tag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post5399427500377731289..comments2024-03-27T17:20:40.496-03:00Comments on CAR.BLOG.BR: Golf TSI DSG Automático - carro primoroso e sem defeitosDanielahttp://www.blogger.com/profile/06853529653018968003noreply@blogger.comBlogger55125tag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-16976323625667425322015-11-02T23:50:38.598-02:002015-11-02T23:50:38.598-02:00A informação desse blog que o Golf troca a marcha ...A informação desse blog que o Golf troca a marcha a 1500 RPM está equivocada.<br />Dirigindo economicamente ele troca as marchas em torno de 2000 RPM nas primeiras marchas e em torno de 1800 RPM nas ultimas marchas.<br />Se o pé ficar mais pesado no acelerador ele passa a trocar as marchas em rotações mais altas.<br />Tenho um Golf TSI e compartilho informações com um fórum Jorge Gamahttps://www.blogger.com/profile/16014735149620855505noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-29620093815224145852015-10-25T14:26:40.297-02:002015-10-25T14:26:40.297-02:00cara, também mudei para o 205/50/R17 e melhorou da...cara, também mudei para o 205/50/R17 e melhorou da água para o vinho a questão de bolhas e de dureza em pequenos e grandes buracos. Uso o Hankook Prime ventus 205/50/R17 94W... Mas sinceramente, estou pensando na próxima troca em colocar um 215/50/R17 Michelin... a diferença do raio de diâmetro fica em 6.26 mm o que acho que não altera em nada no velocimêtro e na relação...Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02435779642959156750noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-89786003339751806702015-09-29T20:51:55.475-03:002015-09-29T20:51:55.475-03:00Concordo com vc Marcelo, só um item vc deixou de d...Concordo com vc Marcelo, só um item vc deixou de ditar a carga dos pneus para o Brasil que deve ser 94 para cima. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02608944578195195760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-35042647550438173972015-04-22T08:21:47.489-03:002015-04-22T08:21:47.489-03:00A qualidade da construção do Golf 4 era praticamen...A qualidade da construção do Golf 4 era praticamente perfeita. A Volkswagen tem um controle de qualidade mundial. Acredito que será tão bom quanto o Alemão!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06072800432628599923noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-14232320760408992912015-04-22T08:20:26.382-03:002015-04-22T08:20:26.382-03:00Eu tenho um Comfortline MT e concordo com tudo que...Eu tenho um Comfortline MT e concordo com tudo que você disse! DSG é top com certeza, mas ter o carro na mão é diferencial!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/06072800432628599923noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-21200610308086896612015-04-21T10:48:40.942-03:002015-04-21T10:48:40.942-03:00Infelizmente o melhor modelo de Golf na minha opin...Infelizmente o melhor modelo de Golf na minha opinião não veio: O GTI manual.<br />Se tivesse para no brasil vender eu poderia pensar em adquirir um.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-89013702279795868962015-04-21T00:45:54.493-03:002015-04-21T00:45:54.493-03:00O termo "retenção" é errado. E quem usa ...O termo "retenção" é errado. E quem usa mostra que não sabe como essa transmissão funciona.<br />Uma transmissão que troca a marcha a 2.500 RPM não está "retendo" nada, está apenas escolhendo qual a melhor marcha para aquela situação.<br />Esse termo "retenção" é usado por pessoas que não sabem como funciona a transmissão, não sabem que o sistema tem vários mapeamentos, e que há mudanças de prioridade refletidas nas mudanças de mapeamento.<br />Trocar a 2.500 RPM é a escolha correta para uma dada situação. Se tivesse trocado antes seria errado.<br />Em quick-down, trocar aq 2.500 RPM é errado. O correto é trocar a mais de 5.000 RPM, pois o carro precisa acelerar o mais rápido possível. Então o câmbio não reteve nada, apenas usou a marcha adequada para usar a curva de torque/potência adequada àquela situação.<br /><br />Enfim. o termo "retenção" é profunda e tecnicamente errado. Não há "retenção" de marcha. Há a marcha correta para para uma dada situação que demanda um nível de torque/potência/aderência.<br /><br />Quem usa o temo "retenção" mostra que não sabe o que está falado. E está repetindo uma besteira. Apenas isso.Fabio Mendeshttps://www.blogger.com/profile/15771919547653053404noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-88763520699136286722015-04-21T00:30:56.743-03:002015-04-21T00:30:56.743-03:00Fabio LM,
