tag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post4997187562957438387..comments2024-03-28T16:54:32.383-03:00Comments on CAR.BLOG.BR: Honda Civic terá queda de vendas com a chegada do HR-VDanielahttp://www.blogger.com/profile/06853529653018968003noreply@blogger.comBlogger14125tag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-46404874969667245062015-02-15T22:03:39.675-02:002015-02-15T22:03:39.675-02:00Sentra vai pra 2000 unidades e Civic vai cair para...Sentra vai pra 2000 unidades e Civic vai cair para 2200, aguardem!O estrangeirohttps://www.blogger.com/profile/12177406268035577909noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-56171020898100429402015-02-15T22:02:26.442-02:002015-02-15T22:02:26.442-02:00http://www.msn.com/pt-br/carros/autosenthusiasts/d...http://www.msn.com/pt-br/carros/autosenthusiasts/divulgados-finalistas-do-carro-do-ano/ar-AA9iTiQO estrangeirohttps://www.blogger.com/profile/12177406268035577909noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-56172421415592780902015-02-15T17:08:25.576-02:002015-02-15T17:08:25.576-02:00No meio termo entre os jurássicos eixos rígidos e ...No meio termo entre os jurássicos eixos rígidos e as complexas suspensões independentes, o eixo de torção é um conceito que continua bastante aplicado na suspensão traseira dos carros atuais. Trata-se de uma economia de mercado pobre, ou uma medida de custo-benefício totalmente justificável?<br />No início dos anos 30, três grandes marcas começaram a utilizaram o conceito do eixo de torção como uma alternativa mais confortável ao robusto eixo rígido. Trata-se de uma disposição que permite o movimento interdependente das rodas, mas que não pode ser aplicada no eixo de tração.<br />A Citroen foi a primeira a produzir um carro com essa inovação. Projetado por André Lefebvre, o modelo 7/11 Traction Avant era um projeto de automóvel pequeno de duas portas, motor dianteiro e tração dianteira, praticamente um esboço do que seria o veículo urbano moderno. Em setembro de 1934 era lançado o Citroen 7A, um pouco maior, com quatro portas, carroceria monobloco, motor com válvulas no cabeçote e cilindros lubrificados, tração dianteira, suspensão dianteira independente de braços sobrepostos e traseira por eixo de torção.<br />O eixo de torção foi praticamente uma evolução do eixo rígido, o mais antigo conceito de suspensão automotiva, e que ainda é utilizado em tipos bem específicos de carros, como veículos off-road e carros de tração traseira com grande potência e construção simples, como o Mustang.<br /><br />Ambos são baratos, robustos e de baixo custo de manutenção, mas também possuem grandes diferenças, a começar pelo fato do eixo rígido poder transmitir força às rodas. Já o eixo de torção tem como vantagem um comportamento mais próximo de uma suspensão independente, permitindo um conforto maior, e com um custo ainda bastante acessível. Hoje em dia, a maioria dos automóveis sai de fábrica com suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira.<br />Teoricamente, um mecanismo desse tipo possui performance inferior às suspensões 100% independentes, com braços sobrepostos ou multilink. Durante as curvas, a roda externa de um eixo de torção tende a ficar com cambagem positiva, pois acompanha a rolagem do veículo. A roda interna pode perder contato com o solo, e nesse caso a tendência é a saída de traseira (sobresterço, ou oversteer).<br /><br />Modelos mais sofisticados não abrem mão da suspensão independente nas quatro rodas, e com razão. Na prática, porém, carros compactos e médios com eixo de torção na traseira podem andar tão bem quanto os “independentes”. Basta ter em mãos um projeto bem executado e ajustado. O ultrapassado Golf Mk 4, por exemplo, continua sendo referência em estabilidade, e acompanha qualquer Focus ou i30, ambos com multilink.<br />Entre os sedãs médios, o sistema mais sofisticado do Civic proporciona um rodar quase duro, enquanto o eixo de torção do Corolla prioriza o conforto, mas ambos oferecem ótimo comportamento, e em nenhum deles você terá motivos para críticas. O novo Jetta é um caso peculiar: a versão Confortline traz eixo de torção, enquanto a Highline oferece multilink. Quem já andou diz ser difícil de notar a diferença.