A Mercedes-Benz, em parceria com a Factorial Energy, iniciou os testes de rodagem com baterias de lítio-metal de estado sólido. O primeiro protótipo a utilizar essa tecnologia foi um EQS modificado, que começou a ser testado em estradas em fevereiro de 2025, após validações laboratoriais realizadas em Stuttgart, no final de 2024.
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O projeto foi desenvolvido em conjunto pelo Centro de Competência em Sistemas de Bateria da Mercedes-Benz e pela Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP), subsidiária especializada em tecnologias de Fórmula 1.
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As baterias de estado sólido utilizam um eletrólito sólido em vez de líquido, o que aumenta a segurança e permite a adoção de ânodos de lítio metálico, oferecendo uma densidade de energia gravimétrica até 450 Wh/kg no nível da célula.
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No protótipo baseado no EQS, a nova bateria proporciona um ganho de até 25% na autonomia, mantendo peso e dimensões similares aos do modelo original. Estima-se que o veículo experimental alcance mais de 1.000 km de autonomia, superando os 800 km do EQS 450+, que utiliza uma bateria de 118 kWh.
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A Mercedes-Benz desenvolveu um suporte para células flutuantes, com patente registrada, que utiliza atuadores pneumáticos para compensar a expansão e contração das células durante os ciclos de carga e descarga. Além disso, o sistema adota resfriamento passivo, reduzindo o peso e aumentando a eficiência energética.
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Desde 2021, a Mercedes-Benz colabora com a Factorial Energy para desenvolver baterias de estado sólido. Em 2024, a empresa recebeu as primeiras células baseadas na tecnologia FEST® (Factorial Electrolyte System Technology), marcando a entrega da fase B para um fabricante global.
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Nos próximos meses, a montadora continuará os testes em laboratório e em rodagem, validando a viabilidade da tecnologia para produção em larga escala.



4 Comentários

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  1. Parabéns a mercedes!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  2. Mercedes sempre atrasada.

    Vw tem ações de empresa de bateria de estado sólido.
    https://www.car.blog.br/2014/12/vw-compra-acoes-de-empresa-de-baterias.html

    Não está apenas testando, está desenvolvendo!

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    1. O problema é que não tem um puto carro da VW que esteja rodando e checando a viabilidade e praticidade do sistema com baterias em estado sólido...

      Não adianta ter participação em algo e não ter testes fidedignos pra comprovar viabilidade e custos.

      Nem venha tentar argumentar, a Mercedes-Benz é a melhor marca de automóveis do mundo! Como sabemos? É só olhar em mais inova em veículos, quem é mais premiada, quem é a referência...

      Você vê chefes de Estado andando de S-Klasse, mas não vê os mesmos num A8 (e olha que o A8 é um carro fenomenal).

      O resto é chororô

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  3. Mercedes como sempre na vanguarda. Não precisa comprar NADA. Ela mesmo desenvolve. Basta ver a Condução Nivel 3 aprovada. A primeira e ainda unica no mundo a ser aprovada em 4 países. JacAudi? NADAAA. Porsche? NADAAA

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