Car.blog.br

Pesquisar este blog

VW Virtus usa inteligência artificial para ajudar motoristas

Categorias: , , , 10 Comentários

O Volkswagen Virtus, sedã médio que chega às concessionárias brasileiras em fevereiro, será o primeiro automóvel do Brasil a trazer recursos de tecnologia baseados em inteligência artificial.


O sedã vai oferecer o “manual cognitivo” – que usa a plataforma IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma forma de interação mais natural com o veículo.


Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente virtual. O aplicativo Meu Volkswagen conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol.


Por exemplo, como utilizar o sistema de infotainment Discover Media de 8” e fazer o espelhamento de seu smartphone, ou como instalar corretamente a cadeirinha para transporte de crianças, entre outras informações, como mostramos no vídeo abaixo.



O questionamento também pode ser feito por meio de imagem. Os usuários podem enviar fotos, junto às perguntas escritas ou de voz, e o aplicativo – por meio das tecnologias do Watson – avalia o conteúdo da imagem para elaborar uma resposta.


Por exemplo, um motorista pode enviar uma foto do painel de controle e receber uma resposta sobre o que significa uma luz acesa no quadro de instrumentos e receber quais ações devem ser tomadas.


Se o assistente não encontra informações para responder a questão do usuário, ele irá encaminhar para a Central de Relacionamento com o Cliente (CRC) da Volkswagen do Brasil. Dessa forma, o usuário nunca fica sem resposta.

10 comentários:

  1. Não entendi. Por que só virtus usa "inteligência artificial". O polo tem o mesmo sistema então por que frisando o virtus e não dizendo polo e virtus ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O polo deve receber também. Não só o Polo, todos os carros.
      O manual online do Up! que foi lançado recentemente já é um indicativo disso.

      Excluir
    2. pelo que andei lendo, o polo é um projeto global e o virtus é projeto brasileiro para américa latina, daí
      eles puderam se concentrar no aplicativo para o virtus.

      Excluir
    3. Os carros da Audi já têm o aplicativo Audi eKurzinfo que faz, aparentemente, a mesma coisa. Basta instalar o aplicativo no celular e enquadrar o painel do carro na tela do aplicativo. Ele faz a leitura da luz que estiver acesa no painel e te diz o que ela significa e o que você deve fazer. Também tem um scanner e te informa sobre o que há no compartimento do motor. Outras empresas também têm aplicativos semelhantes. Eu acho que esse tipo de tecnologia vai se expandir e popularizar rapidamente. A Tesla já Tesla já usa inteligência artificial para muitas coisas nos carros dela, só que a um custo muito alto ainda.

      Excluir
  2. Só espero que esses caras coloquem na cabeça que um sensor traseiro num SEDAN é essencial, então tem que vir de série desde a versão básica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, será uma vergonha se no 1.6msi não vier com o sensor traseiro!

      Excluir
    2. A vw não costuma vergonhar com essa falta, alguns modelos do Fox possuem sensor traseiro e dianteiro com indicação no painel. Quem sempre faz vergonha com isso é a Honda, que não coloca nem nos modelos topo de linha. Toyota acho que tb não. Aí a css dessas marcas instalam um daqueles feios do MercadoLivre que são inadequados para um carro de 70mil.

      Excluir
  3. Rapaz, a traseira dele me lembra muito um Audi, até que gostei desse virtus hein

    ResponderExcluir
  4. Hoje Vi um polo prata e o carro é bonito hein,mas em cores escuras fica igual a um gol sem exagero

    ResponderExcluir
  5. Então, aos defensores dos comedores de chucrute (sauerkraut para os menos familiarizados com a cultura alemã), vejam que a tecnologia da IA vem da terra da "Gordolândia"!!!
    Vocês que menosprezam os EUA são patéticos, porque a VW e qualquer alemão, a despeito de nacionalismos e fanclubismos bestas, procuram os melhores fornecedores, independentemente de onde estejam e, quando falamos de tecnologia, não tem pra ninguém!!! Dá-lhe USA!!!

    ResponderExcluir

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.