A Mercedes-Benz do Brasil apresentou a linha 2019 do Classe C, com amplas modificações. Os modelos C 180, C 200 e C 300 que passaram a ser produzidos no Brasil, na cidade de Iracemápolis, desde março de 2016, estão renovados: o design interno e o externo foram aprimorados com uma reconfiguração de estilo. Ao mesmo tempo, há uma arquitetura eletrônica nova. A experiência de uso agora contempla um display de instrumentos digital (somente a partir do C 200 EQ Boost) e sistemas multimídia com informações.

Mercedes-Benz Classe C 2019


Um dos destaques da 30ª edição do Salão do automóvel de São Paulo, a família de sedãs Classe C 2019 chega ao mercado com quatro versões: C 180 Avantgarde - R$ 187.900; C 180 Exclusive - R$ 188.900; C 200 EQ Boost - R$ 228.900; C 300 Sport - R$ 259.900.

Mercedes-Benz Classe C 2019

Além das modificações de estilo, a nova linha do Classe C traz algumas novidades na motorização, com destaque para as versões C 200 EQ Boost e C 300 Sport:

C 180 ExclusiveC 180 AvantgardeC 200 EQ BoostC 300 Sport
Cilindros / disposição4/em linha4/em linha4/em linha4/em linha
Cilindrada (cm³)1595159514971991
Potência motor a combustão (cv)156 cv a 5.300 rpm156 cv a 5.300 rpm183 cv a 5.800-6.100 rpm258 (antes 245) cv a 5.800-6.100 rpm
Potência do motor elétrico EQ Boost (cv)--14-
Torque max. Motor a combustão (Nm)250 Nm entre 1.200-1.400 rpm250 Nm entre 1.200-4.000 rpm280 Nm entre 3.000-4.000 rpm370 Nm entre 1.800-4.000 rpm
Torque máximo Motor elétrico (Nm)--160-
Aceleração
0-100 km/h (s)
8,38,37,75,9
Velocidade máxima (km/h) *limitada eletronicamente225225239250
Capacidade do porta malas (L)455455435455
Peso (kg)1460146015051555
Dimensões (mm)
Comprimento4686468646864686
Largura2020202020202020
Altura1445144514421447

C 200 com EQ Boost e sistema de 48 volts

Uma nova geração de motores de quatro cilindros a gasolina está sendo lançada no novo Classe C, mais especificamente com a introdução do C 200 EQ Boost, essa tecnologia, que une aumento de esportividade e ao mesmo tempo economia de consumo, está sendo incluída pela primeira vez em um veículo da marca.

Mercedes-Benz Classe C 2019

Esse modelo é equipado com uma rede elétrica adicional de 48 volts, com um motor de arranque/alternador unificado acionado por correia (BSG – Belt-driven Starter-generator). O novo motor turbo a gasolina, com 1,5 litros de cilindrada, equipa o novo C 200 EQ Boost e seus componentes elétricos tradicionais, como as luzes, são alimentados por uma rede com 12 volts.

Mercedes-Benz Classe C 2019

A combinação de uma nova rede elétrica de 48 volts e o BSG cria condições para funções adicionais que ajudam a diminuir ainda mais o consumo de combustível, aumentando, ao mesmo tempo, a agilidade e as características de conforto. Ao acelerar, o BSG pode auxiliar o motor de 183 cv/280 Nm com um “empurrão” de 14 cv e torque de 160 Nm, superando o curto instante até que o turbocompressor tenha desenvolvido sua pressão total de alimentação.

Mercedes-Benz Classe C 2019

Esse recurso também é usado para alcançar a rotação ideal do motor o mais rapidamente possível durante as trocas de marchas: assim, os tempos de trocas da transmissão automática são reduzidos. Nas reduções de velocidade, o motor elétrico funciona como um alternador recuperando energia cinética e carregando a bateria. A bomba d'água é movida a eletricidade e comandada por um mapa que adapta continuamente o fluxo do líquido de resfriamento à necessidade do momento.

Mercedes-Benz Classe C 2019

O C 200 EQ Boost inclui, ainda, o modo de deslizamento (roda livre) com o motor totalmente desligado (somente no modo ECO) e a frenagem regenerativa com parada inteligente do motor sempre que o veículo diminua a velocidade sem que o motorista acione o freio. Com isso, o trem de força é desacoplado e o motor desligado.