você está interpretando o termo "r...Fabio LM,<br /><br />você está interpretando o termo "retenção" como se fosse um defeito. Eu não!<br /><br />Se uma marcha fica engatada mais tempo, por qualquer motivo que seja - software, proteção, aderência - é porque o câmbio a reteve engatada. A segurou por algum motivo. A manteve engatada antes de trocar pra marcha seguinte. No caso do DSG, a VW quer que seja assim. Faz parte do funcionamento do câmbio e pra mim isso não é um defeito e nem desmerece o câmbio.<br /><br />No meu caso específico, reclamei já na primeira revisão que o carro esticava mais que o normal as marchas, quando em pisos esburacados. Eu não sabia como era o funcionamento dele e que isso era normal.<br /><br />A resposta oficial da VW, que o consultor me mostrou e apenas e tão somente leu para mim, é que era para proteção do câmbio. Não foi ele quem inventou. Foi a VW quem respondeu por escrito e pra mim está dito.<br /><br />Mas independente disso, eu acho esse câmbio fenomenal. O funcionamento dele em uso normal e esportivo é quase telepático. Raras são as vezes que tenho de usar as borboletas por necessidade porque o câmbio não agiu da forma que eu esperava que ele fosse agir. Normalmente as uso mais por diversão mesmo.<br /><br />abraço,<br />Marcelo SchwanMarcelohttps://www.blogger.com/profile/13032772933529950391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-2519152546275955712015-04-21T00:08:00.784-03:002015-04-21T00:08:00.784-03:00O termo "retenção" é errado. Não existe ...O termo "retenção" é errado. Não existe retenção. <br /><br />A questão de fundo é que as pessoas estão acostumadas com transmissões burras, como a TipTronic6, que é uma ótima transmissão automática, mas não tem a inteligência da transmissão DSG. <br /><br />Outra coisa. Consultor que fala que a mudança de mapeamento da transmisssão é para "preservar a transmissão" é a maior besteira que eu já ouvi, e mostra bem que a pessoa não tem a menor noção de como funciona uma caixa DSG.<br /><br />As duas embreagens da transmissão DSG estão no mesmo eixo rotor concêntrico. As marchas estão sendo engatadas e desengatadas a todo momento. E quando ocorre a mudança de marcha, o acoplamento da mesma ocorreu muito antes. <br /><br />A questão é que existem vários mapeamentos. Em modo normal e em ECO, a transmissão adota um mapeamento para maximizar a eficiência. Em outras situações, é para maximizar a aderência, como no caso de terrenos acidentados ou em vias de terra.<br /><br />Nessas situações, a prioridade não é mais a eficiência máxima, mas um compromisso entre eficiência e aderência. Mais torque = mais aderência. Tanto é assim, que os carros off-road adotam a marcha "reduzida" para uso exatamente em situações de baixíssima aderência.<br /><br />Assim, é corretíssima a programação da transmissão DSG ao mudar seu mapeamento, elevando o regime de rotação para melhorar a aderência em pisos de baixa qualidade.<br /><br />Enfim, brasileiro ainda está acostumado com transmissões burras. Quando pega uma transmissão inteligente como a DSG7, alguns não compreendem. É normal, mas melhora com o tempo.Fabio Mendeshttps://www.blogger.com/profile/15771919547653053404noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-36108232418939599212015-04-21T00:07:31.386-03:002015-04-21T00:07:31.386-03:00Marcelo,
Sem dúvidas, isso vai depender muito de c...Marcelo,<br />Sem dúvidas, isso vai depender muito de cada um, afinal de contas opinião é igual a pescoço, cada um tem o seu! Eu particularmente gosto de carros mais duros, no teste drive eu fiquei incomodado com a suspensão do Golf mas depois que me acostumei diria que ela é perfeita e que a suspensão de um Omega ou de um Focus por exemplo é muito macia. Omega é um baita carro sem dúvidas, sonho de consumo de muitos até hoje!<br />Abraços.Na Dúvida, Acelera!https://www.blogger.com/profile/12016634882326615497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-81673106802531243782015-04-21T00:05:03.481-03:002015-04-21T00:05:03.481-03:00Na Dúvida,