<br /><br />Mesmo os Mustang atuais, bastante criticados pelo eixo rígido, não costumam fazer feio em comparativos entre esportivos lá fora. Pelo contrário.<br /><br />Um ponto positivo em relação à suspensão independente é o fato do eixo não invadir em excesso o interior do veículo, deixando espaço de sobra para o bagageiro e a possibilidade de se montar um maior assento traseiro. O sistema também é mais barato de ser fabricado, e demanda pouca manutenção além da troca preventiva de suas buchas – alinhamento, por exemplo, não é necessário.<br /><br />Exemplos de carros com eixo de torção:<br /><br />VW - Golf, Gol (G4 e G5), Voyage, Fox, CrossFox, Novo Jetta (Confortline 2.0.), Saveiro e Parati.<br /><br />Ford - Fiesta, Ka, EcoSport (exceto a versão 4WD.)Observadorhttps://www.blogger.com/profile/15532278081217088939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-75875970007346578002015-02-15T17:03:12.510-02:002015-02-15T17:03:12.510-02:00A suspensão multilink, conhecida tb como independe...A suspensão multilink, conhecida tb como independente, se diferencia por ter varios braços de contato. Dessa maneira o impacto do lado direito tem menor propagação para o lado esquerdo.<br /><br /><br />O Dual Link já é um sistema menos sofisticado, com apenas dois pontos independentes. Carros como Honda Civic (incluindo o new civic), Jetta, Sentra tem.. uma nota para o J3 da JAC que é o unico dos compactos com esse tipo de suspensão.<br />O eixo de torção é o sistema mais simples e mais popular, devido ao baixo custo. São dois braços ligados por uma barra. Citamos como exemplo todos os compactos como 207, GOL, UNO, FOX, FIESTA, HONDA CITY, até o ECOSPORT ou DUSTER tb usam, o que é incompreensivel... <br />Para carros de alta performance em curvas obviamente que o multilink é o mais indicado. Para carros de rua comum, obvio que se sente diferença, mas o conjunto é muito mais limitante.Observadorhttps://www.blogger.com/profile/15532278081217088939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-12979937343844274602015-02-15T16:32:47.228-02:002015-02-15T16:32:47.228-02:00Não tem nada haver com custo. Se a Renault quisess...Não tem nada haver com custo. Se a Renault quisesse ela colocaria multilink no RS tranquilamente, afinal o RS é um Hot Hatch e caro! Outra coisa, o que determina a estabilidade e o prazer em dirigir de um carro é um bom projeto. O Na Dúvida, acelera citou vários exemplos. Por exemplo, o Cruze tem um projeto de suspensão traseira tão bom, que comparam o comportamento dele com o Focus de 1ª geração que tinha multi-braço. E hoje em dia, o abismo entre suspensão independente atrás e eixo de torção simples diminuiu muito! Graças as fabricantes que não querem gastar com multilink e preferiram melhorar a opção mais barata. Então parabéns a engenharia da Renault por tirar "leite de pedra" e fazer um conjunto simples, barato mas muito eficientee eficaz, que foi capaz de ganhar de rivais com conjuntos mais caros e "emperiquitados". Isso sim é engenharia!!Hater x Haterhttps://www.blogger.com/profile/10455301335592128059noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-88909120582550068012015-02-15T16:30:34.299-02:002015-02-15T16:30:34.299-02:00Bem amigo, nessas ruas brasileiras esburacadas, ch...Bem amigo, nessas ruas brasileiras esburacadas, cheias de radar e com a velocidade máxima limitada é impossível dirigir esportivamente um veículo e sair "rasgando as curvas", só em track day mesmo, coisa que são poucos os consumidores que vão. Além do mais o comportamento dinâmico do Corolla é bom na minha opinião, temos um Corolla XEi MT 2003 aqui em casa e eu não tenho nada a reclamar, faz curvas muito bem e a suspensão é bem macia, resumindo, aguenta bem os trancos desse nosso asfalto brasileiro. Além do mais em Interlagos o Corolla XRS fez bonito viu, para um carro que não tem nada de esportivo (a não ser o visual) o desempenho foi agradável.Na Dúvida, Acelera!https://www.blogger.com/profile/12016634882326615497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-72134201367188200802015-02-15T15:32:24.333-02:002015-02-15T15:32:24.333-02:00a motivo da Renault de não usar suspensão independ...a motivo da Renault de não usar suspensão independente é