O Volkswagen Gol – carro mais vendido do Brasil há mais de 25 anos – continua a liderar o mercado automotivo, ignorando a presença de novos competidores no segmento, como Hyundai HB20, Chevrolet Onix e Toyota Etios.

Volkswagen Gol

É claro que nada autorizava expectativas de ameaça à liderança do carro da Volkswagen no curto prazo em decorrência da chegada desses novos competidores, visto que a montadora alemã tem uma capacidade de produção bem maior que suas concorrentes.


Volkswagen Gol

Ocorre que o que se tem visto no mercado é que as boas vendas do Hyundai HB20 e do Chevrolet Onix não estão afetando em nada as vendas do Volkswagen.

Volkswagen Gol

O VW Gol vendeu nos primeiros quinze dias de novembro 15.170 carros – um número que é 24,4% maior que a média quinzenal de vendas do Gol ao longo de 2012, que foi de 12.192 carros.

Fiat Uno

Enquanto o Gol aumenta suas vendas, o Fiat Uno apresenta queda, visto que suas 9.712 unidades comercializadas na primeira quinzena de dezembro são 10% menores que a média de vendas quinzenais do Uno ao longo de 2012.

Palio

Já o Palio, carro que vem se superando o Uno em vendas, vendeu na primeira quinzena de dezembro 9.944 carros, uma evolução de 28,5% em relação às 7.734 unidades quinzenais médias ao longo de 2012.

103 Comentários

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  1. O gol merece respeito, um carro bonito e tudo mais...mas os carros da vw estão deixando a desejar principalmente nos opcionais...
    O HB20 e o Onix vão superar ele rapidinho...acabei de comprar um Onix LTZ, ñ vou ter motor 1.6 mas satisfaz minhas necessidade só ñ comprei HB20 pq ñ tem loja aki na cidade.

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    1. Eu acredito que não Pedro , a quesito que onix e Hb20 nunca terão como a confiança da maioria , outra o charme que os carros da VW traz são incomparáveis por isso é um carro que agrada seu acomodado muito bem com estilo , sabemos que tanto o onix e Hb20 são bonitos , mas ainda tem que comer muita poeira para saber como é que se mantem na liderança , sabemos que os dois tem potencia de cavalos a mais que o gol , poxa já chegaram no mercado e nem querem comer poeira ? falta de humildade é por isso que o Gol cada dia vai superar todos Abração pessoal

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    2. Charme do VW? Já tive um gol bola e ele perde em tudo para o meu ford fiesta !

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    3. Sr, esdras prastes vc é um fanfarrão...kkkkkkkkk CHARME NOS CARROS VW!!!!! vc sabe o que significa volkswagen em alemão = CARRO POPULAR.

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    4. O que exatamente impede um "carro popular" de possuir charme? Ao meu ver, o simples fato de carros como Jetta e Passat CC serem chamados de "volkswagen" já seria suficiente para configurar o charme da marca. Isso sem falar no fato de que as montadoras alemãs, inclusive a VW, ha décadas vêm sendo imitadas por outras montadoras (qual a personalidade de um Ford ou de um kia se comparada a de um VW? Vide, por exemplo, a dianteira de um gol 1986 e a do gol geração atual e perceberá elos conectivos em termos estéticos. Uma verdadeira linha evolutiva). Tanto a VW quanto as demais marcas alemâs vêm ditando tendências de estilo e design, desenvolvendo novas tecnologias para serem incorporadas por outras montadoras, além de serem as únicas (ao lado de outras poucas, vindas de mais um ou dois países da Europa) que carregam o verdadeiro e ORIGINAL charme automobilístico.

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  2. o 1.4 do onix e tao potente quanto o 1.6 do gol. bela compra.

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    1. Com torque menor, né...

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    2. Nunca, jamais diga/repita isto em sua vida. Dirija os dois e volte aqui no site para retificar esta sua afirmação equivocada. Fiz um test drive num Onix LTZ 1.4 e me decepcionei, o carro é manco, demora a desenvolver. Se o antigo Corsa hatch 1.4 (que tem peso inferior ao Onix) não andava com Gol 1.6, como pode o Onix ser tão potente quanto?

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    3. Amigo, tenho um famigerado corsa 1.4 econoflex e empurro facilmente gol 1.6 novo. E por incrivel que pareça gol bolinha 1.6 anda mais que o novo gol!!!!! Diga a verdade.

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    4. Gol Bola 1.6 andar mais do que o G5 1.6?

      Não anda MESMO. Desculpe, mas você nunca guiou um G5 1.6 na sua vida pra falar uma besteira dessas...

      Já tive Santana 2.0 álcool e o Gol G5 1.6 sem AC anda pau-a-pau com ele.

      E não me venha falar que eu não sei dirigir, porque o motor do meu Santana era viciado com "carinho" e tinha comando de válvulas bravo...

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    5. Pessoal ultrapassa outros carros na rua e acham que por isso o outro carro não anda..

      Com meu G5 1.0 ultrapasso Civic, City, Focus, até um Camaro certa vez, nem por isso vou achar que esses carros não andam.

      Procura um comparativo entre o 1.4 GM e outros 1.6. Ele pode até não fazer feio na comparação, mas não anda mais não. De jeito nenhum.

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  3. Como o Pedro falou... só não comprou porque não tem a concessionária Hyundai na cidade dele... o HB20 está entre os 10 mais vendido do país... imaginem se tivesse o mesmo nº de lojas da VW.

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    1. Rcardo,
      O HB20 venderia, no mínimo, o dobro do que já está vendendo!
      Idem para o Onix se a GM tivesse capacidade de produção.

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    2. O Onix está com fila de espera de 45 fias. Falei com a gerente da CSS GM da minha cidade, e ela afirmou que se tivesse todos os Onix que os clientes querem comprar, venderia, NO MÍNIMO, 50% a mais do que está vendendo. O Onix, que já é o sexto carro mais vendido do Brasil, já tem potencial de vendas para disputar o segundo lugar com o Palio, POUCO MAIS DE UM MÊS APÓS SEU LANÇAMENTO.

      O caso do HB20 é ainda pior, com fila de espera de 3 meses, já ocupa o oitavo lugar entre os carros mais vendidos no Brasil. Também poderia estar disputando o segundo lugar com Onix e Palio.

      Detalhe, frotistas ainda não compram Onix e HB20, o que valoriza ainda mais seus espetaculares resultados de vendas.

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  4. FALANDO EM LIDERANÇA ...

    Todo mundo sabe que as lideranças de Gol, Palio, Uno e Fox nunca estiveram ameaçadas nesse primeiro momento de lançamento de Onix e HB20.

    A GM e a Hyundai foram cautelosas e limitaram seus investimentos nas fábricas, colocando como meta de vendas para 2013, apenas 12.000 Onix e HB20 por mês. Já atingiram esse objetivo "com o pé nas costas" em 2012, pouco mais de um mês após seus lançamentos, o que mostra um enorme desejo do consumidor por carros compactos completos, melhores e mais modernos dos que os que estão por aí, liderando.

