O Audi RS3 Sportback, versão de mais alto desempenho do A3, já está disponível no Uruguai, com preço de US$ 128 mil dólares, o que equivale a R$ 500 mil reais.

Audi RS3

O Audi RS3 é o mais potente, rápido e veloz esportivo compacto do momento, sendo o Uruguai o primeiro mercado da América do Sul a recebê-lo.

Audi RS3

O modelo conta com motor 2.5 TFSI com 380 cavalos associado a uma caixa S-Tronic com tração integral Quattro, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 Km/h em 4,3 segundos para atingir uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 Km/h. A pedido do comprador a limitação pode ser ajustada para 280 km/h. O consumo médio é de 12 Km/l.

Audi RS3

Externamente o RS3 é reconhecido por novos para-choques e adereços aerodinâmicos, saias laterais, amortecedores especiais, novo difusor inferior com quatro saídas de escape, spoiler na tampa traseira e suspensão rebaixada, vidros escurecidos e faróis de LED.

Audi RS3

No interior há bancos esportivos estofados em nappa, com ajustes elétricos e com aquecimento. O volante é exclusivo da versão RS, com a base achatada, e temos pedais de alumínio, assim como detalhes nesse material na alavanca de câmbio e em outros pontos do interior.

Audi RS3

A lista de itens de série traz controles de tração e estabilidade, sensor de pressão dos pneus, freio de estacionamento elétrico, assistente de estacionamento, múltiplos airbags, ABS, EBD, ISOFIX, cintos com pré-tensores, assistente de saída em rampa, ar-condicionado automático com duas zonas, seletor de modo de condução, computador de bordo, cruise control, vidros elétricos dianteiros e traseiros, sensor de chuva, luzes automáticas, espelho interior fotossensíveis, teto solar panorâmico, sistema de navegação MMI com tela de 5,8 polegadas, Bluetooth, porta USB, leitor de cartão SD, acesso à internet e câmera de visão traseira.

O som do motor do Audi RS3

Nenhum outro motor tem um ruído com DNA Audi como este cinco cilindros 2.5 Turbo do RS3. Trata-se de um som natural, com um rosnado gutural que desperta os Audi RS 3 à vida, como pode ser visto no vídeo a abaixo.



O afinamento do ruído do motor do Audi RS3 foi um processo que levou muitas horas de trabalho na sede da divisão quattro GmbH. Cada modelo RS da Audi impressiona por seu som característico, natural. O componente central é o motor, sendo o cinco cilindros o mais tradicional da marca, estando presente no Audi 100 Quattro original.

O Audi 100 foi a primeira incursão da Audi no segmento de sedãs grandes premium, que adotavam motores seis cilindros. Mas os modelos anteriores da Audi adotavam motores quatro cilindros. Mas como a empresa queria manter o esquema com motor longitudinal, isso levaria a um grande balanço dianteiro, o que levou os engenheiros a optar pelo cinco cilindros, que congrega a potência de um motor de seis cilindros com a distribuição de peso mais favorável de um motor de quatro cilindros.

Mesmo assim, o conforto acústico foi uma diretriz de alta prioridade. Aqui, a queima e a troca de gás de ignição é de particular importância. Em um motor de quatro tempos, cada cilindro inflama uma vez a cada duas revoluções. Assim, um motor de quatro cilindros tem quatro ignições por duas rotações ou dois disparos por revolução, o que é chamado de motor de segunda ordem acústica. Isso resulta em um som muito pronunciado. Um motor de seis cilindros é chamado de motor de terceira ordem acústica, sendo mais moderado e oferecendo um som harmonioso. Os cinco cilindros ficam em uma ordem 2,5.

Como o passar do tempo, os motores Audi de cinco cilindros, de ordem 2,5, provaram ser uma verdadeira dádiva de Deus no que respeita à acústica. Engenheiros acústicos de motores descobriram que a ordem 2,5 contribui grandemente para o apelo emocional do ruído do motor.

Orquestra

O número ímpar de cilindros do motor do Audi RS3 significa que a onda sonora gerada não é uma senoidal pura. Em vez disso, as frequências de ignição geram harmônicos que acompanham a onda senoidal. Isto é comparável à formação de um orquestra, com um harmônico de 440 Hertz contribuindo para um som característico, como os dos pianos ou dos baixos.