mas aí é freio motor mesmo. Ele "...Na Dúvida,<br /><br />mas aí é freio motor mesmo. Ele "detecta" a descida e se você não estiver acelerando, ele interpreta que você quer freio motor. Acho fantástico ele fazer isso. Esse câmbio é fantástico mesmo.<br /><br />Mas se você não quiser isso, vai a dica do que faço há algum tempo. Sabe aquele toquinho de leve que você dá no acelerador pra acordar o carro do Start-Stop, como se fosse um tapinha com o pé? Se estiver em descida e sentir que ele segurou o carro para o freio motor, dá aquele tapinha bem de leve no acelerador que imediatamente ele libera o carro. Se estiver em Drive ele troca pra marcha seguinte e se estiver em Eco ele aciona o roda livre.<br /><br />abraço,<br />Marcelo SchwanMarcelohttps://www.blogger.com/profile/13032772933529950391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-47010972072684845352015-04-21T00:01:35.788-03:002015-04-21T00:01:35.788-03:00Marcelo,
Concordo plenamente com você! O meu já ch...Marcelo,<br />Concordo plenamente com você! O meu já chegou a segurar até 4.500 rpm mesmo o carro estando no Modo Eco em algumas descidas. Normalmente ele segura até os 4.000 rpm.<br />Abraços.Na Dúvida, Acelera!https://www.blogger.com/profile/12016634882326615497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-34838112539379341222015-04-20T23:54:05.303-03:002015-04-20T23:54:05.303-03:00Fábio LM,
Normalmente em algumas descidas mesmo o ...Fábio LM,<br />Normalmente em algumas descidas mesmo o carro estando no Modo Eco o carro segura mais as marchas, chega a segurar até 4/5 mil rpm no caso do meu Golf. Pode ser sim o mapeamento de funcionamento como você disse mas que é chato é (pelo menos na minha opinião), inclusive posso estar errado mas acho que ele faz isso para meio que "segurar" o carro e impedir que ele embale nas descidas.Na Dúvida, Acelera!https://www.blogger.com/profile/12016634882326615497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-57479062772565498512015-04-20T23:51:09.747-03:002015-04-20T23:51:09.747-03:00Discordo Fabio LM!
Você explicou tecnicamente o q...Discordo Fabio LM!<br /><br />Você explicou tecnicamente o que ocorre: uma mudança no mapeamento de funcionamento para proteger o câmbio, que estica um pouco mais as marchas; altera a rotação de troca.<br /><br />Na prática está exatamente segurando, ou retendo, as trocas.<br /><br />É um simples jogo de palavras sinônimas.<br /><br />E não é só 2500 não. Já rodei 28.000 km com o meu. Normalmente ele troca a 3.000 rpm nessas condições se você estiver andando na manha. Se resolver sair um pouco mais rápido, acelerando com um pouco só a mais de pressão no acelerador, ele retém, ou segura, ou atrasa a troca e mantém, ou retém a marcha até 4.000 rpm.<br /><br />Isso no meu e de várias pessoas que já conversei a respeito.<br /><br />Outra coisa, acredito que a mudança no parâmetro, que na prática é retenção daquela marcha engatada por mais tempo, é justamente para evitar uma troca entre os discos numa situação em que o câmbio esteja chacoalhando. Realmente um sistema de proteção. Essa, inclusive, foi a resposta oficial da VW que o consultor me mostrou na tela para minha reclamação dessa esticada. Eles mesmos usam esse termo de manutenção da marcha engatada para proteção do câmbio. Manutenção ou retenção da marcha engatada é exatamente a mesma coisa.<br /><br />Não faz sentido melhorar aderência aumentando rotação. É justamente o inverso. Se queres mais aderência o certo é diminuir rotação pra diminuir o torque enviado às rodas e à transmissão.<br /><br />É justamente o princípio das teclas Snow de alguns câmbios automáticos, onde se sai em segunda ou até terceira pra melhorar a aderência. Isso já me evitou alguns dissabores com o Omega em grama molhada em alguns eventos que participei. Tração traseira e mais de 30 mkgf ás vezes atrapalha. Nestas situações, foi só acionar a tecla Snow que o problema era resolvido.