    ONIX E HB20 NÃO VÃO LIDERAR EM VENDAS NO CURTO PRAZO, apesar das longas filas de espera para comprar esses carros, MAS LIDERAM EM INOVAÇÃO E CORAGEM PARA MUDAR, trazendo um ar fresco nesse mercado dos compactos que cheirava mal há muito tempo, pela passividade e inércia dos líderes VW e Fiat que tem competência para produzirem carros bem melhores, mas optaram por ficar nas suas zonas de conforto, só contabilizando os lucros.

    A Ford estabeleceu uma meta de ter todos os carros globais até 2015 no Brasil, e isso também vai ajudar a eliminar muita sucata por aqui.

    Iniciativas de mudança para melhor como fizeram GM com o Onix, Hyundai com o HB20, Nissan com o March (será fabricado no Brasil a partir de 2014) e Ford com o New Fiesta Hatch (será fabricado no Brasil em 2013), só merecem nossos aplausos.

    Mesmo com o sucesso do Onix, a própria GM tem ainda muita lição de casa à ser feita e podemos citar como alguns exemplos o Agile, o Celta e o Classic.

    As coisas estão mudando e o consumidor agradece!

    ... NADA COMO UM DIA APÓS O OUTRO!

    FELIZ 2013 À TODOS OS COLEGAS DESSE BLOG!

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  5. olha o interior ridiculo do gol comparado ao do onix e hb20... eh pra rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

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    1. Isso mesmo..., vc falou pouco mas falou a verdade nua e crua que muitos querem ocultar e/ou não admitir.

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    2. Me diga se vc vê UMA rebarba lá na montagem do gol ? Simplicidade não significa mal montado, é funcional, se merecia um painel mais bonito CLARO que merecia mas é feito para ser carro de entrada e isso ja responde em grande parte o porque dele ser desse jeito, muito me alegraria se ele viese com o painel do FOX mas duvido que a curto prazo isso aconteça, só se ele começar a perder vendas coisa que eu acho que não acontecerá rapidamente e sim gradualmente, dando a Volkswagen tempo para se reorganizar e lançar um gol melhorado com um preço mais atrativo, não se pode esquecer que a relação cambio suspenção hoje ainda considero dificil de ser equiparado, só o Onix propicia um prazer grande de quem tem um GOl sabe como é (dirigir no limite,usar o potencial maximo do motor e ter troca de machas gostosas e eficientes). Uma coisa me me surpreendeu foi a aceitação desse Face lift, impressionante que mesmo parecendo o Fox todas as pessoas que compraram o Gol disseram que o carro ficou mais bonito e tem uns que preferiram ele do que o Hb20, beleza e subjetivo mesmo mas isso mostra que a Vw pensou no consumidor para fazer esse novo Gol (não no preço ou equipamentos claro) mas para vender mais e creio eu que conseguiu.

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    3. Eu acho engraçado... Basta ter um desenho "moderninho" que o povo já fica seduzido e já fica com essas opiniões de quem não entende nada de carro.

      "Ah, o interior do Gol é ridículo."

      Design é subjetivo. Onix e HB são tão simples em materiais quanto o Gol. E não me venham falar que o Gol tem rebarbas, plásticos de má qualidade ou falhas nos encaixes das peças, porque não tem.

      Assim como TODOS os concorrentes, o Gol é um carro de entrada. E carro de entrada é simples, querendo ou não,

      "Ah, o Gol é duro. Ruim de andar."

      Depende. É um carro para quem gosta de acerto esportivo e simplesmente odeia carro molenga e que aderna nas curvas. Isso não é defeito, como muitos acham.

      O problema é que o pessoal não admite que um carro seja tão "carne-de-vaca" quanto o Gol. E como carro aqui neste país é símbolo de status, muita gente fica nessa conversinha de embalo de que "Gol não presta". Status? É, o Gol não tem nenhum mesmo. Quero só ver se quando as ruas estiverem repletas de Onix e HB o pessoal não vai ficar falando que esses carros também "não prestam"...

      Qualquer carro tem seus defeitos... Sem exceções.

      E sobre a queda das vendas do Uno por conta do HB e do Onix... É mais do que merecida. Ambos são globalmente bem superiores... O Uno é um dos piores carros que já vi. Mal-desenhado, mal-projetado e mal-acabado...

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    4. O Gol não é um carro ruim, mas Onix e HB20 são carros melhores e mais modernos. Venceram o Gol em todos os comparativos feitos por revistas especializadas e imparciais tais como Quatro Rodas. Também nesse blog, especializado em carros, Onix e HB20 venceram o Gol em todos os comparativos, tanto na versão 1.0 quanto na versão 1.4/1.6. FATO!

      Vamos lembrar do parecer técnico do Fábio LM, administrador do CAR.BLOG, ESPECIALIZADO EM INDÚSTRIA AUTOMOTIVA, e, portanto, IMPARCIAL E OBJETIVO, quando compararam Onix x HB20 x Gol por aqui:

      30/10/12 11:36
      "Quanto ao Gol, ele entra nos comparativos apenas pois é o líder de mercado, mas realmente não dá para comparar. Tanto HB20 quanto Onix são muito superiores ao Gol.
      Além disso, o Onix é mais barato ainda que o Gol! É o mais barato dos três, sendo o HB20 o mais caro, o Gol o intermediário, e o Onix o mais barato".

      30/10/12
      "O bom de tudo é que tanto Onix quanto HB20 são ótimos carros, e AMBOS estão anos luz à frente do que tínhamos até então (Gol e Palio)".

      30/10/12
      "E, em termos de estilo, eu tenho a impressão que o estilo do Onix demorará mais para cansar, já que as linhas do HB, bem recortadas, devem envelhecer mais rápido.

      30/10/12
      "Hoje, minha tendência seria o Onix, já que gostei bastante do carro".

      31/10/12
      "Mas, o HB20 é, na minha opinião, muito superior ao Gol em vários pontos: projeto, motor, design interno e externo, eficiência do uso do espaço. Enfim, o HB20 como carro tem o mesmo padrão de qualidade construtiva e de materiais que o Gol, mas como projeto, como carro, ele é muito superior: mais espaço interno, anda mais e gasta menos (nas versões 1.6), é muito mais bonito.
      Enfim, isso é resultado de um projeto atual do HB20 (e do Onix também), e de um já defasado do Gol.
      Aliás, tudo que falei sobre o HB20 pode ser aplicado ao Onix também, já que o GM está no mesmo nível de qualidade construtiva e de materiais que o Gol, mas é igualmente superior em termos de projeto".

      Eu não sou especialista em automóveis, mas entendo um pouco de carro, como a maioria dos brasileiros.
      Valorizo atitudes inovadoras DE TODAS AS MARCAS na busca de melhores carros para o consumidor.
      ISSO NÃO É BUSCA POR STATUS, É BUSCA POR EVOLUÇÃO!

