Car.blog.br

Pesquisar este blog

VW estaria desenvolvendo um Golf de 4 metros e acessível

Categorias: , , 14 Comentários

A revista alemã Auto Bild publicou um vídeo no dia 30/12 afirmando que a Volkswagen estaria desenvolvendo uma versão mais acessível do Golf para o mercado europeu.

VW Golf Light - dimensões do Mk2

Segundo a Auto Bild (veja aqui), esse "Golf Light" seria "um autêntico VW, enérgico como o primeiro Golf (mk1), com tamanho do segundo (mk2) - e barato!"

VW Golf Light - dimensões do Mk2

Segundo se depreende do vídeo (reproduzido abaixo), o projeto pretende criar um carro na faixa de 4 metros, com preço na faixa de € 10.000 Euros, para suceder o Up! (este será transformado em carro exclusivamente elétrico).



Se esse novo "Golf Light" terá as dimensões do Golf Mk2, então ele teria cerca de 4 metros de comprimento (o Golf mk2, das imagens, tinha 3,985 metros) - e seria, então, menor que o Polo (que tem 4,06 metros). Aliás, a revista diz que ele seria baseado na plataforma "MQB-A0" - a mesma do Polo e do Scala (que é maior que o Golf).

VW Golf Light - dimensões do Mk2

A revista diz ainda que o interior abandonaria o revestimento em material macio, e usaria plástico rígido, com um formato que seria fácil de montar, para reduzir custos.

VW Golf Light - dimensões do Mk2

Outro ponto de simplificação seria o capô do motor, que não teria mais o amortecedor, mas apenas uma vareta - como nos carros mais simples. O motor seria exclusivamente o 1.0 TSI, com transmissão manual de cinco marchas, ao DSG-7.

VW Golf Light - dimensões do Mk2

A questão fundamental que sustentaria o projeto seria o conhecido processo de sofisticação cada vez mais intensa do Golf. O Golf Mk7 já é um carro extremamente refinado, com características premium, e o Golf mk8 será ainda melhor, com um sistema elétrico de 48V, propulsão híbrida leve e até sistemas de condução autônoma nível 3, advindo do Audi A8. Claro que isso tem preço - que coloca o Golf cada vez mais distante do alcance do público original para o qual foi criado.

VW Golf Light - dimensões do Mk2

Dessa forma, esse "Golf Light" seria essa resposta. Entretanto, seria estranho um Golf com dimensões menores que as do Polo - algo mais factível seria algo no tamanho do Scala, superior a 4,3 metros - isso faria sentido na gama da marca - e poderia ser até mesmo uma versão VW do Skoda Scala.

14 comentários:

  1. Alguém no Auto Bild fumou ervinha do capeta demais.

    ResponderExcluir
  2. O VW Golf hoje é o melhor hatch Premium do planeta, muito superior aos seus rivais Bmw série 1 e Mercedes Classe A.
    A VW está criando uma versão mais barata para concorrer no andar de baixo agora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errado, o melhor hatch do mundo da categoria é o Focus, e o Golf não concorre com BMW e Mercedes, não viaja!

      Excluir
    2. genti; se o focus é tão bom pq não vendi?

      Excluir
    3. E se o Golf é tão bom, pq não vende?

      Excluir
  3. Hatchs medios estao caminhando p a extinçao no brasil somando vendas do golf cruze focus 308 e cia em 2018 deu 0,67% do mercado. Quem quiser um hatch medio de qualidade por aqui vai ter q buscar os importados como o volvo v40

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Polo é um hatch médio, conforme definido oficialmente pelo INMETRO como hatch médio, veja:

      https://1.bp.blogspot.com/-6maOIQpBu4Y/WZL1Lzm6YWI/AAAAAAACn4Q/IqO7Qyxr8j4c5nGTWkO-f25T_i3Gw-2tACLcBGAs/s1600/novo-polo-2018%2B%25281%2529.jpg

      O Polo hoje faz as vezes no Brasil do Golf mk4. Ele é das dimensões do Golf mk4, e tem até mais espaço interno. Então o Polo é atualmente o hatch médio por excelência no Brasil, ou seja, o Polo hoje é o Golf. Até mesmo porque a VW chama ele de mini-Golf. Mas "mini" só em relação ao Mk7, pois em relação ao mk4, ele é um macro Golf.

      Então o Polo sendo na verdade o Golf, ele vende mais de 6.000 unidades por mês, sendo o 5º carro mais vendido do País.

      Excluir
  4. Acho a a VW deveria lançar um carro assim mesmo ,já q até o up foi um.carro caro .

    ResponderExcluir
  5. Eu tive dois golf mk2 os dois GTD, 1.6 turbo diesel.(na europa) Rodei mais de 240mil km com o segundo e o unico problema foi que arrebentou o cabo da embreagem . Excelente carro!

    ResponderExcluir
  6. Pode ser uma ideia europeia da substituição do gol/Up/Fox(no nosso caso) por um "New Gol".

    ResponderExcluir
  7. Um Golf menor e com acabamento mais simples para os europeus? Simples: vendam o Polo brasileiro por lá.

    ResponderExcluir
  8. Que os astros iluminem a VW para direcionar o design desse Golf Light como uma releitura do mkII... Uma das gerações mais icônicas, com a tecnologia e liberdade de design dos dias atuais, ficaria muuuuito perfeito.

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.