<br /><br />abraço,<br />Marcelo SchwanMarcelohttps://www.blogger.com/profile/13032772933529950391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-76282130101849066902015-04-20T23:41:23.676-03:002015-04-20T23:41:23.676-03:00O ajuste de suspensão do Golf é perfeito. Não sei ...O ajuste de suspensão do Golf é perfeito. Não sei como seria possível um ajuste melhor. Ele tem o compromisso perfeito entre maciez e firmeza. O carro é confortável, sem ser molenga (como o Corolla, por exemplo). <br />É o típico ajuste do Golf que é usado há décadas, e que tanto encanta seus entusiastas. <br />Quem quer carro com suspensão molenga, tem o Corolla, por exemplo, muito macia.<br />O Golf é um carro alemão. E carro alemão nenhum é molenga. Nem mesmo os Mercedes-Benz, que são os mais macios, não são molengas. BMW é mais firme, mas acho o ajuste do BMW 328i similar ao do Golf. Enfim, espero que a VW jamais mude o ajuste de suspensão do Golf, que é o melhor que já verifiquei em muitos carros. Eu dirigia que é um ajuste que beira a perfeição.Fabio Mendeshttps://www.blogger.com/profile/15771919547653053404noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-53175984352075882862015-04-20T23:28:03.444-03:002015-04-20T23:28:03.444-03:00Na Dúvida,
talvez sejam meus parâmetros que estão...Na Dúvida,<br /><br />talvez sejam meus parâmetros que estão fazendo eu ter essa opinião. Como disse, meu carro anterior era um Focus 2.0 2012, que é bem mais macio e também ótimo em curvas. <br /><br />Meu outro carro, anterior ao Focus e que mantenho na garagem até hoje, é um Omega 4.1 automático. Recentemente fui a São Paulo com ele num encontro do Chevrolet Day no sambódromo. Conforto total e absurdamente estável, principalmente em curvas de alta. É um carro de 20 anos atrás, mas que não deve absolutamente nada ao Golf em comportamento em curvas, mas tem-se a sensação de estar no sofá da sala em termos de conforto. E usa pneus normais originais medida 205/60-15.<br /><br />O que quero dizer com isso é que, na minha humilde opinião, o acerto de suspensão do Golf puderia ter um meio termo entre a estabilidade fantástica que ele tem, com um pouco mais de conforto.<br /><br />A GM fez isso muito bem no Omega e pelo que tenho lido de vários jornalistas automobilísticos, a Ford também fez bem no Focus novo, inclusive adotando perfil 50 nos aros 17 (215/50-17).<br /><br />Nunca andei num Golf com rodas 16 e 205/55-16. Talvez com eles fique mais próximo do que eu estou falando.<br /><br />Pode ser também que o problema que relatei com os amortecedores traseiros do meu carro estejam influindo nisso. A concessionária me pediu até semana que vem pra efetuar a troca. Vamos ver como vai ficar.<br /><br />abraço,<br />Marcelo SchwanMarcelohttps://www.blogger.com/profile/13032772933529950391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-46676101215286339822015-04-20T23:21:25.447-03:002015-04-20T23:21:25.447-03:00Eu já andei muito com esse Golf DSG 7. Não existe ...Eu já andei muito com esse Golf DSG 7. Não existe "retenção" nenhuma no câmbio DSG. Quem fala isso não sabe do que está falando.<br />O câmbio DSG simplesmente tem vários mapeamentos de funcionamento que se adaptam ao piso que o carro transita. <br />Em modo normal, ele troca as marchas em 1.500 RPM. Quando está em terreno acidentado, o câmbio troca a 2.500 RPM, para subir o torque enviado às rodas, e melhorar a aderência.<br />Não há "retenção" alguma. Isso é besteira de quem não entende como essa transmissão funciona.<br />O DSG troca as marchas a 1.500 RPM, já o TipTronic 6 do Jetta 2.0 troca normalmente a 2.500 RPM. <br />O DSG do Golf, em algumas situações, troca a 2.500 RPM. Isso não é "retenção". Isso é mudança de mapeamento do software de gerenciamento da transmissão.<br />E mais. Só se percebe que o motor subiu a 2.500 RPM para trocar a marcha quando se olha para o velocímetro.<br />A questão é que o Golf DSG é um carro tão avançado, que as pessoas não entendem certas nuances de seu funcionamento.Fabio Mendeshttps://www.blogger.com/profile/15771919547653053404noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-52214948342836069812015-04-20T23:07:19.981-03:002015-04-20T23:07:19.981-03:00Essa retenção de marcha é horrível mesmo! O meu fa...Essa retenção de marcha é horrível mesmo! O meu faz a mesma coisa porém os ruídos eu não percebi ainda. Na Dúvida, Acelera!https://www.blogger.com/profile/12016634882326615497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-26711928974798526472015-04-20T23:05:09.885-03:002015-04-20T23:05:09.885-03:00Marcelo,