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    5. Essas viúvas do gol não sossegam, o carro é ridículo, só faz sucesso aqui, vê se a VW vende ele na Europa

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    6. O moderno é o painel de moto esportiva chinesa do onix

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    7. É engraçado... Esse argumentinho batido de que "O Gol não é vendido na Europa." é o mais usado pelos fanáticos da GM e Hyundai.

      Falam como se Onix e HB fossem carros que seriam aceitos pelos europeus... Seriam carros considerados muito simples pelo tamanho deles.

      Europeu simplesmente não aceita muito bem algo mais simples do que um New Fiesta, Polo ou Corsa D, bem superiores a Gol, Onix e HB...




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    8. O Gol é um bom carro SIM!

      A diferença entre os concorrentes é mínima. TODOS SÃO SEGMENTO DE ENTRADA. Não tentemos elevar HB20 ou Onix a um nível superior porque não são.

      Força de motor não se mede apenas por cavalos, o torque é tão ou mais importante quanto. O motor do Gol é resistente, de manutenção fácil e relativamente barata e a variação de câmbio é confortável e macia. Quem duvida entra num Gol G5 ou G6 e experimente.

      Quando se fala que a qualidade de acabamento do Gol é superior, não tem ninguém falando mentira. O carro é simples, mas bem acabado e disso ninguém pode discordar. Não há rebarbas, saliências ou peças mal encaixadas e o estofamento não tem tecido sobrando que nem o Palio essence na parte inferior de trás dos bancos dianteiros.

      Entrei novamente num Palio Sporting ontem, bom carro por sinal, mas adivinhem só, rebarbas na coluna B e espuma aparente no porta-óculos acima da porta do motorista.

      Man já havia mencionado isso e ontem eu fui tirar a prova, especialmente quanto à questão do porta-óculos, é verdade! O negócio é feio demais.

      Em outro post, um colega afirmou que Gol só vende muito porque é carro de frotista. Ora, se eu necessitasse de carros para minha frota, a primeira coisa que faria é comprar o que dura. Vê lá se quero perder dinheiro...

      Outro ponto é a questão de reposição de peças. Ainda é cedo pra avaliar a questão Hyunday no quesito. Acho até qua o Onix não padecerá deste problema mas que a manutenção Chevrolet sempre foi mais cara isso é verdade.

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    9. MIke não olha o Estofamento do porta malas não! se vai passar é raiva! hahahahah tem tanta rebarba e saliências no Palio que da até dó.

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    10. Onix, HB20 e Gol são bons carros compactos, da mesma categoria, com vantagens para Onix e HB20 em relaçao ao Gol, conforme comparativos amplamente divulgados por toda a imprensa automotiva especializada.
      E todos tem seus defeitos, como já vimos nas matérias desse blog.

      O Gol vende muito para frotistas pelos méritos do carro, robusto e resistente, e isso não é um fator negativo, muito pelo contrário.

      Tenho certeza que a entrada de players fortes no mercado dos compactos tais como Onix, HB20, New Fiesta Hach (nacional), March (nacional) e outros que virão, servirão de incentivo para que todas as marcas acelerem o processo de evolução dos seus carros.

      Todos nós, consumidores, seremos beneficiados como consequência dessa forte concorrência. O mercado de carros compactos estava muito acomodado. Agora parece que está começando as esquentar.
      QUE PEGUE FOGO!

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    11. Creio eu Cesar que ate meados de 2015-2016 ja teremos carros bem melhores, com o lançamento do Fiesta Nacional e o March Nacionalizado em 2014 a renovação da Vw e da Fiat terá que ser pra ja 2014 no mais tardar 2015 então os carros passaram por upgrades gerais, mas ainda ocntinuo com a crença que HOJE o melhor carro compacto para se comprar é Onix seguido por Gol e Hb20, olha o Entre-eixos, e largura do Onix, o Carro e muito bonito e espaçoso alem de ter uma boa largura propiciando viagem com 3 passageiros atras mais confortavel, fora o custo beneficio, boa qualidade construtiva e por ai vai. Só precisa melhorar o controle de qualidade e colocar o 1.6 Ecotec, ai sim o negocio vira um foguete! e com esses preços então a concorrência chora, videw Sandero (Latin Cap ta ai) Agile,Fiesta (desatualizado), e mais alguns que estão penando pra vender.

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    12. Fala "J"!
      Onix com motor 1.6 Ecotec!?!? Sensacional!
      Esse motor 1.4 do Onix com 106 cv no Etanol anda bem, não faz feio e é bem econômico, mas como eu sempre digo, tudo pode e deve ser melhorado.
      Pressão nos caras!

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    13. Engraçado Cesar que o 1.4 da Gm desenvolve 106 Cv e torque de 13,9 ja o da fiat o 1.4 tem só 88 cv e 12,5 de torque, o Onix 1.4 ja é um excelente carro mas creio eu que para abocanhar uma fatia ainda maior do mercado poderia colocar o 1.6. È como vc mesmo disse,tudo pode ser melhorado e torço eu para que seja sempre para melhor. Nós consumidores agradecemos!

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    14. Estão dizendo por aí que o Ecotec 1.6 vem na versão top LTZ com câmbio automático de seis marchas em 2013.
      Aí fica legal, motor 1.0 nas versões de entrada, 1.4 para intermediárias (LT) para quem quer uma melhor relação custo x benefício e 1.6 para a versão top (LTZ), mais esportiva.
      A versão LTZ do Onix tb precisaria ter o teto solar como opcional, já que muita gente gosta.

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    15. Realmente pessoal, o país experimenta um crescimento nunca visto antes e isso estimula a competitividade. Os recentes lançamentos Onix e Hb20 (os mais badalados até então), comprovam isso.

      A coisa tende só a melhorar só que há um preço a se pagar. Teremos coisas melhores se pagarmos por elas e, no nosso caso (Brasil), isso é sinônimo de caro.

      J, o Palio nunca conseguiu fazer força com o Gol e o que me impressiona é que todos comentam os contras do caro, blogs, revistas etc, e a montadora permanece inerte, indiferente quanto a detalhes que podem sim fazer a diferença.

      Abraços aos colegas.

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    16. ... comentam os contras do carro... perdão. (L7)

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    17. Pior Mike compram carro caro ( o Palio e mais caro que o Uno) e usa a mesma plataforma, é IMPRESSIONANTE que o consumidor desses carros da FIAT n se queixam da má qualidade geral do carro e pelo preço cobrado por um carro de categoria inferior.

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    18. Olha, pelo que vcs dois falam do Palio, esse é da mesma "catiguria" do Celta e do Agile. É isso mesmo?

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    19. Diria que um meio Termo Cesar, ele é melhor que o Celta mas pior que o Onix,GOL,HB20 já o Agile não sei porque só de ver a plataforma do Corsa B ja fico P¨%%* da vida com a GM.

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    20. A plataforma do Corsa B é vergonhosa. Você nota claramente que é algo de baixo custo por conta do péssimo espaço lateral. Entra num Classic, Celta, Agile ou Monstrana nova que tu percebe isso...

