Em setembro de 2014 nós publicamos a informação de que o hatch compacto Polo não estava mais sendo produzido no Brasil (veja aqui), e agora apontamos que o modelo foi retirado do site da Volkswagen do Brasil, confirmando o fim de linha.
A prática de permanecer com o carro em seu site por alguns meses após o fim de produção é adotado pelas empresas para permitir a venda das últimas unidades produzidas, zerando o estoque tanto da fábrica quanto das concessionárias.
O Volkswagen Polo começou a ser produzido no Brasil em 2002, sendo, à época, um modelo alinhado com o oferecido no mercado europeu.
A chegada do Polo ao mercado marcou a elevação do padrão de qualidade dos carros desse segmento, sendo o modelo que inaugurou o segmento que ficou conhecido como "compacto premium".
Até hoje o Polo tem características não vistas em outros modelos do segmento. É o caso, por exemplo, do sistema de corte de chapas e soldas feitas a laser - recurso que aumenta a qualidade construtiva e a rigidez estrutural da carroceria, resultando em um carro mais sólido, com menos ruídos e de melhor estabilidade.
O Polo brasileiro foi avaliado pelo Latin NCAP em agosto de 2012 e provou sua qualidade de construção construtiva ao obter 4 estrelas no teste de adultos e três estrelas para crianças. Apesar de não ser a nota máxima (5 estrelas obtida pelo VW up!), a nota do Polo, com seu projeto de 2003, está no nível de modelos muito mais recentes, como Hyundai HB20 e Toyota Etios.
Além disso, a nota do Polo é superior a modelos como Chevrolet Onix (3 estrelas) e o Fiat Palio (3 estrelas) - ambos mais recentes que o Polo.
O Polo passou a ser oferecido com motor flex em 2004, e, em 2012 foi o primeiro carro brasileiro a adotar sistema que eliminava a necessidade do sub-tanque auxiliar de gasolina para partida com etanol em climas frios, chamando sistema E-Flex.
O Volkswagen Polo, em função de seu preço elevado para o segmento, nunca se configurou em um best seller. Entretanto, emprestou sua plataforma para carros de alto sucesso no mercado brasileiro, como o Fox/SpaceFox e ninguém menos que o Gol, que é o carro mais vendido do Brasil há 27 anos, e deve finalizar 2014 novamente como líder.
Além disso, os atuais Voyage e Saveiro também são feitos com base na plataforma do Polo.
O Polo esteve disponível no mercado até 2014 em versões hatchback e sedan, sendo produzido na planta de São Bernardo do Campo (SP) para atender tanto o mercado brasileiro quanto demais países da América Latina, com grande êxito em mercados como México, Chile e na América Central.
Um aspecto interessante é o fato de que o Polo não foi comercializado na Argentina, em virtude da antiga geração do Polo, baseado na plataforma do Seat Córdoba, ser produzido por lá até 2010.
O VW Polo foi atualizado na Europa em 2009 para sua atual geração, mas esse modelo não chegou ao mercado brasileiro.
O Volkswagen Polo sai de linha no Brasil mas entra para a história não só como um dos melhores carros compactos (se não o melhor) produzidos no País, como também pelo fato de ser o "pai" da atual geração de carros de maior sucesso do mercado brasileiro - Gol, Voyage e Saveiro.
Agradecimentos ao Wilson pela dica.
Volkswagen retira o Polo do seu configurador on-line
Fabio Mendes
Pós-graduado em Engenharia de Computação (POLI-USP - Escola Politécnica da USP);
Graduado em Engenharia Civil (EE da Universidade Mackenzie - SP); Cursou Engenharia Metalúrgica na Escola Politécnica da USP (até o 4º ano);
Pós graduado em Administração Pública; Graduação em andamento em Ciência Política (UnB - Universidade de Brasília)
Uma pena!!!
ResponderExcluirDiria que já estava passando da hora de tirarem o Polo de linha, uma pena é a VW não trazer o Polo Europeu pra cá.
ExcluirQdo digo pena e por matarem o nome POLO... Óbvio q o carro precisava de renovação...
ExcluirMais um concordando que o Polo europeu seria muito bem vindo ao Brasil.
ExcluirÉ o melhor carro compacto da VW.
Concordo! Uma pena a VW não ter trazido o europeu (hatch e sedan). É um excelente compacto global que poderia ter tido continuidade com a nova geração.
ExcluirMas fazer o que, o consumidor brasileiro prefere a gambiarra do Fox em vez de um carro decente como o Polo. É aquele ditado, cada povo tem o que merece.