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Por exemplo, o motorista pode estar a 120 km/h com rotação à 0, tendo como auxílio somente o motor elétrico: isso traz a vantagem de maximizar a economia de combustível, garantindo simultaneamente uma confortável resposta do veículo. O sistema start/stop opera de forma particularmente confortável, graças ao motor de arranque/alternador acionado por correia. O motor é religado quase em silêncio, com pouca vibração e de forma muito rápida.

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O turbocompressor, acionado pelos gases do escapamento, usa um sistema de dupla entrada (twin-scroll). Graças à sua configuração de duplo fluxo (os tubos do escapamento de cada dupla de cilindros são separados entre si e só se unem imediatamente antes da turbina), as características de torque foram aperfeiçoadas, ao mesmo tempo em que a retropressão do escape foi mantida baixa. A pressão de alimentação é controlada eletronicamente, o que possibilita que possa ser atingida com maior rapidez e precisão, em comparação com controles puramente pneumáticos.

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O motor também conta com o sistema CAMTRONIC de variação de levantamento das válvulas. Ele permite um ajuste em dois níveis do levantamento das válvulas de admissão. Sob solicitações parciais, isso permite um levantamento menor das válvulas e, assim, menos ar é introduzido na câmara de combustão, evitando altas perdas de combustível. Em alta rotação, o sistema troca para o levantamento maior das válvulas para alcançar a potência total do motor. O comprovado processo de combustão BlueDIRECT e uma câmara de combustão aperfeiçoada ajudam a garantir baixas emissões de escapamento.

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Medidas para redução de atrito interno dentro dos cilindros complementam a estratégia de eficiência da nova unidade de força. Elas incluem o processo CONICSHAPE® patenteado pela Mercedes-Benz, conhecido internamente como polimento cônico: durante o polimento das paredes dos cilindros, elas são ligeiramente alargadas no sentido do fundo para reduzir o atrito das saias dos pistões, reduzindo o desgaste e o consumo de combustível.

Condução e segurança

O novo Classe C apresenta sistemas de assistência à condução da Mercedes-Benz, proporcionando ao motorista um apoio cooperativo e, dessa forma, um nível de segurança ativa ainda mais alto que seu antecessor. O sistema de frenagem adaptativa (ABR), por exemplo, integra a Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem (EBD), Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP), Controle de Tração na Aceleração (ASR), Assistente de partida em subidas (HSA), Pré-carregamento (PRIMING), Secagem automática na chuva e função HOLD.

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Além disso, o Classe C garante grande estabilidade para todas as versões através do sistema CROSS WIND ASSIST e o ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST.

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O CROSS WIND ASSIST atua em caso de ventos transversais na estrada que empurram o veículo para os lados, esse sistema proporciona estabilidade mantendo o veículo na trajetória determinada pelo motorista. Isso funciona através de leves frenagens nas rodas do lado da ação do vento, sem perder velocidade.

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O ESP® CURVE DYNAMIC ASSIST entra em ação durante a aceleração em curvas. O sistema utiliza os sensores e as funções do ESP® para garantir mais estabilidade e segurança de dirigibilidade. Quando esses sensores registram a tendência do veículo em “sair de frente”, minimiza esse efeito com uma intervenção através de frenagens seletivas nas rodas internas, com relação ao sentido da curva.

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Ao mesmo tempo, a tração é aumentada ligeiramente para compensar esse momento de frenagem, então, o torque excedente é direcionado às rodas no lado de fora (torque de frenagem), com relação ao sentido da curva. Esta intervenção conduz a um movimento imperceptível sobre o eixo vertical do veículo, que o mantém estabilizado na trajetória da curva, evitando a “saída de frente”. Isto significa que o veículo pode ser guiado através das curvas com mais controle e precisão.

Mercedes-Benz Classe C 2019

O novo Classe C possui o assistente de frenagem ativo. Com o auxílio de um radar, o sistema pode detectar um acidente iminente com outro veículo, enviando avisos visuais e sonoros. Se o motorista não reagir, o sistema pode ajudar com força de frenagem, podendo até evitar uma colisão. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parando ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.

Exterior: nova dianteira e novo design de faróis

O novo visual do Classe C combina emoção com inteligência. A aparência dos veículos é definida especialmente por sua dianteira e o design dos faróis e lanternas traseiras.

Mercedes-Benz Classe C 2019

Com a renovação do design do modelo, os para-choques dianteiros foram recriados para todas as linhas. O novo design torna a configuração exterior da versão EXCLUSIVE ainda mais expressiva e para a AVANTGARDE uma personalidade ainda mais dinâmica.