      A plataforma do Corsa C é BEM superior.

      Jotaefy, tu tem razão pra ficar P. da vida com a GM. A Monstrana sofreu downgrade total (motor, suspensão e plataforma) e o Agile é péssimo. Particularmente, nem um Mille tem ergonomia tão ruim...

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    21. "J", boa!
      Conclusão nossa e recado para a GM:
      Vamos enterrar logo o Celta, o Classic, o Agile e o Montana.
      Concordo e já pedi isso e mais umas coisinhas em outro comentário meu lá na matéria do Onix sedã que vc leu e assinou em baixo.
      Se a GM atender nossos pedidos, a grade de carros dela fica bem melhor em 2013.
      Abraço.

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    22. César, o pior é que o danado do Palio já foi pior. Eu trabalhei numa empresa que tinha um Palio 98/99 1.0. Era daqueles modelos que foram lançados para concorrer com o Gol bolinha.

      o carro era péssimo, fraquíssimo e o encaixe de marchas parecia um labirinto tudo frouxo, só não era pior que de Kombi. Tive um Uno Fire 01/02 que andava bem mais que o tal Palio e era mais econômico.

      De uns tempos pra cá a mecânica do carro melhorou muito, mas muito mesmo, só que em termos de acabamento a Fiat ainda peca e muito. Aqueles que não se importam com isso, simplesmente relevam.

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    23. Fala Mike!
      Palio em nunca tive. Uno, sim, um 1.0 1995 que tirei zero.
      Naquela época, a gente fazia reserva pela internet e dava um sinal na concessionária para não pagar ágio, rsrsrs.
      Rodei mais de 200.000 km com o Uno e vendi com o motor sem qualquer sinal de abrir o bico, pode?

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    24. Man, eu fico impressionado como a gm decaiu tanto a montana e teve a coragem de tirar a plataforma dela. Hoje com os novos carros mais globalizados ela melhorou e subiu muito no meu conceito, tanto é que o Onix é uma clara evolução do Corsa que era vendido, o Sonic e o Cruze tb são excelentes modelos, tanto é que se Hoje fosse comprar um carro de entrada ficaria com o Onix ou o Gol, acredito que agora com a Gm americana dando lucros enormes essa bizarrices que a Gm fez, vide Agile,Monstrana(kkkkk)e mais algumas saidas de modelos como o Classic e Celta ela tem total codição de se tornar lider de vendas no Brasil. Mas eu ressalto que os dois ultimos eu acho dificil de sair de linha, porque ainda vendem muito e como são de plataformas mais baratas o preço final é reduzido. Se eu fosse o Ceo da Gm traria um plataforma nova pro Agile mais larga e de qualidade melhor, reconstruiria a Montana, investiria em novos motores a partir do 1.6,Se caso quisesse salvar o nome Celta, traga o Spark com esse nome pro Brasil, já o classic acho difícil achar um substituto para tal pois é um sedan, ultra compacto com um preço muito agressivo pois é um carros baratissimo de simplicidade altissima.
      Respondendo o Mike, nem me fale dos primeiros Palios, o acabamento deles era até razoavel, mas são caros, se não for motor Fire bebe que uma desgraça, plataforma muito apertada (na boa eu ja fui no banco de tras com 3 pessoas magras e não tava dando pra respirar) e acerto Cambio/motor um dos piores que ja vi.

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    25. "Essas viúvas do gol não sossegam, o carro é ridículo, só faz sucesso aqui, vê se a VW vende ele na Europa"

      Claaaro animal... gol é carro com desenho nacional, não é um "das auto" vendido lá fora... putzz ¬¬

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    1. Meu amigo, o Gol G4 só responde por cerca de 10% do volume de vendas do Gol...

      Seu argumento é furado, me desculpe.

      Venha com conhecimentos automotivos de verdade, não com essa conversinha de boteco...

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    2. estava falando do Anti fanboy...que nao sabe reconhecer q o golzinho q ele idolatra é uma porcaria...!!!

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    3. Não idolatro nada, amigo.

      Não sou daqueles que ficam endeusando um carro só porque tem design moderninho.

      Gol tem seus defeitos, assim como todos os outros concorrentes.

      Ficar com conversinha de boteco e se achando o dono da verdade é que é uma desgraça, isso sim.

      O que muita gente considera como "defeito" na verdade é característica do carro.

      E porque fica no anonimato? Não se esconda e vamos debater com seriedade e como pessoas decentes...

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  7. Isso prova duas coisas: 1º) A falha da Hyundai que não possui rede de concecionárias que faça páreo a concorrência, e pela falta de informação e/ou 2º)puro apego a marcas da maioria dos brasileiros, porém se eu fosse comprar um carro dessa categoria, não sei se ia esperar por um HB20, ou pagar caro num Onix/Palio, talvez pela farta disponibilidade e preço (e merchandising)o Gol ainda atrai muita gente, eu particularmente faria o que fiz, parti pra uma categoria acima, pois os preços dessa categoria não compensam quando são completos e têm motor acima de 1.0.

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    1. Caro W. Costa,
      O Onix LT 1.4 completo sai por R$37.290,00 (ar, direção, abs, air bag, alarme, trio elétrico, motor de 106cv, etc).
      Estou curioso, qual carro zero km de categoria acima vc comprou por esse preço?

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    2. o Onix esta com uma excelente relacao custo beneficio. Nao tem carro melhor que esse por esse preco de 37.290 reais.

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    3. Carlos, tb acho.
      Mas vamos aguardar a opinião do nosso colega W. Costa, afinal, estamos sempre aprendendo por aqui com essa troca de experiências.

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    4. Juntem mais uns 3 mil reais que a lista e imensa.

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    5. Qual seria, então, na sua opinião, uma boa compra de CARRO MÉDIO, completo, por R$40k?

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    6. Não falei em médio, mas sim uma "categoria acima",
      que pode ser muito bem um hatch Premium ou um sedan,
      talvez menos completo, mas com certeza mais espaçoso e dinamicamente superior...

      ...da própria GM tem o Ágile e o Cobalt;
      ...da Fiat o 500, Punto 1.4/1.6, Idea 1.4, Gran Siena 1.4/1.6, Palio 1.6/Sporting;
      ...da Nissan o Versa, o Livina;
      ...da Renault o Sandero 1.6;
      ...da VW, Voyage 1.6 iMotion, SpaceFox 1.6, em fim,

      além das ótimas opções de semi-novos (aí sim cabe um médio) por esse valor.
      Eu digo e repito, jamais daria quase 40 mil num carrinho como um Onix ou HB20,
      só por causa de acessórios, no Gol talvez, se fosse a versão Rallye com facelift atual,
      porém o HB20 se justifica por ter ótimo acabamento e motores mais modernos que os concorrentes,
      mesmo ele por fora é só mais um carrinho, no quesito "porte" o Gol ainda demostra superioridade aos seus concorrentes,
      ainda mais se for 1.6 com aquelas belas rodas 16", mas na realidade os preços desses carros acima de 1.0 são outros,
      sempre acima de 40 mil (até porque vc não vai querer comprar um carro desses básico), isso acabou me levando
      a pegar um hatch Premium mais básico nesse faixa de preço, o Punto 1.4, que tem boa fama no comportamento dinâmico
      e que confirmo, também o escolhi porque tenho 1,8m de altura, e nessa faixa de preço, não tem um que me ofereça tal posição de
      dirigir e ainda com regulagem de altura e distancia do volante, tirando o fato dele andar como um 1.0 na cidade
      (pois na estrada ele corre bem) de resto é show, ate porque tenho família e dirijo com tranquilidade houvindo um som
      de ótima qualidade, com conforto e espaço "digno" para cabeça e pernas para alguém da minha estatura.