Tinha um Polo 2009 até duas semanas atrás, como sofri um acidente o mesmo deu perda total, e graças à sua excelente construção embora o acidente tenha sido grave, eu nada sofri.
ExcluirA Volkswagen errou feio em não dar continuidade ao modelo, trazendo para nós brasileiros uma versão atualizada como a européia, deixando uma lacuna no mercado pois não temos hoje um carro com as especificações do Polo e por um preço justo.
Infelizmente estou ( assim como outros donos de Polo) deixando a marca VW em busca de modelos de outros fabricantes.
A VW do Brasil oferece para nosso mercado apenas o bagaço da laranja!
Faz uns 6 meses que não tem Polossauro pra vender na concessionaria, esse aí já morreu faz tempo, parou de vender junto com o Golf 4,5.
ResponderExcluirQue viagem. O Golf 4,5 parou de vender em janeiro. O Polo parou de vender agora em dezembro!
ExcluirSomente poucas concessionárias tinham o Polo em estoque. Mas era possível encomendar da fábrica a qualquer momento (até dezembro deste ano). Não é a toa que até semana passada foram vendidas 547 unidades do Polo Sedan, mais que vários outros sedans atuais. É bem capaz que ainda tenha algum por aí!
Aqui em Recife ainda tem vários em estoque.
ExcluirO Golf 4,5 era vendido em concessionárias até agosto, e o polossauro sumiu pouco depois disso.
ExcluirEdubh,
ExcluirNão deu vontade de comprar o Golf e o Tiguan não? Dois carros turbinados, completos e muito bem acabados? Sair do seu Ka antigo pra eles?
E pensar que trocam o Polo pelo Fox...
ResponderExcluirO Fox Highline é superior ao seu principal concorrente, o ford focus de teto solto.
ExcluirO Fox é uma gambiarra que só serviu para tirar o Polo de linha.
ExcluirEu não troco nenhum deles pelo meu Bravo com teto duro,,,
ExcluirPolo - projeto de 2002 é 4 estrelas / 3 estrelas no latin ncap.
ResponderExcluirOnix - projeto de 2012 é 3 estrelas / 2 estrelas no latin ncap
Palio - projeto de 2011 é 3 estrelas / 1 estrela no latin ncap
O Polo de 2003 só foi igualado (e não superado) por HB20 e Etios. E só.
Ou seja, o Polo de 2003 é um projeto MELHOR que Onix e Palio atuais.
Enquanto isso...o Ka não tem resultados do Latin NCAP...o que aconteceu? Será que levou bomba?
Com certeza o KA levou bomba, por isso a ford ta escondendo o jogo.
ExcluirPior do que a insegurança é o acabamento e a montagem do KA, péssimos! Só consegue ser melhor do que as versões 1.6 do Focus que tem o pior acabamento vendido no Brasil, com o famosíssimo teto de papelão picado enrolado em saco de estopa encardido.
E agora é a Ford que divulga os resultados dos crashtests? Deve ser bem mais confiável um test patrocinado não é?!
ExcluirFaltou você colocar ai o Gol projeto 2009 com 3 estrelas no latin, ou vai dizer que esqueceu do mesmo??!!!.A e mais uma coisa o Novo ka tem um belo acabamento, não vi essas falhas todas que vocês adoram falar, assim como o Focus s também não vi esse acabamento péssimo que o Bosley gosta tanto de falar no Blog, apenas o teto realmente da a impressão de um material mais simples do que o resto do carro, mas fora isso tudo no carro estava certo, tudo alinhado e com um acabamento muito bom, a não ser que esse Bosley é igual ao Carlos fan boy da Volks que gosta de falar mal de outras marcas, ou seja, um "Hater", pra não parar de falar asneira do Focus e não reconhecer que o carro é muito bom !!!!!!Aff
ExcluirÉ estou de pleno acordo caro unknoVWn!!
ExcluirSe for pensar como esses Haters é assim que devemos agir sobre as notas de latin do Up, visto que o carro testado foi "doado" pela volks, estranho que isso não é procedimento padrão do teste mais....., e nem adianta falar que já foi testado de novo e bla bla bla, quero fontes, fontes confiáveis, que realmente o carro foi testado e atingiu a nota maxima seus Fan boys !!!!
http://youtu.be/s8-6DFTRZcs
Excluirhttp://youtu.be/M1DGrCUzWpE
http://youtu.be/s8-6DFTRZcs
Olha aí o teto de isopor do novo focus! Ta bom ou quer mais vídeos?