Respeito a sua opinião, também tenho um G...Marcelo,<br />Respeito a sua opinião, também tenho um Golf, o meu é um Highline DSG 14/15 branco que está com menos de 500 km rodado atualmente, não estou dizendo isso para puxar sardinha do carro mas eu particularmente acho a suspensão dele normal, inclusive chegaria a dizer que poderia ser mais rígida, o meu carro usa o pneu Michelin Primacy HP (225/45 R17), no test-drive eu confesso que achei o carro muito duro mas agora que estou com o meu na garagem diria que a suspensão é normal.<br />Abraços.Na Dúvida, Acelera!https://www.blogger.com/profile/12016634882326615497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-35534511736366051472015-04-20T22:57:39.663-03:002015-04-20T22:57:39.663-03:00Hoje eu não trocaria o meu Golf em nenhum carro de...Hoje eu não trocaria o meu Golf em nenhum carro de 80 até 100 mil, só trocaria meu Golf em outro Golf ou em uma Série 1, Série 3, A3 ou Mini Cooper S. Na Dúvida, Acelera!https://www.blogger.com/profile/12016634882326615497noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-80210866843992572512015-04-20T22:47:32.877-03:002015-04-20T22:47:32.877-03:00A como eu queria poder ter um desses . más ...A como eu queria poder ter um desses . más tenho que mim conformar com o fox highline que grassas a deus eu pude comprar e chega essa semana. Kkkmarcos bozóhttps://www.blogger.com/profile/16032459490633852705noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-42855222988241820162015-04-20T21:17:55.958-03:002015-04-20T21:17:55.958-03:00Concordo em partes com a publicação, explico:
Sou ...Concordo em partes com a publicação, explico:<br />Sou um feliz proprietário de um GTI 14/15 alemão, mas antes de adquiri-lo, comprei um TSI Elegance DSG teto 13/14.<br />Paguei 81.000 na época, e depois de 11 meses o vendi por 80.000.<br />Durante meus 11 meses com o carro pude ouvir por diversas vezes o barulho do câmbio e a retenção de marchas ao passar por terrenos irregulares.<br />Na primeira revisão ao reclamar de barulhos vindo da traseira, a autorizada trocou os 02 amortecedores na garantia, me disseram que outros golfs já haviam trocado os amortecedores também.<br />Vendi meu TSI apenas por ser apaixonado pelo GTI e a época não ter rendimentos suficientes para adquiri-lo.<br />Hoje apesar de ter um exemplar mexicano(com o horrível freio de mão), não me arrependo um minuto sequer, ótimo carro e digo que só cheguei a ele pelo fato do TSI ser um The very best.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/14819493747329367471noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-34081657263035232552015-04-20T20:59:47.034-03:002015-04-20T20:59:47.034-03:00Como qualquer outra máquina, o Golf não é perfeito...Como qualquer outra máquina, o Golf não é perfeito. Mas suas qualidades o deixam o melhor carro do seu segmento disparado, isso é fato. Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-72304598400831397682015-04-20T20:30:51.586-03:002015-04-20T20:30:51.586-03:00Luciano Secundo,
precisando estou a disposição.
...Luciano Secundo,<br />precisando estou a disposição. <br /><br />O carro é realmente fantástico. Mas não é perfeito. Como toda e qualquer máquina, tem suas qualidades e seus defeitos.<br /><br />O que vejo de bom no Golf é que a soma de qualidades é muito maior que o de defeitos. Me surpreendi positivamente com o carro e realmente superou minhas expectativas.<br /><br />um abraço,<br />Marcelo SchwanMarcelohttps://www.blogger.com/profile/13032772933529950391noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-6662951520365094041.post-84084966131554838152015-04-20T18:54:46.948-03:002015-04-20T18:54:46.948-03:00Já tive 3 VW Golf e nunca me decepcionou. Minha no...Já tive 3 VW Golf e nunca me decepcionou. Minha nora tem um um igualzinho esse do teste e diz que quando pega seu Golf para ir para o trabalho " é o melhor momento do dia" ...<br />.<br />Mirianhttps://www.blogger.com/profile/00876238830251638527noreply@blogger.com