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    7. W Costa, grato pela resposta!

      Vou focar meu comentário na comparação com o Fiat Punto, já que foi a sua escolha.
      Posso estar enganado, mas desses aí que vc citou nenhum é premium.
      Carro compacto premium, na minha opinião, seria um Audi A1, por exemplo.

      Pelo seu ponto de vista, vc não paga R$37,3k no Onix LT 1.4 (106cv/13,9 Kgf.m de torque) ou em um HB20 1.6 (122cv/16,0 Kgf.m de torque), mas paga R$40k por um Punto 1.4 (88cv/12,5 Kgf.m de torque). Segundo sua opinião, na estrada o Punto corre bem e você considera esse carro premium. Aí, realmente é questão de gosto! E gosto não se discute.

      Falando em porte, não sei se só o Onix e o HB20 podem ser chamados de carrinhos. Vamos as comparações de dimensões:

      1) o Onix tem 3,93m de comprimento, 1,70m de largura, 1,48m de altura, 2,53m de entre-eixos e porta malas de 280 litros;
      2) o HB20 tem 3,90m de comprimento, 1,68m de largura, 1,47m de altura, 2,50m de entre-eixos e porta malas de 300 litros;
      3) o Punto tem 4,06m de comprimento, 1,69m de largura, 1,49m de altura, 2,51m de entre-eixos e porta malas de 280 litros.
      4) o Gol tem 3,90 de comprimento, 1,46 de altura, 2,46m de entre-eixos e porta malas de 285 litros.

      Chama a atenção o comprimento um pouco maior do Punto não se refletir em maior distância de entre-eixos, ou seja, sem ganho de espaço interno.
      Considero, portanto, todos os quatro carros praticamente do mesmo tamanho.
      Se são carrinhos ou carrões, fica por conta de cada um, mas todos são da mesma categoria.

      Parabéns e boa sorte com o Punto.

      Abraço.

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    8. Discordo, o Punto, o New Fiesta, o C3, o 208, o Fit e o Polo são de uma categoria mais acima, não vejo nada que os aproxime a não ser o preço e as dimensões da carroceria, também são considerados hatchs Premium nacionais, por oferecerem algo mais que os hatchs populares, seja no porte nitidamente maior (em alguns casos), construtividade, segurança, acabamento, design, etc... no Brasil não dá pra definir apenas pelas dimensões/tamanho da carroceria (subcompacto/compacto/médio), pois temos populares com dimensões de médio como o Sandero 1.0, Versa, etc... já os hatchs Premium IMPORTADOS, realmente não têm comparação e são muito superiores aos "Premium" nacionais, mas realmente ei de concordar que esse termo "Premium" aqui no Brasil ficou meio "popularizado" desde que a GM lançara uma versão denominada "Premuim" do falecido Corsa "C" por aqui em meados de 2006.
      Portanto o carro da Fiat que concorrente nesta categoria são na verdade o Palio e o novo Uno e o concorrente direto da GM com os que citei seria o Sonic.

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    9. Categoria superior para um Punto Attractive 1.4 com motor de 88cv!?!?
      Sinceramente, essa não dá!

      No início do comentário, falei do Onix completo por R$37,3K e estávamos comparando com carros de até R$40K, lembra?
      O preço do Sonic começa em R$47K, na faixa do Punto Sporting 1.8.
      Não vamos comparar laranja com banana.

      É claro que se subirmos o preço e mudarmos de faixa, o acabamento tem que ser superior.
      Carro compactos "premium" nacionais não passam de carros compactos normais com o acabamento um pouco melhor e cobram caro por isso. Vai lá na Europa e experimenta dizer que 208, C3, New Fiesta, Fit, etc, são carros premium. Essa piada só cola aqui no Brasil, e olhe lá.

      O Onix e o HB20 concorrem com o Punto, SIM, quando falamos de configurações parecidas (mesmos equipamentos) e mesma faixa de preço, principalmente com o Punto 1.4 e Punto 1.6.

      Questão de gosto!

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    10. Caro Cesar, outro ponto interessante a acrescentar é quanto a potencia/torque dos carros que vc comparou, veja que pra atingir seus 13 kgfm de torque máximo o Onix 1.4 precisa girar até 4800 rpm, enquanto o Punto, precisa girar até 3500rpm para alcançar 12,4 kgfm de torque máximo, quem vai ter mais torque disponível a 3000 rpm, que é uma rotação que costumeiramente efetuamos trocas de marcha no dia-a-dia, duvido muito que alguém vá "puxar" quase 5000 rpm pra trocar marchas num Onix 1.4 (lembrando que sua potência máxima chega com 6000 rpm), a não ser em ultrapassagens, isso resulta para o Onix em: maior nível de ruído interno, maior consumo de combustível, condução menos prazerosa, etc...
      Isso só prova que "potência máxima" na prática não é sinônimo de "desempenho", um bom exemplo de desempenho é o Punto T-Jet, que atinje 21kgfm de torque a 2250 rpm, graças ao turbo, mas não preciso ir tão longe assim, um Punto 1.6 16V já tem 90% de seus 16,2 kgfm de torque já disponíveis a 2300 rpm.

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    11. Questão de lógica, como escrevi antes (e parece que vc não leu) escolhi o Punto pelo seu espaço para o motorista (pois tenho 1,8m de estatura, além de muitas outras qualidades nativas do projeto desse carro, também posição e prazer ao dirigir), e novamente pergunto, qual outro carro a esse custo oferece regulagem de altura e distância do volante e banco do motorista ao mesmo tempo? O meu por sinal veio com som original (que é um dos melhores da categoria) e rodas 16". E insisto em dizer que ao vivo Onix e HB20, parecem ser bem menores que o Punto e me passam a impressão de serem mais baratos e de um segmento inferior.

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    12. Fala W Costa!

      Estou gostando da boa argumentação da nossa conversa, afinal, isso nos abriga a refletir e sempre acabamos aprendendo algo por aqui, não é verdade?

      Prefiro usar os dados de torque com etanol, já que a maioria da população prefere esse combustível quando compra carro flex.
      Assim, o torque máximo do Onix é 13,9 kgf.m a 4.800 rpm e do Punto é 12,5kgf.m a 3.500 rpm.

