O Hyundai Azera 2013 é a máxima expressão da evolução da montadora sul-coreana no mercado automotivo mundial. A versão atual, que também é conhecida como Hyundai Grandeur na Coréia do Sul, está anos luz à frente de seus predecessores.

Hyundai Azera 2013

O Azera anterior tinha um estilo controverso, e chegou a vender bem mais por sua relação custo x benefício do que por seus atributos estéticos - tratava-se de um carro sem graça anônimo. 

Hyundai Azera 2006 - XG350 - 1º geração

A primeira geração, de 2006, que não chegou ao Brasil, mas era conhecida como XG350, era a última palavra em estilo barroco-coreano. E isso é ser gentil.

Hyundai Azera 2006 - XG350 - 1º geração

Ao contrário do primeiro Azera, o Hyundai XG350, o Azera 2013 provoca viradas de cabeças pelas razões certas. A carroceria tem o desenho baseado no conceito "Escultura Fluida", e apesar de ser um sedã de luxo, o visual tem uma pitada de agressividade.

Hyundai Azera 2013

Se formos considerar os concorrentes do Azera no Brasil, Toyota Camry e Chrysler 300, o design do Azera se torna ainda mais sedutor, mesmo com a recente reformulação do Camry, que parece um carro do século passado ao lado do sul-coreano.

Hyundai Azera 2013

O fato é que o mercado de sedãs grandes está encolhendo nos EUA por uma razão bem prosaica: preço. E a competição é feroz: por baixo temos os carros menores e mais baratos, e acima desses carros, há a competição dos modelos de luxo da BMW, Audi e Mercedes-Benz. Ocorre que a Hyundai sabe disso, e fez uma jogada inteligente com o Azera.

Hyundai Azera 2013

Um Hyundai Sonata, que é 10 centímetros menor, é entre R$ 20.000 e R$ 30.000 reais mais barato. Por outro lado, o Hyundai Gênesis é quase o dobro do preço. Mas a Sonata não tem um motor V-6, enquanto que o Gênesis é de tração traseira.

Hyundai Azera 2013

Por outro lado, o Hyundai Azera usa uma configuração de tração dianteira compacta, que além de ser uma ótima em termos dinâmicos, permite um interior amplo. Há espaço para você, seus filhos, e todas as suas coisas. Ao mesmo tempo, o Azera tem bom desempenho e apresenta os mesmos equipamentos encontrados nos carros de luxo.

Hyundai Azera 2013

O modelo topo de linha, "completíssimo" na denominação da Hyundai, inclui o sistema de som Infinity, rodas de liga leve de 19 polegadas, teto solar panorâmico, faróis de alta intensidade xénon, painel de instrumentos tipo Supervision 3D, indicador de obstáculo no painel de instrumentos, volante com aquecimento, porta luvas com refrigeração e chaves.

Hyundai Azera 2013 - teto solar panorâmico

Além disso, temos auto Cruise control (piloto automático), computador de bordo com tela LCD (hodômetro parcial A e B, consumo instantâneo, autonomia e velocidade média), memória de posição do volante, retrovisores externos e banco do motorista.

Hyundai Azera 2013 - painel

O retrovisor interno eletrocromático, soleiras com iluminação em LED e cortina retrátil nos vidros traseiros com acionamento elétrico também fazem parte desse pacote.

Hyundai Azera 2013 - interior

Em outras palavras, este pacote transforma o Azera de ordinário em extraordinário, apesar de sob o capô não haver opões: ao invés do V-6 3.3L de 293 cv do Azera americano, o modelo brasileiro só oferece um 3.0L V-6 com 270 cv, associado com uma caixa de transmissão automática sequencial de seis velocidades.

Hyundai Azera 2013 - por dentro

Os itens de segurança de série incluem nove airbags, controle de estabilidade, controle de tração, freios ABS, distribuição eletrônica de frenagem, entre outros itens.

Hyundai Azera 2013

O comportamento dinâmico do Hyundai Azera 2013 é suave e a suspensão isola a cabine de qualquer imperfeição do piso. Entretanto, a estabilidade não ficou comprometida e ele responde bem em manobras básicas.

Conclusão

Apensar dos R$ 120.000 reais pedidos pela versão completa, e pelos R$ 130.000 da versão completíssima, o Azera, no segmento de sedãs grandes, ainda é uma ótima opção.

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