Mercedes-Benz Classe C 2019

Adicionalmente, o design das luzes dianteiras e traseiras é definido por contornos claramente marcados, com faróis Full LED.

Design interior: renovado

Em todos os modelos, o interior ganhou ainda mais requinte, reforçando a sofisticação já característica da Mercedes-Benz.

Mercedes-Benz Classe C 2019

O console central é caracterizado por um elegante acabamento, na versão Exclusive apresenta madeira marrom escura fosca com poros abertos e no C 300 Sport, madeira preta. A camada tridimensional de madeira real no console central combina caráter artesanal com uma sensação de modernidade. Novas cores interiores disponíveis incluem cinza escuro para as duas versões do C 180 e C 200 EQ Boost, além do marrom para o interior do C 300 Sport.

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A função de partida KEYLESS-GO (sem chave) é standard para todos os modelos e a tecla start/stop traz um novo design, lembrando o rotor de uma turbina.

Mercedes-Benz Classe C 2019

Ainda em relação ao interior, nas versões C 200 EQ Boost e superiores, o Classe C traz um novo conceito de cockpit que inclui um conjunto de instrumentos totalmente digital, que permite a opção entre três estilos visualmente distintos: "Clássico", "Esportivo" e "Progressivo". Entre as opções de telas, temos:

Mercedes-Benz Classe C 2019

Painel de instrumentos: O C 180 tem um cockpit clássico, com dois visores. Entre eles há um display colorido de 5,5 polegadas (resolução: 383 x 600 pixels). A partir do C 200 EQ Boost, o cockpit é totalmente digital, tem 12,3 polegadas na diagonal e oferece alta resolução, com 1.920 x 720 pixels. O novo cockpit do C 200 EQ Boost, disponibiliza três estilos diferenciados: "Clássico", "Esportivo" e "Progressivo". Os estilos podem ser trocados rapidamente de acordo com o gosto pessoal ou para combinar com o interior selecionado. Juntamente com certos itens do menu, como dados da viagem ou dados de consumo, o motorista agora também pode ver no painel de instrumentos o display ECO. Este último, ajuda o motorista a adotar um estilo de condução eficiente quanto ao consumo.

Mercedes-Benz Classe C 2019

Display central: Nas versões C 200 EQ Boost e superiores, o display central de alta resolução no formato 16:9 agora conta com tela de 10,25 polegadas na diagonal e resolução de 1.920 x 720 pixels. O modo de apresentação permite que as informações exibidas possam ser capturadas intuitivamente, com gráficos claros e informativos.

Mercedes-Benz Classe C 2019

Pela primeira vez, o Classe C ganha também controles sensíveis ao toque no volante. Eles reagem a movimentos de arrasto como a tela de um smartphone e permitem que o condutor controle todas as funções do painel de instrumentos, além do sistema de informação e entretenimento, sem ter que tirar as mãos do volante.

Mercedes-Benz Classe C 2019

O sistema de interface com o usuário pode ser operado também por meio do touchpad localizado no console central ou por comando vocal, utilizando a tecnologia LINGUATRONIC. Outras funções do veículo, também podem ser controladas por voz.

Sistemas multimídia: informação e música sob medida

O Classe C traz de série o sistema multimídia Audio 20, com duas entradas USB, um leitor de cartões SD, conexão Bluetooth e interface de mídia. O novo sistema multimídia NTG 5.5 permite integração com smartphones e utilização do aplicativo WAZE.

Principais alterações por modelo

C 180 Avantgarde

- Novo para-choques dianteiro

- Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios

- Faróis full LED com novo design interno

- Novo design das lanternas traseiras

- Console central com acabamento black piano

- Novo volante com comandos sensíveis ao toque

- Nova tecla Keyless-start

- Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)

- Assistente de frenagem ativo

C 180 Exclusive

- Novo para-choques dianteiro

- Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 10 raios

- Faróis full LED com novo design interno

- Painel superior e portas com acabamento ARTICO

- Console central com acabamento em madeira marrom escura fosca com poros abertos

- Novo volante com controles sensíveis ao toque

- Nova tecla Keyless-start

- Novo sistema multimídia NTG 5.5 com integração para smartphone (WAZE)