      Precisaríamos ver as curvas de torque dos motores do Onix e do Punto a 3.000 rpm para ver qual teria mais torque disponível.
      Não podemos nos esquecer de um detalhe muito importante, o peso dos carros. O Onix pesa 1.067kg e o Punto pesa 1.141kg.
      Isso faz muita diferença em motores 1.4.
      Sinceramente, não vejo qualquer vantagem em desempenho do motor 1.4 do Punto em relação ao Onix, muito pelo contrário.

      O Onix é extremamente silencioso com baixíssimo nível de ruído interno. O LT 1.4 faz 10km/l de média no ETANOL, circuito misto 1/3 cidade, 2/3 estrada, ar sempre ligago, medido na bomba. Esse consumo está de acordo com os dados da avaliação da revista Quatro Rodas.
      O câmbio do carro é delicioso, com engates precisos e curtos, bem esportivo.
      Já dirigi o carro várias vezes e não é necessário trocar marchas em rotações elevadas, mesmo em ultrapassagens.

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    13. Bom, sobre o Punto parecer ser maior do que Onix e HB20 eu já passei as dimensões dos carros e está mais do que provado que ele mão é.

      Sobre impressões de achar maior ou melhor, aí cada um viaja na maionese do jeito que quer e fica tudo subjetivo.

      Sobre dados e fatos podemos discutir, sobre ilusões não tem jeito.

      Vc prefere pagar R$43k em um Punto Attractive 1.4 com alarme e kit creative 3.
      Eu prefiro pagar R$38,5k em um Onix LT 1.4 completo com o sistema My Link com tela touch de 7" e plataforma para smartphone.

      Questão de gosto, e lógica!

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    14. Beleza Cesar, também gosto de um bom debate.
      Ok, onde moro não compensa usar álcool, portanto mostrei os dados com gasolina, os números não mentem e são muito próximos, o que no dia-a-dia se reflete em pouca diferença, o Onix pelo fato de ser mais leve acaba tendo rendimento semelhante ao Punto e não se precise "puxar" até o limite pra efetuar as trocas, nem no Punto por já ter torque mais em baixa, nunca andei de Onix, mas quanto esportividade, não preciso ressaltar as qualidades do Punto nesse quesito, pois deriva do T-Jet, um dos poucos esportivos nacionais de verdade, que mesmo na versão de entrada traz traços desse DNA. Em fim, questão de lógica e bolso, pois não tinha grana pra encarar um T-Jet, e as outras opções no mercado excediam o valor que podia pagar, exatos 40 mil, (o Gol 1.6 e o New Fiesta eram as outra opção que eu tinha em mente, porém eram bem mais que 40 mil), portanto tenho um carro de dinâmica esportiva de verdade e design com tradição Italiana e que ainda coube no meu bolso, um bom exemplo disso, são os pneus 195/55/R16 que ele usa, que grudam nas curvas, nem HB20 ou Onix suportam essa configuração de rodas/pneus, a não ser que vc os coloque por sua conta e risco, infelizmente, e como todo mundo já sabe, esse motor 1.4 é o "gargalo" do Punto, porém se não tivesse essa versão disponível não estaria desfrutando das suas outras qualidades.

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    15. Caro W Costa,
      Valeu pelo papo!

      O mais importante, sempre, é a gente comprar o carro gosta e nos deixe feliz, o resto é resto.

      Não vamos levar nada daqui mesmo, certo?

      Abraço.

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    16. Só uma coisa que disseram sobre o Punto...

      Eu particularmente não gosto da qualidade geral dele, mas ele é de uma categoria superior, SIM.

      Um Essence 1.6 16v com os mesmos equipamentos do Onix, HB e Gol custa pouca coisa a mais. Eu mesmo quase comprei um Punto, mas quando olhei o acabamento, desanimei.

      Aí é questão de gosto pessoal. Eu prefiro ter um carro com acabamento melhor, mesmo sendo de uma categoria abaixo... Se há os que preferem ter um carro de categoria superior, vai de cada um...

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    17. (Man On The Edge)
      Realmente a Fiat teve que "mexer"/atualizar o design do Punto tentando alinha-lo ao Europeu, pois o antigo já dava ares de cansaço visual, em fim..., porém além do acabamento interno que decaiu um pouco, tem o design externo que sepultou o consagrado by Giugiaro, o que deixou muito fanboy decepcionado, deixando um pouco a parte "estética" de lado, o Punto ainda é um ótimo carro. Porém é fato que esses "novos" populares (Onix, HB20, Etios e até Palio e Gol) estão cada vez melhores e em muitos casos não deixando nada a desejar se comparados a categorias superiores, em conforto, desempenho e até comportamento dinâmico, porém em porte, segurança passiva e status já não digo o mesmo.

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  8. o Gol até pode ser bonito.. gosto nao se discute.. mas eh muito ruim... duro..

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    1. Não sabia que acerto firme de suspensão era um defeito.

      Pela sua lógica, um Porsche também deve ser muito ruim... Duro.

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  9. A VW deixa os carros de entradas pelados (preço baixo) e com um monte de itens adicionais (que os deixam bem caros). Em outros modelos como o Polo e Golf ela optou em deixá-los desatualizados. Eu fico pensando que um modelo que é o mais vendido não necessariamente deva ser o mais barato, mas deve oferecer um bom custo/benefício. Viver de tradição ou de boatos em relação a motor que tem boa durabilidade, bom valor de revenda por si só pra mim não fazem um carro ser líder. Penso que devemos expandir os horizontes e não ir atrás de conversas infundadas. Enquanto alimentarmos esse tipo de “tradição” dificilmente teremos carros realmente bons e líder de vendas.

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    1. Concordo contigo \o

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    2. Parabens pelo comentario, imparcial e verdadeiro. Concordo plenamente.

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    3. Mais um concordando como colega MiSsO.

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  10. engraçado como escrevem que o gol é o zero km mais vendido, mas eu não conheço ninguém que tenha comprado gol, nem vizinho,nem conhecido, se aparecia alguém comprando era usado bolinha, mas zero km devem estar sendo vendidos pra outro país....

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  11. So da carroças,gol,celta uno e ka ,feliz 2013.

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  12. eu tambem tenho visto muito pouco gol por ai ta estranho essa lideranca gol so se for viatura onix e hb20 tem bastante

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  13. Acho que quem compra Gol são os próprios funcionários e só usam pra andar dentro das fábricas, de vez em qdo deixam sair alguns pra atualizar o show romm das conxexionárias.

    Depois que os carros estão bem usados são vendidos para parentes e amigos, tem gente coleciona gol e alguns tem mais de 20 guardado em casa.

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    1. Então a VW é uma excelente empregadora porque sai na faixa de 20 a 30 mil unidades/mês do gol.

      http://www.car.blog.br/2012/08/vw-comemora-7-milhoes-do-gol-no-brasil.html

      Vamos pesquisar um pouquinho antes de escrever né?!