Outra coisa, o gol é projeto de 2007, sendo lançado em 2008
ExcluirLuis Gustavo,
ExcluirEsse Bosley é um bobão hater da ford, só sabe atacar os carros da marca. Ele ta ficando cada dia mais raivoso, superando até o babaca do Rasec (hater da Volkswagen que ultimamente anda xingando menos e mentindo menos).
Bosley, quanto ao problema do teto do Focus, todo mundo já sabe ou já viu algum vídeo a respeito, não precisa ficar divulgando. Aqui tem alguns proprietários do carro que você odeia tanto. Vá procurar o que fazer!
Gol, Voyage e Saveiro, são bons carros de entrada, mas estão ficando desatualizados. E para piorar em vez de trazer a nova geração,a VW fará um facelift para 2015 mantendo a mesma plataforma. Nova geração G7 agora só em 2018 ou mais.
ExcluirBosley, uma pergunta, que carro é o seu?
ExcluirBravo TJET
ExcluirE o seu? Corolla?
Esse cara deve ter uns 20 carros diferentes. Cada nick dele tem um...
ExcluirCoitado desse Richard coelho.
Palio de 2011? Nem passou pelo crash test, pelo que me consta. O que passou foi o de 1997.
ExcluirFoi o de 2011 mesmo. Entre no site do latin ncap e confirme.
ExcluirNem tudo em um carro se resume em segurança passiva.
ResponderExcluirFanboy de quinta categoria
O sucessor do polo tem algum resultado no teste de impacto? Acho q nao ne, a vw não quer passar vergonha! Nao venha me falar de resultados europeus!
ExcluirO Polo geração 5 só foi testado no Eurocap com nota entre o UP e Golf 7. Só não entendo seu problema com o Eurocap.
Excluirhttp://www.euroncap.com/results/vw/up/2011/472.aspx
http://www.euroncap.com/results/vw/polo/371.aspx
http://www.euroncap.com/results/vw/golf/500.aspx
Nao precisava trazer a nova geracao do polo, cambio tiptronic + motor 1.6 16v e air bags laterais seria mais que o bastante pro nosso mercado. Carrao
ResponderExcluirConcordo. Ele com ar digital, 4 airbags e câmbio tiptronic ia vender bem.
ExcluirInfelizmente o Tiptronic só era usado nos modelos mais caros, Golf, Jetta, Tiguan...aí deixaram o Polo com o Dualogic.
O Polo mexicano tem opção de cambio manual de 5 marchas e tiptronic de 6 marchas. Mas o motor é somente o 1.6 8V! O vento (polo sedan) também tem opção de motor a dísel.
Excluirhttp://www.vw.com.mx/es/models/nuevo-polo/versiones.html
http://www.vw.com.mx/es/models/vento/versiones.html
O Polo alemão tem opção de cambio manual de 5 e 6 marchas e DSG de 7 marchas. Quantos aos motores são vários, 1.0, 1.0 TSi, 1.2 Tsi, 1.4 Tsi e 1.8 Tsi além dos motores dísel.
http://app.volkswagen.de/ihdcc/de/configurator.html#30205
Na minha opinião, é o melhor projeto de carro da VWB. Referência em qualidade construtiva e dirigibilidade.
ResponderExcluirPra mim o melhor carro da Volkswagen feito no Brasil, nos quesitos dirigibilidade e qualidade construtiva foi o Golf 4, que também era referência em acabamento. Depois dele vem o Polo, carro bem feito, bom acabamento e muito bom de dirigir.
ExcluirNenhum desses dois foi tão inovador quanto o Passat em 1974.
ExcluirBedot, o menino Richard nem tinha nascido quando lançaram o Passat. Ele deve ter que idade? 16, 17 anos...
ExcluirÓtimo carro, marcou época. Já que a nova geração não vem pro Brasil, a VW deveria ao menos aproximar mais o Fox dele, em termos de qualidade e tecnologia, na próxima geração deste. Não estou dizendo que o Fox atual é ruim, muito pelo contrário, mas que é possível a VW deixá-lo bem mais refinado, com as novas plataformas inauguradas pelo grupo.
ResponderExcluirQuando será que o Richard vai trocar seu Golf TSi com couro branco e madeira de ébano no painel pelo novo Jetta 2015, ou seria pelo Bravo T-Jet com teto solar panorâmico??
ResponderExcluirFoi tarde.....!!!!!!!!!
ResponderExcluirJá foi tarde, essa tranqueira
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.