- Assistente de frenagem ativo

C 200 EQ Boost

- Novas rodas de liga-leve de 17 polegadas de 5 raios duplos

- Motor 1,5 litro turbo com EQ Boost: 183 + 14 cv / 280 + 160 Nm

- Recuperação de energia nas frenagens / desaceleração

- Função coasting (roda livre) com motor totalmente desligado

- Cockpit digital configurável com 12,3 polegadas

- Tela central com 10,2 polegadas

C 300 Sport

- Novo motor 2.0 turbo com 258 cv (antes 245 cv)

- Grade frontal diamante cromada

- Novas rodas AMG de 18 polegadas de cinco raios com fundo preto

- Console central com acabamento black piano

- Novo volante esportivo com controles sensíveis ao toque

- Kit visual AMG

- Console central em madeira preta com poros abertos

A família de Classe C estará disponível nos concessionários da marca, a partir de novembro, com os preços sugeridos abaixo:



C 180 Avantgarde R$ 187.900,00

C 180 Exclusive R$ 188.900,00

C 200 EQ Boost R$ 228.900,00

C 300 Sport R$ 259.900,00

18 Comentários

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  1. Ficou 10 mil bolsonaros mais caro, pelo assistente de partida e por um sistema de som melhor.. Carro perfeito para senhores acima dos 50 anos.

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  2. Muito melhor Virtus MSI, mais barato, mais tecnológico, mais seguro, melhor acabamento, mais conforto.... sem comparação.
    #GOLF6000unidades

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  3. BMW 328i M Sport manda um excelente abraço

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  4. Rapaz.
    A c180 nem com remap faz esse 0-100

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  5. Muito feio. Que traseira horrorosa.
    E a garantia de fábrica? Continuam com somente dois anos? Ridículo.

    E os preços da revisões? Continuam escorchantes?

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  6. Se o Classe C com um simples facelift custa quase 200 mil, então no vovo Série 3 deve chegar por isso ou mais.

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  7. Essa Mercedes é engraçada.... em novembro de 2017, comprei uma C250 Avantguard 0km na Caltabiano Pinheiros por R$ 178.000,00. 211cv, 35,7 kgm de torque. Até 2016, essa mesma C250, vinha com o KIT AMG, que embora trazia o mesmo powertrain, o KIT AMG dava outra cara ao carro. Eles malandramente, passaram a comercializar a C300 Sport com o Kit AMG, com 34cv a mais, mas custando R$ 40 mil mais cara.

    Agora, tiram a C250 da linha 2019, mantém a C300, passam a vender a C180 ao preço da C250, porém com menos motor e menos acessórios e a C200 semi híbrida, ao preço que custava a C300 a 1 atrás. Parece que realmente acham que o brasileiro é idiota mesmo !!!

    Fiquei 10 meses com ela e troquei num XC40, muito mais carro.

    Pois a trepidação no limpador do pára-brisas dela mesmo após trocarem as palhetas, polirem o mesmo e cogitarem trocar o próprio para-brisa, nunca parou.

    Cheguei a ouvir de um vendedor na DIVENA, que era um problema crônico na classe C.

    Foi uma alegria quando comprei e duas quando troquei.

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    1. Msg são propostas diferentes, particularmente não tenho experiência com esse carro, mais a volvo é sem dúvida de mais alto nível de construção e segurança.

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  8. Carro manco, imitação do Virtus e 100 mil bolsonaros mais caro. De que adianta ter tudo isso se não tem som Beats?

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  9. nessa faixa ai iria sem pensar na BMW seria 3

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  10. Essa C180 é um belo carro, mas tem um motor que poderia ser mais potente e ter mais torque. Acho que pelo valor cobrado a C180 deveria ter o motor da C200. BMW 320i, Volvo S60 e VW Passat podem ser melhor negócio. Aliás, VW Passat oferece um nível de equipamentos e motorização próximos da C300 cobrando o valor da C180. Como carro não é investimento, é bom pesquisar bem antes de comprar.

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    1. É claro, esqueci de dizer que o Audi A4 também é um concorrente de peso, especialmente a partir da versão Ambiente. Mas quem pensa somente em status, compra Mercedes sem comparar.

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    2. Concordo plenamente com você. Sai de um C180 para um Passat perdi status sem dúvida e algum acabamento melhor alguns materias são melhores na MB, porém ganhei espaço, desempenho, conforto e principalmente prazer em dirigir em resumo sou mais feliz com Passat do que era com C180 pela pegada do carro e todos seus itens de tecnologia (nada como andar num transito pesado no final do dia e ligar o massageador do carro kkkk)

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  11. Este comentário foi removido pelo autor.

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