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    2. Querendo ou não, o Gol ainda é o mais vendido.

      O pessoal fica com essa dor de cotovelo sei lá o motivo... Só não vê quem não quer enxergar a quantidade de Gol que tem nas ruas.

      Esses carros são o que, então? Ilusões de ótica?

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    3. Putz, o colega Anônimo aí deu uma forçada de barra (rsrsrs).
      Nessa estou com a dupla do metal, os amigos Mike e Man.
      O que mais a gente vê nas ruas é o Gol, sem dúvida.

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    4. Cesar, é porque muita gente dá o braço a torcer mas o Gol é um bom carro sim, só não vê quem não quer, a realidade do Brasil é essa e o GOL que antes era apenas ele uma boa referência do segmento, hoje tem concorrentes a altura Vide Onix e Hb20, o resto pra mim tão quase todos um degrau abaixo. Ja vi muita gente comprando outros carros por falarem que veem muitos Gol's nas ruas. Ah! pela mor né ? um carro tem que ser bom e que atenda suas necessidades, comprar um carro inferior por um preço alto so porque é diferente é no minimo burrice. è queimar dinheiro.

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  14. Gol é mais equipado e mais barato que o HB20 e o Etios

    A verdade sobre o velho campeão: ele pode ser menos emocionante, mas vence o comparativo com os dois novos no segmento de entrada.



    Tanto a Toyota quanto a Hyundai têm no Gol a referência para o posicionamento dos seus novos lançamentos no mercado brasileiro. HB20 e Etios começam a ser vendidos nos próximos dias (Etios nesta sexta-feira e HB20 dia 10 de outubro) dispostos a conquistar uma parcela dos atuais compradores do carro popular, de entrada, onde o Gol lidera há mais de 25 anos.

    Assim, a estratégia é oferecer tudo o que o carro da Volkswagen oferece e ainda um algo a mais, para encantar o consumidor. Será que os novos concorrentes chegam mesmo com bala na agulha para enfrentar o velho campeão?

    Se o preço é um dos atributos mais importantes nessa faixa do mercado, os adversários do Gol iniciam a batalha em desvantagem, pois ele é o mais barato dos três entre as versões básicas. O Gol G6 1.0 I-Trend custa na tabela R$ 30.657,00, enquanto o HB20 1.0 Confort, versão de entrada do modelo Hyundai, custa R$ 31.995,00. O Etios 1.3 X é bem mais caro que os dois, custa R$ 33.490,00, embora a versão básica tenha motor mais potente que os dos concorrentes: o carro da Toyota começa com motor 1.3 de 90 cavalos. O 1.0 da HB20 tem potência máxima de 80 cavalos e o Gol 76.

    O Gol ganha também no desempenho do HB20, acelera de 0 a 100km/h em 12,9 segundos, contra demorados 15,9s do HB20. O carro da Volks também leva vantagem na velocidade máxima: chega a 166 km/h, enquanto o HB20 atinge 157 km/h. A Toyota não divulgou os números de desempenho do Etios. O Gol ganha dos dois concorrentes na capacidade do tanque de combustível, onde cabem 55 litros, contra 50 do HB20 e 45 do Etios.

    Em relação às medidas os dois novos ganham do Gol, que é o menor entre os três. O Etios ganha na largura (1,695m) e na altura (1,510m), mas perde para o HB20 no comprimento (3,9m) e na distância entre eixos, item importante porque determina o espaço interno para motorista e passageiros. O carro da Hyundai tem entre eixos de 2.500mm, contra 2.465mm do Gol e 2.460mm do Etios. O porta-malas do HB20 é o maior dos três: tem 300 litros de capacidade, enquanto o Gol tem 285 litros e o Etios 270.

    O HB20 tem de série dois itens que os concorrentes não têm: o ar-condicionado e bancos com regulagem de altura. No Gol o cliente pode ter os mesmos equipamentos como opcionais, mas o Etios oferece como opcional o ar-condicionado, pois a regulagem dos bancos não é disponível.

    O Gol traz o rádio e o volante com regulagem de altura de série. No HB20 e no Etios o rádio é opcional e o volante com regulagem só o Hyundai oferece.

    Em compensação, o Etios já vem com o freio ABS e pintura metálica de série, itens opcionais nos concorrentes.

    O HB20 é o que oferece maior número de itens de série: além do ar-condicionado e bancos com regulagem de altura, ele vem com airbag para motorista e passageiro (que o Etios também oferece), luz de freio e direção hidráulica (que Etios e Gol também têm).

    Travas e vidros elétricos são de série no Hyundai e no Gol e opcionais no carro da Toyota.

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    1. Matéria chega a ser ridícula.
      E você nem colocou a fonte... que essa foi publicada pela Webmotors e que gerou muita repercussão negativa para o site, principalmente pelo facebook.
      Então nem vou comentar o quanto está errada essa comparação porque dá pena.

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    2. Compararam o Gol com o HB20 e com o Etios.
      Uma pena que o Onix não entrou, pois ele ganha do Gol em todos os requisitos técnicos e de desempenho, e é mais barato.

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    3. Fábio, deixei uma pergunta na matéria do Cobalt para você.

      http://www.car.blog.br/2012/08/chevrolet-cobalt-18-automatico-fotos.html?showComment=1357150840160#c5619847146020324191

      Seria possível vc mem responder?
      Grato.

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    4. Fabio LM, eu discordo PLENAMENTE do que disse acima. O próprio Car.Blog.Br já evidenciou, em um post anterior, diversos defeitos/rebarbas no acabamento interno do Onix, algo inexistente no Gol. A outra questão seria o desempenho, como o motor 1.4 do Onix pode ser superior ao VHT 1.6 do Gol, vide a diferença de peso existente entre os dois? Tenha cuidado, afirmações como estas podem pôr à prova a sua imagem/respeito/conhecimento mediante os internautas/frequentadores do site. #tenso

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    5. Essa de dizer que o 1.4 da GM é superior ao 1.6 da VW é muito boa.

      Tem um pouco mais de potência, verdade... Mas o torque é bem inferior e o Onix é mais pesado do que o Gol, o que resulta num desempenho inferior.

      O povo só vê potência... O que determina boas retomadas e acelerações é o TORQUE.

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    6. Fabio LM,

      Grato pela presteza, pela resposta e parabéns pela seriedade, imparcialidade e neutralidade de todas as matérias desse blog.

      As conclusões de suas matérias são objetivas, baseadas em dados e sempre encontram respaldo nas avaliações de toda a imprensa automotiva especializa e séria desse país.

      Quem lê com atenção as matérias e comparativos do Car.Blog sabe que vocês sempre mostram as vantagens e desvantagens, ponto a ponto, de todos os modelos e marcas e tem um critério técnico completo para dar o parecer final.

      É claro que uma falha ou outra pode ocorrer, afinal, ninguém é perfeito, mas a margem de acerto por aqui é infinitamente superior aos erros e comprova a excelente qualidade de tudo que vocês escrevem.