No caso de um motor, estes harmônicos são gerados, por exemplo, pelo barulho de sucção, adicionalmente estimulada pelo turbo. O resultado é um motor de som muito característico. Os Audi RS 3 têm três frequências de harmônicos muito bem definidas e intensas, que funcionam como as trombetas de uma fanfarra.

Audi RS3

Além do ruído do motor, os engenheiros da Audi também afinam os ruídos de rolamento de pneus. Todos esses testes são realizados em ambiente controlado.

O processo de afinação do som do motor do Audi RS3

A definição do som final do motor do Audi RS3 é um processo longo, que envolve desde características de projeto do sistema de escape, que determina o diâmetro do tubo e silenciadores.  Quanto maior for a secção transversal do tubo, mais profundo é o som.

Audi RS3

Assim, diversas frequências são especificamente destacadas ou mitigadas. Além disso, o Audi RS3 de teste conta com abas de escape semelhantes a um saxofone, que podem alterar o som. Então, o carro é muito mais silencioso quando as válvulas de escape estão fechadas.

Até chegar ao som final, há um longo caminho. Em primeiro lugar, alguns cálculos são executados em computador. Com base nos cálculos, verifica-se como será feito o sistema de escape. Quando o carro fica pronto, é feito o ajuste fino.

Através de um processo repetitivo, o ruído ótimo do motor é obtido. As características técnicas dos componentes determinam o processo. "O truque é combinar ferramentas, simulação e cálculo com a perícia técnica e o sentimento", diz um engenheiro.

A ciência por traz do som do motor do Audi RS3

O processo final de afinação do motor envolve a simulação do motor em diversas situações. O caro é colocado em um dinamômetro para carros com tração integral, onde são avaliados os ruídos em aceleração plena e em alta velocidades. As cunhas de espuma absorvem o som, a acústica é como em uma estrada secundária. Com isso consegue-se medições precisas, sem distorções.

Audi RS3

Uma série de medições de diversas frequencias são medidas e são feitos os ajustes no motor para enfatizar ou mitigar determinadas frenquencias e harmônicos a fim de deixar o ruído ideal. Até mesmo ajustes nos tempos de injeção são feitos para que o ruído seja perfeito, sem que haja aumento de consumo.

O resultado é um som de motor que é como uma assinatura digital do Audi RS3 - única, com concentração em ordens de harmônicos mais profundos, para soar poderoso. O foco é sempre o som natural, pois modelos Audi RS não podem dispor de sistemas de som sintéticos, como os que estão presentes no Golf GTI, por exemplo.

No Audi RS3 não há atuadores de som que produzem ruído do motor artificial, ou o melhoram. Nestes Audi o som é absolutamente natural, e ele tem um claro objetivo: ele será reconhecido 100% mesmo com os olhos vendados.

12 Comentários

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  1. Depois de toda essa explicação, fui assistir ao vídeo....
    Deveriam ter deixado, então, como trilha sonora, só som do motor para a gente ouvir.

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  2. Pode apostar. O ronco do 06 cilindros do BMW 135 é mais bonito.

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  3. Esse blog posta essa notícia de preços absurdos pra nos conformar com os preços daqui?? E segundo que lá você precisa trabalhar menos pra comprar um carro!!!

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  4. falou besteira jcarlos17021966 Ferreira!!!!!!!!

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  5. Engenheiros trabalham duro pra deixar o carro afinadíssimo, horas e horas com todo minimalismo e cuidado, ai vem uma topeira e diz que o painel e de gol

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  6. de 0 a 100 Km/h em 4,3 segundos para atingir uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 Km/h. A pedido do comprador a limitação pode ser ajustada para 280 km/h.

    nao sei nem para que esse ajuste, ja deveria vir entao com limitador nos 280, quem vai comprar uma maquina dessa e querer que fique nos 250

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  7. Deve ser um espetáculo, porém longe da realidade da maioria das pessoas. Com relação à orquestra, eu prefiro muito mais a do meu opala 6 cilindros 6x2.

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  8. De fato. O ronco do 4100 com aranha é inconfundível, lindo e maravilhoso.
    Vive no imaginário dos 40tões brasileiros.

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  9. 500 mil nesse Audi? Chega a ser cômico, nesse valor aqui no fim do mundo anda de GT-R, ou se quiser ser mais humilde vai de A45 ou M135 e sobra muito dinheiro ainda.

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  10. Modelo ja esta no configurador da Audi Brasil.

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