar:
ExcluirO grupo Stellantis inclui 16 marcas automotivas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS Automobiles, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram Trucks, Vauxhall, Leapmotor e Free2move. A Leapmotor é uma marca de carros elétricos chinesa, em que a Stellantis detém uma participação acionária.
Ou seja, LÍDER!
SIMPLES
1o JACwagen em 17o
ResponderExcluirDÊ sua risada, VW nao lidera em nenhum lugar do mundo
T-cross e POLE nao vendem nada na Europa, só vendem no brasil graças as locadoras q compram 75% da produçao
só é lider em ingalterra , alemanha ...
Excluirei, tem chevette na europa ?xiu !!
é mentira do blog.... sou analista automotivo e a VW é lider
ResponderExcluirsim, o grupo é disparado dominador tb nesse país .
Excluirsem novidades
vw/seat/skoda
ResponderExcluirmais de 2400 carros ,
vw dominando geral
E STELLANTIS 3725
Excluirquem domina, mentiroso
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.