      Abraço e continuem assim, ÓTIMOS!

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    7. Não entendo esta sua preocupação em sempre tentar retificar alguma coisa que, por ventura, o Fabio LM tenha deixado passar. Tento entender de onde vem tamanho respeito da sua parte para com a pessoa supracitada. Bastou o Fabio LM cometer uma garfe, tecendo um comentário infeliz e, PIMBA, vem o César tentar passar panos quentes e salientar a qualidade dos posts do site e deixar claro para o público que, o número de erros/garfes é bastante inferior ao número de acertos. Você também trabalha para o blog? Caso contrário, de onde vem tanto "puxa saquismo"?

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    8. Caro Anônimo,
      Primeiro seria mais legal vc colocar seu nome por aqui e não ficar escondido, por trás da cortina.
      Não tenho a menor preocupação ou interesse em defender esse ou aquele colega, mas tenho um enorme prazer em valorizar espaços espaços honestos como esse.
      Aqui cada um pode dar sua livre opinião, com educação, de preferência.
      Mantenho tudo que disse com a maior consideração e respeito por esse blog e todos os que ajudam a manter esse espaço.
      Mas é claro, quem não gosta não é obrigado a ficar por aqui.
      Respeite a opinião dos outros e procure argumentar de forma mais inteligente, se for possível.

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    9. Colegas,

      Eu diria que o motor 1,.4 do Onix está um passo à frente em termos de eficiência em relação do 1.6 da Volks, mas como o Man on The Egde muito bem salientou, a diferença de capacidade volumétrica do VW o deixa com maior torque, e isso faz diferença sim, apesar de ambos disporem do mesmo nível de potência.
      De qualquer forma, o motor 1.4 do Onix está, na minha opinião, bem dimensionado para o Onix.

      []s.

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  15. vai comprar uma gol com tudo que o onix tem para ver quanto custa, na vw até o tapete e opcional, é brincadeira, o onix já vem ocm kit segurança de série, gol com preço acessivel so o pé de bode.

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  16. O melhor 1.4 que já vi até hoje era da própria GM a uns 4 anos atrás, vejam:

    Corsa Premium 2008 - 13,4kgfm(A)/13,2kgfm(G) a 2800 rpm - 105cv(A)/99cv(G) a 6000 rpm
    (perdeu 2cv e aumentou em 400 rpm a faixa de torque máximo)
    Ágile LTZ 2010 - 13,5kgfm(A)/13,2kgfm(G) a 3200 rpm - 102cv(A)/97cv(G) a 6000 rpm
    (ganhou míseros 4cv e aumentou a faixa de torque máximo em gritantes 1600 rpm)
    Onix LTZ 2012 - 13,9kgfm(A)/13kgfm(G) a 4800 rpm - 106cv(A)/98cv(G) a 6000 rpm

    A única explicação lógica que se pode chegar é que a GM tentou (e conseguiu) reduzir a incomoda aspereza do seu monzatec com essas medidas (drásticas), isso também se reflete em menores desgaste, temperatura de trabalho e nível de ruídos, porém o prazer em dirigir e a perfermance ficaram de lado.

    Porém ainda existe outro 1.4, não tão potente mas invejável pela sua maciez de operação e torque em boa faixa de rotação que garante uma boa performance, porém também já virou peça de museu:

    207 1.4 - 12,9kgfm(A)/12,9 kgfm(G) a 3250rpm - 82cv(A)/80cv(G) a 5250 rpm

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    1. W Costa,
      Como parece que vc gosta de falar sobre motores, segue um trecho de uma reportagem que explica as melhorias que a GM fez nesse motor do Onix:

      "As diferenças entre os motores 1.0 e 1.4 que estarão presentes no Chevrolet Onix e os atualmente usados por outros carros da Chevrolet vai muito além de mero acerto na ECU. Chamados de SPE/4 (sigla para Smart Performance Economy e 4 cilindros) estes motores tem bloco com um novo brunimento (tipo de usinagem por abrsão), volante do motor mais leve, pistões menores e mais leves, bielas em aço forjado, comando de válvulas oco e mais leve e uma bobina para cada cilindro, que seria a mesma utilizada por Camaro e Corvete, apontam nossos amigos".

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    2. Se quiser mais detalhes ainda, dá uma olhada nesse site:
      http://www.autoetecnica.com.br/site/?p=5317

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    3. Tenho um famigerado corsa 1.4 econoflex, empurro facilmente golzinho 1.6.
      Como postei lá em cima, o gol bolinha power 1.6 anda mais que o novo goll!!!!

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    4. só em seu sonho, parceiro. Quem tem boca fala o que quer mesmo viu.

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    5. Viajou legal, hein Anonimo?

      Mas não empurra MESMO. Se o Gol 1.6 tiver com AC ligado, ainda acredito que tu empurra...

      Com AC desligado, DUVIDO. Esse 1.4 GM não é tudo isso que pensa...

      Gol Power G4 andar mais do que o G5? HA-HA-HA... Tá na cara que tu nunca dirigiu um G5 1.6 na sua vida.

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    6. O motor do Corsa/Onix/Celta não é o Monzatech.
      Esse só existe em versões 1.6 pra cima, é o chamado Familia 2.

      Esse aí é o Familia 1, que existe em versão até 1.8, usada no Stilo e algumas versões do Corsa.

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  17. o gol sempre sera o carro mais vendido aqui no BRASIL nao tem jeito, é o carro Brasileiro, mas entre todos esses o que mais me agrada é o novo palio, esse sim é uma nave, o gol por fora ta legal mas por dentro parece aqueles brinquedos de 1,99.. o palio é mais carro...

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  18. estou com uma duvida terrivel, nao sei s compro o onix ou o hb20, pensei q esses comemtarios fossem me ajudar... eu fiquei mais confussa!!!

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    1. Como apagaram meu comentário anterior... so tenho a dizer uma coisa, faça um test drive antes de comprar qualquer carro, e compre sempre o que te satisfazer melhor, sempre avaliando diversos aspectos, como revenda, manutencao, seguro, economia, conforto, segurança, etc. Nunca de ouvidos a opinão de fanaticos por marcas, e sim de profissionais imparciais.

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  19. nao sou contra nem a favor pois penso no bolso pois tenho certeza de uma coisa guando quebrarem o bolso vai doer e no caso do vw vai ser mas em conta bem mais barat obs em relacao a ser bonit realment hb20 parabens

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  20. E como sempre so falta rolar uma guerra por causa de fãs boys das montadoras.. discussão tao ridicula e infantil como qual smartphone comprar? IOS ou Android? ¬¬
    Cada um compra o carro que gosta, eu comprei um corsa hatch e estou muito feliz da vida com ele, poderia ter comprado um gol. nao comprei pq gosto é subjetivo e nao gostei do gol g5 simples e ponto final. Daki a pouco da morte por causa de conversa fiada entre baba ovos de montadoras

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