custoObservadorhttps://www.blogger.com/profile/15532278081217088939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-3553098227287810242015-02-15T15:31:47.331-02:002015-02-15T15:31:47.331-02:00a sim vc é o exxperto em fisica , afinal vc é enge...a sim vc é o exxperto em fisica , afinal vc é engenheiro mecanico e trabalha na BMW na Alemanha e ou na MB<br />uma barra que une as duas rodas acontece o que em termos fisico<br />va ja dirigiu mais esportivamente um Corolla?Observadorhttps://www.blogger.com/profile/15532278081217088939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-86641169595303988442015-02-15T14:57:54.092-02:002015-02-15T14:57:54.092-02:00A Renault deve ter seus motivos pra não usar multi...A Renault deve ter seus motivos pra não usar multilink no RS. E vc não entende NADA de física e muito menos de engenharia!!Hater x Haterhttps://www.blogger.com/profile/10455301335592128059noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-59705651854827962892015-02-15T14:14:09.875-02:002015-02-15T14:14:09.875-02:00não a minha generalização
e sim Fisica e engenhar...não a minha generalização<br /> e sim Fisica e engenharia mecanica<br />barra de torção = é uma barra que une as rodas traseiras<br />estude fisica e verá o resultdo disso<br />ademais, a barra de torção é dentro da engenharia automotiva uma solução simples e barata em termos de custo<br />ja uma multi link é muito mais cara<br />e uma jurisprudencia: todos disse todos os carros top não usam barra de torção<br />e um Megane RS tem boa estabilidade com uma barra de torção, imagine se tivesse uma suspensão traseira independente????????<br />seria fantastico Observadorhttps://www.blogger.com/profile/15532278081217088939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-82784512994015785312015-02-15T13:06:57.617-02:002015-02-15T13:06:57.617-02:00Não generalize amigo, Megane RS discorda totalment...Não generalize amigo, Megane RS discorda totalmente de você, ele é o carro FWD mais rápido que já cruzou Nürburgring (virando na frente de M135i, Golf R, RS3, Camaro SS) e a suspensão traseira é eixo de torção. DS3, A1, 500 Abarth, RCZ e Swift também mandam lembranças. O Civic mesmo por exemplo tem um bom comportamento dinâmico mas o conjunto mecânico deixa a desejar, ou seja, quem quer de fato uma tocada mais prazerosa e esportiva acaba escolhendo o Focus que alia um bom conjunto mecânico a um bom comportamento dinâmico.Na Dúvida, Acelera!https://www.blogger.com/profile/12016634882326615497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-73881268377457213452015-02-15T11:36:17.197-02:002015-02-15T11:36:17.197-02:00Meus caros amigos leiam:
o Malfadado HRV vai ser p...Meus caros amigos leiam:<br />o Malfadado HRV vai ser produzido na linha do Civic<br />Portanto cairá a produção do Civic para produzir o HRV<br />no mais concordo em tudo que disseram<br />e mais esse HRV é feito em cima da base(monobloco) do Fit e com atenção a suspensão traseira é barra de torção, uma porcaria para quem gosta de dirigir, essa suspensão vc escorrrega muito ou seja sai de traseira, a não leia o comentário de diario de bordo da ultima 4R sobre o Corolla<br />Observadorhttps://www.blogger.com/profile/15532278081217088939noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-49289073770385077072015-02-15T11:06:12.523-02:002015-02-15T11:06:12.523-02:00Não sei se um vai prejudicar as vendas do outro, a...Não sei se um vai prejudicar as vendas do outro, acho que o público deles são diferentes. E esse painel do HR em? Não gostei não, as saídas de ar fico estranho. Mas gosto é gosto né.Rafael Jeremiashttps://www.blogger.com/profile/02017045507959358445noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-33746252462419888892015-02-15T11:03:57.172-02:002015-02-15T11:03:57.172-02:00Na minha opniao deixar de comprar um civic para co...Na minha opniao deixar de comprar um civic para comprar um "pseudo SUV" com plataforma de FIT menos espaço interno e o mesmo preço de um sedan medio é complicado....<br /><br />Entre Hrv e Renegade sou muito mais o Renegade pelo simples fato de ele ter um motor diesel 2.0 de 170 cv....<br />Agr ja a versao a gasolina concerteza a Hrv... 1.8 da Fiat ê ruim....mthshttps://www.blogger.com/profile/09416016116673794118noreply@blogger.com